Indicado ao oscar de melhor animação, este é um filme de Miyazaki. Trata de magia, reis e bruxas em um mundo onde pessoas e fantasmas convivem entre si. É uma belíssima obra, e saboreá-la apenas como uma mera animação é uma atitude obviamente errônea.
É um filme de Louis Malle, que trata assim como outros do holocausto na grande guerra. Porém, ainda assim é diferente de muitas películas sobre o genocídio de judeus em 1944, já que Adeus, Meninos aborda substancialmente a convivência de garotos em um colégio interno da França, e as relações deles com o preconceito concebido através da política nazista. Bastante delicado, e seguindo para uma narrativa extremamente sombria e angustiante, o filme é uma alvorada desse gênero tão cheio de camadas. Vencedor dos prêmios Cesar e Leão de Ouro, e indicado a melhor filme em língua estrangeira no oscar e globo de outro, "Au revoir les enfants" é um retrato real do diretor na sua infância, e é considerado uma obra-prima de um humanista.
Em homenagem ao Dia do Escritor, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? selecionou alguns filmes que mostram seus personagens escritores em situações de perplexidade, assim como algumas biografias de grandes mestres da literatura. Por Wendell Marcel.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos primeiros filmes do grande diretor Paul Thomas Anderson, o mesmo de Magnólia e Sangue Negro. Por Kaio Feliphe.
Considerado por muitos como o melhor filme de Alan Park, O Expresso da Meia-Noite é na verdade o mais original deste ótimo diretor. O filme têm algo perturbador em sua estrutura narrativa, onde os acontecimentos assim como a elaboração das personagens, são, comparado à produção de Copolla, intrigantes. Mais do que poesia mórbida, O Expresso da Meia-Noite (reconhecido no Oscar de 1979 , quatro indicações e dois prêmios) é escrito por Oliver Stone, e ofereceu a ele seu único Oscar de Melhor Roteiro. Também foi um sucesso no Globo de Ouro, do mesmo ano.
Segundo filme que assisto com Gregory Peck, o primeiro sendo Da Terra Nascem os Homens, este Círculo do Medo (no original Cape Fear) é um filme bem particular, pois trata de uma história incrivelmente normal, assim como alguns poucos outros filmes, mas mesmo assim possui um clima e uma tensão prazerosa.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa o espetacular A Mulher Faz o Homem, filme de Frank Capra, indicado a 8 oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor ator para James Stewart. Por Conde Fouá.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa Na Roda da Fortuna, filme de Joel Coen, roteiro do mesmo e de Ethan Coen e Sam Raimi. Por Maurício Owada.
E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos grandes filmes de Tarantino, referência inigualável de seu estilo próprio e surpreendente. Por Mauricio Owada.
Religião, pobreza, humildade, traição, ganância, música, extravagância, impunidade, delicadeza, amor, ódio, paixão, destruição, sofrimento, cinema brasileiro! São palavras soltas que estão reunidas nesse filme brasileiro de 1962. O Pagador de Promessas é dirigido e roteirizado por Anselmo Duarte, conta com a participação de Leonardo Villar e Glória Menezes no elenco. No ano em que o filme foi apresentado ao prêmio de Cannes, o diretor e roteirista François Truffat ficou extasiado com tamanha imponência e impacto dessa obra: o grande mestre frânces aplaudiu de pé e aos gritos o nosso cinema. O diretor frânces nunca tinha feito tamanha exaltação, e foi nesse ano que o Brasil recebeu sua primeira Palma de Ouro.
Tudo no filme é tão lindo, tão bem trabalhado por Anselmo Duarte e seu diretor de fotografia, que nem mesmo pequenos erros de sequência interferem no resultado final. Que cena maravilhosa, da sequência final. Assim como o diretor disse, numa entrevista a uma emissora de TV, "O Pagador de Promessas foi feito para ganhar a Palma de Ouro, e surpreender os espectadores", mas é além de tudo isto, a película fez marco no cinema brasileiro e serve de grande estudo cinematográfico para o cinema mundial.
Obviamente, agora, está na minha lista de seletos!
Com apenas oito cortes, e utilizada uma técnica para disfarçá-las visualmente, Festim Diabólico é um filme imperdível! O magnífico do filme é cometer grandes lances de filmagens num pequeno espaço de cenografia, articulando focos, expandindo ângulos, elaborando diálogos extraordinariamente persuasivos; é saboroso de se ver, e também marcante por ser totalmente original.
