Obra bela e melancólica, nos revelando como cada pessoa marginalizada tem uma história e merece dignidade.
Ao longo do filme, o desafio do casal é encontrar um abrigo, nome do filme, no original Shelter. O abrigo é símbolo de proteção, sobrevivência e esperança. Ao fim, percebemos que o verdadeiro abrigo não é um prédio, mas o conforto encontrado um ao outro.
O intimismo toma conta do filme, absolutamente sensível. A obra me fisgou. Fotografia linda, além da ótima atuação da Natalie Portman. O filme discute legado, poder, luto, egoísmo, vaidade e idealismo. Aqui vemos uma Jacqueline Kennedy realista, abalada pela perda do marido, mas ainda assim determinada.
Como gostei quando a música Camelot toca, trazendo um tom idílico a Casa Branca, quase como se o tempo vivido nela fosse uma fábula. Porém, como toda fábula, uma hora a história chega ao fim...
"It's true! it's true! the crown has made it clear The climate must be perfect all the year "
Quando um dos entrevistados disse que nunca tinha ouvido falar em Mahatma Gandhi, tive que pausar o documentário para digerir a informação. Impressionante!
Portanto, por acompanharmos a história através de Jack, só temos informações dos dilemas que o afetam. Assim, tanto o destino do abusador através dos rumos da investigação, quanto o avó que o rejeitou, não possuem um desfecho. Afinal, Jack deixou para trás o passado de abuso e rejeição. O que vemos é Jack e sua mãe sendo acolhidos pela nova família e a tentativa de se lidar com as marcas que sempre carregarão.
"Quem iria pensar que o filho, amigo ou o empregado vai fazer isso? Não há razões, vocês vão procurá-las, mas não vão encontrar. "
A violência gerada por Calvin e Andre nos deixa perplexos quando percebemos que ninguém havia imaginado até que ponto chegariam. Eles até mesmo faziam terapia e mesmo assim não mudaram suas intenções. Cada fala revela uma frieza tão grande, em que as pessoas a sua volta já não são mais vistas como seres humanos com dignidade. Toda empatia foi abandonada, só restou o ódio, o ressentimento, a crueldade.
"A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora. " (Benedetto Croce)
"Não existe privacidade. As câmeras vão para todos os lugares agora. "
"- Não acho que ele respeita as mulheres. - Está brincando? Ele ama as mulheres. - Até demais, na verdade. - Ele as usa. - Qual é. Não acha que está exagerando? - Ele é inteligente, ele é bonito. As mulheres se jogam nele. - Ele é um homem com poder e oportunidade. - E isso demanda uma certa responsabilidade. "
"A política neste país, acreditem, está prestes a se tornar uma forma de competição atlética ou um esporte. "
"- Sinto como se estivesse perdendo todas as minhas folhas. - Suas folhas? - Sim. - O que você quer dizer? - Os galhos, o vento e a chuva. - Eu não sei mais o que está acontecendo. "
"- Você sabe, às vezes, o que você realmente vê e o que você imagina, se misturam na memória, como um coquetel, do qual você não pode mais distinguir um sabor do outro. - Mas eu estou dizendo a verdade! - Não Marc. Você acha que está dizendo a verdade, mas de fato, você está somente contando a sua versão da verdade. "
O sentimento de impotência é absurdo. Apesar de toda a injustiça causada por um partido corrupto, ainda assim conseguiram se eleger com uma vitória histórica, pois o que importa para o povo são promessas vazias, que encobrem a injustiça de um governo desumano. Como a mensagem de Colectiv fala com Brasil de hoje!
Quantas vezes já ouvi esta pergunta de pessoas que contestaram o movimento Me Too no início das revelações ou até mesmo em casos de assédio da nossa realidade brasileira cotidiana.
The Assistant é uma resposta a esta pergunta. A questão não é terem ou não denunciado, mas como um sistema misógino protege homens prepotentes, perpetuando uma opressão silenciosa, à vista de todos.
Cada enquadramento, cada close, cada detalhe na atuação de Julia Garner expõe a realidade do assédio de maneira incrivelmente intimista.
Uma das obras de zumbi mais interessantes que já vi. O filme consegue desenvolver um cenário fictício de maneira realista, desconstruindo o gênero e discutindo solidão, angústia, medo e esperança. O intimismo toma conta da obra, tudo acontece no seu devido tempo.
