Nossa, que filme ruim. Uma história desses na mão, e um roteiro fraquinho desses? E os fãs emocionados da Gaga dizendo que ela salva o filme. Gente, a mulher não conseguiu derramar uma lágrima quando precisou. E olha que eu tava apostando na atuação dela. Muita propaganda.
Eu confesso que nos primeiros minutos me incomodei com a escolha da direção, os focos, os movimentos da câmera. Mas o roteiro se sobressaiu, logo me envolvi com a história, e o filme tornou-se uma boa surpresa.
Esse filme é sempre uma novidade para mim. Por que ele consegue angustiar, mesmo que estejamos assistindo pela segunda, terceira vez. É a melhor expressão do cinema de Bergman, como experiência de afeto e desejo de impossível. Sou suspeito falar de Bergman. Seu olhar, o ângulo em que ele coloca sua lente, consegue realizar uma experiência de introspecção única no cinema - em nós, assim como forma de desnudar ao máximo suas personagens. Bergman consegue, em alguns momentos, entregar a força [e a fraqueza] da personagem com um ângulo, uma tomada, um olhar, para além das narrativas em si. Sonata de Outono é o filme em que, para mim, isso é mais marcante, e me comove. No entanto, qualquer coisa que eu escreva aqui, não passará de mera tentativa de descrever a experiência que é assistir o cinema de Bergman.
Lembro de como esse filme me marcou da primeira vez que o vi. De tanto que me afetou o revi e, dessa vez, consigo digerir e significar melhor a primazia dessa obra. O que me fez retornar a esse filme foi a célebre troca de cartas entre Freud e Einstein, em que o primeiro tenta responder as inquietações do segundo, resumida no questionamento que dá título à publicação: Por que a guerra? No texto, Freud faz uma pequena genealogia do poder, equiparando-o à própria violência, que para o fundador da psicanálise, é o que nos constitui como indivíduos [a partir do conflito resultante do caráter repressivo do psiquismo], e como civilização, a partir da forma como externamos aquilo que somos incapazes de realizar e que está relacionado com a nossa satisfação pulsional, que se expressa na forma de uma agressividade. Então, por quê a guerra? Haneke nos dá uma resposta espetacular, demonstrando como a violência também constrói e sustenta laços, ao mesmo tempo em que reflete a moral, ou seja, a forma de laços que representa uma época [moral, política, costumes...]. No filme, a violência serve à todos. De certa forma, a guerra existe porque desejamos ou precisamos dela - talvez nossos atos aproximem perigosamente as duas coisas. Até quando?
Aquele classicão norte-americano, com uma história bonita e soberba. Direção audaciosa que dá um tom trágico, épico, poético e dramático. Pitt e Hopkins sobrando. Tudo que a gente gosta.
Vi uma entrevista do poeta Ferreira Gullar certa vez, em que ele dizia que não adiantava buscar explicações absurdas para a vida, usava quase que essas palavras: " moro em SP, cidade com mais de vinte milhões de habitantes, mas me importa mesmo são as cerca de quarenta pessoas com quem me relaciono em meu bairro, a moça bonita que passa na rua... O Universo? Eu quero mais é que o Universo se exploda!" Esse filme, que gostei bastante, por sinal, me fez lembrar essas palavras do poeta.
Casa Gucci
3.2 706 Assista AgoraNossa, que filme ruim. Uma história desses na mão, e um roteiro fraquinho desses? E os fãs emocionados da Gaga dizendo que ela salva o filme. Gente, a mulher não conseguiu derramar uma lágrima quando precisou. E olha que eu tava apostando na atuação dela. Muita propaganda.
Eternos
3.4 1,1K Assista AgoraAchei bem bizarrim e roteiro ruim.
Coerência
4.1 1,3K Assista AgoraEu confesso que nos primeiros minutos me incomodei com a escolha da direção, os focos, os movimentos da câmera. Mas o roteiro se sobressaiu, logo me envolvi com a história, e o filme tornou-se uma boa surpresa.
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 797 Assista AgoraVinterberg filho de uma mãe talentoso. Mikkelsen seu desgraçado talentoso!
Matthias & Maxime
3.4 132 Assista AgoraParabéns, Dolan! Conseguiu fazer um filme ruim.
Nomadland
3.9 896 Assista AgoraObra prima contemporânea. E a direção impecável que faz do filme, dramático, todo bonito também.
