Quem conhece o caso Dee Dee e Gypsy - que acho que o filme colhe inspiração - não se impressiona. A vida real pode ser muito mais interessante e assustadora. Um suspense pouco mais que razoável.
Eu teria odiado o filme se o desfecho fosse diferente do que foi e parecia estar caminhando. Amarrou tudo de maneira nada superficial. Que texto! Nem preciso falar como a Joan Crawford está incrível aqui...
Noir perfeito. Consegue manter a tensão e a dúvida até a reviravolta no final, mesmo que se possa deduzir algumas coisas. A trama e os personagens são muito bem amarrados. Destaque para o Dan Duryea. Para os fãs do noir é mais do que recomendado.
O estilo frio talvez nos ajude a refletir melhor sobre tudo que é falado. Gertrud é uma romântica idealista, para ela o amor tem que ter comprometimento existencial. Os homens, mais práticos, enxergam o amor quase como um passatempo, embora de fato possam amar. Trabalho, poder, dinheiro e divertimentos distraem eles do ideário de Gertrud. As reflexões no final do filme são a cereja do bolo. Recomendo muito se você gostar dessa pegada intimista.
Superou e muito minhas expectativas e preconceitos. Para quem gosta de cinema e terror, o filme tem todos os elementos certos. É incrível o talento do Mojica em fazer algo memorável com poucos recursos. Seu personagem, um anti-herói niilista é confrontado como sua própria loucura e descrença. É impressionante que algo assim tenha surgido no nosso cinema nos anos 60. Não à toa merece a reputação de um clássico “cult”. Um dos melhores filmes que eu tive o prazer de assistir.
Segundo Sternberg que vejo e mais uma vez me impressiona. A estória é a conhecida "os brutos também amam" feita de forma realmente engajadora e emocionante pela simplicidade, beleza e fluidez que ele dá à narrativa. Betty Compson fica na memória nesse papel encantador.
Se fosse um curta, seria ótimo, afinal é inegavelmente bem filmado. Infelizmente o filme tem tantas cenas "encheção de linguiça" que eu perdi a paciência em menos de uma hora. E não, eu não preciso peder meu tempo vendo coreografias de dança e uma câmera seguindo um carro por 15 minutos numa estrada de chão (com pausa para uma cagada).
Paris nunca pareceu tão esgotada em um filme, reflexo da personagem. Mimada, chatinha, francesinha, à beira da decadência. Ou da esperança? Bom, talvez o filme não tenha me pegado tanto, mas indiscutivelmente tem sua poesia...
Não acho o roteiro ruim necessariamente. É intricado e confuso como todo noir que se preze, algumas pessoas não estão acostumadas ou não gostam mesmo, eu demorei a me habituar quando comecei assistir aos mais clássicos, Talvez não seja um dos melhores, mas certamente não peca tanto dentro o gênero. Achei o filme excepcional, não acho a direção tão estilizada e precisa quanto de O Estranho (muita gente vai discordar), apesar dos momentos finais e das paisagens. Essa aura que o Welles cria em torno das paisagens e da Rita diferencia um pouco dos noirs tradicionais e da decadência dos personagens, o que é um toque de mestre. A Rita é a femme fatale perfeita, ambígua e irresistível.
O interessante e triste é notar que o conformismo que o Beale menciona no discurso do "I'm as mad as hell and I'm not going to take this anymore!" é comum pra todo mundo, ainda mais no Brasil. Deu vontade de que mais gente tivesse assistindo e que se enxergasse nele.
Tem gente que se esconde da realidade e prefere acreditar que tudo está bem ou que está satifeita com o mundinho de pão-e-circo das novelinhas da Globo.
Nunca vi o filme até três semanas atrás, então não tem a mesma sensação pra mim daquelas pessoas que matavam aula pra ver na Sessão da Tarde ou tem memórias nostalgicas de terem visto no começo da adolescência, até mesmo porque não me chamava atenção nessa época (poucas coisas me chamavam atenção de verdade nessa época). É um bom filme e consegue capturar muito do espirito dessa fase e que cresce com a gente. Quem nunca quis um dia longe da escola, trabalho ou faculdade, especialmente com pessoas que se sentem bem? Quem nunca quis enfrentar seus medos e se libertar das opiniões e expectativas dos pais, professores e superiores? Por mais que não seja um filme perfeito, ele tem esse quê de universalidade, como todo clássico.
Só revendo recentemente eu percebi que não tinha penetrado nem na superfície do filme da primeira vez. É realmente um filmão que merece mais atenção do que aquela assistida descompromissada. Já planejo rever pela terceira vez.
