Aula de cinema para iniciantes da sétima arte, Soderbergh demonstra o que se pode fazer com recursos limitados, como um simples iPhone, porém, com ótimas atuações e um bom roteiro.
A trilha musical se faz quase nula, não é dela que nossos sentimentos são manipulados, muito pelo contrário, é através de uma câmera próxima dos personagens que sentimos a raiva, o desamparo, a tristeza e a revolta. A proximidade da câmera nos aproxima da perspectiva do medo da proximidade do assediador.
Ao fim parece que tudo foi resolvido, mas as cicatrizes de quem foi violentado nunca desaparecem, Sawyer nunca será a mesma, por mais que tente se ajustar a sociedade.
"O pássaro azul do rei kophen não cantou por três anos. Um dia a rainha exclamou: "Pássaros cantam apenas diante de sua própria espécie. Coloque-o na frente de um espelho. " O rei seguiu o conselho. O pássaro azul viu sua própria imagem... cantou sobre sua tristeza... e dançou... até morrer. "
"A princesa Jiacheng me ensinou a tocar cítara. Ela me contou uma história sobre a dança do pássaro azul. Ela era o pássaro azul. A princesa deixou a corte e foi para Weibo sozinha. Não havia ninguém como ela em Weibo. "
"O caminho da espada é impiedoso. Virtudes santas não tem lugar nessa filosofia. Suas habilidades são inigualáveis. Mas sua mente é refém dos sentimentos humanos. "
Nie Yinniang também é o pássaro azul, singular, talvez a procura de sua própria "espécie", para que possa cantar sobre sua tristeza, e possa morrer.
Nie Yinniang trilha um caminho de impetuosidade, mas seus sentimentos falam mais alto. Em essência, são os sentimentos que nos humanizam e nos movem. Apesar de todas as tramas políticas, os sentimentos prevalecem e nutrem uma teia de eventos. Poder, amor, medo, culpa, compaixão, raiva, é isso que nos faz reféns de nós mesmos.
No fim, Nie Yinniang se liberta de sua mestra. O pássaro se torna livre para dançar...
Higher Power desperdiça um conceito interessante. Em mãos competentes poderíamos ter um bom filme de ficção científica, ao invés de atuações ruins, plots que não fazem sentido, personagens caricatos e um Dr. Manhattan de baixo orçamento.
Assistimos um filme, dentro do filme, sobre o filme, e finalizamos com um making-of do filme sobre o filme. Inception do cinema, é camada dentro de camada! Maravilhoso.
A situação de Rambo representa a situação dos demais veteranos da guerra do Vietnã. Assim como o governo americano na época, o xerife, personagem de autoridade, queria esconder Rambo da vista das pessoas.
O assassino veste vermelho, associado ao perigo e à violência. A filha do padre veste verde, significando esperança, crescimento, renovação, plenitude. As paredes da prisão ao fundo são pintadas da cor azul, ligado a tranquilidade, serenidade e harmonia, também associado a melancolia. As cores transmitem a tensão entre a morte e o perdão.
"- Você pode me ensinar a amar? - Não posso, isso não depende de mim. "
"Eu entendi você, mas você nunca me entendeu. "
"Tomas, eu nunca acreditei na sua fé. "
"A vida já é confusa... sem levarmos em consideração o sobrenatural. "
"Consegui escrever aquilo que nunca ousei lhe dizer... quando estava em meus braços. Eu te amo. E vivo por você. Me possua e me use. Sob todo meu falso orgulho e ar de independente... só tenho um desejo: poder viver por alguém. É tão difícil. "
"Deus e eu vivíamos num mundo organizado onde tudo fazia sentido. "
"Se Deus não existisse... isso realmente faria alguma diferença? A vida se tornaria compreensível. Seria um alívio. E a morte seria a extinção da vida. O fim do corpo e do espírito. "
"O sofrimento é incompreensível, portanto não exige explicação."
