Apesar de afirmar que jogos de tiro fazem apologia à violência, Elefante é um filme excepcional. Conta sua história através da perspectiva coletiva ao invés de focar em uma ou em outra personagem. Dá, portanto, maior ênfase nas vítimas do tiroteio do que em seus agentes ou no ato propriamente dito - o que impede o filme de ser manchado pela glamouralização da violência. É isso que o torna genial e diferente de tudo o que já vimos antes. Um bjo Distrito 9! Um bjo Django!
Mad Max - Fury Road é a magnum opus do cinema. George Miller finalmente conseguiu reproduzir com perfeição toda a sua criatividade! Nunca sai do cinema com tanto cromo e adrenalina antes! Fiquei procurando a sexta estrela para avaliar. Já sabia pelo trailer que este ia ser o blockbuster do ano, mas o cara quebrou o cinema!
Ao unir a adrenalina, a pirotecnia e o entretenimento dos blockbusters com a técnica, a profundidade e os questionamentos do cinema arte, ele cria uma megalomania cromática que sintetiza todas as grandes qualidades da sétima arte.
Resultado? Ele entrega o longa mais importante do século e de quebra agrada tanto ao público mediocre - olha a referência - quanto àquele sedento por signos, reflexões e metáforas nas entrelinhas.
Vide algumas metáforas (spoilers) que ele escreveu para o filme, todas de uma beleza assustadora:
Quando Max limpa o sangue com o leite é como se ele limpasse a morte com vida, como ambos se misturam simbolizando começo e fim de um ciclo. Lembrei do grande Carlos Drummond de Andrade e o seu poema "Morte do Leiteiro", de arrepiar! Ou quando a árvore - Nux nem sabia o que era aquilo! - é arrancada para desatolar a War Rig simbolizando a destruição da natureza para garantir a sobrevivência do homem. Uma crítica feroz à sociedade de consumo. E por fim, quando Furiosa ajoelha e grita desolada e a areia em sua volta escorre, representando a perda da esperança.
O longa peca na escolha do tom e principalmente nas falhas de roteiro, mas é necessário destacar o belo trabalho de direção de Jodie Foster, a fotografia do gênio Matthew Libatique - fiel diretor de fotografia de ninguém menos que Aronofsky e um dos melhores da atualidade, fácil - e as pontuais edição de Matt Chesse e trilha de Dominic Lewis. Money Monster não é de longe um filme redondo... Ah, mas como ele cumpre sua proposta com dignidade! Tensão do começo ao fim.
El Abrazo de la Serpiente é um filme transcendental, algo que nunca será esquecido. Um filme que entrou no meu Top 5 assim como os "colombianos" abriram as veias da América Latina. O trabalho monstruoso de fotografia de David Gallego, a direção confiante de Ciro Guerra, a entrega do elenco e todo o cuidado e o carinho com a história - contada de maneira muito além do competente - fazem deste longa uma experiência cinematográfica inesquecível! Cinema arte na sua mais pura forma!
De tanto falarem deste filme, pensei que assistiria a uma obra-prima. Ledo engano... Filme sem ritmo, linhas narrativas descartáveis, personagens nada interessantes, atuações sem vida, roteiro que mais parece uma colcha de retalhos, edição confusa/desconexa e uma direção frágil que leva o filme de lugar nenhum para lugar algum. Parece que o diretor não fazia ideia de como desenvolver uma premissa tão ambiciosa.
