Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Alfred Joseph Hitchcock
Lista criada por cult cult
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Alfred Joseph Hitchcock

Nascimento: 13 de agosto de 1899
Falecimento: 29 de abril de 1980 (80 anos)
Origem: Leytonstone, Londres, Inglaterra, Reino Unido

Sir foi um cineasta britânico. Considerado o "Mestre dos filmes de suspense", foi pioneiro em muitas técnicas do gênero, também foi um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.

Alfred Hitchcock nasceu no bairro de Leytonstone, nordeste da cidade de Londres, filho de Emma e William Hitchcock. Seu pai era um vendedor de frutas e verduras e além de Alfred tinha mais dois filhos.

A figura de seu pai esteve sempre presente. Quando tinha cinco anos, ele o enviou à polícia com uma carta e um policial ao terminar de ler trancou Hitchcock em uma cela por alguns minutos, dizendo: "Isto é o que se faz com as crianças más.". Hitchcock nunca entendeu a razão para esta piada, porque seu pai o chamava de seu "cordeiro sem manchas". Sua infância foi disciplinada e um tanto solitária.

O impacto do catolicismo em sua vida ocorre durante os seus anos de escola, no Convento Howrah, em Poplar. O centro jesuíta deixou uma profunda impressão em Hitchcock. Hitchcock se explicaria anos depois:
"O método de punição, é claro, foi muito dramático. O aluno devia decidir quando ir para a punição imposta a ele. Devia se dirigir para a sala especial onde estava o sacerdote encarregado de aplicar a punição. Era algo como ir para a sua execução. Eu acho que foi mau. Eles não usavam o mesmo tipo de cinto que assolavam as crianças em outras escolas, era um de borracha".

Hitchcock lembrava desses anos com amargura e ao mesmo tempo como uma grande influência em seu trabalho. "Se você tiver sido educado com os jesuítas como eu fui, esses elementos seriam importantes. Eu me sentia aterrorizado pela polícia, pelos jesuítas, pela punição, por um monte de coisas. Estas são as raízes do meu trabalho."

Em 1920, aos vinte e um anos, o jovem Hitchcock leu em uma revista que uma empresa de cinema dos Estados Unidos, a Famous Players-Lasky Company, iria criar um estúdio em Londres.
Hitchcock apresentou-se nos escritórios da Famous levando consigo alguns esboços de letreiros para filmes mudos que tinha projetado com a ajuda de seu chefe no departamento de publicidade da Henley. Imediatamente, a empresa o contratou como desenhista de letreiros.
No primeiro ano trabalhou como letrista em vários filmes, e no ano seguinte passou a ser responsável por cenários e pequenos diálogos em novos filmes.

Ele escrevia sob a direção de George Fitzmaurice, que também lhe ensinou as primeiras técnicas de filmagem.

Em 1923, o escritor, ator e produtor Seymour Hicks ofereceu a Hitchcock a co-direção de um filme menor, Always Tell Your Wife, pois o diretor original do filme havia ficado doente. Logo colaborou em um filme inacabado por falta de verba, Mrs. Peabody, esta foi a sua primeira experiência verdadeiramente cinematográfica.

Nos estúdios, Hitchcock conheceu Alma Reville, uma rapariga da mesma idade, nascida em Nottingham. Extremamente pequena e magra, e grande fã de cinema, ela trabalhou nos estúdios de uma empresa londrina desde os 16 anos, a Film Company, e logo passou a trabalhar na Famous.

Alma e Hitchcock colaboraram em vários filmes dirigidos por Graham e Cutts, e em 1923 viajaram para a Alemanha para produzir um filme cujo roteiro ele mesmo havia escrito, The prude's fall. No navio de retorno a Inglaterra, Hitchcock declarou-se a Alma e logo iniciaram um longo noivado.
Nos primeiros anos trabalharam juntos em filmes da produtora de Michael Balcon, a Gainsbouroug Pictures Ltda., como por exemplo The blackguard, um filme para o qual ele teve que viajar diversas vezes para a Alemanha, circustância em que aproveitou para conhecer a obra dos grandes diretores alemães da época, como Fritz Lang e Erich von Stronheim.

Em 1925, Balcon lhe propôs dirigir uma co-produção anglo-alemã intitulada The Pleasure Garden. Era sua primera oportunidade como diretor. O resultado, agradou os dirigentes do estúdio e naquele mesmo ano ele veio a dirigir outros dois filmes The mountain eagle (que não existe mais, o que apenas sobrou foram seis fotos) The Lodger: A Story of the London Fog, foi seu início no suspense, que mostra a história de uma família que desconfia que seu inquilino seja Jack, o Estripador. O três filmes estrearam em 1927.

Em 2 de dezembro de 1926 casou-se com Alma de acordo com rituais católicos e se estabeleceram em Cromwell Road, em Londres. Na estreia, os filmes foram bem recebidos pelo público e críticos. Neles, o diretor aparecia discretamente como figurante, sem ser incluído como parte do elenco ou roteiro, era a sua maneira de assinatura em seus filmes, que mais tarde se tornou tão popular.

Aproveitando o sucesso, ele mudou de produtora, e no final de 1927 filmou The Ring, ele também assinava o roteiro do filme que foi produzido pela British International Pictures. Com este filme se tornou um dos diretores mais conhecidos da Inglaterra e deu início ao seu caminho para a fama internacional.

Em 1929, Hitchcock obteve o seu primeiro sucesso no Reino Unido com Blackmail, filme este que abriria um período de vários clássicos do suspense dirigidos por ele ainda em solo britânico.

Em 1933 foi trabalhar na Gaumont-British Picture Corporation, e o seu primeiro filme para a companhia chamou-se The Man Who Knew Too Much (O Homem que Sabia Demais), de 1934, que seria refilmado em 1956 com outros atores.

O seu segundo filme pela companhia foi The 39 Steps (Os 39 Degraus), de 1935, considerado o melhor filme deste período. Neste filme, pela primeira vez ele usa uma técnica chamada de MacGuffin (às vezes de McGuffin ou Maguffin), a técnica designa uma desculpa argumental que motiva aos personagens a desenvolver uma história, o que na realidade carece de relevância

Nessa fase, Hitchcock estabeleceu algumas inovações que caracterizaram
seu estilo, uma delas é a introdução de um recurso de roteiro que virou uma de suas marcas registradas, o personagem inocente que é perseguido ou punido por um crime que não cometeu.

Ele se mudou para Hollywood em 1939 e tornou-se um cidadão dos EUA em 1955. Durante uma carreira de mais de meio século, Hitchcock criou para si estilo de direção distinta e reconhecível.
Ele criava takes que maximizavam a ansiedade, o medo ou a empatia, e utilizou um sistema de edição inovador. Suas histórias, muitas vezes apresentam fugitivos no dentro da lei ao lado de personagens femininas "loiras frias".

Filmes de Hitchcock também trazem muitos temas da psicanálise e apresentam fortes conotações sexuais. Através de suas aparições em seus próprios filmes , entrevistas, trailers, e o programa de televisão Alfred Hitchcock Presents, ele tornou-se um ícone cultural.

Hitchcock dirigiu mais de cinqüenta filmes em uma carreira de seis décadas. Muitas vezes considerado como o maior cineasta britânico, ele ficou em primeiro lugar em uma pesquisa de críticos de cinema de 2007 no jornal britânico Daily Telegraph, que afirmou:
"Sem dúvida o maior cineasta a emergir destas ilhas, Hitchcock fez mais do que qualquer diretor na composição do cinema moderno, que seria totalmente diferente sem ele. Seu talento era para a narrativa, que cruelmente retinha as informações cruciais, e envolvia as emoções do público como nenhum outro".
A revista MovieMaker o descreveu como o cineasta mais influentes de todos os tempos e é amplamente considerado como um dos artistas mais importantes do cinema.
Em 1980 Alfred Hitchcock recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, das mãos da Rainha Elizabeth II. Ele morreu quatro meses depois, de insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles. O corpo de Hitchcok foi cremado, e suas cinzas espalhadas.

Curiosidades

* Filho de William e Emma Hitchcock, Alfred foi criado debaixo de uma rígida formação católica.

* Em 1915, foi trabalhar na Henley Telegraph and Cable Company, sendo que já em 1919, aos 20 anos, começou sua carreira no cinema, ao conseguir um emprego de designer de inter-títulos no estúdio da Players-Lasky, em Londres. Lá ele aprendeu a roteirizar, editar e também direção de arte, e em 1922 se tornou assistente de direção.

* Neste mesmo ano, dirigiu Number Thirteen ou Mrs. Peabody, que nunca foi finalizado. Seu primeiro longa-metragem completo como diretor foi The Pleasure Garden, uma produção anglo-germânica de 1925, filmada em Munique.

* No ano seguinte, filmaria The Lodger, que sintetiza muito da sua obra, pois além da trama ser sobre um protagonista inocente que é falsamente acusado e acaba sendo envolvido em uma rede de intrigas, este filme também marca a primeira aparição do diretor. Estas aparições inclusive se tornaram uma marca, tanto que com o passar dos anos Hitchcock aparecia mais no início dos filmes, pois a audiência ficava tão preocupada em vê-lo que desviava a atenção da trama. Assim, em filmes mais recentes, ele normalmente surge logo no início do filme e de uma maneira que é fácil localizá-lo.

* Já em 1929, filmaria Chantagem e Confissão, que se tornou seu primeiro filme falado, apesar de ter sido inicialmente concebido para ser mudo. Em 1939, dirigiria A Estalagem Maldita, que marcaria o fim da chamada “fase inglesa”. No ano seguinte, começaria com o pé direito sua “fase americana”, ao filmar Rebecca – A Mulher Inesquecível, que ganhou o Oscar de melhor filme e deu para Hitchcock sua primeira indicação ao Oscar.

* Ele também foi indicado por Um Barco e Nove Destinos, Quando Fala o Coração, Janela Indiscreta e Psicose, mas nunca ganhou um Oscar. Em 1967, recebeu da Academia o prêmio Irving G. Thalberg, pelo conjunto da sua obra. Além dos títulos citados, filmes como: A Dama Oculta, Correspondente Estrangeiro, Suspeita, Sabotador, A Sombra de uma Dúvida, Interlúdio, Festim Diabólico, Pacto Sinistro, O Homem que Sabia Demais, Um Corpo que Cai e Os Pássaros foram responsáveis por inspirar uma nova geração de cineastas e revolucionar o suspense. Na verdade, foi Hitchcock quem melhor definiu a diferença entre mistério e suspense. Enquanto que no primeiro ninguém sabe o que está para acontecer, no segundo apenas os personagens da trama desconhecem os acontecimentos, enquanto a platéia presente sabe o que está para acontecer.

* Por tudo isto, Alfred Hitchcock ficou conhecido no mundo inteiro, e mesmo quando em 29 de abril de 1980 se noticiou que o “Mestre do Suspense” falecera em Los Angeles, ninguém negou que sua obra continuaria cada vez mais viva com o passar dos anos.

* Nunca ganhou um prêmio por melhor direção no Oscar, apesar de ter sido indicado 5 vezes.

* Entre 1920 e 1922, Alfred Hitchcock trabalhou em 12 filmes, exercendo sempre a função de designer de inter-títulos. Eis a relação completa: The Call of Youth (1920), The Great Day (1920), Appearances (1921), The Bonnie Brier Brush (1921), Dangerous Lies (1921), The Mystery Road (1921), The Princess of New York (1921), Love’s Boomerang (1922), The Man From Home (1922), Spanish Jade (1922), Tell Your Children (1922) e Three Live Ghosts (1922).

* Costumava dizer a seguinte frase: “Ator para mim é como gado!”.

* Desde The Lodger (1926), Hitchcock faz ao menos uma aparição em seus filmes.

* Na Lista Britânica de Honra do Ano Novo de 1980 foi nomeado Cavaleiro Comendador do Império Britânico.

Filmografia

1976 – Trama diabólica (Family plot)
1972 – Frenesi (Frenzy)
1969 – Topázio (Topaz)
1966 – Cortina rasgada (Torn curtain)
1964 – Marnie – Confissão de uma ladra (Marnie)
1963 – Os pássaros (The birds)
1960 – Psicose (Psycho)
1959 – Intriga internacional (North by northwest)
1958 – Um corpo que cai (Vertigo)
1958 – O homem errado (The wrong man)
1956 – O homem que sabia demais (The man who knew to much)
1956 – O terceiro tiro (The trouble with Harry)
1955 – Ladrão de casaca (To catch a thief)
1954 – Janela indiscreta (Rear window)
1954 – Disque M para matar (Dial M for muder)
1952 – A tortura do silêncio (I confess)
1951 – Pacto sinistro (Strangers on a train)
1950 – Pavor nos bastidores (Stage fright)
1949 – Sob o signo de capricórnio (Under capricorn)
1948 – Festim diabólico (Rope)
1947 – Agonia de amor (The paradine case)
1946 – Interlúdio (Notorious)
1945 – Quando fala o coração (Spellbound)
1943 – Um barco e nove destinos (Lifeboat)
1943 – A sombra de uma dúvida (Shadow of a doubt)
1942 – Sabotador (Saboteur)
1941 – Suspeita (Suspicion)
1941 – Um casal do barulho (Mr. and Mrs. Smith)
1940 – Correspondente estrangeiro (Foreign Correspondent)
1940 – Rebeca, a mulher inesquecível (Rebecca)
1939 – A estalagem maldita (Jamaica inn)
1938 – A dama oculta (The lady Vanishes)
1937 – Young and innocent
1936 – O marido era o culpado (Sabotage)
1936 – O agente secreto (The secret agent)
1935 – Os 39 degraus (The 39 steps)
1934 – O homem que sabia demais (The man who knew too much)
1933 – Waltzes from Vienna
1932 – O mistério número 17 (Number seventeen)
1932 – Ricos e estranhos (Rich and strange)
1931 – The skin game
1929 – Assassinato (Murder)
1929 – Juno and the Paycock
1929 – Chantagem e confissão (Blackmail)
1929 – O ilhéu (The manxman)
1928 – Champagne
1928 – A mulher do fazendeiro (The farmer`s wife)
1927 – O ring (The Ring)
1927 – Easy virtue
1927 – Downhill
1926 – A story of the London fog
1926 – The lodger
1926 – The mountain eagle
1925 – The pleasure garden

Lista editada há 7 anos

44 2

0%
Você já viu 0 dos 44 filmes desta lista.
  1. O Jardim dos Prazeres (The Pleasure Garden)

    O Jardim dos Prazeres

    3.2 40
    1
  2. The Mountain Eagle / Fear o God (The Mountain Eagle / Fear o God)

    The Mountain Eagle / Fear o God

    3.4 7
    2
  3. O Pensionista (The Lodger: A Story of the London Fog)

    O Pensionista

    3.9 80 Assista Agora
    3
  4. Decadência (Downhill)

    Decadência

    3.1 24 Assista Agora
    4
  5. Mulher Pública (Easy Virtue)

    Mulher Pública

    3.2 23
    5
  6. O Ringue (The Ring)

    O Ringue

    3.5 31
    6
  7. A Mulher do Fazendeiro (The Farmer's Wife)

    A Mulher do Fazendeiro

    2.9 27
    7
  8. O Ilhéu (The Manxman)

    O Ilhéu

    3.5 23
    8
  9. Chantagem e Confissão (Blackmail)

    Chantagem e Confissão

    3.7 59 Assista Agora
    9
  10. Juno e o Pavão (Juno and the Paycock)

    Juno e o Pavão

    2.6 15
    10
  11. Assassinato (Murder!)

    Assassinato

    3.4 34 Assista Agora
    11
  12. O Mistério Do Número 17 (Number Seventeen)

    O Mistério Do Número 17

    2.9 25
    12
  13. Valsas de Viena (Waltzes from Vienna)

    Valsas de Viena

    3.4 17
    13
  14. Os 39 Degraus (The 39 Steps)

    Os 39 Degraus

    3.7 120 Assista Agora
    14
  15. O Agente Secreto (Secret Agent)

    O Agente Secreto

    3.2 35 Assista Agora
    15
  16. Sabotagem (Sabotage)

    Sabotagem

    3.7 73 Assista Agora
    16
  17. Jovem e Inocente (Young and Innocent)

    Jovem e Inocente

    3.6 48 Assista Agora
    17
  18. A Estalagem Maldita (Jamaica Inn)

    A Estalagem Maldita

    3.1 31 Assista Agora
    18
  19. Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent)

    Correspondente Estrangeiro

    3.7 54 Assista Agora
    19
  20. A Dama Oculta (Lady Vanishes, The)

    A Dama Oculta

    4.0 142 Assista Agora
    20
  21. Sr. & Sra. Smith - Um Casal do Barulho (Mr. & Mrs. Smith)

    Sr. & Sra. Smith - Um Casal do Barulho

    3.3 36
    21
  22. Suspeita (Suspicion)

    Suspeita

    3.7 110 Assista Agora
    22
  23. Sabotador (Saboteur)

    Sabotador

    3.6 75 Assista Agora
    23
  24. A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt)

    A Sombra de uma Dúvida

    4.0 195 Assista Agora
    24
  25. Um Barco e Nove Destinos (Lifeboat)

    Um Barco e Nove Destinos

    4.0 121
    25
  26. Quando Fala o Coração (Spellbound)

    Quando Fala o Coração

    4.0 161
    26
  27. Interlúdio (Notorious)

    Interlúdio

    4.0 269 Assista Agora
    27
  28. Agonia de Amor (The Paradine Case)

    Agonia de Amor

    3.5 41
    28
  29. A Tortura do Silêncio (I Confess)

    A Tortura do Silêncio

    3.9 141 Assista Agora
    29
  30. Pavor nos Bastidores (Stage Fright)

    Pavor nos Bastidores

    4.0 68
    30
  31. Janela Indiscreta (Rear Window)

    Janela Indiscreta

    4.3 1,2K Assista Agora
    31
  32. Disque M Para Matar (Dial M for Murder)

    Disque M Para Matar

    4.4 680 Assista Agora
    32
  33. Ladrão de Casaca (To Catch a Thief)

    Ladrão de Casaca

    3.7 259
    33
  34. O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much)

    O Homem Que Sabia Demais

    3.9 258 Assista Agora
    34
  35. O Homem Errado (The Wrong Man)

    O Homem Errado

    3.9 96 Assista Agora
    35
  36. Intriga Internacional (North by Northwest)

    Intriga Internacional

    4.1 347 Assista Agora
    36

Comentar:

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.