Sonata de Outono
4.5 491Esse filme é sempre uma novidade para mim. Por que ele consegue angustiar, mesmo que estejamos assistindo pela segunda, terceira vez. É a melhor expressão do cinema de Bergman, como experiência de afeto e desejo de impossível. Sou suspeito falar de Bergman. Seu olhar, o ângulo em que ele coloca sua lente, consegue realizar uma experiência de introspecção única no cinema - em nós, assim como forma de desnudar ao máximo suas personagens. Bergman consegue, em alguns momentos, entregar a força [e a fraqueza] da personagem com um ângulo, uma tomada, um olhar, para além das narrativas em si. Sonata de Outono é o filme em que, para mim, isso é mais marcante, e me comove. No entanto, qualquer coisa que eu escreva aqui, não passará de mera tentativa de descrever a experiência que é assistir o cinema de Bergman.
Os Novos Mutantes
2.6 719 Assista AgoraParece que deu uma preguiça danada na hora de desenvolver o roteiro. Infelizmente...
Pássaros de Verão
4.0 77Tradição de um lado, negócios e crimes do outro. Excelente história. Filmaço.
A Escolhida
3.5 291Filmaço! FOGO NOS RACISTAS!
A Porta
3.5 75Achei bizarro e gostei.
O Porco Espinho
4.3 366Afffffff
A Fita Branca
4.0 756 Assista AgoraLembro de como esse filme me marcou da primeira vez que o vi. De tanto que me afetou o revi e, dessa vez, consigo digerir e significar melhor a primazia dessa obra. O que me fez retornar a esse filme foi a célebre troca de cartas entre Freud e Einstein, em que o primeiro tenta responder as inquietações do segundo, resumida no questionamento que dá título à publicação: Por que a guerra? No texto, Freud faz uma pequena genealogia do poder, equiparando-o à própria violência, que para o fundador da psicanálise, é o que nos constitui como indivíduos [a partir do conflito resultante do caráter repressivo do psiquismo], e como civilização, a partir da forma como externamos aquilo que somos incapazes de realizar e que está relacionado com a nossa satisfação pulsional, que se expressa na forma de uma agressividade. Então, por quê a guerra? Haneke nos dá uma resposta espetacular, demonstrando como a violência também constrói e sustenta laços, ao mesmo tempo em que reflete a moral, ou seja, a forma de laços que representa uma época [moral, política, costumes...]. No filme, a violência serve à todos. De certa forma, a guerra existe porque desejamos ou precisamos dela - talvez nossos atos aproximem perigosamente as duas coisas. Até quando?
Lendas da Paixão
3.8 544 Assista AgoraAquele classicão norte-americano, com uma história bonita e soberba. Direção audaciosa que dá um tom trágico, épico, poético e dramático. Pitt e Hopkins sobrando. Tudo que a gente gosta.
The Perfection
3.3 720 Assista Agorapreciso disso?
O Poço
3.7 2,1K Assista Agorase eu soubesse que era uma seboseira eu não teria me dado o trabalho de assistir esse filme.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
4.2 2,2K Assista AgoraTodo mundo chora com esse final, né?
O Homem Invisível
3.8 2,0K Assista AgoraAchei o roteiro em alguns momentos bem forçado, e o filme previsível. O que não quer dizer que é ruim. Pelo contrário.
O Predestinado
4.0 1,6K Assista AgoraNão botei muita fé nos primeiros quarenta minutos, mas qnd o negócio começa a acontecer. Intrigante e surpreendente. Expectativas superadas.
Ad Astra: Rumo às Estrelas
3.3 850 Assista AgoraVi uma entrevista do poeta Ferreira Gullar certa vez, em que ele dizia que não adiantava buscar explicações absurdas para a vida, usava quase que essas palavras: " moro em SP, cidade com mais de vinte milhões de habitantes, mas me importa mesmo são as cerca de quarenta pessoas com quem me relaciono em meu bairro, a moça bonita que passa na rua... O Universo? Eu quero mais é que o Universo se exploda!" Esse filme, que gostei bastante, por sinal, me fez lembrar essas palavras do poeta.
Divino Amor
3.3 240Coragem lançar um troço ruim desse, né gente?
Era Uma Vez em... Hollywood
3.8 2,3K Assista AgoraEu adorei o filme! E uma linda homenagem para a Sharon Tate.
Dunkirk
3.8 2,0K Assista AgoraGrata surpresa! O roteiro é simples, mas muito bem desenvolvido. Filme emocionante!
Jonas
3.4 148Eu gostei.