"Me sento na roda dos infelizes, para uma dose pesada de álcool; ansiando que a embriaguez diminua a dor dos sentimentos." (Alexandre Machado dos Santos)
Druk é repleto de ambiguidades e provocações, rompendo tanto com o liberalismo, quanto com o moralismo. É possível traçar uma linha que separe a moderação do alcoolismo? Os benefícios superam os danos? Como cada pessoa irá reagir e quais consequências terá?
Seja na busca por prazer da juventude, ou na desilusão da idade, somos o que somos, pessoas medrosas, egoístas e desequilibradas, buscando transcender nossa condição natural, seja por qual meio for. O álcool apenas revela nosso interior.
“O silêncio diante do mal é o próprio mal.” (Dietrich Bonhoeffer)
Grâce à Dieu apresenta uma luta externa e interna, contra a pedofilia, que assolou a ainda assola a Igreja Católica. Rejeitar a igreja é a solução, ou estar dentro dela gera mais força? Como conviver com quem sabia e nada fez? Existe perdão para tal ato? Pode existir cura para as feridas das vítimas?
Requiem for a Dream acabou comigo, agora é uma semana melancólico. Com uma trilha muscal incômoda, enquadramentos que transmitem a paranoia dos personagens, além de ótimas atuações, Requiem for a Dream deságua em um final catártico, capaz de dilacerar nossa alma.
Filme para assistir apenas uma vez. Não tenho psicológico para voltar à obra.
"Se roubar uma ovelha, tomam-lhes as terras. Se roubar uma montanha, farão de você um senhor. "
Acompanhamos o peso de ser mulher no século XIX, em um contexto onde o poder masculino e a fé cega levam a opressão. Desespero, solidão, angustia e medo desaguam em um final onde a única opção é se agarrar a esperança de dias melhores, ainda que estes possam não chegar.
Como expulsar os demônios quando eles são de carne e osso?
"A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes. " (Andrew Schneider)
Ao assistir Elephant, esperava um filme como Polytechnique, de Denis Villeneuve. Polytechnique se passa em Montreal e também possui a temática de um atentado em uma escola, inspirado em fatos, mas no caso, o assassino direcionava os ataques apenas à mulheres. Diferentemente de Gus Van Sant, Denis Villeneuve discute a violência como forma de poder e também apresenta as marcas geradas nas vítimas.
Apesar de Elephant acertar na estética, com uma ótima fotografia, falta profundidade no roteiro, tanto no questionamento da motivação dos assassinos, quanto dos traumas das vítimas. As atuações displicentes também contribuem para que a experiência proporcionada por Elephant fique aquém das expectativas.
Gus Van Sant parece ter apresentado um cenário violento, com uma discussão leviana.
"Em tempos de desespero, falsos deuses são abundantes. As pessoas depositam sua fé no pregador que fala mais alto e esperam que ele esteja certo. "
Stake Land desenvolve bem seu lado dramático e possui uma premissa interessante. Contudo, não temos atuações consistentes, com personagens pouco desenvolvidos, além de certas decisões de roteiro que quebram com a suspensão de descrença.
A questão religiosa da "Irmandade" é interessante, afinal, em um mundo dominado por vampiros, os piores vilões são humanos, porém, a ideia do culto poderia ser melhor desenvolvida.
Que cena inicial foi aquela? O bebê era um bonecão, o filme parece nem mesmo fazer questão em tentar disfarçar. E que reação foi aquela do Martin com a morte dos pais e do irmão? Parece que foi mais um dia qualquer, como assim? E de onde foi que o Mister surgiu? O personagem é introduzido do nada.
Ao meu ver, os principais problemas do filme estão justamente na parte de ação, considero as cenas dramáticas melhores.
Ao longo do filme, pensei em como este filme se enquadra melhor como um filme de zumbi do que como um filme de vampiro, propriamente dito. Se não fosse o fato de sugarem o sangue das vítimas, não saberíamos que eram vampiros.
O filme é um tanto previsível em diversos momentos também. No momento em que o grupo estava fugindo no milharal, pensei na hora, o freira vai morrer. Dito e feito. Quando Mister e Martin perseguiram o vampiro na mata, deixando Belle para trás, dormindo a beira da fogueira, pensei, como assim? Deixaram uma mulher grávida exposta durante a noite? Deu no que deu.
Mas o que mais me incomodou foi a luta final entre Mister e Jebedia. que coisa horrível a ideia de Jebedia ter se tornado um vampiro que manteve a racionalidade. Não faz nem sentido o fato dele ter encontrado o grupo naquele fim de mundo.
Quando a criança era criança, andava balançando os braços, queria que o riacho fosse um rio, que o rio fosse uma torrente e que essa poça fosse o mar.
Quando a criança era criança,
não sabia que era criança, tudo lhe parecia ter alma, e todas as almas eram uma.
Quando a criança era criança,
não tinha opinião a respeito de nada, não tinha nenhum costume, sentava-se sempre de pernas cruzadas, saía correndo, tinha um redemoinho no cabelo e não fazia poses na hora da fotografia.
