Um jovem que não espera nada da vida (a não ser que ela acabe) e uma senhora que não vê a velhice como momento de se acomodar... Ela procurando mil maneiras diferentes de aproveitar a vida, enquanto ele procura mil maneiras diferentes de encontrar a morte. Pensar em um verdadeiro romance em que opostos se atraem é pensar em "Harold and Maude", o filme que assisti que mais próximo chegou do casamento perfeito entre a comédia e o drama existencialista. Surpreendente da primeira à última cena.
"A Vida dos Outros" nos traz um dos roteiros mais inteligentes dos últimos anos, com uma história envolvente e muito bem costurada. Sem vergonha nos deixamos levar ao prazer do voyerismo através do personagem Anton Grubitz, o funcionário público ideal do antigo regime da Alemanha Oriental e, como ele, vamos nos tornando mais humanos à medida que o filme avança. A Alemanha aprendeu a transformar momentos difíceis da sua história em cinema de qualidade. Quando o Brasil começará a fazer o mesmo?
Acredito que com "Bastardo Inglórios" Tarantino voltou à sua velha forma! Aqui não há lutas sincronizadas e impossíveis como em "Kill Bill" (que considero o maior passo em falso do diretor), mas sim personagens com intuitos diversos que acabam se cruzando em determinado ponto, o que obviamente resulta em muito sangue, e por isso se afeiçoar a qualquer personagem do universo de Tarantino é extremamente arriscado, já que ele pode morrer de forma violenta na cena seguinte, sem que dê tempo nem pra gente respirar! Como sempre, Tarantino fez de seu filme uma homenagem ao cinema. Ninguém mais aqui achou o Brad Pitt, com gravatinha borboleta, bochechas infladas e "parlando" italiano parecido com Don Vito Corleone? Ou as letras garrafais em preto e amarelo que saltam na tela quando somos apresentados a Hugo Stiglitz totalmente a cara dos anos 90 (inclusive de outros filmes de Tarantino)? E assim somos levados, por exatamente duas horas e meia, a uma outra Segunda Guerra, à qual nunca tínhamos sido apresentados antes. Somos testados ao máximo com cenas bastante longas (como a primeira e a da taverna), que se tornam fundamentais para conhecermos cada personagem a fundo, sem que isso torne o filme chato. As atuações são bastante convincentes, especialmente a de Christoph Waltz, um nazista FDP mas carismático de uma forma estranha. Espero que o Oscar desse ano não cometa a mesma injustiça que cometeu com Ralph Fiennes, quando esse interpretou Amon Goeth, em "A Lista de Schindler"
Com "2001 - Uma Odisséia no Espaço", Kubrick criou uma obra visionária que até hoje ainda encanta. Um dos pontos altos é que ele não foi ingênuo ao imaginar como seriam as tecnologias no futuro, e sim chegou muito próximo ao que já aconteceu e ainda vai acontecer (diferente de outros clássicos de gênero, tais como "Blade Runner", em que nos deparamos ao mesmo tempo com carros voadores e monitores monocromáticos). As primeiras cenas são fabulosas e perturbadoras, causando, já de cara, um desconcerto tão grande nos espectadores que só cresce, conforme o filme roda. Não tenho vergonha de dizer que não entendi algumas cenas (especialmente as últimas) e é exatamente isso que faz com que eu jamais esqueça esse filme. HAL 9000 é um dos maiores vilões de cinema e traduz o medo que até hoje ainda existe das máquinas fugindo de controle. Uma máquina quase humana, não só nos (possíveis?) sentimentos quanto na maldade. "2001 - Uma Odisséia no Espaço" transforma os filmes de ficção científica atuais em ultrapassados!
Com "Dois Perdidos numa noite suja" José Joffily claramente homenageia o clássico "Perdidos na noite", e não só pelo título, mas pela história que mostra dois marginais no submundo de Nova York e fala de prostituição e da difícil convivência entre duas pessoas totalmente diferentes. A crítica do filme, porém, é deslocada para a complicada situação do imigrante na sociedade estatunidense. Débora Falabella consegue, com esse trabalho, mostrar que pode ir além dos papéis água-com-açucar que geralmente interpreta!