Sendo o primeiro filme colorido de Hitchcock, em Rope o personagem Rupert foi pensado para Cary Grant, contudo quem o realizou foi James Stewart, um dos últimos grandes atores do cinema americano.
Você sentirá com certeza tensão, pelas tomadas longas (plano-sequência) e os diálogos empolgantes, e terá vontade (assim como eu) em assistir a filmografia desse grande diretor de suspense.
Me chamou a atenção a direção de De Sica, bastante prática.. Não se preocupou com regras de ângulo, enquadramento linear, na verdade percebi certa alínea pessoal desse grande diretor, que tanto admiro! Já Sophia Loren e Marcello Mastroianni são um par perfeito, transbordando a tela de paixão e sensualidade.
Na verdade, não é uma grande história, mas vale a pena assistir pela equipe de peso.
Poucos diretores dão a liberdade que foi concedida a Robin Williams. Não que Barry Levinson seja um diretor altamente liberto, mas ele acertou em cheio para escalar Williams como o DJ comédia do exército americano, sendo que este vinha de produções baixas e sem qualidade. Mas o que chama atenção em Bom Dia, Vietnã é mais que a história pode oferecer. É um dos poucos filmes sobre a Guerra do Vietnã que mostra os vietnamitas como pessoas que viveram, sofreram, e não foram sequer questionados por toda aquela situação massante! Como um rio ligeiro, que banha suas nascentes, Bom Dia, Vietnã me foi uma espetacular experiência sobre as contradições da guerra e do homem como arma de mudança!
Assisti a A Comédia dos Acusados por puro idolatrismo de James Stewart, do qual sou fã assumido, e não é que É uma gostosa comédia! São personagens caricatos, obviamente, mas possui um sting inegavelmente atraente, uma narrativa ligeira, diálogos e sacadas inteligentíssimas... e foi assim, nas sequências seguintes que me apaixonei pelo filme, tanto pela surpresa do roteiro e direção, como pelos personagens marcantes, ainda que rispidamente desenvolvidos. É um filme de Van Dyke, e o roteiro é assinado por Albert Hackett e Dashiell Hammett.
Ainda insisto no "talento" de Marilyn Monroe, então ainda prossigo na minha derradeira aventura por sua filmografia. Em Os Desajustados, não vi tanto glamour e nem talento da sexy symbol, mas tive o prazer de ver três grandes monstros do cinema em cena, duelando (instintivamente) entre si, como numa caçada ao prazer submetido à existência da vida. Com um roteiro fraco e direção executadamente perdida, Os Desajustados foi um déjávu para a grande musa, e como não ficar espinhento quando Gable produz: "você vai viver para sempre"...
É surpreendente como o Super Cine transforma um filme normal, fraquinho, em uma sessão repleta de tensão e clima! O poder do Super Cine é uma das melhores armas da globo sobre os espectadores cinéfilos...
Criar uma narrativa linear, todo mundo é capaz, contudo fazer uma repleta de camadas estéticas, aí deveras ser gênio. Adaptação, filme dirigido por Spike Jonze (o mesmo de Quero Ser John Malkovich) e roteiro dos irmãos Kaufman, não é bom. Como alguns disseram, Nicolas Cage em um papel dificil, e que soube incorporar muito bem, ou pelo menos me convenceu. Já Meryl Streep eu não gostei muito do seu papel, e principalmente de sua atuação. Até agora, um dos seus médios personagens. Enfim, ao menos a direção ajuda a resgatar algum bom senso que o roteiro exige, sendo a surpresa a maior delas, mesmo que nem tão perfeita como dos Coen.
A mais deslumbrante e viva das comédias de todos os tempos! Tony Curtis e Jack Lemmon (indicado ao Oscar de Melhor Ator) são dois músicos que presenciam uma execução entre gangues mafiosas na Chicago dos anos 30. Disso, eles fogem com um grupo musical, composto somente por mulheres (sendo uma delas a incrível Marilyn Monroe)... travestidos de mulher, os dois se metem em engraçadas situações, quando os mafiosos ainda procuram pelas duas testemunhas. Billy Wilder (um dos meus diretores/roteiristas preferidos) é exemplar. O título de melhor comédia de todos os tempos não é por menos: mesmo que repleto de camadas narrativas, diálogos formidáveis, edições calorosas, o filme não se perde entre tantos subenredos e co-diálogos soltos, uma estrutura narrativa impecável. Mesmo com toda a graça e acasos deleitantes, Quanto Mais Quente Melhor é inegavelmente pesado, porém, Wilder arranca sorrisos fáceis até mesmo nas sequências mais sombrias.