O que me chamou mais atenção nessa vez é como o filme retrada a impotência aparente frente a um cenário devastador e estúpido dos novos tempos (no caso do velho xerife), o mal implacável e sem sentido (personagem do Bardem), a ambição tacanha e auto-destrutiva, a cumplicidade das classes altas com a marginalidade e como tudo isso é reflexo de um mundo cada vez mais cínico e vil.
A comparação com o original é inevitável, mas esse é o oposto do outro (talvez justamente por isso). O primeiro se imortalizou pela rigidez, uma verdadeira aula de criação de tensão, atmosfera, isolamento. Esse é um mais um filme de ação a la anos 80, com personagens curiosos e mais invencionice na estória dos aliens. Funciona.
Acho que não tem muito para se gostar aqui se você não é um fã hardcore do gordard: personagens sem função, nem meio e nem fim, texto não empolga. Até o Jean-Pierre Léaud está perdido aqui.
Não é um filme ruim per se, mas o que se pode falar da fotografia, pelo menos, foi feito de forma parecida e bem mais interessante em Viver a Vida. Parece que tudo fica por conta das divagações do Godard mesmo, mas como eu acho todo esse papinho revolucionário dele uma grande bobagem mesmo (tirando uma coisa outra que se aproveite), prefiro ver o filme do Pelé.
Fuja
3.4 1,1K Assista AgoraQuem conhece o caso Dee Dee e Gypsy - que acho que o filme colhe inspiração - não se impressiona. A vida real pode ser muito mais interessante e assustadora. Um suspense pouco mais que razoável.
Êxtase de Amor
3.7 17Eu teria odiado o filme se o desfecho fosse diferente do que foi e parecia estar caminhando. Amarrou tudo de maneira nada superficial. Que texto! Nem preciso falar como a Joan Crawford está incrível aqui...
Anjo Diabólico
3.4 11 Assista AgoraNoir perfeito. Consegue manter a tensão e a dúvida até a reviravolta no final, mesmo que se possa deduzir algumas coisas. A trama e os personagens são muito bem amarrados. Destaque para o Dan Duryea. Para os fãs do noir é mais do que recomendado.
Serpente de Luxo
4.0 42Com certeza muito à frente do seu tempo!
King Kong
3.8 194 Assista AgoraCinema é sonho. Para mim poucos filmes capturam essa magia de forma tão inesquecível como esse. Imagine assistir isso no cinema em 1933.
Gertrud
4.1 33O estilo frio talvez nos ajude a refletir melhor sobre tudo que é falado. Gertrud é uma romântica idealista, para ela o amor tem que ter comprometimento existencial. Os homens, mais práticos, enxergam o amor quase como um passatempo, embora de fato possam amar. Trabalho, poder, dinheiro e divertimentos distraem eles do ideário de Gertrud. As reflexões no final do filme são a cereja do bolo. Recomendo muito se você gostar dessa pegada intimista.
À Meia-Noite Levarei Sua Alma
3.9 286 Assista AgoraSuperou e muito minhas expectativas e preconceitos. Para quem gosta de cinema e terror, o filme tem todos os elementos certos. É incrível o talento do Mojica em fazer algo memorável com poucos recursos. Seu personagem, um anti-herói niilista é confrontado como sua própria loucura e descrença. É impressionante que algo assim tenha surgido no nosso cinema nos anos 60. Não à toa merece a reputação de um clássico “cult”. Um dos melhores filmes que eu tive o prazer de assistir.
Docas de Nova York
3.8 20Segundo Sternberg que vejo e mais uma vez me impressiona. A estória é a conhecida "os brutos também amam" feita de forma realmente engajadora e emocionante pela simplicidade, beleza e fluidez que ele dá à narrativa. Betty Compson fica na memória nesse papel encantador.
South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes
3.9 316 Assista AgoraÓtimo para espetar o rabo dos politicamente corretos e ofendidinhos em geral.
Bang Bang
3.9 48Se fosse um curta, seria ótimo, afinal é inegavelmente bem filmado. Infelizmente o filme tem tantas cenas "encheção de linguiça" que eu perdi a paciência em menos de uma hora. E não, eu não preciso peder meu tempo vendo coreografias de dança e uma câmera seguindo um carro por 15 minutos numa estrada de chão (com pausa para uma cagada).
Mommy
4.3 1,2K Assista AgoraSensível e apaixonante!
Cléo das 5 às 7
4.2 200 Assista AgoraParis nunca pareceu tão esgotada em um filme, reflexo da personagem. Mimada, chatinha, francesinha, à beira da decadência. Ou da esperança? Bom, talvez o filme não tenha me pegado tanto, mas indiscutivelmente tem sua poesia...