Quando a criança era uma criança
era a época destas perguntas: Por que eu sou eu e não você? Por que estou aqui, e por que não lá? Quando foi que o tempo começou, e onde é que o espaço termina? Um lugar na vida sob o sol não é apenas um sonho? Aquilo que eu vejo e ouço e cheiro não é só a aparência de um mundo diante de um mundo? Existe de fato o Mal e as pessoas que são realmente más? Como pode ser que eu, que sou eu, antes de ser eu mesmo não era eu, e que algum dia, eu, que sou eu, não serei mais quem eu sou? Quando uma criança era uma criança, Mastigava espinafre, ervilhas, bolinhos de arroz, e couve-flor cozida, e comia tudo isto não somente porque precisava comer. Quando uma criança era uma criança, Uma vez acordou numa cama estranha, e agora faz isso de novo e de novo. Muitas pessoas, então, pareciam lindas e agora só algumas parecem, com alguma sorte. Visualizava uma clara imagem do Paraíso, e agora no máximo consegue só imaginá-lo, não podia conceber o vazio absoluto, que hoje estremece no seu pensamento. Quando uma criança era uma criança, brincava com entusiasmo, e agora tem tanta excitação como tinha, porém só quando pensa em trabalho. Quando uma criança era uma criança, Era suficiente comer uma maçã, uma laranja, pão, E agora é a mesma coisa. Quando uma criança era criança, amoras enchiam sua mão como somente as amoras conseguem, e também fazem agora, Avelãs frescas machucavam sua língua, parecido com o que fazem agora, tinha, em cada cume de montanha, a busca por uma montanha ainda mais alta,e em cada cidade, a busca por uma cidade ainda maior, e ainda é assim, alcançava cerejas nos galhos mais altos das árvores como, com algum orgulho, ainda consegue fazer hoje, tinha uma timidez na frente de estranhos, como ainda tem. Esperava a primeira neve, Como ainda espera até agora. Quando a criança era criança, Arremessou um bastão como se fosse uma lança contra uma árvore, E ela ainda está lá, chacoalhando, até hoje.
"A vingança tarda mas não falha, e ela é doce e amarga ao mesmo tempo, como uma taça de vinho tinto seco nas noites de inverno, tanto arrepia quanto satisfaz, mas te entorpece e te envenena , fazendo você querer aquilo cada vez mais. "
O filme aborda a fuga da realidade através das drogas, se passando em 1983. Talvez Elena fosse uma arma viva contra os soviéticos, através de seus poderes psíquicos, pressa em uma instalação privada. Sua mãe foi parte de um experimento que a gerou. Porém, fora da instalação as pessoas "livres" também se encontram "presas" por drogas.
Ambientado em 1938, o filme carrega um pano de fundo histórico interessante, situando a narrativa no período da ocupação japonesa da Coréia, próximo ao início da Segunda Guerra Mundial. Tal contexto histórico serve como problematizador do plot twist do filme.
Ao longo da narrativa, vemos o uma história sobre medo, insegurança, perdas, amadurecimento feminino, empatia e amizade.
Joo-Ran e Yeon-Duk formam um ótimo par de protagonistas.
Não interpretei seu relacionamento como amoroso, mas como amizade. Joo-Ran é introduzida como uma pessoa solitária e rejeitada pela família, ao encontrar generosidade por parte de Yeon-Duk, Joo-Ran encontra força de vontade para viver e se aceitar. Assim sendo, Yeon-Duk era uma órfã, em Joo-Ran, Yeon-Duk vê uma chance de reparar seu passado, encontrando afeto e coragem.
O filme mescla gêneros, mas infelizmente acaba se perdendo no final. A proposta de terror com ficção científica, mas com um final incontundente, me remeteu ao filme A Cure For Wellness (2017). Contudo, a experiência do filme se mantém válida.
O problema de "O Rastro" é seu terceiro ato, onde a montagem é abrupta, além de desenvolver um plot twist sem que o mesmo houvesse sido minimamente introduzido anteriormente, fazendo com que a narrativa perca seu impacto.
O plot do tráfego de órgãos renderia um filme a parte.
Filme muito divertido, apresentando a disputa americana entre Direita e Esquerda, retratando as controvérsias de ambos os lados.
Jon Stewart expõe o fato dos democratas também estarem inseridos em um sistema político que privilegia interesses. Também vemos a aproximação dos democratas com as elites, bem como seu afastamento com o eleitorado tradicional, além da manipulação de minorias para fins políticos.
Irresistible levanta uma discussão atual e relevante de maneira satírica, criticando o sistema político, a elite política, os candidatos, os milionários que financiam campanhas, os voluntários e os eleitores.
