A cena do tireteio na cafeteria em que o cara sai na rua só pra pegar uma metralhadora de mão, é sensacional.
A sacada de Howard Hawks de colocar o símbolo "X" em algum lugar do cenário quando algum personagem fosse morrer, também é brilhante. Recentemente, Scorsese fez o mesmo em The Departed para homenagear Hawks.
Apesar de não ter tanta notoriedade como 8½ e La Dolce Vita, esse é um dos meus "Fellini's" favoritos e um dos melhores dos anos 50. Um filme sobre: vazio, solidão, perspectivas, e sobre que rumo dar a nossas vidas.
Típica obra 'felliniana'. Experiência pessoal, carregada de alguns simbolismos (como já é característico do mestre), como na cena onde os personagens vão ao mar olhar o horizonte, que de imediato me lembrou Les 400 Coups de Truffaut.
Nota-se, também, que Scorsese tirou a estrutura narrativa da abertura de "Goodfellas" daqui de I vitelloni.
"Copie Conforme" é até agora um dos melhores filmes que eu vi no Festival do Rio. Uma narrativa cuidadosamente elaborada sobre a confusão entre arte e vida, ficção e realidade.
Abbas Kiarostami, larga na frente com uma excelente direção, e já faz um dos primeiros grandes filmes dessa nova década.
Sobre Juliette Binoche, uma palavra: Sublime. O prêmio de melhor atriz em Cannes não foi nada menos do que merecido.
Gostosas vestidas de viking, Vietnam, milionários, pederastas, cuecas sujas, marmotas legais, taxistas fãs do Eagles, Saddam Hussein, Bush, detetives motherfuckers, resgates sem refém, fuckin' amateurs, fucking fascist... nothing changes!
Bolas de feno, Los Angeles, dever de casa, mundo sem regras, Shomer Shabbos, vagina, johnson, catolicos, judeus, fellas, pomeranians, in-n-out burgers, sonhos psicodélicos, fitas do Creedence, briefcases, cinzas jogadas na cara, human fucking paraquats, fucking amateurs... nothing changes!
Estupidez, fragilidades da vida, take it easy, Dudeism, cinema, The Maltese Falcon, The Night of the Hunter, Taxi Driver, Dr. Strangelove, Lolita, Full Metal Jacket, The Fisher King, Chinatown, Fargo, Charlie Kaufman, Aimee Mann, Theodore Herzel... "Hm, perdi o fio da meada. Bem, você sabe, às vezes tem um filme que tem tudo isso. Às vezes, tem um filme pra tacar o foda-se em tudo e em todos, um filme para o seu tempo e seu lugar. Às vezes, tem... um filme."
Meu Hal Ashby favorito ao lado de The Last Detail. Um dos melhores dos anos de 70. Sem palavras pra atuação de Peter Sellers nesse filme. Tem um dos créditos finais mais memoráveis que já vi. Chance não afunda pois só conhece a 'superficilidade'.
Um dos filmes noir mais refinados já feitos. O uso da câmera de Carol Reed com aqueles ângulos incomuns e precisos, é magistral. Além da fotografia expressionista e oscarizada de Robert Krasker nas ruas de Viena, fazendo o filme ter um dos melhores trabalhos de iluminação em preto e branco que eu já vi, possuindo até mesmo referência visual ao clássico "M" de Fritz Lang.
Por fim, The Third Man possui uma das cenas que certamente eu nunca esquecerei, a cena em que Orson Welles aparece pela primeira vez na tela: Uma luz é acesa, um rosto irradia na penumbra, ele aparece, a câmera se aproxima, e ele é da aquele sorriso cínico e debochado. Timing e cortes cabais!
"If a frog had wings, he wouldn't bump his ass so much, follow me?"
O western de Altman. Frio, amargo e diferente. Notavelmente P.T. Anderson bebeu um pouco desse filme pra fazer Sangue Negro. Belo filme, com uma grande atmosfera emoldurada pela melancólica música de Leonard Cohen.
Grande Screwball Comedy! Uma obra-prima da velha Hollywood. Um dos meus favoritos da década de 40. Tem de tudo aqui: Veronica Lake perfeita, ação, preocupações sociais, comédia pastelão, e até musical. Aquele diálogo rápido pra caralho e sem cortes nos 5 minutos iniciais é incrível, acho que é o diálogo mais rápido que já vi.
