O documentário em si eu não achei nada demais, mas o contexto é muito interessante. É muito importante que se reconheça como esse projeto magnânimo influenciou absurdamente o cinema que veio depois, Jodorowsky é um gênio.
É extremamente perfurante e triste, mas ao mesmo tempo impressiona a forma como ela constrói uma narrativa tão poética e bonita retratando apenas a apocalíptica realidade que ela vive.
Maravilhoso, provavelmente meu favorito dos indicados desse ano. Fotografia belíssima, atuações memoráveis, uma narrativa poética e ao mesmo tempo intrigante. São diversos debates filosóficos sobre razão e fé que fluem em diálogos bem escritos e impecavelmente executados. A hipocrisia é um tema comum quando se fala sobre religião, mas a eficácia com que esse filme constrói poéticas narrativas divergentes seguindo o mesmo caminho - sem se perder - é impressionante.
Achei o filme belíssimo, um homage aos tempos de Bergman com esse frame a frame visualmente esplendoroso. Uma obra metafórica e lúdica que te deixa absorver e interpretar a narrativa no seu próprio tempo e no seu próprio formato. Não é um filme para qualquer telespectador, ritmo lento e roteiro exaustivamente poético.
Fazia tempo que eu não ria tanto. O conceito é bem interessante, mas infelizmente o filme se resume à diálogos pobres e um roteiro superficial. A trilha sonora é bem harmônica com a estética da produção, porém além das risadas satíricas não há muito o que apreciar nessa obra.
Depois desse filme da vontade de passar longe de qualquer relação. Só chantagem emocional, supersensibilidade e drama de todos os lados. Apesar de ser um ótimo retrato de um relacionamento abusivo (belo toque o gaslight vindo do aluno também) eu fiquei com tanto ódio de ambos os personagens que passei a odiar o filme da mesma forma.
Que filmão. Eu não entendo essas pessoas que acharam o filme insosso, particularmente fiquei intrigado o tempo inteiro tentando perceber mínimas nuances. Me pegava tentando adivinhar como Joan ia se posicionar - ou não - perante as situações, como ia ser pintado esse retrato da farsa consentida e quando ela ia realmente transparecer o desconforto e a indignação. Uma atuação fortíssima da Glenn (torço para que ela leve esse Oscar) e também do Jonathan Pryce.
Historicamente muito mais preciso do que outras biografias anteriores, o filme consegue transmitir o sofrimento que - essencialmente - fora a vida do pintor. A trilha sonora lacrimosa ajuda a construir tal sentimento constante de incompreensão e dor, tão terrível e ao mesmo tempo tão belo. A fotografia desse filme me intriga, o uso desse filtro tentando imitar película é simultaneamente brega e lindo.
Um filme extremamente lúdico, cheio de alegorias interessantes e dono de uma trilha sonora leve e encantadora. Gosto muito de como o filme trabalha certas questões das relações familiares com extrema naturalidade, questões que geralmente não são discutidas em animações. No começo só o que conseguia pensar é como a fotografia é diferente, toda construída dentro da estética do drama, nem parecia estar assistindo uma animação.
Bastante informação relevante, mas é uma crítica sutil demais que peca em vários aspectos. Não consigo ignorar o marasmo extremo que foi assistir esse filme.
Uma abordagem rasa pra um assunto tão pesado. Deveria de ser muito mais cru, o filme fala literalmente de tortura. Me decepcionou, mas o filme não é ruim, a forma como se desenvolve a relação do protagonista com a mãe é muito leve e natural, esse tipo de provação tem um poder imenso de unir as pessoas. Fiquei genuinamente feliz quando, no final, é descrita a situação atual da família retratada. De qualquer maneira é importantíssimo que tenham feito esse filme.
Esse tipo de filme geralmente parece derivativo, se agarra à melancolia do amor e à frenesi da paixão para no final desmoronar tudo em um grande final elegíaco. Acho que esse filme ser "lento" pode ser visto de forma positiva, pois renova a narrativa e acaba por nos intrigar.
Além das questões de invisibilidade, esse filme - de certa forma - é uma bela representação do drama pessoal que se torna drama coletivo e vice-versa. Como a nossa vida é realmente entrelaçada com as outras ao nosso redor, independente de quem forem, e como tudo se baseia em um certo equilíbrio híbrido e imprevisível. Considero esse filme brilhante, introduz uma ótima discussão, linda narrativa e a fotografia é literalmente impecável, estou ainda boquiaberto com a iluminação.
Uma caricatura - cheia de estereótipos - muito bela e colorida do Rio dos anos 80. Apesar de estereotipadas fiquei fascinado pelas ambientações, sutilmente fantasiosas e lúdicas.
Que trash divino, ou infernal. A fotografia desse filme é lindíssima, não apenas por ser em película, mas a paleta de cores é maravilhosa. Tem uma certa sutileza no humor que essa obra carrega que me deixou intrigado, faz graça de várias questões das relações humanas, mas sempre de uma forma poética e teatral.