O dia nasce e meus olhos estão fechados O horizonte pega fogo, não vejo
Os lampejos da beleza desse mundo Como areia, caem no chão por entre os dedos
O sentido da existência é a existência Quando acordo para a vida que eu já tenho Quando acordo para a vida que eu já tenho
(Os Arrais)
Palm Springs discute existencialismo, expondo a mundanidade, angústia, responsabilidade, liberdade e morte, intrínsecas à realidade humana. De acordo com o existencialismo, a essência humana é construída durante sua vivência, a partir de suas escolhas, uma vez que possui liberdade incondicional.
A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos. Toda escolha implicará numa perda ou em várias, dentre muitas possibilidades que nos são postas. Por minha liberdade de escolha, se fracasso, nada ou ninguém pode ser responsável, apenas eu.
Como disse Kierkegaard, "Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se. "
Nyles e Sarah viram os dinossauros pela primeira vez sob efeito de cogumelos alucinógenos, se eram reais ou não, o filme deixou em aberto. Nesta ocasião, Nyles discutia sobre como todos os sentimentos são passageiros, no momento em que brindou, ao fato de fingir que não se importava, a frase é inacabada pela surpresa da visão dos dinossauros. Portanto, ao final, quando os dinossauros são vistos fora do looping, sem efeito dos cogumelos, interpretei como uma metáfora para como os sentimentos são na verdade, duradouros, além de simbolizar como a realidade pode ser tão "fantástica" quanto uma "ilusão".
Quanto mais a cronologia avançava, com mais medo eu ficava. Imaginei que o desfecho do filme fosse como o de Spotlight, onde o caso é concluído, mas não, ele continua até hoje! Simplesmente aterrador!
Dark Waters apresenta apenas o caso de uma empresa com um produto específico. Imagine o quanto estamos contaminados com tantos outros objetos e produtos alimentícios!
Virá o dia em que eu hei de ser um velho experiente Olhando as coisas através de uma filosofia sensata E lendo os clássicos com a afeição que a minha mocidade não permite. Nesse dia Deus talvez tenha entrado definitivamente em meu espírito Ou talvez tenha saído definitivamente dele. Então todos os meus atos serão encaminhados no sentido do túmulo E todas as ideias autobiográficas da mocidade terão desaparecido: Ficará talvez somente a ideia do testamento bem escrito. Serei um velho, não terei mocidade, nem sexo, nem vida Só terei uma experiência extraordinária. Fecharei minha alma a todos e a tudo Passará por mim muito longe o ruído da vida e do mundo Só o ruído do coração doente me avisará de uns restos de vida em mim. Nem o cigarro da mocidade restará. Será um cigarro forte que satisfará os pulmões viciados E que dará a tudo um ar saturado de velhice. Não escreverei mais a lápis E só usarei pergaminhos compridos. Terei um casaco de alpaca que me fechará os olhos.
Serei um corpo sem mocidade, inútil, vazio Cheio de irritação para com a vida Cheio de irritação para comigo mesmo.
O eterno velho que nada é, nada vale, nada vive O velho cujo único valor é ser o cadáver de uma mocidade criadora.
(Vinicius de Moraes)
Frente a morte, sorrimos. Vivo em solitude, estou sozinho e torno a experiência em crescimento, não estou triste, mas vivo minhas próprias experiências.
El Club expõe as feridas abertas por uma igreja que encobriu a opressão que inúmeras crianças passaram, bem como os dilemas de fé e moralidade que acometeram diversos padres. Em meio a busca por uma "nova igreja", o passado não pode ser esquecido.
El Club revela o horror de um passado chileno marcado por uma ditadura, onde as feridas ainda permanecem.
O filme utiliza um filtro azul, com um tom frio, transmitindo tristeza, melancolia, isolamento e frieza, ora calma e passividade. O tom azul é cortado pelo amarelo da "casa", remetendo a doença, insegurança e vingança.
"Eu quero uma igreja nova. "
"Os civis esquerdistas queriam resolver um problema divino num tribunal laico. Viram que era a única chance de vingança, porque Deus perdoaria a todos, inclusive os assassinos. "
"Há quanto tempo não fica numa paróquia? com pessoas, com gente que sofre? Com mulheres que não podem ter filhos? Com meninas que não querem ter esses filhos, que querem jogá-los no lixo? Por quê? Por que essa injustiça? Deus me deu uma missão. Salvar vidas. "
Reclusão, abdicação de confortos materiais, orações e jejum não são a verdadeira penitência. A verdadeira penitência está no confronto do próprio eu, e no amparo do próximo.
Assisti primeiro a refilmagem, a qual adorei, portanto, minha expectativa era alta, mas ao final me senti assistindo a última temporada de Game of Thrones...
Uma simples facada matou o ser que que era a "fonte" de todo o poder? Um ser tão poderoso? Como assim?
E que morte foi essa da Sara? Ela sobe na janela, como não viu o que tinha no chão antes de pular? Mas o pior é o fato dos arames não serem farpados! Como é possível se ferir em arames sem farpa?