O zumbi da cena inicial no cemitério é ágil, até mesmo corre, diferentemente dos demais zumbis do restante da trama, talvez para gerar tensão, mas não deixa de ser contraditório.
Barbara se depara com um negro a salvando, na sociedade pré zumbi, uma pessoa de sua posição era perseguida, mas aqui se vê como salvador, proativo, as amarras da antiga sociedade não existem mais.
Ao invés dos personagens se unirem, cada um pensa em si mesmo. Ao final do filme, os corpos são queimados juntos, na morte somos todos iguais.
" - Se trabalhássemos juntos, poderíamos aliviar algumas das tensões. Estamos indo em direções diferentes. - Este é o problema do mundo, minha cara. As pessoas tem ideias diferentes a respeito do que querem da vida."
Os humanos continuam sendo piores que os zumbis. Vemos violência, tirania e machismo.
- As ditaduras roubam o livre arbítrio. Nós sabemos disso. - Ou revelam nossas fraquezas.
- Onde estava Cristo no período da ditadura? - Ele estava tomando chá nos palácios presidenciais ou estava sendo torturado nas prisões com Yorio e Jalics?
- Acredito e rezo para Deus! - Silêncio! - Não posso mais interpretar este papel.
"Então tudo é seu reflexo. Mas, claro, todas essas predições são mentiras para evitar o pânico. Agora Kelvin sabe o que está acontecendo... e quer alertar sua esposa e sua filha. O problema não é somente como escapar do mundo anti-material, mas também como comunicar-se entre os dois mundos. É como se estivesse dentro de um buraco negro. A força gravitacional é tão forte, que nada, absolutamente nada escapa, ou seja, que não existe nenhuma comunicação... E quando ele supera as forças gravitacionais, acaba que o universo é real e o outro é fictício. Como? Como vou saber? É um tipo de projeção modelo no cyber-espaço. Então onde está seu herói agora? Na realidade ou na ficção? Sua família está na realidade e ele na ficção. Mas a ficção não é real? Por quê? Bem, pode vê-la nos filmes, certo? Claro. Bem, então é tão real quanto a realidade, porque também pode vê-la, certo? Puta merda. Por quê? "
"Neste momento, esse é o segundo maior campo de refugiados da África. Talvez apareça por um minuto na CNN, em algum lugar entre os esportes e o clima."
Normalmente os alemães são caricaturados de forma pejorativa no cinema americano, por conta da Segunda Guerra Mundial, entretanto, no filme quem é "humanitário" é um alemão, e os americanos são quem compõe uma sociedade preconceituosa.
Broomhilda se veste de amarelo, pois ela é o ouro de Django, sua princesa.
Os personagens da Ku Klux Klan não enxergam com o capuz, da mesma forma que não "enxergam" o absurdo do racismo.
O racismo é visto em todas as camadas. Diversos negros são racistas para com outros negros, assim como os brancos, todavia, não vemos apenas homens brancos racistas, mas as famílias como um todo, também disseminavam o racismo em seu cotidiano.
Candy se veste bem, mas tem os dentes podres, como uma revelação do interior, além da cor de suas vestes ser vinho, como um demônio.
Quem detém o poder é um escravo escravista que se sobrepõe aos brancos. Seu poder é confirmado através do selamento de um contrato.
Django retorna para a fazenda montado em um cavalo sem selas, livre como ele está, sem rédeas.
"As explicações vão aparecer no noticiário da TV. "
"Se o governo diz, temos que aceitar. "
Na cena inicial, vemos dois cientistas em uma base americana, o cientista americano ordena a seu subalterno que derrame o liquido tóxico que irá escoar até o rio Han. Consequentemente, uma mutação é gerada, implicando em um desastre inigualável no país.
Quem gera a origem do problema é o governo americano. Sua política externa em teoria é criar um mundo mais seguro, democrático e próspero para o benefício do povo americano e da comunidade internacional, porém. o que vemos na realidade é uma toxidade que deságua nos países estrangeiros, criando verdadeiros monstros.