Esse filme tem uma essência tão melancólica que chega a doer só de pensar na trama. Percebi o filme em si como uma alegoria da sabedoria que a personagem transmite com a narração da história, quase que a personificação de uma resolução de vida. Se a compreensão do que é "envelhecer" e do que é "dar valor ao vivido" fosse um objeto seria esse filme.
O filme em si é ok, mas eu entendo a nota baixa pela mensagem velada de ódio. Deveria, como obra, deixar mais claro que trata da biografia de um ser humano que escolheu viver uma vida miserável e vazia por puro medo do que dizia em um livro.
Uma delicada reflexão sobre laços afetivos e sobre noções de vida e do que é estar vivo. Que história mais inspiradora. Particularmente o que mais se salienta é o que essa obra implica, e o que deixa marcado, quase que como uma belíssima corda de esperança que me puxa para cima e me eleva.
Só posso dizer que esse é, possivelmente, o filme que mais me tocou em toda minha vida. O filme em seu desenrolar impressiona com a fotografia impecável e o seu silêncio. A ambientação, a rotina quase idêntica, o humor das discussões, tudo vai construindo esse contexto humilde e aconchegante. A pinhole da Madalena sumindo dentro da parede e esse final acabaram de vez comigo.
Um dos filmes mais delicados que eu já assisti. A delicadeza simplesmente flui da obra - da fotografia, das atuações e dos diálogos - como algo inerente e intrínseco. Levarei os diálogos finais comigo por um bom tempo.
Visualmente impecável, qualquer frame do filme poderia ser facilmente pendurado em uma parede. Merece 5 estrelas só pelo trabalho que deu pra produzir essa animação, sem mencionar a bela noção de perspectiva e movimento que conseguiram alcançar. Gostaria que tivessem abordado melhor a relação dele com o Gauguin, mas ainda assim é uma linda representação biográfica.
Duna de Jodorowsky
4.5 143O documentário em si eu não achei nada demais, mas o contexto é muito interessante. É muito importante que se reconheça como esse projeto magnânimo influenciou absurdamente o cinema que veio depois, Jodorowsky é um gênio.
Bela Vingança
3.8 1,3K Assista AgoraSó seria mais realista se o homem se safasse.
Para Sama
4.4 109É extremamente perfurante e triste, mas ao mesmo tempo impressiona a forma como ela constrói uma narrativa tão poética e bonita retratando apenas a apocalíptica realidade que ela vive.
Corpus Christi
3.9 92 Assista AgoraMaravilhoso, provavelmente meu favorito dos indicados desse ano. Fotografia belíssima, atuações memoráveis, uma narrativa poética e ao mesmo tempo intrigante. São diversos debates filosóficos sobre razão e fé que fluem em diálogos bem escritos e impecavelmente executados. A hipocrisia é um tema comum quando se fala sobre religião, mas a eficácia com que esse filme constrói poéticas narrativas divergentes seguindo o mesmo caminho - sem se perder - é impressionante.
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraAchei o filme belíssimo, um homage aos tempos de Bergman com esse frame a frame visualmente esplendoroso. Uma obra metafórica e lúdica que te deixa absorver e interpretar a narrativa no seu próprio tempo e no seu próprio formato. Não é um filme para qualquer telespectador, ritmo lento e roteiro exaustivamente poético.
Divino Amor
3.3 240Fazia tempo que eu não ria tanto.
O conceito é bem interessante, mas infelizmente o filme se resume à diálogos pobres e um roteiro superficial. A trilha sonora é bem harmônica com a estética da produção, porém além das risadas satíricas não há muito o que apreciar nessa obra.
Us
3.3 34Depois desse filme da vontade de passar longe de qualquer relação. Só chantagem emocional, supersensibilidade e drama de todos os lados.
Apesar de ser um ótimo retrato de um relacionamento abusivo (belo toque o gaslight vindo do aluno também) eu fiquei com tanto ódio de ambos os personagens que passei a odiar o filme da mesma forma.
A Esposa
3.8 557 Assista AgoraQue filmão. Eu não entendo essas pessoas que acharam o filme insosso, particularmente fiquei intrigado o tempo inteiro tentando perceber mínimas nuances. Me pegava tentando adivinhar como Joan ia se posicionar - ou não - perante as situações, como ia ser pintado esse retrato da farsa consentida e quando ela ia realmente transparecer o desconforto e a indignação. Uma atuação fortíssima da Glenn (torço para que ela leve esse Oscar) e também do Jonathan Pryce.
No Portal da Eternidade
3.8 348 Assista AgoraHistoricamente muito mais preciso do que outras biografias anteriores, o filme consegue transmitir o sofrimento que - essencialmente - fora a vida do pintor. A trilha sonora lacrimosa ajuda a construir tal sentimento constante de incompreensão e dor, tão terrível e ao mesmo tempo tão belo.
A fotografia desse filme me intriga, o uso desse filtro tentando imitar película é simultaneamente brega e lindo.
Mirai
3.6 119Um filme extremamente lúdico, cheio de alegorias interessantes e dono de uma trilha sonora leve e encantadora. Gosto muito de como o filme trabalha certas questões das relações familiares com extrema naturalidade, questões que geralmente não são discutidas em animações.
