É basicamente A Menina que Matou* os Pais** versão argentina.
Tem aquela linguagem que mistura simulação do Linha Direta com um filme do canal Lifetime. Meteram uma narrativa não-linear pra enfeitar, mas só piora a experiência.
*Há dúvidas sobre a autoria da menina. ** Quem morreu não foram os pais.
Será que banho-maria é uma adaptação apropriada pro termo 'slow burn' que os gringos usam pra histórias que se desenvolvem lentamente?
Não sei, o que eu sei é que esse filme funcionou nas duas camadas pra mim. Na superfície como um thriller de ficção cientifica minimalista, que transcorre em banho-maria e apoiado numa atuação muito boa da Lily Sullivan.
onde o tijolo preto misterioso é a representação física de um grande remorso, o totem de um sentimento de culpa, e as visões dos afetados são a manifestação do que causa esse sentimento. Klaus sente a culpa por se sentir feliz com a morte do irmão, e é assombrado por ele. O avô sente culpa pela infidelidade e pelo filho que não criou, e é assombrado pela criança. A própria jornalista recebe seu tijolo quando passa a ser dominada pela culpa por ter afetado tão negativamente a vida de Floramae e sua filha.
Mas e o final? Pra mim o final consuma o que estava sendo construído sutilmente durante o filme: nossa protagonista é uma cretina. Ela publicou uma história acusatória sem as devidas provas e não demonstrava muito arrependimento sobre isso. Ela editava as conversas de forma sensacionalista e até gravava e publicava sem autorização, afinal "é melhor pedir desculpas do que permissão".
Ela se sente culpada por um breve momento, mas não pede desculpas a Paula e Floramae, apaga a gravação-confissão que teve com o pai e destrói o seu remorso a marteladas. E dessa destruição surge a sua nova versão (o clone/doppelganger), uma versão mais fria e livre de sentimentalismo, as duas entram em conflito mas apenas uma delas sobrevive.
Enfim, gostei muito da experiência. Lucy Campbell e Matt Vesely definitivamente estarão no meu radar.
A impressão é que seria melhor fazer 2 filmes de aproximadamente 1h50 do que 3 de 1h30, já que esse segundo capítulo consiste em uma enorme BARRIGA. A narrativa é confusa, enfadonha e anticlimática e o foco da história está em dois personagens totalmente sem carisma. Espero que a terceira parte seja melhor.
Eu achei divertido e eficiente, e a trilha sonora meio dissonante deu um ar de esquisitice que me agradou bastante. Manteve a "sobriedade" no que poderia transformar um filme num episódio de Creepshow (não que eu achasse ruim).
Complicado quando a maior qualidade de um filme é te fazer lembrar de filmes melhores com conceitos parecidos. Eu vi aqui umas pitadinhas de Babadook, um pouco de Maligno, um dedinho de Noites Brutais (Barbarian) e até um retrogosto de Telefone Preto. E mesmo sendo tão derivado, não achei assim tãããão ruim.
O que aconteceu com o departamento de perucas da disney? Até o molusco gigante é mais convincente do que o cabelo de qualquer um dos personagens.
Dito isso, mesmo tendo o roteiro com a maior quantidade de coincidências e facilitadores da história do MCU, a personalidade que o Sam Raimi conseguiu imprimir na direção compensa demais, mesmo nos momentos mais bregas. Divertido demais.
Ver esse filme na semana em que tantos casos de brutalidade policial vieram a tona no Brasil, majoritariamente envolvendo a população preta e pobre, faz com que as partes mais cômicas gerem um riso mais de nervoso do que qualquer outra coisa.
O filme é muito bom e o RJ Cyler é um excelente ator.
Acho que o hype vai acabar prejudicando a percepção sobre esse aqui, o filme é bom mas a repercussão fez parecer se tratar de um clássico instantâneo, o que não acho que seja o caso.
Eu gostei da ressignificação do subtexto conservador dos slashers dos anos 70 e 80.