Como as bailarinas aceitaram tão facilmente os assassinatos? Ou pior, como a polícia não fez uma investigação decente, visto que a escola teve duas pessoas assassinadas e um desaparecimento? Não foi um feitiço que os impediu, foi apenas incompetência mesmo!
O bom mesmo é o visual arrebatador, além da trilha sonora fantástica!
Super 8 apresenta uma história a la anos 80, mas sem o charme de produções como Stranger Things, o que dificulta a suspensão de descrença. Ao meu ver, o principal problema do filme, é a falta de desenvolvimento de personagens, ao término do filme não me lembrava do nome de quase nenhum personagem. No grupo de amigos, apenas o trio formado por Alice, Joe e Charles possui desenvolvimento, tornando o grupo de amigos apenas como um elemento a fazer referência a filmes nostálgicos oitentistas. Porém, a trama consegue entreter, com diversos momentos divertidos.
A cena nos créditos é melhor que o restante do filme todo, dei meia estrela a mais na nota só por conta dela. "Química Romero"... estou rindo até agora!
O primeiro título do poema "Liberdade" foi “Une seule pensée”, isto é, “Um único pensamento”, título empregado por Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em sua tradução. Alguns anos depois, o próprio Éluard alterou esse título para “Liberté”, isto é, “Liberdade”.
Liberdade
Nos meus cadernos de escola Nesta carteira nas árvores Nas areias e na neve Escrevo teu nome
Em toda página lida Em toda página branca Pedra sangue papel cinza Escrevo teu nome
Nas imagens redouradas Na armadura dos guerreiros E na coroa dos reis Escrevo teu nome
Nas jungles e no deserto Nos ninhos e nas giestas No céu da minha infância Escrevo teu nome
Nas maravilhas das noites No pão branco da alvorada Nas estações enlaçadas Escrevo teu nome
Nos meus farrapos de azul No tanque sol que mofou No lago lua vivendo Escrevo teu nome
Nas campinas do horizonte Nas asas dos passarinhos E no moinho das sombras Escrevo teu nome
Em cada sopro de aurora Na água do mar nos navios Na serrania demente Escrevo teu nome
Até na espuma das nuvens No suor das tempestades Na chuva insípida e espessa Escrevo teu nome
Nas formas resplandecentes Nos sinos das sete cores E na física verdade Escrevo teu nome
Nas veredas acordadas E nos caminhos abertos Nas praças que regurgitam Escrevo teu nome
Na lâmpada que se acende Na lâmpada que se apaga Em minhas casas reunidas Escrevo teu nome
No fruto partido em dois de meu espelho e meu quarto Na cama concha vazia Escrevo teu nome
Em meu cão guloso e meigo Em suas orelhas fitas Em sua pata canhestra Escrevo teu nome
No trampolim desta porta Nos objetos familiares Na língua do fogo puro Escrevo teu nome
Em toda carne possuída Na fronte de meus amigos Em cada mão que se estende Escrevo teu nome
Na vidraça das surpresas Nos lábios que estão atentos Bem acima do silêncio Escrevo teu nome
Em meus refúgios destruídos Em meus faróis desabados Nas paredes do meu tédio Escrevo teu nome
Na ausência sem mais desejos Na solidão despojada E nas escadas da morte Escrevo teu nome
Na saúde recobrada No perigo dissipado Na esperança sem memórias Escrevo teu nome
E ao poder de uma palavra Recomeço minha vida Nasci pra te conhecer E te chamar
Liberdade.
– Paul Éluard [tradução Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira].
Druk: Mais Uma Rodada
3.9 798 Assista Agora"Me sento na roda dos infelizes, para uma dose pesada de álcool; ansiando que a embriaguez diminua a dor dos sentimentos." (Alexandre Machado dos Santos)
Druk é repleto de ambiguidades e provocações, rompendo tanto com o liberalismo, quanto com o moralismo. É possível traçar uma linha que separe a moderação do alcoolismo? Os benefícios superam os danos? Como cada pessoa irá reagir e quais consequências terá?
Seja na busca por prazer da juventude, ou na desilusão da idade, somos o que somos, pessoas medrosas, egoístas e desequilibradas, buscando transcender nossa condição natural, seja por qual meio for. O álcool apenas revela nosso interior.
Graças a Deus
3.8 83 Assista Agora“O silêncio diante do mal é o próprio mal.” (Dietrich Bonhoeffer)
Grâce à Dieu apresenta uma luta externa e interna, contra a pedofilia, que assolou a ainda assola a Igreja Católica. Rejeitar a igreja é a solução, ou estar dentro dela gera mais força? Como conviver com quem sabia e nada fez? Existe perdão para tal ato? Pode existir cura para as feridas das vítimas?
- Pai?
- Sim.
- Ainda acredita em Deus?
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraRequiem for a Dream acabou comigo, agora é uma semana melancólico. Com uma trilha muscal incômoda, enquadramentos que transmitem a paranoia dos personagens, além de ótimas atuações, Requiem for a Dream deságua em um final catártico, capaz de dilacerar nossa alma.