Réquiem para um Sonho me deixou extasiado. São imagens e sons jogados à tela de forma paralela, difusa, um mergulho compenetrante na consciência hostil de personagens descaracterizados mas descobertos. Fora essa complexidade atraente, existe ainda a excelente atuação de Ellen Burstyn no papel de uma mulher solitária e sonha em aparecer num programa de televisão. Um inconstante mergulho artificial na/da sociedade.
A construção de Histórias Cruzadas é evidentemente inferior ao livro, contudo existem particularidades da filmagem a ser consideradas, como as atuações maravilhosas de todo o elenco (mulheres) e a sutileza na narração. Um bom filme, mas não chega nem perto de ser a grande surpresa do ano! :)
Em que cinema podemos encontrar delicadeza, poesia e inocência? O cinema japonês é um dos grandes correspondentes dessa temática, e em Túmulo dos Vagalumes tudo é tão feliz e triste, que nem mesmo os marcantes personagens conseguem suprir a necessidade do espectador em desacreditar na bela história que o filme retrata. É um fim excepcional, um cinema marcante; e não é nada menos do que uma animação, de Isao Takahata.
O Castelo Animado
4.5 1,3K Assista AgoraIndicado ao oscar de melhor animação, este é um filme de Miyazaki.
Trata de magia, reis e bruxas em um mundo onde pessoas e fantasmas convivem entre si. É uma belíssima obra, e saboreá-la apenas como uma mera animação é uma atitude obviamente errônea.
Taxi Driver
4.2 2,5K Assista AgoraDirigido por Martin Scorsese, Taxi Driver possui um dos melhores quadros do cinema, e desse modo influenciou excelentes diretores da atualidade.
Adeus, Meninos
4.2 256 Assista AgoraÉ um filme de Louis Malle, que trata assim como outros do holocausto na grande guerra.
Porém, ainda assim é diferente de muitas películas sobre o genocídio de judeus em 1944, já que Adeus, Meninos aborda substancialmente a convivência de garotos em um colégio interno da França, e as relações deles com o preconceito concebido através da política nazista.
Bastante delicado, e seguindo para uma narrativa extremamente sombria e angustiante, o filme é uma alvorada desse gênero tão cheio de camadas.
Vencedor dos prêmios Cesar e Leão de Ouro, e indicado a melhor filme em língua estrangeira no oscar e globo de outro, "Au revoir les enfants" é um retrato real do diretor na sua infância, e é considerado uma obra-prima de um humanista.
O Iluminado
4.3 4,0K Assista AgoraEm homenagem ao Dia do Escritor, o E Aí, Cinéfilo, Cadê Você? selecionou alguns filmes que mostram seus personagens escritores em situações de perplexidade, assim como algumas biografias de grandes mestres da literatura. Por Wendell Marcel.
A Matéria:
A Garota que Conquistou o Tempo
4.1 320E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa a excelente animação de Mamoru Hosoda. Por Maurício Owada.
A crítica:
Boogie Nights: Prazer Sem Limites
4.0 551 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos primeiros filmes do grande diretor Paul Thomas Anderson, o mesmo de Magnólia e Sangue Negro. Por Kaio Feliphe.
A crítica:
O Expresso da Meia-Noite
4.1 476 Assista AgoraConsiderado por muitos como o melhor filme de Alan Park, O Expresso da Meia-Noite é na verdade o mais original deste ótimo diretor.
O filme têm algo perturbador em sua estrutura narrativa, onde os acontecimentos assim como a elaboração das personagens, são, comparado à produção de Copolla, intrigantes.
Mais do que poesia mórbida, O Expresso da Meia-Noite (reconhecido no Oscar de 1979 , quatro indicações e dois prêmios) é escrito por Oliver Stone, e ofereceu a ele seu único Oscar de Melhor Roteiro.
Também foi um sucesso no Globo de Ouro, do mesmo ano.
Círculo do Medo
3.9 85 Assista AgoraSegundo filme que assisto com Gregory Peck, o primeiro sendo Da Terra Nascem os Homens, este Círculo do Medo (no original Cape Fear) é um filme bem particular, pois trata de uma história incrivelmente normal, assim como alguns poucos outros filmes, mas mesmo assim possui um clima e uma tensão prazerosa.
A Mulher Faz o Homem
4.3 171 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa o espetacular A Mulher Faz o Homem, filme de Frank Capra, indicado a 8 oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor ator para James Stewart.