Em momentos de crise, buscamos ouvir a salvação por meio da mídia.
As pessoas querem acreditar no amor, afinal, romance vende.
Pessimismo x otimismo, temos razões para ter esperança?
As pessoas irão reagir frente a informatização?
"No meu trabalho encontro gente que tem grandes visões idealistas de ser líder e criar um mundo melhor. Gostam do objetivo, mas não do processo. Mas a realidade é que a verdadeira melhora surge de pequenas realizações. "
"Eu vejo o amor como um escape para duas pessoas que não sabem ficar sozinhas. É engraçado, as pessoas sempre falam sobre como o amor é essa coisa não egoísta, doadora. Mas se pensar bem, não há nada mais egoísta. "
"Acho que o feminismo foi criado por homens para transar. "
"Tudo o que fazemos na vida não é uma tentativa de sermos um pouco mais amados?. "
"Eu acredito que se existe um Deus Ele não estaria em mim, nem em você, mas no pequeno espaço entre nós dois. "
Olha, que belo festival de clichês... elementos narrativos já contados tantas vezes, mas de maneira melhor.
Segue a baixo problemas que identifiquei ao longo do filme. Se parasse para pensar mais nele, após seu término, é possível que encontrasse mais problemas ainda.
Alita se abre facilmente como todos os personagens que interage.
A vilã esmaga um inseto revelando sua maldade, até quando a morte de animais será utilizada para indicar maldade?
Alita tem um relacionamento extremamente forçado e previsível com o rapaz, até mesmo a trilha no momento romântico é clichê.
A motivação do doutor para ser um caçador é clichê, mataram a filha, portanto queria vingança. Nossa, que novidade!
A câmera lenta no momento da revelação que o "namorado" da Alita trabalha para o vilão, clichê que só.
Se muitos saqueadores roubaram da nave, como ninguém nunca tentou girar a trava da porta da nave antes? Tinha uma armadura lá dentro! Os caçadores de recompensa só tem lábia, mas são uns patetas.
Como o doutor chegou exatamente no momento da briga da Alita no bar? O robozão mata o cachorro para mostrar o quanto é mal, John Wick manda lembranças!
Depois a Alita passa o sangue do cachorro no rosto, como assim? Em seguida o robozão quebra o chão para formar um túnel, mas não aparece o sangue do cachorro, nem o corpo, erro de continuidade.
Se querem que Alita morra, por que não explodem a casa que ela mora logo?
A doutora e os centuriões aparecem do nada no momento da morte do Hugo, como eles sabiam onde ele estava, na hora exata?
O filme tenta emocionar o espectador usando a "morte" do Hugo duas vezes!
Agnes de Deus
3.5 41 Assista Agora"Nascemos, vivemos, morremos. Não há espaço para milagres. Oh, minha querida, como eu sinto falta dos milagres. "
Distúrbio
3.4 257Aula de cinema para iniciantes da sétima arte, Soderbergh demonstra o que se pode fazer com recursos limitados, como um simples iPhone, porém, com ótimas atuações e um bom roteiro.
A trilha musical se faz quase nula, não é dela que nossos sentimentos são manipulados, muito pelo contrário, é através de uma câmera próxima dos personagens que sentimos a raiva, o desamparo, a tristeza e a revolta. A proximidade da câmera nos aproxima da perspectiva do medo da proximidade do assediador.
Ao fim parece que tudo foi resolvido, mas as cicatrizes de quem foi violentado nunca desaparecem, Sawyer nunca será a mesma, por mais que tente se ajustar a sociedade.
A Última Fortaleza
3.7 135 Assista AgoraAo fim não vemos um pedido de socorro, pois a bandeira é "deles"!
Riqueza Tóxica
2.9 84Ganância e suas consequências, união em prol da sobrevivência, amadurecimento.
A Assassina
3.3 94 Assista Agora"O pássaro azul do rei kophen não cantou por três anos. Um dia a rainha exclamou: "Pássaros cantam apenas diante de sua própria espécie. Coloque-o na frente de um espelho. " O rei seguiu o conselho. O pássaro azul viu sua própria imagem... cantou sobre sua tristeza... e dançou... até morrer. "
"A princesa Jiacheng me ensinou a tocar cítara. Ela me contou uma história sobre a dança do pássaro azul. Ela era o pássaro azul. A princesa deixou a corte e foi para Weibo sozinha. Não havia ninguém como ela em Weibo. "
"O caminho da espada é impiedoso. Virtudes santas não tem lugar nessa filosofia. Suas habilidades são inigualáveis. Mas sua mente é refém dos sentimentos humanos. "
Nie Yinniang também é o pássaro azul, singular, talvez a procura de sua própria "espécie", para que possa cantar sobre sua tristeza, e possa morrer.
Nie Yinniang trilha um caminho de impetuosidade, mas seus sentimentos falam mais alto. Em essência, são os sentimentos que nos humanizam e nos movem. Apesar de todas as tramas políticas, os sentimentos prevalecem e nutrem uma teia de eventos. Poder, amor, medo, culpa, compaixão, raiva, é isso que nos faz reféns de nós mesmos.
No fim, Nie Yinniang se liberta de sua mestra. O pássaro se torna livre para dançar...
Higher Power
2.9 16Higher Power desperdiça um conceito interessante. Em mãos competentes poderíamos ter um bom filme de ficção científica, ao invés de atuações ruins, plots que não fazem sentido, personagens caricatos e um Dr. Manhattan de baixo orçamento.
Alexandre e o Dia Terrível, Horrível, Espantoso e Horroroso
3.2 344 Assista AgoraQue filme gostoso! Condizente com a proposta familiar cômica, além de um elenco muito bom.
Plano-Sequência dos Mortos
4.1 107Assistimos um filme, dentro do filme, sobre o filme, e finalizamos com um making-of do filme sobre o filme. Inception do cinema, é camada dentro de camada! Maravilhoso.
Fé Corrompida
3.7 376 Assista Agora"O desespero é um desenvolvimento de orgulho tão grande, que escolhe a certeza, em vez de admitir que Deus é mais criativo do que nós somos. "
"Com que frequência pedimos uma experiência genuína quando tudo que queremos é emoção? "
"Com que facilidade falam de oração, aqueles que nunca rezaram de verdade. "
"Vivemos um mundo sem esperança. "
"Deus nos perdoará pelo que fizemos a sua criação? "
"Todo ato de preservação é um ato de criação, tudo o que é preservado, renova a criação, é assim que participamos da criação. "
A Luz no Fim do Mundo
3.4 75 Assista Agora"Eu acho que as histórias são importantes e boas porque elas nos conectam com outras pessoas, e elas fazem o munda parecer um lugar maior. "
Rambo: Programado Para Matar
3.7 578 Assista AgoraA situação de Rambo representa a situação dos demais veteranos da guerra do Vietnã. Assim como o governo americano na época, o xerife, personagem de autoridade, queria esconder Rambo da vista das pessoas.
Calvário
3.6 134"O perdão é subestimado. "
Análise da cena final:
O assassino veste vermelho, associado ao perigo e à violência. A filha do padre veste verde, significando esperança, crescimento, renovação, plenitude. As paredes da prisão ao fundo são pintadas da cor azul, ligado a tranquilidade, serenidade e harmonia, também associado a melancolia. As cores transmitem a tensão entre a morte e o perdão.
Luz de Inverno
4.3 173"Deus está silencioso. "
"- Você pode me ensinar a amar?
- Não posso, isso não depende de mim. "
"Eu entendi você, mas você nunca me entendeu. "
"Tomas, eu nunca acreditei na sua fé. "
"A vida já é confusa... sem levarmos em consideração o sobrenatural. "
"Consegui escrever aquilo que nunca ousei lhe dizer... quando estava em meus braços. Eu te amo. E vivo por você. Me possua e me use. Sob todo meu falso orgulho e ar de independente... só tenho um desejo: poder viver por alguém. É tão difícil. "
"Deus e eu vivíamos num mundo organizado onde tudo fazia sentido. "
"Se Deus não existisse... isso realmente faria alguma diferença? A vida se tornaria compreensível. Seria um alívio. E a morte seria a extinção da vida. O fim do corpo e do
espírito. "
"O sofrimento é incompreensível, portanto não exige explicação."
A Noite dos Mortos-Vivos
4.0 549 Assista AgoraO zumbi da cena inicial no cemitério é ágil, até mesmo corre, diferentemente dos demais zumbis do restante da trama, talvez para gerar tensão, mas não deixa de ser contraditório.
Barbara se depara com um negro a salvando, na sociedade pré zumbi, uma pessoa de sua posição era perseguida, mas aqui se vê como salvador, proativo, as amarras da antiga sociedade não existem mais.
Ao invés dos personagens se unirem, cada um pensa em si mesmo. Ao final do filme, os corpos são queimados juntos, na morte somos todos iguais.
Dia dos Mortos
3.7 304 Assista Agora"Ele é humano. É isso que me assusta, sabia?"
" - Se trabalhássemos juntos, poderíamos aliviar algumas das tensões. Estamos indo em direções diferentes.
- Este é o problema do mundo, minha cara. As pessoas tem ideias diferentes a respeito do que querem da vida."
Os humanos continuam sendo piores que os zumbis. Vemos violência, tirania e machismo.
Dois Papas
4.1 962 Assista Agora- As ditaduras roubam o livre arbítrio. Nós sabemos disso.
- Ou revelam nossas fraquezas.
- Onde estava Cristo no período da ditadura?
- Ele estava tomando chá nos palácios presidenciais ou estava sendo torturado nas prisões com Yorio e Jalics?
- Acredito e rezo para Deus!
- Silêncio!
- Não posso mais interpretar este papel.
Violência Gratuita
3.4 1,3K"Então tudo é seu reflexo. Mas, claro, todas essas predições são mentiras para evitar o pânico. Agora Kelvin sabe o que está acontecendo... e quer alertar sua esposa e sua filha. O problema não é somente como escapar do mundo anti-material, mas também como comunicar-se entre os dois mundos. É como se estivesse dentro de um buraco negro. A força gravitacional é tão forte, que nada, absolutamente nada escapa, ou seja, que não existe nenhuma comunicação... E quando ele supera as forças gravitacionais, acaba que o universo é real e o outro é fictício. Como? Como vou saber? É um tipo de projeção modelo no cyber-espaço. Então onde está seu herói agora? Na realidade ou na ficção? Sua família está na realidade e ele na ficção. Mas a ficção não é real? Por quê? Bem, pode vê-la nos filmes, certo? Claro. Bem, então é tão real quanto a realidade, porque também pode vê-la, certo? Puta merda. Por quê? "
Diamante de Sangue
4.0 968 Assista Agora"Neste momento, esse é o segundo maior campo de refugiados da África. Talvez apareça por um minuto na CNN, em algum lugar entre os esportes e o clima."
"Um país inteiro desabrigado."
RoboCop: O Policial do Futuro
3.6 683 Assista AgoraRobocop não prende, apenas deixa o criminoso sangrando na rua.
Django Livre
4.4 5,8K Assista AgoraNormalmente os alemães são caricaturados de forma pejorativa no cinema americano, por conta da Segunda Guerra Mundial, entretanto, no filme quem é "humanitário" é um alemão, e os americanos são quem compõe uma sociedade preconceituosa.
Broomhilda se veste de amarelo, pois ela é o ouro de Django, sua princesa.
Os personagens da Ku Klux Klan não enxergam com o capuz, da mesma forma que não "enxergam" o absurdo do racismo.
O racismo é visto em todas as camadas. Diversos negros são racistas para com outros negros, assim como os brancos, todavia, não vemos apenas homens brancos racistas, mas as famílias como um todo, também disseminavam o racismo em seu cotidiano.
Candy se veste bem, mas tem os dentes podres, como uma revelação do interior, além da cor de suas vestes ser vinho, como um demônio.
Quem detém o poder é um escravo escravista que se sobrepõe aos brancos. Seu poder é confirmado através do selamento de um contrato.
Django retorna para a fazenda montado em um cavalo sem selas, livre como ele está, sem rédeas.
#Cinecast
O Hospedeiro
3.6 549 Assista Agora"As explicações vão aparecer no noticiário da TV. "
"Se o governo diz, temos que aceitar. "
Na cena inicial, vemos dois cientistas em uma base americana, o cientista americano ordena a seu subalterno que derrame o liquido tóxico que irá escoar até o rio Han. Consequentemente, uma mutação é gerada, implicando em um desastre inigualável no país.
Quem gera a origem do problema é o governo americano. Sua política externa em teoria é criar um mundo mais seguro, democrático e próspero para o benefício do povo americano e da comunidade internacional, porém. o que vemos na realidade é uma toxidade que deságua nos países estrangeiros, criando verdadeiros monstros.
Em momentos de crise, buscamos ouvir a salvação por meio da mídia.
Antes do Pôr-do-Sol
4.2 1,5K Assista AgoraAs pessoas querem acreditar no amor, afinal, romance vende.
Pessimismo x otimismo, temos razões para ter esperança?
As pessoas irão reagir frente a informatização?
"No meu trabalho encontro gente que tem grandes visões idealistas de ser líder e criar um mundo melhor. Gostam do objetivo, mas não do processo. Mas a realidade é que a verdadeira melhora surge de pequenas realizações. "
Antes do Amanhecer
4.3 1,9K Assista Agora"Eu vejo o amor como um escape para duas pessoas que não sabem ficar sozinhas. É engraçado, as pessoas sempre falam sobre como o amor é essa coisa não egoísta, doadora. Mas se pensar bem, não há nada mais egoísta. "
"Acho que o feminismo foi criado por homens para transar. "
"Tudo o que fazemos na vida não é uma tentativa de sermos um pouco mais amados?. "
"Eu acredito que se existe um Deus Ele não estaria em mim, nem em você, mas no pequeno espaço entre nós dois. "
Alita: Anjo de Combate
3.6 814 Assista AgoraOlha, que belo festival de clichês... elementos narrativos já contados tantas vezes, mas de maneira melhor.
Segue a baixo problemas que identifiquei ao longo do filme. Se parasse para pensar mais nele, após seu término, é possível que encontrasse mais problemas ainda.
Alita se abre facilmente como todos os personagens que interage.
A vilã esmaga um inseto revelando sua maldade, até quando a morte de animais será utilizada para indicar maldade?
Alita tem um relacionamento extremamente forçado e previsível com o rapaz, até mesmo a trilha no momento romântico é clichê.
A motivação do doutor para ser um caçador é clichê, mataram a filha, portanto queria vingança. Nossa, que novidade!
A câmera lenta no momento da revelação que o "namorado" da Alita trabalha para o vilão, clichê que só.
Se muitos saqueadores roubaram da nave, como ninguém nunca tentou girar a trava da porta da nave antes? Tinha uma armadura lá dentro! Os caçadores de recompensa só tem lábia, mas são uns patetas.
Como o doutor chegou exatamente no momento da briga da Alita no bar? O robozão mata o cachorro para mostrar o quanto é mal, John Wick manda lembranças!
Depois a Alita passa o sangue do cachorro no rosto, como assim? Em seguida o robozão quebra o chão para formar um túnel, mas não aparece o sangue do cachorro, nem o corpo, erro de continuidade.
Se querem que Alita morra, por que não explodem a casa que ela mora logo?
A doutora e os centuriões aparecem do nada no momento da morte do Hugo, como eles sabiam onde ele estava, na hora exata?
O filme tenta emocionar o espectador usando a "morte" do Hugo duas vezes!