O filme é muito bonito, capaz de prender a atenção (mesmo tendo pouquíssimos diálogos), com personagens cativantes e grande em técnica. Mas não ficou entre minhas animações preferidas da Pixar...
O grande acerto de "Adeus, Lênin" é tratar o fim do regime socialista mostrando pessoas comuns que acreditavam verdadeiramente nele, e não a visão estereotipada a respeito dos socialistas, tão mais difundida. Por isso o filme agrada a gregos e troianos, àqueles que tem ideologias parecidas com a Sra. Kerner e àqueles que acreditam nos bens trazidos pela queda do Muro de Berlin. O filme não adota um posicionamento explícito e por isso tem a liberdade de criticar os dois regimes, com seu humor irônico e sutil. Um grande filme! Dizem que "uma imagem vale mais que mil palavras"... a cena da estátua de Lênin sendo levada certamente vale!
Aqueles que já viveram em uma república ou algo semelhante vão se sentir agradavelmente familiarizado com esse filme. Em um lugar em que pessoas de todos os lugares se reúnem é natural que surjam conflitos, amizades e romances, o que nos mostra que por mais diferentes que as culturas sejam, nós, jovens, compartilhamos os mesmos desejos, medos e sonhos! "Albergue Espanhol"é um filme que, talvez sem querer, nos faz pensar sobre o nosso tempo.
"Lutero" é o exemplo de como se pode desperdiçar uma grande história se não tiver uma boa direção. O filme é cansativo e a atuação morna de Joseph Fiennes (mostrando mais uma vez que não tem a metade do talento do irmão) chega a ser contraditória perante o espírito rebelde do personagem que interpreta.
"Perdidos na Noite" é ousado, antes de qualquer coisa, e não só no roteiro, mas também na decisão de John Schlesinger de não cortar nenhuma cena do filme (quando o natural seria tirar as mais chocantes para que mudar a classificação etária). Enfim, o filme foi para os cinemas inteiro, pode ser visto apenas por maiores de 17 anos e menores acompanhados dos pais e mesmo assim levou o Oscar de Melhor Filme, o que transformou-se num dos grandes tapas que a Academia deu na parcela conservadora da sociedade estadunidense. Embora a história pode não pareça tão chocante hoje, ela carrega consigo todo o drama dos marginais de qualquer sociedade. Uma das grandes películas da contracultura!
"O Operário" é esmagador, e não só no sentido literal. Christian Bale está quase que irreconhecível (ele perdeu 28 kg pra interpretar seu personagem) e as cenas dele se olhando no espelho conseguem ser mais perturbadoras que muitas cenas de filmes de terror! O desenrolar é lento e talvez por isso angustiante e o final é tenso!
"Infância Roubada" é um bom filme, sensível e feito com cuidado, embora não seja surpreendente. A premissa básica é bem possível (quantas vezes já vimos notícias de carros sendo roubados com crianças dentro?) e o desenrolar é bastante contido, com uma interpretação convincente do ator iniciante Presley Chweneyagae, como um Zé-Pequeno-não-tão-mau-assim. Embora sempre caiamos nessa inevitável comparação de qualquer filme sobre violência com o nosso "Cidade de Deus", acho que temos que notar que "Infância Roubada" tenta investigar a violência por um ângulo bem diferente, valorizando muito mais o psicológico que o social (o humano é mais analisado que a sociedade) e isso consegue preencher lacunas que a falta de cuidado artístico/estético deixou.
Só um filme poderoso consegue fazer com que seus espectadores questionem seus próprios conceitos. Tenho minha opinião formada a respeito da pena de morte e "Os Últimos passos de um homem" fez com que eu me perguntasse várias vezes sobre a validade dela.
Destaque pra atuação da Susan Saradon como uma freira nada esteriotipada!
Não digo que esse tenha sido um dos melhores filmes nacionais que vi, mas é muito bom, sim. Uma ótima interpretação da Lilia Cabral, em uma história que não é forçada em nenhum momento. Um humor sutil, possível, básico... não é um humor pastelão nem super requintado. É o humor do dia-a-dia. A frase final da Mercedes para o Lopes, na galeria, é a forma como isso nos é mostrado. Nós, que tomamos o ponto de vista do analista na história também temos nossas vidas, talvez até bem parecidas com a da protagonista. Muito interessante. Vale a pena assistir.