Por Conde Fouá.
A análise:
Na Roda da Fortuna
3.6 97E Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa Na Roda da Fortuna, filme de Joel Coen, roteiro do mesmo e de Ethan Coen e Sam Raimi. Por Maurício Owada.
A análise:
Cães de Aluguel
4.2 1,9K Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog de cinema que faz parte de sua leitura diária, analisa um dos grandes filmes de Tarantino, referência inigualável de seu estilo próprio e surpreendente. Por Mauricio Owada.
A crítica:
O Pagador de Promessas
4.3 363 Assista AgoraReligião, pobreza, humildade, traição, ganância, música, extravagância, impunidade, delicadeza, amor, ódio, paixão, destruição, sofrimento, cinema brasileiro!
São palavras soltas que estão reunidas nesse filme brasileiro de 1962.
O Pagador de Promessas é dirigido e roteirizado por Anselmo Duarte, conta com a participação de Leonardo Villar e Glória Menezes no elenco.
No ano em que o filme foi apresentado ao prêmio de Cannes, o diretor e roteirista François Truffat ficou extasiado com tamanha imponência e impacto dessa obra: o grande mestre frânces aplaudiu de pé e aos gritos o nosso cinema.
O diretor frânces nunca tinha feito tamanha exaltação, e foi nesse ano que o Brasil recebeu sua primeira Palma de Ouro.
Tudo no filme é tão lindo, tão bem trabalhado por Anselmo Duarte e seu diretor de fotografia, que nem mesmo pequenos erros de sequência interferem no resultado final. Que cena maravilhosa, da sequência final.
Assim como o diretor disse, numa entrevista a uma emissora de TV, "O Pagador de Promessas foi feito para ganhar a Palma de Ouro, e surpreender os espectadores", mas é além de tudo isto, a película fez marco no cinema brasileiro e serve de grande estudo cinematográfico para o cinema mundial.
Obviamente, agora, está na minha lista de seletos!
Festim Diabólico
4.3 882 Assista AgoraCom apenas oito cortes, e utilizada uma técnica para disfarçá-las visualmente, Festim Diabólico é um filme imperdível!
O magnífico do filme é cometer grandes lances de filmagens num pequeno espaço de cenografia, articulando focos, expandindo ângulos, elaborando diálogos extraordinariamente persuasivos; é saboroso de se ver, e também marcante por ser totalmente original.
Sendo o primeiro filme colorido de Hitchcock, em Rope o personagem Rupert foi pensado para Cary Grant, contudo quem o realizou foi James Stewart, um dos últimos grandes atores do cinema americano.
Você sentirá com certeza tensão, pelas tomadas longas (plano-sequência) e os diálogos empolgantes, e terá vontade (assim como eu) em assistir a filmografia desse grande diretor de suspense.
Os Girassóis da Rússia
4.1 106Me chamou a atenção a direção de De Sica, bastante prática..
Não se preocupou com regras de ângulo, enquadramento linear, na verdade percebi certa alínea pessoal desse grande diretor, que tanto admiro!
Já Sophia Loren e Marcello Mastroianni são um par perfeito, transbordando a tela de paixão e sensualidade.
Na verdade, não é uma grande história, mas vale a pena assistir pela equipe de peso.
Eles Vivem
3.7 726 Assista AgoraE Aí, Cinéfilo, Cadê Você?, o blog que faz parte de sua leitura diária, analisa o excelente Eles Vivem, um B de John Carpenter.
Crítica do filme:
Bom Dia, Vietnã
3.8 242 Assista AgoraPoucos diretores dão a liberdade que foi concedida a Robin Williams. Não que Barry Levinson seja um diretor altamente liberto, mas ele acertou em cheio para escalar Williams como o DJ comédia do exército americano, sendo que este vinha de produções baixas e sem qualidade.
Mas o que chama atenção em Bom Dia, Vietnã é mais que a história pode oferecer. É um dos poucos filmes sobre a Guerra do Vietnã que mostra os vietnamitas como pessoas que viveram, sofreram, e não foram sequer questionados por toda aquela situação massante!
Como um rio ligeiro, que banha suas nascentes, Bom Dia, Vietnã me foi uma espetacular experiência sobre as contradições da guerra e do homem como arma de mudança!
A Comédia dos Acusados
4.0 12 Assista AgoraAssisti a A Comédia dos Acusados por puro idolatrismo de James Stewart, do qual sou fã assumido, e não é que É uma gostosa comédia!