Tecnicamente temos um bom filme, com uma mensagem provocante. Achei interessante a construção da perspectiva que é construída ao longo do filme. Em momentos pontuais, as ações de Sam são questionadas, me fazendo pensar que o filme estava representando a realidade de Sam e não necessariamente endossando. Contudo, no terceiro ato, mas especialmente com as cenas nos créditos, tive a impressão de que o filme de fato endossou a perspectiva de Sam.
Quem acha bonita a mensagem de Sam, ou acredita que isso é "cristianismo de verdade", não entendeu quem é Jesus. Se justificamos os assassinatos de Sam, justificamos o surgimento de milícias. Para quem tem poder, a linha moral de certo e errado pode ser bem tênue, e quem paga por isso, paga com a vida.
"Jesus Cristo não está nas nuvens, deitado numa rede. Jesus está aqui em baixo conosco! Construindo seu Reino. "
"Eu não posso amar a Deus, a quem eu não posso ver, se eu não amar a meus irmãos e irmãs, aos quais eu, sim, posso ver. "
Temos dado voz aqueles que não tem na sociedade? Temos amparado os oprimidos? Obra marcante e absolutamente relevante para o Brasil de hoje. Quem dera tivéssemos mais cristãos como Romero, estando ao lado dos menos favorecidos.
A ideia do plot twist até é boa, me lembrando o livro "Eu sou a lenda", onde existe uma subversão de perspectiva ao final. Porém, aqui em Hidden, a ideia poderia ter sido melhor desenvolvida. A cena de luta final destoou do clima de suspense do restante do filme, partindo para a ação. Mas o principal problema é o amigo de Zoe ter a encontrado com sua mãe do nada. Como assim? De onde surgiu o menino?
Contudo, apesar das ressalvas, a obra como um todo tem um saldo muito positivo. Além do mais, sempre é bom assistir um filme pós-apocalíptico.
O tom inicial do filme me levou a pensar que seria uma espécie de Conta Comigo sombrio. Mas com o desenrolar da trama, percebi que não estava preparado para o impacto desta obra. Apesar do filme ser curto, cada minuto é extremamente angustiante.
Nunca senti tanta raiva em um filme como este. A família de Ruth parece ser formada apenas por psicopatas. Que nojo dos personagens. Me marcou muito o fato das meninas do grupo apoiarem a violência, sem se darem conta de que poderia ter sido elas no lugar.
O filme desenvolve uma atmosfera onde parece não haver esperança, não é apenas na casa de Ruth, mas a sociedade dos anos 50 como um todo. O pai de David, um homem machista, apoia a ideia de um homem agredir uma mulher em certas situações. O policial a que Meg busca ajuda não intervém desde o início, gerando consequências ainda piores para ela.
Ao término do filme me senti dilacerado. Acabou com o meu psicológico. Incrivelmente marcante, expondo o quanto o ser humano pode ser cruel. Faltam até palavras para descrever tudo que sentimos.
"Se Deus nos deu livre arbítrio, somos responsáveis por aquilo que fazemos e por aquilo que não conseguimos fazer, não somos? Se nossos líderes não são bons, se são maus, o que devemos fazer? "
"Não temos voz, o que podemos fazer? "
"Tempos sombrios estão chegando. Eles não vão lutar pela verdade, vão ignorá-la. "
"Não posso pintar o que não vivi... um dia vou pintar o verdadeiro Cristo. "
"É melhor sofrer a injustiça do que promovê-la. "
“A bondade crescente no mundo depende em grande parte de atos não históricos, da crença de que as coisas não estão a correr-nos tão mal, a ti e a mim, quanto podiam, em grande parte devido àqueles que viveram fielmente uma vida escondida, e descansam em túmulos não visitados. " - George Eliot
Ao meu ver esta é a obra do Malick que mais combina com seu estilo contemplativo, é tocante a sensibilidade e a beleza de tal obra.
Onde estava Deus na Segunda guerra Mundial? Estava em pessoas como Franz Jägerstätter, sendo preso, humilhado, sofrendo perante tamanha desumanidade, estava vivendo uma vida oculta.
Cristianismo não é armamento para o "cidadão de bem", não é exercer poder como maioria, não é usar de violência para quem é diferente, mas é abnegação, renúncia e amor.
Não tenho nem palavras para descrever a experiência de assistir este filme. Após seu término fiquei me questionando se eu era ignorante para entender este filme, ou ele é confuso mesmo? O filme é genial, ou apenas ruim mesmo? Não consegui dar uma nota, não sei nem o que dizer...