Nunca tinha visto nenhuma grande atuação do Colin Farrell, até "In Bruges"! O filme não tem nada de inovador, mas a história e os personagens são tão cativantes que em nenhum momento se fica cansado. O humor negro lembra os bons filmes dos irmãos Coen (como "Fargo"), mas com uma história muito mais "redondinha". Ralph Fiennes participa dos últimos 40 minutos e consegue fazer com que esqueçamos um pouco da simpatia tosca do personagem do Colin Farrel. Ótimo filme! (Pena o título ter sido traduzido de forma tão tosca e pouco chamativa!)
As comédias românticas atuais têm muito a aprender com "Ninotchka", que é um filme engraçado, romântico e, acima de tudo, inteligente! Greta Garbo tem um magnetismo tão grande que passei todo o filme admirando-a, praticamente me esquecendo de olhar o resto do elenco! Um grande filme, pena ser pouco conhecido!
Achei "O Leitor" um filme muito bom, principalmente por causa do roteiro e da atuação do rapaz que faz o Michael quando jovem. O Ralph Fiennes, de quem eu gosto muito, teve uma atuação boa, mas aquém do potencial que mostrou em "A Lista de Schindler", e quando a interpretação da Kate Winslet, achei-a impecável até o início da velhice, pois após isso a maquiagem não deu credibilidade à personagem. Irrita-me ver como os maquiadores sempre esquecem de dar atenção às mãos, a parte do corpo que, acredito eu, mais mostra a velhice.
Um filme incrível, que me levou a odiar e amar a todos os personagens, cada um por sua vez, e que conseguiu prender a minha atenção durante todo o tempo. Elogiar as atuações de Meryl e de Philip Seymour Hoffman nesse filme é cair no lugar comum, mas é impossível não ficar encantado ao ver como eles deram vida à personagens tão complexas. E a direção também é muito boa, dando a impressão que cada cena foi milimetricamente pensada. Um dos melhores filmes dos últimos anos.
Primeiro li o livro baseado no filme, depois o assisti, e isso fez com que eu visse a história filmada de forma totalmente diferente. Achei-a por demais non-sense, irreal(como não achar a última cena irreal?) e talvez por isso tenha perdido um tanto da poesia que eu achei na escrita. Claro que o filme é uma grande obra, afinal não é fácil no cinema segurar 110 minutos com apenas dois atores. Acho que o Jabor peca pelo exagero, visto que o filme seria excelente, talvez um dos meus preferidos da cinematografia nacional, caso não tivesse as loucuras envolvendo polvos e fumaça, uma "arte" que não nos leva a questionar nada além do que já nos fazia questionar com os diálogos, esses sim, excelentes. Não me canso de elogiar a Fernanda Torres! A melhor de sua geração!
Ensina-me a Viver
4.3 874 Assista AgoraUm jovem que não espera nada da vida (a não ser que ela acabe) e uma senhora que não vê a velhice como momento de se acomodar... Ela procurando mil maneiras diferentes de aproveitar a vida, enquanto ele procura mil maneiras diferentes de encontrar a morte. Pensar em um verdadeiro romance em que opostos se atraem é pensar em "Harold and Maude", o filme que assisti que mais próximo chegou do casamento perfeito entre a comédia e o drama existencialista. Surpreendente da primeira à última cena.
A Vida dos Outros
4.3 645"A Vida dos Outros" nos traz um dos roteiros mais inteligentes dos últimos anos, com uma história envolvente e muito bem costurada. Sem vergonha nos deixamos levar ao prazer do voyerismo através do personagem Anton Grubitz, o funcionário público ideal do antigo regime da Alemanha Oriental e, como ele, vamos nos tornando mais humanos à medida que o filme avança.
A Alemanha aprendeu a transformar momentos difíceis da sua história em cinema de qualidade. Quando o Brasil começará a fazer o mesmo?