[/spoiler] Não é o puritanismo ou o senso de moralidade que motiva a "punição" dos jovens transudos aqui, mas o ressentimento geracional, uma certa inveja. Não chega a ser uma reflexão nova ou brilhante, mas é válida. [spoiler]
E parabéns aos agentes da Jenna Ortega, tá acertando demais nos projetos.
Nahir - Entre a Paixão e as Grades
2.5 6 Assista AgoraÉ basicamente A Menina que Matou* os Pais** versão argentina.
Tem aquela linguagem que mistura simulação do Linha Direta com um filme do canal Lifetime. Meteram uma narrativa não-linear pra enfeitar, mas só piora a experiência.
*Há dúvidas sobre a autoria da menina.
** Quem morreu não foram os pais.
Eu Vendo os Mortos
3.4 40Mais um pra lista: filmes que poderiam ser um episódio de creepshow.
O Filho de Chucky
2.2 761 Assista AgoraEsse filme envelheceu surpreendentemente bem. A sagacidade, a metalinguagem, as piadas, tudo funciona muito bem.
O Podcast
2.8 22 Assista AgoraSerá que banho-maria é uma adaptação apropriada pro termo 'slow burn' que os gringos usam pra histórias que se desenvolvem lentamente?
Não sei, o que eu sei é que esse filme funcionou nas duas camadas pra mim. Na superfície como um thriller de ficção cientifica minimalista, que transcorre em banho-maria e apoiado numa atuação muito boa da Lily Sullivan.
Mas também no subtexto...
onde o tijolo preto misterioso é a representação física de um grande remorso, o totem de um sentimento de culpa, e as visões dos afetados são a manifestação do que causa esse sentimento. Klaus sente a culpa por se sentir feliz com a morte do irmão, e é assombrado por ele. O avô sente culpa pela infidelidade e pelo filho que não criou, e é assombrado pela criança. A própria jornalista recebe seu tijolo quando passa a ser dominada pela culpa por ter afetado tão negativamente a vida de Floramae e sua filha.
Mas e o final? Pra mim o final consuma o que estava sendo construído sutilmente durante o filme: nossa protagonista é uma cretina. Ela publicou uma história acusatória sem as devidas provas e não demonstrava muito arrependimento sobre isso. Ela editava as conversas de forma sensacionalista e até gravava e publicava sem autorização, afinal "é melhor pedir desculpas do que permissão".
Ela se sente culpada por um breve momento, mas não pede desculpas a Paula e Floramae, apaga a gravação-confissão que teve com o pai e destrói o seu remorso a marteladas. E dessa destruição surge a sua nova versão (o clone/doppelganger), uma versão mais fria e livre de sentimentalismo, as duas entram em conflito mas apenas uma delas sobrevive.
Enfim, gostei muito da experiência. Lucy Campbell e Matt Vesely definitivamente estarão no meu radar.
Halloween 2
2.6 680 Assista AgoraEu não consigo decidir se eu gosto ou não do evento 'Halloween por Rob Zombie'. Tem tanta coisa legal aqui, mas tem tanta coisa ruim também.
É uma experiência muito intrigante.
Liga da Justiça: Crise nas Infinitas Terras - Parte 2
2.4 23 Assista AgoraA impressão é que seria melhor fazer 2 filmes de aproximadamente 1h50 do que 3 de 1h30, já que esse segundo capítulo consiste em uma enorme BARRIGA. A narrativa é confusa, enfadonha e anticlimática e o foco da história está em dois personagens totalmente sem carisma. Espero que a terceira parte seja melhor.
Carona Aterrorizante
3.1 61 Assista AgoraImpressionante como Kyle Gallner se encaixa no papel de americano social e mentalmente fodido.
Bom Garoto
2.5 166 Assista AgoraA versão do Porta dos Fundos é melhor
Um Conto Fatal
2.4 24Não sei se o filme é legal ou se eu sempre caio no golpe do conto de natal do Charles Dickens mesmo.
Tem Algo de Errado com as Crianças
2.2 62 Assista AgoraEu achei divertido e eficiente, e a trilha sonora meio dissonante deu um ar de esquisitice que me agradou bastante. Manteve a "sobriedade" no que poderia transformar um filme num episódio de Creepshow (não que eu achasse ruim).
