Um passeio fascinante pelas possibilidades da memória, da imagem, da memória à partir da imagem e da imagem à partir da memória. Além disso, um texto primorosamente rico e fluido que desliza, flutua por lugares e fluxos de pensamento da maneira mais natural possível. Uma obra prima!
O que impressiona é que um filme com essa história dificilmente prenderia a atenção se o diretor não fosse um gênio e a produção impecável. Assistindo, eu queria só que não acabasse nunca. Estava ganhando bons minutos de vida preso no colo das cores; do vestido; do escondido. É como ler um diário; espiar o proibido. Uma pena que a experiência acabe.
Esse filme desafia todos os limites e possibilidades do erótico.. Sinistro; fervente; visceral. Oshima certamente leu Georges Bataille antes de produzí-lo.
Fantástico. Realmente pensei que não pudesse ficar melhor que a então poesia de atmosfera cinza e isolada do resto do mundo. O filme constrói a melancolia e a indiferença tijolo por tijolo pra depois passar o trator por cima e derrubar tudo. Aos que se identificam com o avulso - pairando nos ares do não-sei-onde - é certamente um tapa na cara.
É incrível como a linguagem poética muda com o plot twist que, por sinal, é totalmente inesperado - depois dos 40 minutos pensei que fosse ficar naquela mesmíce do jovem indiferente e conflituoso -. Muda a entonação, a ferocidade, o jogo de palavras, o caos e até a cor - o tão isolado cinza meticulosamente construído.
Me apeguei muito a esse filme. É como se você sentasse em uma tarde calma com um avô japonês para ouvir histórias, ler diários e ver fotografias antigas.
Êta, diacho. Dá-lhe chuva de críticas para todos os lados. É até difícil colocar em palavras o que esse filme quer passar. É uma aula de linguagem e das brechas e contradições da linguagem revolucionária.
Gosto da representação da fantasia e das manifestações do inconsciente como fuga de um mundo de guerra, mesmo que essas também tragam à tona múltiplos conflitos que também podem ser vistos como uma guerra - interna. É uma viagem por várias camadas e possibilidades dos conflitos internos recheada de imagens bonitas e simbolismos.
Acho interessante o fato de as conversas (ou tentativas de conversas) com os seres que aparecem em forma humana ter menos sucesso do que o diálogo com o unicórnio. Pra mim isso mostra a fantasia como uma muleta mais real e clara que nunca pro caminhar da vida. Além disso, a única forma em que a comunicação com os humanos "deu certo" foi num formato além das palavras/frases racionais-lineares, por meio da linguagem poética e musical. Enfim, dá pra chegar numas conclusões bacanas a partir disso.
Realmente as imagens são bonitas, é impactante ao mostrar a brutalidade da sociedade de consumo; desesperador... mas dá um puta sono e tem filme muito melhor pra se ter deleite visual.
Então olhei pela janela e percebi que o azul é azul e que tinha vermelho no meu sangue; as cores da vida; a sinestesia; o sensorialismo. Sorri atoa.
É lindo demais. Para uma experiência completa, assistir com papel e caneta do lado pra guardar a poesia. Provável que ao final do filme, você tenha escrito uma bíblia - sagrada.
É um estudo sobre a estética do nazismo. Mostra como o movimento doentio de Hitler era ambicioso e ocupava um território do saber/querer muito mais vasto do que o que é mostrado na historiografia geral. Delimita bem a relação de Hitler com a arte e suas intenções no território artístico cultural. É a recusa do moderno; o apreço pelo antigo, ordenado e "perfeito". É um ótimo documentário, mas pensa numa raiva que dá desses puristas filhos da puta...
É uma linda colagem colagem poética. Me senti por muito tempo submerso num mar de angústia. Esse filme se sente. Fiquei preso nas fendas da poesia da Petra - textual e imagética. É um buraco: um mundo descolado da realidade.
Há de se lembrar que se trata de um tema delicado. O alerta de gatilho é importante!!!
"No dia em que Pasolini, o grande poeta italiano, foi assassinado, eu pensei em filmar a Vida de Cristo no Terceiro Mundo. Pasolini filmou a Vida de Cristo na mesma época em que João XXIII quebrava o imobilismo ideológico da Igreja Católica em relação aos problemas dos povos subdesenvolvidos do Terceiro Mundo, e também em relação à classe operária europeia. Foi o renascimento, a ressurreição de um Cristo que não era adorado na cruz, mas um Cristo que era venerado, vivido, revolucionado no êxtase da ressurreição. Sobre o cadáver de Pasolini eu pensava que o Cristo era um fenômeno novo, primitivo, numa civilização muito primitiva, muito nova. [...] São quinhentos anos de civilização branca, portuguesa, europeia misturada com índios e negros. [...] Aqui, por exemplo, em Brasília, este palco fantástico no coração do planalto brasileiro, fonte, irradiação, luz do Terceiro Mundo, uma metáfora que não se realiza na História mas preenche um sentimento de grandeza: A visão do paraíso."
Jodorowsky sempre riquíssimo na simbologia. Não dá pra passar um segundo sequer do filme sem prestar atenção. Amo as várias críticas ao mundo real diluídas numa atmosfera surrealista.
A cena do "golden shower" é impressionante. Dá-lhe heresia. O sagrado pode estar nos lugares mais sujos. E... será que são lugares sujos mesmo? Ou sagrados? Rsrs. Pois é. Jodo fascinante como sempre.
Narrativa assustadoramente espontânea. Existe um jogo teatral em cena que achei muito interessante. É um tipo de filme bastante não-convencional e intrigante. A fotografia é linda e a poesia é cheia de mar, e vice versa.
Lindo e forte. Essa é a América Latina. Esse é o nosso povo afogado em injustiças. Toda força do mundo pro acordar da nossa gente. Que um dia sejamos livres e prósperos. Pão, terra e poesia!
Pasolini numa narrativa que é realmente um teorema mostra personagens conhecendo uma nova percepção da vida: uma vida não-maniqueísta; subjetiva; colorida e toda angústia e inquietação que isso traz (que só por você estar assistindo Pasolini, presumo que saiba como é, rs). A família burguesa e a empregada tomam consciência do mundo real numa narrativa que flerta com o surrealismo, o que faz todo sentido do mundo, afinal, o mundo real é um surrealismo; imperceptível e irreconhecível aos olhos de quem tá no "mundo sensível" (ou dentro da caverna, rs).
Eros
3.6 34Wong Kar-Wai e sua intimidade com o não-dito em simbiose com imagens lindas e um perfeito uso da luz!!!!!!
Sem Sol
4.2 36Um passeio fascinante pelas possibilidades da memória, da imagem, da memória à partir da imagem e da imagem à partir da memória. Além disso, um texto primorosamente rico e fluido que desliza, flutua por lugares e fluxos de pensamento da maneira mais natural possível. Uma obra prima!
Amor à Flor da Pele
4.3 501 Assista AgoraO que impressiona é que um filme com essa história dificilmente prenderia a atenção se o diretor não fosse um gênio e a produção impecável.
Assistindo, eu queria só que não acabasse nunca. Estava ganhando bons minutos de vida preso no colo das cores; do vestido; do escondido.
É como ler um diário; espiar o proibido. Uma pena que a experiência acabe.
O Império dos Sentidos
3.4 307 Assista AgoraEsse filme desafia todos os limites e possibilidades do erótico..
Sinistro; fervente; visceral.
Oshima certamente leu Georges Bataille antes de produzí-lo.
Um Homem que Dorme
4.4 195Fantástico. Realmente pensei que não pudesse ficar melhor que a então poesia de atmosfera cinza e isolada do resto do mundo. O filme constrói a melancolia e a indiferença tijolo por tijolo pra depois passar o trator por cima e derrubar tudo. Aos que se identificam com o avulso - pairando nos ares do não-sei-onde - é certamente um tapa na cara.
É incrível como a linguagem poética muda com o plot twist que, por sinal, é totalmente inesperado - depois dos 40 minutos pensei que fosse ficar naquela mesmíce do jovem indiferente e conflituoso -. Muda a entonação, a ferocidade, o jogo de palavras, o caos e até a cor - o tão isolado cinza meticulosamente construído.
Amores Expressos
4.2 355 Assista AgoraA sensibilidade e a criança interior apaixonada dos personagens no íntimo por baixo das fardas públicas... Lindo demais da conta!
Soldados do Araguaia
4.1 22 Assista AgoraFogo nos fachos!!!!!!!!!
A Volta ao Mundo Quando Tinhas 30 Anos
3.8 2 Assista AgoraMe apeguei muito a esse filme. É como se você sentasse em uma tarde calma com um avô japonês para ouvir histórias, ler diários e ver fotografias antigas.
Aqui e em Qualquer Lugar
4.1 5Êta, diacho. Dá-lhe chuva de críticas para todos os lados. É até difícil colocar em palavras o que esse filme quer passar. É uma aula de linguagem e das brechas e contradições da linguagem revolucionária.