Filme para assistir apenas uma vez. Não tenho psicológico para voltar à obra.
Gwen
3.0 25"Se roubar uma ovelha, tomam-lhes as terras. Se roubar uma montanha, farão de você um senhor. "
Acompanhamos o peso de ser mulher no século XIX, em um contexto onde o poder masculino e a fé cega levam a opressão. Desespero, solidão, angustia e medo desaguam em um final onde a única opção é se agarrar a esperança de dias melhores, ainda que estes possam não chegar.
Como expulsar os demônios quando eles são de carne e osso?
"- Para onde vamos?
- Procurar o papai. "
30 Dias de Noite
3.1 740 Assista Agora"Como eles podem ser detidos, se o dia nunca chega? "
Elefante
3.6 1,2K Assista Agora"A violência é uma questão de poder. As pessoas se tornam violentas quando se sentem impotentes. " (Andrew Schneider)
Ao assistir Elephant, esperava um filme como Polytechnique, de Denis Villeneuve. Polytechnique se passa em Montreal e também possui a temática de um atentado em uma escola, inspirado em fatos, mas no caso, o assassino direcionava os ataques apenas à mulheres. Diferentemente de Gus Van Sant, Denis Villeneuve discute a violência como forma de poder e também apresenta as marcas geradas nas vítimas.
Apesar de Elephant acertar na estética, com uma ótima fotografia, falta profundidade no roteiro, tanto no questionamento da motivação dos assassinos, quanto dos traumas das vítimas. As atuações displicentes também contribuem para que a experiência proporcionada por Elephant fique aquém das expectativas.
Gus Van Sant parece ter apresentado um cenário violento, com uma discussão leviana.
Stake Land: Anoitecer Violento
3.1 285"Em tempos de desespero, falsos deuses são abundantes. As pessoas depositam sua fé no pregador que fala mais alto e esperam que ele esteja certo. "
Stake Land desenvolve bem seu lado dramático e possui uma premissa interessante. Contudo, não temos atuações consistentes, com personagens pouco desenvolvidos, além de certas decisões de roteiro que quebram com a suspensão de descrença.
A questão religiosa da "Irmandade" é interessante, afinal, em um mundo dominado por vampiros, os piores vilões são humanos, porém, a ideia do culto poderia ser melhor desenvolvida.
Algumas coisas que me incomodaram:
Que cena inicial foi aquela? O bebê era um bonecão, o filme parece nem mesmo fazer questão em tentar disfarçar. E que reação foi aquela do Martin com a morte dos pais e do irmão? Parece que foi mais um dia qualquer, como assim? E de onde foi que o Mister surgiu? O personagem é introduzido do nada.
Ao meu ver, os principais problemas do filme estão justamente na parte de ação, considero as cenas dramáticas melhores.
Ao longo do filme, pensei em como este filme se enquadra melhor como um filme de zumbi do que como um filme de vampiro, propriamente dito. Se não fosse o fato de sugarem o sangue das vítimas, não saberíamos que eram vampiros.
O filme é um tanto previsível em diversos momentos também. No momento em que o grupo estava fugindo no milharal, pensei na hora, o freira vai morrer. Dito e feito. Quando Mister e Martin perseguiram o vampiro na mata, deixando Belle para trás, dormindo a beira da fogueira, pensei, como assim? Deixaram uma mulher grávida exposta durante a noite? Deu no que deu.
Mas o que mais me incomodou foi a luta final entre Mister e Jebedia. que coisa horrível a ideia de Jebedia ter se tornado um vampiro que manteve a racionalidade. Não faz nem sentido o fato dele ter encontrado o grupo naquele fim de mundo.
Crimes do Futuro
2.5 31 Assista AgoraFilme experimental com uma boa proposta, mas sem o refinamento de um Cronenberg que ainda viria a se consolidar.
Inocência
3.8 41Canção da infância
Quando a criança era criança,
andava balançando os braços,
queria que o riacho fosse um rio,
que o rio fosse uma torrente
e que essa poça fosse o mar.
Quando a criança era criança,
não sabia que era criança,
tudo lhe parecia ter alma,
e todas as almas eram uma.
Quando a criança era criança,
não tinha opinião a respeito de nada,
não tinha nenhum costume,
sentava-se sempre de pernas cruzadas,
saía correndo,
tinha um redemoinho no cabelo
e não fazia poses na hora da fotografia.
Quando a criança era uma criança
era a época destas perguntas:
Por que eu sou eu e não você?
Por que estou aqui, e por que não lá?
Quando foi que o tempo
começou, e onde é que o espaço termina?
Um lugar na vida sob o sol não é apenas um sonho?
Aquilo que eu vejo e ouço e cheiro
não é só a aparência de um mundo diante de um mundo?
Existe de fato o Mal e as pessoas
que são realmente más?
Como pode ser que eu, que sou eu,
antes de ser eu mesmo não era eu,
e que algum dia, eu, que sou eu,
não serei mais quem eu sou?