Interlúdio
4.0 269 Assista Agora"Você nunca disse que me amava". O poder das palavras não ditas, das atitudes não tomadas...
A Morte Cansada
4.2 54A epopeia da morte, a morte virando arte. Ou talvez a busca de um amor maior que a vida...será possível?
Morte em Veneza
4.0 210 Assista AgoraDo you know what lies at the bottom of the mainstream? Mediocrity!
A Dama de Shanghai
4.0 103 Assista AgoraNão acho o roteiro ruim necessariamente. É intricado e confuso como todo noir que se preze, algumas pessoas não estão acostumadas ou não gostam mesmo, eu demorei a me habituar quando comecei assistir aos mais clássicos, Talvez não seja um dos melhores, mas certamente não peca tanto dentro o gênero. Achei o filme excepcional, não acho a direção tão estilizada e precisa quanto de O Estranho (muita gente vai discordar), apesar dos momentos finais e das paisagens. Essa aura que o Welles cria em torno das paisagens e da Rita diferencia um pouco dos noirs tradicionais e da decadência dos personagens, o que é um toque de mestre. A Rita é a femme fatale perfeita, ambígua e irresistível.
Rede de Intrigas
4.2 359 Assista AgoraEnfilm, o filme é uma obra-prima mesmo que pode ser visto por vários prismas.
Rede de Intrigas
4.2 359 Assista AgoraO interessante e triste é notar que o conformismo que o Beale menciona no discurso do "I'm as mad as hell and I'm not going to take this anymore!" é comum pra todo mundo, ainda mais no Brasil. Deu vontade de que mais gente tivesse assistindo e que se enxergasse nele.
Tem gente que se esconde da realidade e prefere acreditar que tudo está bem ou que está satifeita com o mundinho de pão-e-circo das novelinhas da Globo.
Rede de Intrigas
4.2 359 Assista AgoraBULLSHIT!
Curtindo a Vida Adoidado
4.2 2,3K Assista AgoraNunca vi o filme até três semanas atrás, então não tem a mesma sensação pra mim daquelas pessoas que matavam aula pra ver na Sessão da Tarde ou tem memórias nostalgicas de terem visto no começo da adolescência, até mesmo porque não me chamava atenção nessa época (poucas coisas me chamavam atenção de verdade nessa época). É um bom filme e consegue capturar muito do espirito dessa fase e que cresce com a gente. Quem nunca quis um dia longe da escola, trabalho ou faculdade, especialmente com pessoas que se sentem bem? Quem nunca quis enfrentar seus medos e se libertar das opiniões e expectativas dos pais, professores e superiores? Por mais que não seja um filme perfeito, ele tem esse quê de universalidade, como todo clássico.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraSó revendo recentemente eu percebi que não tinha penetrado nem na superfície do filme da primeira vez. É realmente um filmão que merece mais atenção do que aquela assistida descompromissada. Já planejo rever pela terceira vez.
O que me chamou mais atenção nessa vez é como o filme retrada a impotência aparente frente a um cenário devastador e estúpido dos novos tempos (no caso do velho xerife), o mal implacável e sem sentido (personagem do Bardem), a ambição tacanha e auto-destrutiva, a cumplicidade das classes altas com a marginalidade e como tudo isso é reflexo de um mundo cada vez mais cínico e vil.
Aliens: O Resgate
4.0 809 Assista AgoraA comparação com o original é inevitável, mas esse é o oposto do outro (talvez justamente por isso). O primeiro se imortalizou pela rigidez, uma verdadeira aula de criação de tensão, atmosfera, isolamento. Esse é um mais um filme de ação a la anos 80, com personagens curiosos e mais invencionice na estória dos aliens. Funciona.
A Casa com Janelas Sorridentes
3.6 44Me deu arrepios de verdade.
Muito digno.
Masculino-Feminino
3.9 159 Assista AgoraAcho que não tem muito para se gostar aqui se você não é um fã hardcore do gordard: personagens sem função, nem meio e nem fim, texto não empolga. Até o Jean-Pierre Léaud está perdido aqui.
Não é um filme ruim per se, mas o que se pode falar da fotografia, pelo menos, foi feito de forma parecida e bem mais interessante em Viver a Vida. Parece que tudo fica por conta das divagações do Godard mesmo, mas como eu acho todo esse papinho revolucionário dele uma grande bobagem mesmo (tirando uma coisa outra que se aproveite), prefiro ver o filme do Pelé.