São personagens caricatos, obviamente, mas possui um sting inegavelmente atraente, uma narrativa ligeira, diálogos e sacadas inteligentíssimas... e foi assim, nas sequências seguintes que me apaixonei pelo filme, tanto pela surpresa do roteiro e direção, como pelos personagens marcantes, ainda que rispidamente desenvolvidos.
É um filme de Van Dyke, e o roteiro é assinado por Albert Hackett e Dashiell Hammett.
Os Desajustados
3.8 134 Assista AgoraAinda insisto no "talento" de Marilyn Monroe, então ainda prossigo na minha derradeira aventura por sua filmografia.
Em Os Desajustados, não vi tanto glamour e nem talento da sexy symbol, mas tive o prazer de ver três grandes monstros do cinema em cena, duelando (instintivamente) entre si, como numa caçada ao prazer submetido à existência da vida.
Com um roteiro fraco e direção executadamente perdida, Os Desajustados foi um déjávu para a grande musa, e como não ficar espinhento quando Gable produz: "você vai viver para sempre"...
O Mistério das Duas Irmãs
3.5 1,5K Assista AgoraÉ surpreendente como o Super Cine transforma um filme normal, fraquinho, em uma sessão repleta de tensão e clima!
O poder do Super Cine é uma das melhores armas da globo sobre os espectadores cinéfilos...
Adaptação.
3.9 707 Assista AgoraCriar uma narrativa linear, todo mundo é capaz, contudo fazer uma repleta de camadas estéticas, aí deveras ser gênio.
Adaptação, filme dirigido por Spike Jonze (o mesmo de Quero Ser John Malkovich) e roteiro dos irmãos Kaufman, não é bom.
Como alguns disseram, Nicolas Cage em um papel dificil, e que soube incorporar muito bem, ou pelo menos me convenceu.
Já Meryl Streep eu não gostei muito do seu papel, e principalmente de sua atuação. Até agora, um dos seus médios personagens.
Enfim, ao menos a direção ajuda a resgatar algum bom senso que o roteiro exige, sendo a surpresa a maior delas, mesmo que nem tão perfeita como dos Coen.
Quanto Mais Quente Melhor
4.3 853 Assista AgoraA mais deslumbrante e viva das comédias de todos os tempos!
Tony Curtis e Jack Lemmon (indicado ao Oscar de Melhor Ator) são dois músicos que presenciam uma execução entre gangues mafiosas na Chicago dos anos 30. Disso, eles fogem com um grupo musical, composto somente por mulheres (sendo uma delas a incrível Marilyn Monroe)... travestidos de mulher, os dois se metem em engraçadas situações, quando os mafiosos ainda procuram pelas duas testemunhas.
Billy Wilder (um dos meus diretores/roteiristas preferidos) é exemplar. O título de melhor comédia de todos os tempos não é por menos: mesmo que repleto de camadas narrativas, diálogos formidáveis, edições calorosas, o filme não se perde entre tantos subenredos e co-diálogos soltos, uma estrutura narrativa impecável.
Mesmo com toda a graça e acasos deleitantes, Quanto Mais Quente Melhor é inegavelmente pesado, porém, Wilder arranca sorrisos fáceis até mesmo nas sequências mais sombrias.
Réquiem para um Sonho
4.3 4,4K Assista AgoraRéquiem para um Sonho me deixou extasiado. São imagens e sons jogados à tela de forma paralela, difusa, um mergulho compenetrante na consciência hostil de personagens descaracterizados mas descobertos.
Fora essa complexidade atraente, existe ainda a excelente atuação de Ellen Burstyn no papel de uma mulher solitária e sonha em aparecer num programa de televisão.
Um inconstante mergulho artificial na/da sociedade.
Histórias Cruzadas
4.4 3,8K Assista AgoraA construção de Histórias Cruzadas é evidentemente inferior ao livro, contudo existem particularidades da filmagem a ser consideradas, como as atuações maravilhosas de todo o elenco (mulheres) e a sutileza na narração.
Um bom filme, mas não chega nem perto de ser a grande surpresa do ano! :)
Túmulo dos Vagalumes
4.6 2,2KEm que cinema podemos encontrar delicadeza, poesia e inocência?
O cinema japonês é um dos grandes correspondentes dessa temática, e em Túmulo dos Vagalumes tudo é tão feliz e triste, que nem mesmo os marcantes personagens conseguem suprir a necessidade do espectador em desacreditar na bela história que o filme retrata.
É um fim excepcional, um cinema marcante; e não é nada menos do que uma animação, de Isao Takahata.