Um bolo deliciosamente recheado de grandes referências a clássicos como The Thing, The Fly, The Andromeda Strain, The Conversation, John Carpenter, Lovecraft, Edgar Allan Poe, The Yellow King, Tolkien, Narnia, Dungeons & Dragons, Close Enconteurs Of Third Kind, ET, Jaws, Goonies, Firestarter, Explorers, A Nightmare On Elm Street, Evil Dead, Rear Window, Alien - ufa! - e até mesmo de filmes mais recentes como Minority Report, Pan's Labyrinth e Under The Skin, para citar alguns. Entretanto, o grande homenageado da série é inegavelmente o MESTRE Stephen King. São tantas referências que o coração de fã não aguenta! *.*
Apesar de trabalhar a metalinguagem de maneira bastante competente e construir um final coerente e satisfatório, o longa acaba viciado pela mesma sexualização que pretende denunciar e isso afeta bastante o resultado final
Cumpre a proposta de trabalhar a metalinguagem através de sátiras dos clássicos da Velha Hollywood, além de contar com a magnífica fotografia do mestre Roger Deakins, mas é só isso mesmo
Apesar da crítica amargar as expectativas, seus pequenos erros não estragam de forma alguma o resultado final, dá pra sentir o amor e o cuidado com a adaptação. É reconfortante como um fato se link facilmente ao outro sem parecer forçado, como o diretor se preocupa em trabalhar as personagens secundárias contribuindo para o desenvolvimento da trama, como a trilha sonora - um aperitivo a parte, vale ressaltar - estabelece o clima sem entregar a cena seguinte, como você fica hipnotizado durante toda a projeção, como o filme passeia entre a inocência da infância e o peso do amadurecimento - mesmo clima de Onde Vivem Os Monstros de Spike Jonze - enfim... Filmaço que prova que o cinema brasileiro está sedento por filmes de gêneros variados em oposição as já ultrapassadas comédias românticas da mesma produtora. Diversão e nostalgia garantidos, principalmente para quem lia romances policiais na infância ou na adolescência.
Maravilhoso terror cósmico que nos faz seu refém com a edição precisa de Louise Ford, a belíssima interpretação de Anya Taylor-Joy e a magnífica trilha sonora de Mark Korven. O clímax fantástico apresentado somente no 4º ato é arrebatador!
Quando Man Of Steel foi lançado pensei que seria o fim da Marvel nos cinemas. Ainda bem que este filme é bem medíocre e mostra que não é só a Casa das Ideias que sofre com roteiros suíços e problemas na produção. Talvez o mais grave problema do filme é aquele Coringa da Zorra Total em forma de Lex Luthor: overacting caricatural, infantil, amador e ridículo, totalmente contrário ao sociopata que é o vilão. Nem vou comentar da franguinha que escolheram para ser a Mulher-Maravilha... O melhor do filme é Henry Cavill que apresenta uma atuação segura, carismática e pontual. E novamente é preciso ser dito: BARULHO NÃO É TRILHA SONORA !!! Hans Zimmer já tinha feito um desserviço em Inception e Interestelar. Aqui, ao lado de Junkie XL e graças à mixagem nojenta, ele atinge o ápice do exagero e maltrata nossos ouvidos com gosto. Parece que a cada Braw ele está querendo dizer "ei, olha aqui, sou eu, o Hans Zimmer!".
Elefante
3.6 1,2K Assista AgoraApesar de afirmar que jogos de tiro fazem apologia à violência, Elefante é um filme excepcional. Conta sua história através da perspectiva coletiva ao invés de focar em uma ou em outra personagem. Dá, portanto, maior ênfase nas vítimas do tiroteio do que em seus agentes ou no ato propriamente dito - o que impede o filme de ser manchado pela glamouralização da violência. É isso que o torna genial e diferente de tudo o que já vimos antes. Um bjo Distrito 9! Um bjo Django!
Dois Caras Legais
3.6 642 Assista AgoraThe Man From UNCLE de 2016
Os Olhos de Minha Mãe
3.6 180 Assista AgoraPsicologicamente doentio e cinematograficamente genial II
Um Monstro no Caminho
2.6 178 Assista AgoraUma estrela pela premissa e outra pela fotografia, mas é só.
Mad Max: Estrada da Fúria
4.2 4,7K Assista AgoraMad Max - Fury Road é a magnum opus do cinema. George Miller finalmente conseguiu reproduzir com perfeição toda a sua criatividade! Nunca sai do cinema com tanto cromo e adrenalina antes! Fiquei procurando a sexta estrela para avaliar. Já sabia pelo trailer que este ia ser o blockbuster do ano, mas o cara quebrou o cinema!