Quando uma criança era uma criança,
Mastigava espinafre, ervilhas, bolinhos de arroz, e couve-flor cozida,
e comia tudo isto não somente porque precisava comer.
Quando uma criança era uma criança,
Uma vez acordou numa cama estranha,
e agora faz isso de novo e de novo.
Muitas pessoas, então, pareciam lindas
e agora só algumas parecem, com alguma sorte.
Visualizava uma clara imagem do Paraíso,
e agora no máximo consegue só imaginá-lo,
não podia conceber o vazio absoluto,
que hoje estremece no seu pensamento.
Quando uma criança era uma criança,
brincava com entusiasmo,
e agora tem tanta excitação como tinha,
porém só quando pensa em trabalho.
Quando uma criança era uma criança,
Era suficiente comer uma maçã, uma laranja, pão,
E agora é a mesma coisa.
Quando uma criança era criança,
amoras enchiam sua mão como somente as amoras conseguem,
e também fazem agora,
Avelãs frescas machucavam sua língua,
parecido com o que fazem agora,
tinha, em cada cume de montanha,
a busca por uma montanha ainda mais alta,e em cada cidade,
a busca por uma cidade ainda maior,
e ainda é assim,
alcançava cerejas nos galhos mais altos das árvores
como, com algum orgulho, ainda consegue fazer hoje,
tinha uma timidez na frente de estranhos,
como ainda tem.
Esperava a primeira neve,
Como ainda espera até agora.
Quando a criança era criança,
Arremessou um bastão como se fosse uma lança contra uma árvore,
E ela ainda está lá, chacoalhando, até hoje.
(Peter Handke)
Obrigado por Fumar
3.9 797 Assista Agora"Não importa se você está certo ou errado, o importante é sua argumentação. "
Lady Vingança
4.0 456"A vingança tarda mas não falha, e ela é doce e amarga ao mesmo tempo, como uma taça de vinho tinto seco nas noites de inverno, tanto arrepia quanto satisfaz, mas te entorpece e te envenena , fazendo você querer aquilo cada vez mais. "
(Audrey Hepburn)
Além do Arco-Íris Negro
3.0 91"Uma aplicação prática de um ideal abstrato. "
"Você não sabe quem é ou o que é. Eu sei quem sou, isso me dá confiança, me dá poder. "
O filme aborda a fuga da realidade através das drogas, se passando em 1983. Talvez Elena fosse uma arma viva contra os soviéticos, através de seus poderes psíquicos, pressa em uma instalação privada. Sua mãe foi parte de um experimento que a gerou. Porém, fora da instalação as pessoas "livres" também se encontram "presas" por drogas.
The Silenced
3.1 116Ambientado em 1938, o filme carrega um pano de fundo histórico interessante, situando a narrativa no período da ocupação japonesa da Coréia, próximo ao início da Segunda Guerra Mundial. Tal contexto histórico serve como problematizador do plot twist do filme.
Ao longo da narrativa, vemos o uma história sobre medo, insegurança, perdas, amadurecimento feminino, empatia e amizade.
Joo-Ran e Yeon-Duk formam um ótimo par de protagonistas.
Não interpretei seu relacionamento como amoroso, mas como amizade. Joo-Ran é introduzida como uma pessoa solitária e rejeitada pela família, ao encontrar generosidade por parte de Yeon-Duk, Joo-Ran encontra força de vontade para viver e se aceitar. Assim sendo, Yeon-Duk era uma órfã, em Joo-Ran, Yeon-Duk vê uma chance de reparar seu passado, encontrando afeto e coragem.
O filme mescla gêneros, mas infelizmente acaba se perdendo no final. A proposta de terror com ficção científica, mas com um final incontundente, me remeteu ao filme A Cure For Wellness (2017). Contudo, a experiência do filme se mantém válida.
O Rastro
2.7 214"O que tá no lixo, ninguém que encontrar. "
Terror nacional com proposta interessante, ótima fotografia e boas atuações.
A injustiça social é um fantasma que nunca deixará de gritar por socorro.
O problema de "O Rastro" é seu terceiro ato, onde a montagem é abrupta, além de desenvolver um plot twist sem que o mesmo houvesse sido minimamente introduzido anteriormente, fazendo com que a narrativa perca seu impacto.
O plot do tráfego de órgãos renderia um filme a parte.
Mesmo se Nada der Certo
4.0 1,9K Assista AgoraBegin Again veio para aquecer meu coração! E Mark Ruffalo... ♥ ♥ ♥
Irresistível
3.0 38 Assista AgoraFilme muito divertido, apresentando a disputa americana entre Direita e Esquerda, retratando as controvérsias de ambos os lados.
Jon Stewart expõe o fato dos democratas também estarem inseridos em um sistema político que privilegia interesses. Também vemos a aproximação dos democratas com as elites, bem como seu afastamento com o eleitorado tradicional, além da manipulação de minorias para fins políticos.