E é obviamente um dos filmes que mais influenciam os irmãos coen. Isso fica bem visível em Barton Fink, e claro, no próprio "O Brother, Where Art Thou?" em que eles tiraram o título do filme daqui de Sullivan's Travels.
O mais novo chupetadão feito para os teenagers sensitive. Entra agora junto com 'Juno, Amelie Poulain e Brilho Eterno..., como o ápice do cinema alternativo para as adolescentezinhas.
"Stop crying, you sniveling ass! Stop your nonsense!"
Se Kubrick estivesse vivo, esse certamente seria seu filme favorito dos últimos 10 anos. P.T.A se confirma pra mim como o melhor diretor da nova geração. Definitivamente esse é o melhor filme da década de 2000. Com um soundtrack perfeito de Jonny Greenwood que ao meu ver é a solidão personificada. Enfim... É oléo na câmera e cinema ao mais alto nível!
Scarface, a Vergonha de uma Nação
4.0 117 Assista AgoraPioneiro e bem feito.
A cena do tireteio na cafeteria em que o cara sai na rua só pra pegar uma metralhadora de mão, é sensacional.
A sacada de Howard Hawks de colocar o símbolo "X" em algum lugar do cenário quando algum personagem fosse morrer, também é brilhante.
Recentemente, Scorsese fez o mesmo em The Departed para homenagear Hawks.
Os Boas-Vidas
4.0 54 Assista AgoraApesar de não ter tanta notoriedade como 8½ e La Dolce Vita, esse é um dos meus "Fellini's" favoritos e um dos melhores dos anos 50. Um filme sobre: vazio, solidão, perspectivas, e sobre que rumo dar a nossas vidas.
Típica obra 'felliniana'. Experiência pessoal, carregada de alguns simbolismos (como já é característico do mestre), como na cena onde os personagens vão ao mar olhar o horizonte, que de imediato me lembrou Les 400 Coups de Truffaut.
Nota-se, também, que Scorsese tirou a estrutura narrativa da abertura de "Goodfellas" daqui de I vitelloni.
Cópia Fiel
3.9 452 Assista Agora"Copie Conforme" é até agora um dos melhores filmes que eu vi no Festival do Rio.
Uma narrativa cuidadosamente elaborada sobre a confusão entre arte e vida, ficção e realidade.
Abbas Kiarostami, larga na frente com uma excelente direção, e já faz um dos primeiros grandes filmes dessa nova década.
Sobre Juliette Binoche, uma palavra: Sublime.
O prêmio de melhor atriz em Cannes não foi nada menos do que merecido.
Bravura Indômita
3.9 1,4K Assista AgoraEita, Roger Deakins. Você não cansa de me surpreender.
O Grande Lebowski
3.9 1,1K Assista AgoraTapetes mijados, chinaman, boliche, preguiça, white russian, sarsaparilla, pornografia em videotape, maconha, dedo mindinho cortado, republicanos, democratas, socialistas, comunistas, niilistas, nazistas, germans, fuckin' germans... nothing changes!
Gostosas vestidas de viking, Vietnam, milionários, pederastas, cuecas sujas, marmotas legais, taxistas fãs do Eagles, Saddam Hussein, Bush, detetives motherfuckers, resgates sem refém, fuckin' amateurs, fucking fascist... nothing changes!
Bolas de feno, Los Angeles, dever de casa, mundo sem regras, Shomer Shabbos, vagina, johnson, catolicos, judeus, fellas, pomeranians, in-n-out burgers, sonhos psicodélicos, fitas do Creedence, briefcases, cinzas jogadas na cara, human fucking paraquats, fucking amateurs... nothing changes!
Estupidez, fragilidades da vida, take it easy, Dudeism, cinema, The Maltese Falcon, The Night of the Hunter, Taxi Driver, Dr. Strangelove, Lolita, Full Metal Jacket, The Fisher King, Chinatown, Fargo, Charlie Kaufman, Aimee Mann, Theodore Herzel... "Hm, perdi o fio da meada. Bem, você sabe, às vezes tem um filme que tem tudo isso. Às vezes, tem um filme pra tacar o foda-se em tudo e em todos, um filme para o seu tempo e seu lugar. Às vezes, tem... um filme."
Muito Além do Jardim
4.1 267 Assista AgoraMeu Hal Ashby favorito ao lado de The Last Detail. Um dos melhores dos anos de 70. Sem palavras pra atuação de Peter Sellers nesse filme. Tem um dos créditos finais mais memoráveis que já vi. Chance não afunda pois só conhece a 'superficilidade'.