Ao unir a adrenalina, a pirotecnia e o entretenimento dos blockbusters com a técnica, a profundidade e os questionamentos do cinema arte, ele cria uma megalomania cromática que sintetiza todas as grandes qualidades da sétima arte.
Resultado? Ele entrega o longa mais importante do século e de quebra agrada tanto ao público mediocre - olha a referência - quanto àquele sedento por signos, reflexões e metáforas nas entrelinhas.
Vide algumas metáforas (spoilers) que ele escreveu para o filme, todas de uma beleza assustadora:
Quando Max limpa o sangue com o leite é como se ele limpasse a morte com vida, como ambos se misturam simbolizando começo e fim de um ciclo. Lembrei do grande Carlos Drummond de Andrade e o seu poema "Morte do Leiteiro", de arrepiar! Ou quando a árvore - Nux nem sabia o que era aquilo! - é arrancada para desatolar a War Rig simbolizando a destruição da natureza para garantir a sobrevivência do homem. Uma crítica feroz à sociedade de consumo. E por fim, quando Furiosa ajoelha e grita desolada e a areia em sua volta escorre, representando a perda da esperança.
Demônio de Neon
3.2 1,2K Assista AgoraAinda tentando digerir este longa que já nasceu cult... Mas uma coisa podemos afirmar com certeza: Refn tem culhões pra dar e vender!
Nina
2.6 82 Assista AgoraDesastroso
O Segredo dos Seus Olhos
4.3 2,1K Assista AgoraEste longa, assim como The Godfather, ilustrou muito bem algo que sempre digo: "a vingança é um prato que se come fresco e bem quentinho!"
Jogo do Dinheiro
3.4 404 Assista AgoraO longa peca na escolha do tom e principalmente nas falhas de roteiro, mas é necessário destacar o belo trabalho de direção de Jodie Foster, a fotografia do gênio Matthew Libatique - fiel diretor de fotografia de ninguém menos que Aronofsky e um dos melhores da atualidade, fácil - e as pontuais edição de Matt Chesse e trilha de Dominic Lewis. Money Monster não é de longe um filme redondo... Ah, mas como ele cumpre sua proposta com dignidade! Tensão do começo ao fim.
O Abraço da Serpente
4.4 237 Assista AgoraEl Abrazo de la Serpiente é um filme transcendental, algo que nunca será esquecido. Um filme que entrou no meu Top 5 assim como os "colombianos" abriram as veias da América Latina. O trabalho monstruoso de fotografia de David Gallego, a direção confiante de Ciro Guerra, a entrega do elenco e todo o cuidado e o carinho com a história - contada de maneira muito além do competente - fazem deste longa uma experiência cinematográfica inesquecível! Cinema arte na sua mais pura forma!
O Som ao Redor
3.8 1,1K Assista AgoraDe tanto falarem deste filme, pensei que assistiria a uma obra-prima. Ledo engano... Filme sem ritmo, linhas narrativas descartáveis, personagens nada interessantes, atuações sem vida, roteiro que mais parece uma colcha de retalhos, edição confusa/desconexa e uma direção frágil que leva o filme de lugar nenhum para lugar algum. Parece que o diretor não fazia ideia de como desenvolver uma premissa tão ambiciosa.