Bastardos Inglórios
4.4 4,9K Assista AgoraAcredito que com "Bastardo Inglórios" Tarantino voltou à sua velha forma! Aqui não há lutas sincronizadas e impossíveis como em "Kill Bill" (que considero o maior passo em falso do diretor), mas sim personagens com intuitos diversos que acabam se cruzando em determinado ponto, o que obviamente resulta em muito sangue, e por isso se afeiçoar a qualquer personagem do universo de Tarantino é extremamente arriscado, já que ele pode morrer de forma violenta na cena seguinte, sem que dê tempo nem pra gente respirar!
Como sempre, Tarantino fez de seu filme uma homenagem ao cinema. Ninguém mais aqui achou o Brad Pitt, com gravatinha borboleta, bochechas infladas e "parlando" italiano parecido com Don Vito Corleone? Ou as letras garrafais em preto e amarelo que saltam na tela quando somos apresentados a Hugo Stiglitz totalmente a cara dos anos 90 (inclusive de outros filmes de Tarantino)?
E assim somos levados, por exatamente duas horas e meia, a uma outra Segunda Guerra, à qual nunca tínhamos sido apresentados antes. Somos testados ao máximo com cenas bastante longas (como a primeira e a da taverna), que se tornam fundamentais para conhecermos cada personagem a fundo, sem que isso torne o filme chato.
As atuações são bastante convincentes, especialmente a de Christoph Waltz, um nazista FDP mas carismático de uma forma estranha. Espero que o Oscar desse ano não cometa a mesma injustiça que cometeu com Ralph Fiennes, quando esse interpretou Amon Goeth, em "A Lista de Schindler"
E se você quer um filme que mostre como realmente aconteceu a 2ª Guerra, vá assistir a algum documentário! ahah
Grande filme!
2001: Uma Odisseia no Espaço
4.2 2,4K Assista AgoraCom "2001 - Uma Odisséia no Espaço", Kubrick criou uma obra visionária que até hoje ainda encanta. Um dos pontos altos é que ele não foi ingênuo ao imaginar como seriam as tecnologias no futuro, e sim chegou muito próximo ao que já aconteceu e ainda vai acontecer (diferente de outros clássicos de gênero, tais como "Blade Runner", em que nos deparamos ao mesmo tempo com carros voadores e monitores monocromáticos). As primeiras cenas são fabulosas e perturbadoras, causando, já de cara, um desconcerto tão grande nos espectadores que só cresce, conforme o filme roda. Não tenho vergonha de dizer que não entendi algumas cenas (especialmente as últimas) e é exatamente isso que faz com que eu jamais esqueça esse filme.
HAL 9000 é um dos maiores vilões de cinema e traduz o medo que até hoje ainda existe das máquinas fugindo de controle. Uma máquina quase humana, não só nos (possíveis?) sentimentos quanto na maldade.
"2001 - Uma Odisséia no Espaço" transforma os filmes de ficção científica atuais em ultrapassados!
2 Perdidos Numa Noite Suja
3.3 123 Assista AgoraCom "Dois Perdidos numa noite suja" José Joffily claramente homenageia o clássico "Perdidos na noite", e não só pelo título, mas pela história que mostra dois marginais no submundo de Nova York e fala de prostituição e da difícil convivência entre duas pessoas totalmente diferentes. A crítica do filme, porém, é deslocada para a complicada situação do imigrante na sociedade estatunidense.
Débora Falabella consegue, com esse trabalho, mostrar que pode ir além dos papéis água-com-açucar que geralmente interpreta!
WALL·E
4.3 2,9K Assista AgoraO filme é muito bonito, capaz de prender a atenção (mesmo tendo pouquíssimos diálogos), com personagens cativantes e grande em técnica. Mas não ficou entre minhas animações preferidas da Pixar...
...talvez porque eu não tenha gostado muito do final otimista, dando a idéia de que toda a agressão à natureza é reversível.
Prefiro ainda "Monstros SA" e "Ratatouille".
Adeus, Lenin!