Ah, e é meio que
uma versão de Pet Sematary melhor do que qualquer adaptação oficial feita depois de 1990.
Eu Sempre Vou Saber O Que Vocês Fizeram No Verão …
1.9 325 Assista AgoraEsse filme parece um clipe do LS Jack, grita ANOS 2000 em cada detalhe.
Jason Vai Para o Inferno: A Última Sexta-Feira
2.3 349 Assista AgoraDe longe o meu favorito da franquia, principalmente por não se parecer com nenhum outro filme da saga e ser completamente sem pé nem cabeça.
Dezesseis Facadas
3.3 396Na minha mente esse filme aqui forma uma "trilogia espiritual" com A Morte te dá Parabéns e Freaky - No Corpo de um Assassino.
Toc Toc Toc: Ecos do Além
2.6 236 Assista AgoraComplicado quando a maior qualidade de um filme é te fazer lembrar de filmes melhores com conceitos parecidos. Eu vi aqui umas pitadinhas de Babadook, um pouco de Maligno, um dedinho de Noites Brutais (Barbarian) e até um retrogosto de Telefone Preto. E mesmo sendo tão derivado, não achei assim tãããão ruim.
O Demônio dos Mares
1.7 86 Assista AgoraFilme de tubarão sem tubarão é golpe
Velozes e Furiosos 10
3.0 296 Assista AgoraJason Momoa simplesmente decidiu meter uma versão bombada do Coringa. E FUNCIONOU.
(e é literalmente a única coisa que funciona aqui)
O Exorcismo da Minha Melhor Amiga
2.4 71 Assista AgoraA "baratização" do CGI matou os filmes de exorcismo.
Pessoal precisa voltar a chacoalhar umas camas, usar mangueirinha pra esguichar sopa de ervilha, sei lá.
Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
3.5 1,2K Assista AgoraO que aconteceu com o departamento de perucas da disney? Até o molusco gigante é mais convincente do que o cabelo de qualquer um dos personagens.
Dito isso, mesmo tendo o roteiro com a maior quantidade de coincidências e facilitadores da história do MCU, a personalidade que o Sam Raimi conseguiu imprimir na direção compensa demais, mesmo nos momentos mais bregas. Divertido demais.
13 Minutos de Tormenta
2.2 25 Assista AgoraAnne Heche, Paz Vega, Amy Smart e Thora Birch... simplesmente uma das maiores seleções de ex-quase-estrelas-fracassadas que se tem noticia.
Four Hours at the Capitol
3.8 19 Assista AgoraAssisti pra ficar emocionalmente preparado pras eleições desse ano.
O negócio tem tudo pra ser bem feio.
Emergência
3.5 128 Assista AgoraVer esse filme na semana em que tantos casos de brutalidade policial vieram a tona no Brasil, majoritariamente envolvendo a população preta e pobre, faz com que as partes mais cômicas gerem um riso mais de nervoso do que qualquer outra coisa.
O filme é muito bom e o RJ Cyler é um excelente ator.
Ambulância: Um Dia de Crime
2.9 200 Assista AgoraProvavelmente o melhor filme do Michael Bay desde A Rocha (o que não significa absolutamente nada).
Ah, e o processo de nicolascagezação do Jake Gyllenhaal segue a pleno vapor, é só gritaria e olhos arregalados agora.
X: A Marca da Morte
3.4 1,2K Assista AgoraAcho que o hype vai acabar prejudicando a percepção sobre esse aqui, o filme é bom mas a repercussão fez parecer se tratar de um clássico instantâneo, o que não acho que seja o caso.
Eu gostei da ressignificação do subtexto conservador dos slashers dos anos 70 e 80.
[/spoiler]
Não é o puritanismo ou o senso de moralidade que motiva a "punição" dos jovens transudos aqui, mas o ressentimento geracional, uma certa inveja. Não chega a ser uma reflexão nova ou brilhante, mas é válida.
[spoiler]
E parabéns aos agentes da Jenna Ortega, tá acertando demais nos projetos.
Moonfall: Ameaça Lunar
2.4 550 Assista AgoraQue filme horrível!
Adorei.