Irresistible levanta uma discussão atual e relevante de maneira satírica, criticando o sistema político, a elite política, os candidatos, os milionários que financiam campanhas, os voluntários e os eleitores.
Palm Springs
3.7 468 Assista AgoraDIA
O dia nasce e meus olhos estão fechados
O horizonte pega fogo, não vejo
Os lampejos da beleza desse mundo
Como areia, caem no chão por entre os dedos
O sentido da existência é a existência
Quando acordo para a vida que eu já tenho
Quando acordo para a vida que eu já tenho
(Os Arrais)
Palm Springs discute existencialismo, expondo a mundanidade, angústia, responsabilidade, liberdade e morte, intrínsecas à realidade humana. De acordo com o existencialismo, a essência humana é construída durante sua vivência, a partir de suas escolhas, uma vez que possui liberdade incondicional.
A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos. Toda escolha implicará numa perda ou em várias, dentre muitas possibilidades que nos são postas. Por minha liberdade de escolha, se fracasso, nada ou ninguém pode ser responsável, apenas eu.
Como disse Kierkegaard, "Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se. "
Minha interpretação sobre os dinossauros:
Nyles e Sarah viram os dinossauros pela primeira vez sob efeito de cogumelos alucinógenos, se eram reais ou não, o filme deixou em aberto. Nesta ocasião, Nyles discutia sobre como todos os sentimentos são passageiros, no momento em que brindou, ao fato de fingir que não se importava, a frase é inacabada pela surpresa da visão dos dinossauros. Portanto, ao final, quando os dinossauros são vistos fora do looping, sem efeito dos cogumelos, interpretei como uma metáfora para como os sentimentos são na verdade, duradouros, além de simbolizar como a realidade pode ser tão "fantástica" quanto uma "ilusão".
O Preço da Verdade
3.9 208 Assista AgoraA mensagem de Dark Waters se sobrepõe a técnica. Triste ver que filmes como este são pouco assistidos ou comentados.
Quanto mais a cronologia avançava, com mais medo eu ficava. Imaginei que o desfecho do filme fosse como o de Spotlight, onde o caso é concluído, mas não, ele continua até hoje! Simplesmente aterrador!
Dark Waters apresenta apenas o caso de uma empresa com um produto específico. Imagine o quanto estamos contaminados com tantos outros objetos e produtos alimentícios!
Lucky
4.1 193 Assista AgoraVELHICE
Virá o dia em que eu hei de ser um velho experiente
Olhando as coisas através de uma filosofia sensata
E lendo os clássicos com a afeição que a minha mocidade não permite.
Nesse dia Deus talvez tenha entrado definitivamente em meu espírito
Ou talvez tenha saído definitivamente dele.
Então todos os meus atos serão encaminhados no sentido do túmulo
E todas as ideias autobiográficas da mocidade terão desaparecido:
Ficará talvez somente a ideia do testamento bem escrito.
Serei um velho, não terei mocidade, nem sexo, nem vida
Só terei uma experiência extraordinária.
Fecharei minha alma a todos e a tudo
Passará por mim muito longe o ruído da vida e do mundo
Só o ruído do coração doente me avisará de uns restos de vida em mim.
Nem o cigarro da mocidade restará.
Será um cigarro forte que satisfará os pulmões viciados
E que dará a tudo um ar saturado de velhice.
Não escreverei mais a lápis
E só usarei pergaminhos compridos.
Terei um casaco de alpaca que me fechará os olhos.
Serei um corpo sem mocidade, inútil, vazio
Cheio de irritação para com a vida
Cheio de irritação para comigo mesmo.
O eterno velho que nada é, nada vale, nada vive
O velho cujo único valor é ser o cadáver de uma mocidade criadora.
(Vinicius de Moraes)
Frente a morte, sorrimos. Vivo em solitude, estou sozinho e torno a experiência em crescimento, não estou triste, mas vivo minhas próprias experiências.
O Clube
3.9 146El Club expõe as feridas abertas por uma igreja que encobriu a opressão que inúmeras crianças passaram, bem como os dilemas de fé e moralidade que acometeram diversos padres. Em meio a busca por uma "nova igreja", o passado não pode ser esquecido.
El Club revela o horror de um passado chileno marcado por uma ditadura, onde as feridas ainda permanecem.
O filme utiliza um filtro azul, com um tom frio, transmitindo tristeza, melancolia, isolamento e frieza, ora calma e passividade. O tom azul é cortado pelo amarelo da "casa", remetendo a doença, insegurança e vingança.
"Eu quero uma igreja nova. "
"Os civis esquerdistas queriam resolver um problema divino num tribunal laico. Viram que era a única chance de vingança, porque Deus perdoaria a todos, inclusive os assassinos. "
"Há quanto tempo não fica numa paróquia? com pessoas, com gente que sofre? Com mulheres que não podem ter filhos? Com meninas que não querem ter esses filhos, que querem jogá-los no lixo? Por quê? Por que essa injustiça? Deus me deu uma missão. Salvar vidas. "
Reclusão, abdicação de confortos materiais, orações e jejum não são a verdadeira penitência. A verdadeira penitência está no confronto do próprio eu, e no amparo do próximo.