Stranger Things (1ª Temporada)
4.5 2,7K Assista AgoraUm bolo deliciosamente recheado de grandes referências a clássicos como The Thing, The Fly, The Andromeda Strain, The Conversation, John Carpenter, Lovecraft, Edgar Allan Poe, The Yellow King, Tolkien, Narnia, Dungeons & Dragons, Close Enconteurs Of Third Kind, ET, Jaws, Goonies, Firestarter, Explorers, A Nightmare On Elm Street, Evil Dead, Rear Window, Alien - ufa! - e até mesmo de filmes mais recentes como Minority Report, Pan's Labyrinth e Under The Skin, para citar alguns. Entretanto, o grande homenageado da série é inegavelmente o MESTRE Stephen King. São tantas referências que o coração de fã não aguenta! *.*
Procurando Dory
4.0 1,8K Assista AgoraPixar ensinando a DreamWorks, a Fox e até a própria Disney a fazer animação de qualidade
Paprika
4.2 504 Assista AgoraDepois de assistir essa maravilha só resta àqueles que acreditam que Christopher Nolan é o gênio aceitarem o contrário
Dredd
3.6 1,4K Assista AgoraJuro que tentei, mas nada salva esse aqui
Capitão América: Guerra Civil
3.9 2,4K Assista AgoraSupinho e Morcegão me deixaram TOOOODO babado! :P
Zoom
3.3 127Apesar de trabalhar a metalinguagem de maneira bastante competente e construir um final coerente e satisfatório, o longa acaba viciado pela mesma sexualização que pretende denunciar e isso afeta bastante o resultado final
Mogli: O Menino Lobo
3.8 1,0K Assista AgoraDisney + Weta Studios + Jon Favreau = diversão com qualidade garantida
Ave, César!
3.2 311 Assista AgoraCumpre a proposta de trabalhar a metalinguagem através de sátiras dos clássicos da Velha Hollywood, além de contar com a magnífica fotografia do mestre Roger Deakins, mas é só isso mesmo
Better Call Saul (2ª Temporada)
4.3 358 Assista AgoraVince Gilligan elevou o nível e está cada vez mais próximo do patamar de Mad Men
O Escaravelho do Diabo
2.6 335Apesar da crítica amargar as expectativas, seus pequenos erros não estragam de forma alguma o resultado final, dá pra sentir o amor e o cuidado com a adaptação. É reconfortante como um fato se link facilmente ao outro sem parecer forçado, como o diretor se preocupa em trabalhar as personagens secundárias contribuindo para o desenvolvimento da trama, como a trilha sonora - um aperitivo a parte, vale ressaltar - estabelece o clima sem entregar a cena seguinte, como você fica hipnotizado durante toda a projeção, como o filme passeia entre a inocência da infância e o peso do amadurecimento - mesmo clima de Onde Vivem Os Monstros de Spike Jonze - enfim... Filmaço que prova que o cinema brasileiro está sedento por filmes de gêneros variados em oposição as já ultrapassadas comédias românticas da mesma produtora. Diversão e nostalgia garantidos, principalmente para quem lia romances policiais na infância ou na adolescência.
Rua Cloverfield, 10
3.5 1,9KOlha, um spin off de Guerra dos Mundos!
A Bruxa
3.6 3,4K Assista AgoraMaravilhoso terror cósmico que nos faz seu refém com a edição precisa de Louise Ford, a belíssima interpretação de Anya Taylor-Joy e a magnífica trilha sonora de Mark Korven. O clímax fantástico apresentado somente no 4º ato é arrebatador!
Batman vs Superman - A Origem da Justiça
3.4 5,0K Assista AgoraQuando Man Of Steel foi lançado pensei que seria o fim da Marvel nos cinemas. Ainda bem que este filme é bem medíocre e mostra que não é só a Casa das Ideias que sofre com roteiros suíços e problemas na produção. Talvez o mais grave problema do filme é aquele Coringa da Zorra Total em forma de Lex Luthor: overacting caricatural, infantil, amador e ridículo, totalmente contrário ao sociopata que é o vilão. Nem vou comentar da franguinha que escolheram para ser a Mulher-Maravilha... O melhor do filme é Henry Cavill que apresenta uma atuação segura, carismática e pontual. E novamente é preciso ser dito: BARULHO NÃO É TRILHA SONORA !!! Hans Zimmer já tinha feito um desserviço em Inception e Interestelar. Aqui, ao lado de Junkie XL e graças à mixagem nojenta, ele atinge o ápice do exagero e maltrata nossos ouvidos com gosto. Parece que a cada Braw ele está querendo dizer "ei, olha aqui, sou eu, o Hans Zimmer!".