4.2 1,1K Assista AgoraO grande acerto de "Adeus, Lênin" é tratar o fim do regime socialista mostrando pessoas comuns que acreditavam verdadeiramente nele, e não a visão estereotipada a respeito dos socialistas, tão mais difundida. Por isso o filme agrada a gregos e troianos, àqueles que tem ideologias parecidas com a Sra. Kerner e àqueles que acreditam nos bens trazidos pela queda do Muro de Berlin. O filme não adota um posicionamento explícito e por isso tem a liberdade de criticar os dois regimes, com seu humor irônico e sutil. Um grande filme! Dizem que "uma imagem vale mais que mil palavras"... a cena da estátua de Lênin sendo levada certamente vale!
Albergue Espanhol
3.9 313Aqueles que já viveram em uma república ou algo semelhante vão se sentir agradavelmente familiarizado com esse filme. Em um lugar em que pessoas de todos os lugares se reúnem é natural que surjam conflitos, amizades e romances, o que nos mostra que por mais diferentes que as culturas sejam, nós, jovens, compartilhamos os mesmos desejos, medos e sonhos! "Albergue Espanhol"é um filme que, talvez sem querer, nos faz pensar sobre o nosso tempo.
Lutero
3.4 190"Lutero" é o exemplo de como se pode desperdiçar uma grande história se não tiver uma boa direção. O filme é cansativo e a atuação morna de Joseph Fiennes (mostrando mais uma vez que não tem a metade do talento do irmão) chega a ser contraditória perante o espírito rebelde do personagem que interpreta.
Perdidos na Noite
4.2 323 Assista Agora"Perdidos na Noite" é ousado, antes de qualquer coisa, e não só no roteiro, mas também na decisão de John Schlesinger de não cortar nenhuma cena do filme (quando o natural seria tirar as mais chocantes para que mudar a classificação etária). Enfim, o filme foi para os cinemas inteiro, pode ser visto apenas por maiores de 17 anos e menores acompanhados dos pais e mesmo assim levou o Oscar de Melhor Filme, o que transformou-se num dos grandes tapas que a Academia deu na parcela conservadora da sociedade estadunidense. Embora a história pode não pareça tão chocante hoje, ela carrega consigo todo o drama dos marginais de qualquer sociedade. Uma das grandes películas da contracultura!
O Homem Duplo
3.5 252 Assista AgoraA tecnologia por ser diferente, mas o filme não vale tanto a pena!
O Operário
4.0 1,3K Assista Agora"O Operário" é esmagador, e não só no sentido literal. Christian Bale está quase que irreconhecível (ele perdeu 28 kg pra interpretar seu personagem) e as cenas dele se olhando no espelho conseguem ser mais perturbadoras que muitas cenas de filmes de terror! O desenrolar é lento e talvez por isso angustiante e o final é tenso!
Se você sentiu sono, agradeça! Trevor Reznik daria a vida pra sentir isso de novo! ahaha
Infância Roubada
3.5 81 Assista Agora"Infância Roubada" é um bom filme, sensível e feito com cuidado, embora não seja surpreendente. A premissa básica é bem possível (quantas vezes já vimos notícias de carros sendo roubados com crianças dentro?) e o desenrolar é bastante contido, com uma interpretação convincente do ator iniciante Presley Chweneyagae, como um Zé-Pequeno-não-tão-mau-assim. Embora sempre caiamos nessa inevitável comparação de qualquer filme sobre violência com o nosso "Cidade de Deus", acho que temos que notar que "Infância Roubada" tenta investigar a violência por um ângulo bem diferente, valorizando muito mais o psicológico que o social (o humano é mais analisado que a sociedade) e isso consegue preencher lacunas que a falta de cuidado artístico/estético deixou.
Os Últimos Passos de um Homem
4.0 246 Assista AgoraSó um filme poderoso consegue fazer com que seus espectadores questionem seus próprios conceitos. Tenho minha opinião formada a respeito da pena de morte e "Os Últimos passos de um homem" fez com que eu me perguntasse várias vezes sobre a validade dela.
Destaque pra atuação da Susan Saradon como uma freira nada esteriotipada!