Contos Proibidos do Marquês de Sade
3.9 424"São as vossas convicções tão frágeis, que não podem enfrentar as minhas? É vosso Deus assim tão trivial? Tão fraco? "
"Santo Pai:
Provai Vossa infinita misericórdia
e abri Vossas portas a este homem,
que não é menos Vosso filho que outro.
Há em cada um de nós,
tal beleza e tal abominação,
nenhum homem está isento disso.
Perdoai-lhe.
Perdoai-nos a todos. "
Suspiria
3.8 981 Assista AgoraAssisti primeiro a refilmagem, a qual adorei, portanto, minha expectativa era alta, mas ao final me senti assistindo a última temporada de Game of Thrones...
Uma simples facada matou o ser que que era a "fonte" de todo o poder? Um ser tão poderoso? Como assim?
E que morte foi essa da Sara? Ela sobe na janela, como não viu o que tinha no chão antes de pular? Mas o pior é o fato dos arames não serem farpados! Como é possível se ferir em arames sem farpa?
Como as bailarinas aceitaram tão facilmente os assassinatos? Ou pior, como a polícia não fez uma investigação decente, visto que a escola teve duas pessoas assassinadas e um desaparecimento? Não foi um feitiço que os impediu, foi apenas incompetência mesmo!
O bom mesmo é o visual arrebatador, além da trilha sonora fantástica!
Super 8
3.6 2,5K Assista AgoraSuper 8 apresenta uma história a la anos 80, mas sem o charme de produções como Stranger Things, o que dificulta a suspensão de descrença. Ao meu ver, o principal problema do filme, é a falta de desenvolvimento de personagens, ao término do filme não me lembrava do nome de quase nenhum personagem. No grupo de amigos, apenas o trio formado por Alice, Joe e Charles possui desenvolvimento, tornando o grupo de amigos apenas como um elemento a fazer referência a filmes nostálgicos oitentistas. Porém, a trama consegue entreter, com diversos momentos divertidos.
A cena nos créditos é melhor que o restante do filme todo, dei meia estrela a mais na nota só por conta dela. "Química Romero"... estou rindo até agora!
Mapas para as Estrelas
3.3 478 Assista AgoraO primeiro título do poema "Liberdade" foi “Une seule pensée”, isto é, “Um único pensamento”, título empregado por Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade em sua tradução. Alguns anos depois, o próprio Éluard alterou esse título para “Liberté”, isto é, “Liberdade”.
Liberdade
Nos meus cadernos de escola
Nesta carteira nas árvores
Nas areias e na neve
Escrevo teu nome
Em toda página lida
Em toda página branca
Pedra sangue papel cinza
Escrevo teu nome
Nas imagens redouradas
Na armadura dos guerreiros
E na coroa dos reis
Escrevo teu nome
Nas jungles e no deserto
Nos ninhos e nas giestas
No céu da minha infância
Escrevo teu nome
Nas maravilhas das noites
No pão branco da alvorada
Nas estações enlaçadas
Escrevo teu nome
Nos meus farrapos de azul
No tanque sol que mofou
No lago lua vivendo
Escrevo teu nome
Nas campinas do horizonte
Nas asas dos passarinhos
E no moinho das sombras
Escrevo teu nome
Em cada sopro de aurora
Na água do mar nos navios
Na serrania demente
Escrevo teu nome
Até na espuma das nuvens
No suor das tempestades
Na chuva insípida e espessa
Escrevo teu nome
Nas formas resplandecentes
Nos sinos das sete cores
E na física verdade
Escrevo teu nome
Nas veredas acordadas
E nos caminhos abertos
Nas praças que regurgitam
Escrevo teu nome
Na lâmpada que se acende
Na lâmpada que se apaga
Em minhas casas reunidas
Escrevo teu nome
No fruto partido em dois
de meu espelho e meu quarto
Na cama concha vazia
Escrevo teu nome
Em meu cão guloso e meigo
Em suas orelhas fitas
Em sua pata canhestra
Escrevo teu nome
No trampolim desta porta
Nos objetos familiares
Na língua do fogo puro
Escrevo teu nome
Em toda carne possuída
Na fronte de meus amigos
Em cada mão que se estende
Escrevo teu nome
Na vidraça das surpresas
Nos lábios que estão atentos
Bem acima do silêncio
Escrevo teu nome
Em meus refúgios destruídos
Em meus faróis desabados
Nas paredes do meu tédio
Escrevo teu nome
Na ausência sem mais desejos
Na solidão despojada
E nas escadas da morte
Escrevo teu nome
Na saúde recobrada
No perigo dissipado
Na esperança sem memórias
Escrevo teu nome
E ao poder de uma palavra
Recomeço minha vida
Nasci pra te conhecer
E te chamar
Liberdade.
– Paul Éluard [tradução Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira].