Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Roberto Rossellini (I)
326Número de Fãs

Nascimento: 8 de Maio de 1906 (71 years)

Falecimento: 3 de Junho de 1977

Roma, Lazio - Itália

Foi um diretor de cinema italiano. Rossellini foi um dos mais importantes cineastas do neo-realismo italiano, com contribuições ao movimento, com filmes como Roma, Cidade Aberta.

Nascido em uma família rica, Rossellini interessou-se por cinema por influêcia do avô, proprietário de uma casa de espetáculos. Começou sua carreira realizando alguns curtas. Durante o fascismo, ingressou na indústria cinematográfica italiana, como assistente de direção. Trabalhou como supervisor de alguns filmes, dentre eles L'Invasore, de Nino Giannini, e Benito Mussolini, de Pasquale Prunas.

Seu grande momento veio no final da Segunda Guerra Mundial, quando produziu duas de suas obras-primas, Roma, Cidade Aberta (1945, Prêmio de Melhor Filme do Festival de Cinema de Cannes), Paisà (1946) e Alemanha, Ano Zero (1947), tornando-se um dos principais expoentes do neorealismo do cinema italiano.

Teve um tumultuado romance com a atriz Anna Magnani, de quem se separou para casar com a também atriz Ingrid Bergman, em outro tumultuado relacionamento já que Ingrid estava casada na época.

Em 1963, Rossellini fez o roteiro de Tempo de Guerra, de Jean-Luc Godard. Seus últimos trabalhos datam da década de 60, onde o cineasta trabalhou para a televisão educativa. Em 1977, aos 71 anos, Rossellini sofreu um ataque cardíaco e faleceu.

Irmão: Renzo Rossellini
Filhos: Isabella Rossellini, Ingrid Rossellini, Renzo Rossellini, Renato Roberto Giusto Giuseppe Rossellini, Gil Rossellini, Raffaella Rossellini, Marco Romano Rossellini
Cônjuge: Sonali Senroy DasGupta (de 1957 a 1977), Ingrid Bergman (de 1950 a 1957), Marcella De Marchis (de 1936 a 1950), Assia Noris (de 1934 a 1936)