No começo só o que conseguia pensar é como a fotografia é diferente, toda construída dentro da estética do drama, nem parecia estar assistindo uma animação.
Vice
3.5 488 Assista AgoraBastante informação relevante, mas é uma crítica sutil demais que peca em vários aspectos. Não consigo ignorar o marasmo extremo que foi assistir esse filme.
Boy Erased: Uma Verdade Anulada
3.6 404 Assista AgoraUma abordagem rasa pra um assunto tão pesado. Deveria de ser muito mais cru, o filme fala literalmente de tortura. Me decepcionou, mas o filme não é ruim, a forma como se desenvolve a relação do protagonista com a mãe é muito leve e natural, esse tipo de provação tem um poder imenso de unir as pessoas. Fiquei genuinamente feliz quando, no final, é descrita a situação atual da família retratada.
De qualquer maneira é importantíssimo que tenham feito esse filme.
Guerra Fria
3.8 326 Assista AgoraMaçante, mas belíssimo. Trilha sonora sublime e a fotografia purista desse filme me tirava o fôlego toda vez que mudava o enquadramento.
Esse tipo de filme geralmente parece derivativo, se agarra à melancolia do amor e à frenesi da paixão para no final desmoronar tudo em um grande final elegíaco. Acho que esse filme ser "lento" pode ser visto de forma positiva, pois renova a narrativa e acaba por nos intrigar.
Roma
4.1 1,4K Assista AgoraAlém das questões de invisibilidade, esse filme - de certa forma - é uma bela representação do drama pessoal que se torna drama coletivo e vice-versa. Como a nossa vida é realmente entrelaçada com as outras ao nosso redor, independente de quem forem, e como tudo se baseia em um certo equilíbrio híbrido e imprevisível.
Considero esse filme brilhante, introduz uma ótima discussão, linda narrativa e a fotografia é literalmente impecável, estou ainda boquiaberto com a iluminação.
Feitiço do Rio
2.3 31 Assista AgoraUma caricatura - cheia de estereótipos - muito bela e colorida do Rio dos anos 80. Apesar de estereotipadas fiquei fascinado pelas ambientações, sutilmente fantasiosas e lúdicas.
A Bruxa do Amor
3.6 204 Assista AgoraQue trash divino, ou infernal. A fotografia desse filme é lindíssima, não apenas por ser em película, mas a paleta de cores é maravilhosa. Tem uma certa sutileza no humor que essa obra carrega que me deixou intrigado, faz graça de várias questões das relações humanas, mas sempre de uma forma poética e teatral.
Tomates Verdes Fritos
4.2 1,3K Assista AgoraEsse filme tem uma essência tão melancólica que chega a doer só de pensar na trama. Percebi o filme em si como uma alegoria da sabedoria que a personagem transmite com a narração da história, quase que a personificação de uma resolução de vida. Se a compreensão do que é "envelhecer" e do que é "dar valor ao vivido" fosse um objeto seria esse filme.
Eu Sou Michael
2.6 174O filme em si é ok, mas eu entendo a nota baixa pela mensagem velada de ódio. Deveria, como obra, deixar mais claro que trata da biografia de um ser humano que escolheu viver uma vida miserável e vazia por puro medo do que dizia em um livro.
Questão de Tempo
4.3 4,0K Assista AgoraAssisti sem muita pretensão, porém esse filme acabou se mostrando uma surpreendente aula sobre a beleza de viver. Ótimo roteiro.
Colorful
4.2 90Uma delicada reflexão sobre laços afetivos e sobre noções de vida e do que é estar vivo. Que história mais inspiradora. Particularmente o que mais se salienta é o que essa obra implica, e o que deixa marcado, quase que como uma belíssima corda de esperança que me puxa para cima e me eleva.
O Espírito da Colméia
4.2 145 Assista AgoraUma abordagem inocente em cima do lúdico, do fantástico e do oculto.
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
4.1 283 Assista AgoraSó posso dizer que esse é, possivelmente, o filme que mais me tocou em toda minha vida. O filme em seu desenrolar impressiona com a fotografia impecável e o seu silêncio. A ambientação, a rotina quase idêntica, o humor das discussões, tudo vai construindo esse contexto humilde e aconchegante. A pinhole da Madalena sumindo dentro da parede e esse final acabaram de vez comigo.
"-Eu to com medo de morrer.
-Então não morre."
As Amizades Particulares
4.1 114Um dos filmes mais delicados que eu já assisti. A delicadeza simplesmente flui da obra - da fotografia, das atuações e dos diálogos - como algo inerente e intrínseco. Levarei os diálogos finais comigo por um bom tempo.
Com Amor, Van Gogh
4.3 1,0K Assista AgoraVisualmente impecável, qualquer frame do filme poderia ser facilmente pendurado em uma parede. Merece 5 estrelas só pelo trabalho que deu pra produzir essa animação, sem mencionar a bela noção de perspectiva e movimento que conseguiram alcançar. Gostaria que tivessem abordado melhor a relação dele com o Gauguin, mas ainda assim é uma linda representação biográfica.