O principal furo do filme é o fato dos militares não executarem as pessoas do bar de uma vez no começo do filme. Se os militares estavam tão preocupados em matá-los, por qual razão não fizeram isso no momento em que a rua foi evacuada? Eles até mesmo se dão ao trabalho de queimar pneus para encobrir da mídia a situação. Não faz sentido não terem matado todos naquele momento. tanto que mais tarde, eles abrem fogo contra as pessoas estavam na parte de cima do bar, além de incendiar o prédio. O único motivo dos militares não terem matado todos no início do filme, é que desta forma o filme não seria um longa, seria um curta que se resolveria em 15 minutos de duração.
Ademais, não posso deixar de destacar o personagem Israel. Fazia tempo que não via um personagem tão chato em um filme. As citações bíblicas descontextualizadas são de dar raiva em qualquer um.
A realidade pode ser dura, ainda mais quando nos colocamos no lugar do outro, compartilhando sua dor. Julgar é fácil de acordo com nosso egoísmo e simplismo, difícil é viver e oferecer apoio...
Flores do Oriente
4.2 774 Assista Agora"A última coisa que queremos ouvir é a verdade. "
Viver Sem Endereço
3.7 90 Assista AgoraObra bela e melancólica, nos revelando como cada pessoa marginalizada tem uma história e merece dignidade.
Ao longo do filme, o desafio do casal é encontrar um abrigo, nome do filme, no original Shelter. O abrigo é símbolo de proteção, sobrevivência e esperança. Ao fim, percebemos que o verdadeiro abrigo não é um prédio, mas o conforto encontrado um ao outro.
Jackie
3.4 739 Assista AgoraO intimismo toma conta do filme, absolutamente sensível. A obra me fisgou. Fotografia linda, além da ótima atuação da Natalie Portman. O filme discute legado, poder, luto, egoísmo, vaidade e idealismo. Aqui vemos uma Jacqueline Kennedy realista, abalada pela perda do marido, mas ainda assim determinada.
Como gostei quando a música Camelot toca, trazendo um tom idílico a Casa Branca, quase como se o tempo vivido nela fosse uma fábula. Porém, como toda fábula, uma hora a história chega ao fim...
"It's true! it's true! the crown has made it clear
The climate must be perfect all the year "
Camelot - Richard Burton
Tiros em Columbine
4.2 350Quando um dos entrevistados disse que nunca tinha ouvido falar em Mahatma Gandhi, tive que pausar o documentário para digerir a informação. Impressionante!
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraA perspectiva que temos da realidade de Room acontece através dos olhos de Jack, uma criança inocente, mas fragilizada por uma dura realidade.
Portanto, por acompanharmos a história através de Jack, só temos informações dos dilemas que o afetam. Assim, tanto o destino do abusador através dos rumos da investigação, quanto o avó que o rejeitou, não possuem um desfecho. Afinal, Jack deixou para trás o passado de abuso e rejeição. O que vemos é Jack e sua mãe sendo acolhidos pela nova família e a tentativa de se lidar com as marcas que sempre carregarão.
Estranhas Criaturas
3.4 97Me conectei bastante com o filme. A ambientação construída é muito interessante. Uma pena ser um found footage esquecido.
Dia Zero
3.7 32"Quem iria pensar que o filho, amigo ou o empregado vai fazer isso? Não há razões, vocês vão procurá-las, mas não vão encontrar. "
A violência gerada por Calvin e Andre nos deixa perplexos quando percebemos que ninguém havia imaginado até que ponto chegariam. Eles até mesmo faziam terapia e mesmo assim não mudaram suas intenções. Cada fala revela uma frieza tão grande, em que as pessoas a sua volta já não são mais vistas como seres humanos com dignidade. Toda empatia foi abandonada, só restou o ódio, o ressentimento, a crueldade.
"A violência não é força, mas fraqueza, nem nunca poderá ser criadora de coisa alguma, apenas destruidora. " (Benedetto Croce)
O Favorito
3.1 57 Assista Agora"Não existe privacidade. As câmeras vão para todos os lugares agora. "
"- Não acho que ele respeita as mulheres.
- Está brincando? Ele ama as mulheres.
- Até demais, na verdade.
- Ele as usa.
- Qual é. Não acha que está exagerando?
- Ele é inteligente, ele é bonito. As mulheres se jogam nele.
- Ele é um homem com poder e oportunidade.
- E isso demanda uma certa responsabilidade. "
"A política neste país, acreditem, está prestes a se tornar uma forma de competição atlética ou um esporte. "
Tesla: O Homem Elétrico
2.6 30 Assista Agora"It's my own design
It's my own remorse
Help me to decide
Help me make the most of
Freedom and of pleasure
Nothing ever lasts forever
Everybody wants to rule the world"
Tears for Fears, Everybody Wants To Rule The World
Meu Pai
4.4 1,2K Assista Agora"- Sinto como se estivesse perdendo todas as minhas folhas.
- Suas folhas?
- Sim.
- O que você quer dizer?
- Os galhos, o vento e a chuva.
- Eu não sei mais o que está acontecendo. "
Prelúdio Para Matar
4.0 255 Assista Agora"- Você sabe, às vezes, o que você realmente vê e o que você imagina, se misturam na memória, como um coquetel, do qual você não pode mais distinguir um sabor do outro.
- Mas eu estou dizendo a verdade!
- Não Marc. Você acha que está dizendo a verdade, mas de fato, você está somente contando a sua versão da verdade. "
Liberté
2.1 21Adentrar o cinema de Albert Serra estava nos meus planos, mas depois de Liberté, vi que não é para mim.
Obra completamente vazia. Uma coisa é uma obra contemplativa, outra coisa é falta de conteúdo.
Colectiv
4.0 99"Não somos mais humanos. "
"Só nos importamos com dinheiro. "
O sentimento de impotência é absurdo. Apesar de toda a injustiça causada por um partido corrupto, ainda assim conseguiram se eleger com uma vitória histórica, pois o que importa para o povo são promessas vazias, que encobrem a injustiça de um governo desumano. Como a mensagem de Colectiv fala com Brasil de hoje!
A Assistente
3.3 198 Assista Agora"Por que elas não denunciaram antes? "
Quantas vezes já ouvi esta pergunta de pessoas que contestaram o movimento Me Too no início das revelações ou até mesmo em casos de assédio da nossa realidade brasileira cotidiana.
The Assistant é uma resposta a esta pergunta. A questão não é terem ou não denunciado, mas como um sistema misógino protege homens prepotentes, perpetuando uma opressão silenciosa, à vista de todos.
Cada enquadramento, cada close, cada detalhe na atuação de Julia Garner expõe a realidade do assédio de maneira incrivelmente intimista.
A Noite Devorou o Mundo
3.2 362 Assista AgoraUma das obras de zumbi mais interessantes que já vi. O filme consegue desenvolver um cenário fictício de maneira realista, desconstruindo o gênero e discutindo solidão, angústia, medo e esperança. O intimismo toma conta da obra, tudo acontece no seu devido tempo.
Clímax
3.6 1,1K Assista AgoraSó digo uma coisa: Que loucuragem!
Redenção
3.9 526 Assista AgoraTecnicamente temos um bom filme, com uma mensagem provocante. Achei interessante a construção da perspectiva que é construída ao longo do filme. Em momentos pontuais, as ações de Sam são questionadas, me fazendo pensar que o filme estava representando a realidade de Sam e não necessariamente endossando. Contudo, no terceiro ato, mas especialmente com as cenas nos créditos, tive a impressão de que o filme de fato endossou a perspectiva de Sam.
Quem acha bonita a mensagem de Sam, ou acredita que isso é "cristianismo de verdade", não entendeu quem é Jesus. Se justificamos os assassinatos de Sam, justificamos o surgimento de milícias. Para quem tem poder, a linha moral de certo e errado pode ser bem tênue, e quem paga por isso, paga com a vida.
Romero – Uma História Verdadeira
3.8 7"Jesus Cristo não está nas nuvens, deitado numa rede. Jesus está aqui em baixo conosco! Construindo seu Reino. "
"Eu não posso amar a Deus, a quem eu não posso ver, se eu não amar a meus irmãos e irmãs, aos quais eu, sim, posso ver. "
Temos dado voz aqueles que não tem na sociedade? Temos amparado os oprimidos? Obra marcante e absolutamente relevante para o Brasil de hoje. Quem dera tivéssemos mais cristãos como Romero, estando ao lado dos menos favorecidos.
Escondidos
3.3 232O sentimento de tensão é muito bem construído. Até uma hora de filme estava achando ótimo, uma pena os últimos 20 minutos terem decaído de qualidade.
A ideia do plot twist até é boa, me lembrando o livro "Eu sou a lenda", onde existe uma subversão de perspectiva ao final. Porém, aqui em Hidden, a ideia poderia ter sido melhor desenvolvida. A cena de luta final destoou do clima de suspense do restante do filme, partindo para a ação. Mas o principal problema é o amigo de Zoe ter a encontrado com sua mãe do nada. Como assim? De onde surgiu o menino?