O Terceiro Homem
4.2 175 Assista AgoraUm dos filmes noir mais refinados já feitos. O uso da câmera de Carol Reed com aqueles ângulos incomuns e precisos, é magistral. Além da fotografia expressionista e oscarizada de Robert Krasker nas ruas de Viena, fazendo o filme ter um dos melhores trabalhos de iluminação em preto e branco que eu já vi, possuindo até mesmo referência visual ao clássico "M" de Fritz Lang.
Por fim, The Third Man possui uma das cenas que certamente eu nunca esquecerei, a cena em que Orson Welles aparece pela primeira vez na tela: Uma luz é acesa, um rosto irradia na penumbra, ele aparece, a câmera se aproxima, e ele é da aquele sorriso cínico e debochado. Timing e cortes cabais!
Onde os Homens São Homens
4.0 42 Assista Agora"If a frog had wings, he wouldn't bump his ass so much, follow me?"
O western de Altman. Frio, amargo e diferente. Notavelmente P.T. Anderson bebeu um pouco desse filme pra fazer Sangue Negro. Belo filme, com uma grande atmosfera emoldurada pela melancólica música de Leonard Cohen.
Contrastes Humanos
4.0 62Grande Screwball Comedy! Uma obra-prima da velha Hollywood. Um dos meus favoritos da década de 40. Tem de tudo aqui: Veronica Lake perfeita, ação, preocupações sociais, comédia pastelão, e até musical. Aquele diálogo rápido pra caralho e sem cortes nos 5 minutos iniciais é incrível, acho que é o diálogo mais rápido que já vi.
E é obviamente um dos filmes que mais influenciam os irmãos coen. Isso fica bem visível em Barton Fink, e claro, no próprio "O Brother, Where Art Thou?" em que eles tiraram o título do filme daqui de Sullivan's Travels.
Controle: A História de Ian Curtis
4.3 714"Radio, live transmission..." I
Amores Expressos
4.2 355 Assista AgoraTalvez seja o meu Kar Wai favorito.
California Dreamin'...
Daunbailó
4.1 134 Assista AgoraI Scream, you scream, we all scream for ice cream!
Os Invencíveis
3.8 77Fuckin' great tributo a The Good, The Bad, and the Ugly. Filmado magistralmente, bem edtiado, e com boa atuação de Song Kang-ho.
A Vida de Brian
4.2 560 Assista AgoraMeu Monty Python favorito. Blessed are the cheesemakers!
Consider the lilies....
Três é Demais
3.8 274 Assista AgoraBlack hair. Glasses... Oval face.
Zumbilândia
3.7 2,5K Assista AgoraGoddamn it, Bill fucking Murray!
Little Rock: Do you have any regrets?
Bill Murray: Garfield maybe.
clear rating
A Última Noite
3.8 219 Assista AgoraFuck all!
Quem Quer Ser um Milionário?
4.0 2,4K Assista AgoraConsegue competir com "Crash" pelo posto de pior filme vencedor de Oscar na década de 2000.
Crash: No Limite
3.9 1,2KConsegue competir com Slumdog Millionaire pelo posto de pior filme vencedor de Oscar na década de 2000.
A Última Missão
3.6 33 Assista Agora"I hate this fucking chickenshit detail!"
Classic!
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraO mais novo chupetadão feito para os teenagers sensitive. Entra agora junto com 'Juno, Amelie Poulain e Brilho Eterno..., como o ápice do cinema alternativo para as adolescentezinhas.
Nashville
3.9 63Uma das obra-primas de Altman! Mestre da narrativa fragmentada. Foco nas relações e não nas pessoas. This isn't Dallas, it's Nashville!
Os Bons Companheiros
4.4 1,2K Assista AgoraNow go home and get your fuckin' shinebox!
Sangue Negro
4.3 1,2K Assista Agora"Stop crying, you sniveling ass! Stop your nonsense!"
Se Kubrick estivesse vivo, esse certamente seria seu filme favorito dos últimos 10 anos. P.T.A se confirma pra mim como o melhor diretor da nova geração. Definitivamente esse é o melhor filme da década de 2000. Com um soundtrack perfeito de Jonny Greenwood que ao meu ver é a solidão personificada. Enfim... É oléo na câmera e cinema ao mais alto nível!
Thank you, Eli.