Divã
3.4 1,1KNão digo que esse tenha sido um dos melhores filmes nacionais que vi, mas é muito bom, sim. Uma ótima interpretação da Lilia Cabral, em uma história que não é forçada em nenhum momento. Um humor sutil, possível, básico... não é um humor pastelão nem super requintado. É o humor do dia-a-dia. A frase final da Mercedes para o Lopes, na galeria, é a forma como isso nos é mostrado. Nós, que tomamos o ponto de vista do analista na história também temos nossas vidas, talvez até bem parecidas com a da protagonista. Muito interessante. Vale a pena assistir.
Na Mira do Chefe
3.7 360Nunca tinha visto nenhuma grande atuação do Colin Farrell, até "In Bruges"! O filme não tem nada de inovador, mas a história e os personagens são tão cativantes que em nenhum momento se fica cansado. O humor negro lembra os bons filmes dos irmãos Coen (como "Fargo"), mas com uma história muito mais "redondinha". Ralph Fiennes participa dos últimos 40 minutos e consegue fazer com que esqueçamos um pouco da simpatia tosca do personagem do Colin Farrel. Ótimo filme! (Pena o título ter sido traduzido de forma tão tosca e pouco chamativa!)
Ninotchka
4.1 113 Assista AgoraAs comédias românticas atuais têm muito a aprender com "Ninotchka", que é um filme engraçado, romântico e, acima de tudo, inteligente! Greta Garbo tem um magnetismo tão grande que passei todo o filme admirando-a, praticamente me esquecendo de olhar o resto do elenco! Um grande filme, pena ser pouco conhecido!
O Leitor
4.1 1,8K Assista AgoraAchei "O Leitor" um filme muito bom, principalmente por causa do roteiro e da atuação do rapaz que faz o Michael quando jovem. O Ralph Fiennes, de quem eu gosto muito, teve uma atuação boa, mas aquém do potencial que mostrou em "A Lista de Schindler", e quando a interpretação da Kate Winslet, achei-a impecável até o início da velhice, pois após isso a maquiagem não deu credibilidade à personagem. Irrita-me ver como os maquiadores sempre esquecem de dar atenção às mãos, a parte do corpo que, acredito eu, mais mostra a velhice.
Dúvida
3.9 1,0K Assista AgoraUm filme incrível, que me levou a odiar e amar a todos os personagens, cada um por sua vez, e que conseguiu prender a minha atenção durante todo o tempo. Elogiar as atuações de Meryl e de Philip Seymour Hoffman nesse filme é cair no lugar comum, mas é impossível não ficar encantado ao ver como eles deram vida à personagens tão complexas. E a direção também é muito boa, dando a impressão que cada cena foi milimetricamente pensada. Um dos melhores filmes dos últimos anos.
Eu Sei Que Vou Te Amar
3.6 140Primeiro li o livro baseado no filme, depois o assisti, e isso fez com que eu visse a história filmada de forma totalmente diferente. Achei-a por demais non-sense, irreal(como não achar a última cena irreal?) e talvez por isso tenha perdido um tanto da poesia que eu achei na escrita. Claro que o filme é uma grande obra, afinal não é fácil no cinema segurar 110 minutos com apenas dois atores. Acho que o Jabor peca pelo exagero, visto que o filme seria excelente, talvez um dos meus preferidos da cinematografia nacional, caso não tivesse as loucuras envolvendo polvos e fumaça, uma "arte" que não nos leva a questionar nada além do que já nos fazia questionar com os diálogos, esses sim, excelentes.
Não me canso de elogiar a Fernanda Torres! A melhor de sua geração!
Beleza Americana
4.1 2,9K Assista AgoraEis um filme instigante! Acho incrível como o vazio humano pôde ser representado com tanta beleza!
Os Suspeitos
4.1 782 Assista AgoraQuem não tem medo de Keyser Soze? Brilhante! Um dos melhores filmes de suspense de todos os tempos.
Fahrenheit 11 de Setembro
3.9 260Forte, revoltante, inteligente. Embora eu ache que o final ficou um pouco apelativo, é um documentário que precisa ser visto!
As Duas Faces da Lei
3.1 325 Assista AgoraConcordo com a maioria das opiniões abaixo! Um verdadeiro desperdício!