Contudo, apesar das ressalvas, a obra como um todo tem um saldo muito positivo. Além do mais, sempre é bom assistir um filme pós-apocalíptico.
A Garota da Casa ao Lado
3.4 254O tom inicial do filme me levou a pensar que seria uma espécie de Conta Comigo sombrio. Mas com o desenrolar da trama, percebi que não estava preparado para o impacto desta obra. Apesar do filme ser curto, cada minuto é extremamente angustiante.
Nunca senti tanta raiva em um filme como este. A família de Ruth parece ser formada apenas por psicopatas. Que nojo dos personagens. Me marcou muito o fato das meninas do grupo apoiarem a violência, sem se darem conta de que poderia ter sido elas no lugar.
O filme desenvolve uma atmosfera onde parece não haver esperança, não é apenas na casa de Ruth, mas a sociedade dos anos 50 como um todo. O pai de David, um homem machista, apoia a ideia de um homem agredir uma mulher em certas situações. O policial a que Meg busca ajuda não intervém desde o início, gerando consequências ainda piores para ela.
Ao término do filme me senti dilacerado. Acabou com o meu psicológico. Incrivelmente marcante, expondo o quanto o ser humano pode ser cruel. Faltam até palavras para descrever tudo que sentimos.
Uma Vida Oculta
3.9 154"Se Deus nos deu livre arbítrio, somos responsáveis por aquilo que fazemos e por aquilo que não conseguimos fazer, não somos? Se nossos líderes não são bons, se são maus, o que devemos fazer? "
"Não temos voz, o que podemos fazer? "
"Tempos sombrios estão chegando. Eles não vão lutar pela verdade, vão ignorá-la. "
"Não posso pintar o que não vivi... um dia vou pintar o verdadeiro Cristo. "
"É melhor sofrer a injustiça do que promovê-la. "
“A bondade crescente no mundo depende em grande parte de atos não históricos, da crença de que as coisas não estão a correr-nos tão mal, a ti e a mim, quanto podiam, em grande parte devido àqueles que viveram fielmente uma vida escondida, e descansam em túmulos não visitados. " - George Eliot
Ao meu ver esta é a obra do Malick que mais combina com seu estilo contemplativo, é tocante a sensibilidade e a beleza de tal obra.
Onde estava Deus na Segunda guerra Mundial? Estava em pessoas como Franz Jägerstätter, sendo preso, humilhado, sofrendo perante tamanha desumanidade, estava vivendo uma vida oculta.
Cristianismo não é armamento para o "cidadão de bem", não é exercer poder como maioria, não é usar de violência para quem é diferente, mas é abnegação, renúncia e amor.
Culpada por Romance
3.8 37Não tenho nem palavras para descrever a experiência de assistir este filme. Após seu término fiquei me questionando se eu era ignorante para entender este filme, ou ele é confuso mesmo? O filme é genial, ou apenas ruim mesmo? Não consegui dar uma nota, não sei nem o que dizer...
O Bar
3.2 568São tantos furos de roteiro neste filme que a análise seria longa. Mas prefiro sintetizar os furos em um único furo, ao meu ver, o mais problemático.
O principal furo do filme é o fato dos militares não executarem as pessoas do bar de uma vez no começo do filme. Se os militares estavam tão preocupados em matá-los, por qual razão não fizeram isso no momento em que a rua foi evacuada? Eles até mesmo se dão ao trabalho de queimar pneus para encobrir da mídia a situação. Não faz sentido não terem matado todos naquele momento. tanto que mais tarde, eles abrem fogo contra as pessoas estavam na parte de cima do bar, além de incendiar o prédio. O único motivo dos militares não terem matado todos no início do filme, é que desta forma o filme não seria um longa, seria um curta que se resolveria em 15 minutos de duração.
Ademais, não posso deixar de destacar o personagem Israel. Fazia tempo que não via um personagem tão chato em um filme. As citações bíblicas descontextualizadas são de dar raiva em qualquer um.
Nunca, Raramente, Às Vezes, Sempre
4.0 215 Assista Agora"Positivo é sempre positivo. "
"- Nunca desejou ser um rapaz?
- O tempo todo. "
A realidade pode ser dura, ainda mais quando nos colocamos no lugar do outro, compartilhando sua dor. Julgar é fácil de acordo com nosso egoísmo e simplismo, difícil é viver e oferecer apoio...