Lua Negra
3.5 54 Assista AgoraGosto da representação da fantasia e das manifestações do inconsciente como fuga de um mundo de guerra, mesmo que essas também tragam à tona múltiplos conflitos que também podem ser vistos como uma guerra - interna.
É uma viagem por várias camadas e possibilidades dos conflitos internos recheada de imagens bonitas e simbolismos.
Acho interessante o fato de as conversas (ou tentativas de conversas) com os seres que aparecem em forma humana ter menos sucesso do que o diálogo com o unicórnio. Pra mim isso mostra a fantasia como uma muleta mais real e clara que nunca pro caminhar da vida. Além disso, a única forma em que a comunicação com os humanos "deu certo" foi num formato além das palavras/frases racionais-lineares, por meio da linguagem poética e musical. Enfim, dá pra chegar numas conclusões bacanas a partir disso.
Koyaanisqatsi - Uma Vida Fora de Equilíbrio
4.4 236 Assista AgoraRealmente as imagens são bonitas, é impactante ao mostrar a brutalidade da sociedade de consumo; desesperador... mas dá um puta sono e tem filme muito melhor pra se ter deleite visual.
Salomé
4.0 5O cinema no auge da esquizofrenia! ! ! !
Mas é realmente bonito
Asas do Desejo
4.3 493 Assista AgoraNão só senti esse filme como sonhei com ele na noite após assistir. Acordei assustado com meus neurônios fritando dúvidas existenciais.
Então olhei pela janela e percebi que o azul é azul e que tinha vermelho no meu sangue; as cores da vida; a sinestesia; o sensorialismo. Sorri atoa.
É lindo demais.
Para uma experiência completa, assistir com papel e caneta do lado pra guardar a poesia. Provável que ao final do filme, você tenha escrito uma bíblia - sagrada.
Arquitetura da Destruição
4.2 136 Assista AgoraÉ um estudo sobre a estética do nazismo. Mostra como o movimento doentio de Hitler era ambicioso e ocupava um território do saber/querer muito mais vasto do que o que é mostrado na historiografia geral.
Delimita bem a relação de Hitler com a arte e suas intenções no território artístico cultural.
É a recusa do moderno; o apreço pelo antigo, ordenado e "perfeito".
É um ótimo documentário, mas pensa numa raiva que dá desses puristas filhos da puta...
Morangos Silvestres
4.4 656É como se fôssemos engolidos pelo psicológico de Isak. Que profundidade! Que sensiblidade!
Obra prima.
Elena
4.2 1,3K Assista AgoraÉ uma linda colagem colagem poética. Me senti por muito tempo submerso num mar de angústia. Esse filme se sente. Fiquei preso nas fendas da poesia da Petra - textual e imagética. É um buraco: um mundo descolado da realidade.
Há de se lembrar que se trata de um tema delicado. O alerta de gatilho é importante!!!
As Pequenas Margaridas
4.2 267 Assista AgoraRevolucionário em vários sentidos!!! Impressionante pensar que é um filme de 66
A Idade da Terra
3.6 52 Assista Agora"No dia em que Pasolini, o grande poeta italiano, foi assassinado, eu pensei em
filmar a Vida de Cristo no Terceiro Mundo. Pasolini filmou a Vida de Cristo na
mesma época em que João XXIII quebrava o imobilismo ideológico da Igreja
Católica em relação aos problemas dos povos subdesenvolvidos do Terceiro
Mundo, e também em relação à classe operária europeia. Foi o renascimento,
a ressurreição de um Cristo que não era adorado na cruz, mas um Cristo que
era venerado, vivido, revolucionado no êxtase da ressurreição. Sobre o cadáver
de Pasolini eu pensava que o Cristo era um fenômeno novo, primitivo, numa
civilização muito primitiva, muito nova. [...] São quinhentos anos de civilização
branca, portuguesa, europeia misturada com índios e negros. [...] Aqui, por
exemplo, em Brasília, este palco fantástico no coração do planalto brasileiro,
fonte, irradiação, luz do Terceiro Mundo, uma metáfora que não se realiza na
História mas preenche um sentimento de grandeza: A visão do paraíso."
A Dança da Realidade
4.2 81Jodorowsky sempre riquíssimo na simbologia. Não dá pra passar um segundo sequer do filme sem prestar atenção. Amo as várias críticas ao mundo real diluídas numa atmosfera surrealista.
A cena do "golden shower" é impressionante. Dá-lhe heresia. O sagrado pode estar nos lugares mais sujos. E... será que são lugares sujos mesmo? Ou sagrados? Rsrs. Pois é. Jodo fascinante como sempre.
Anjos Caídos
4.0 262 Assista AgoraEsteticamente impecável. Um filme profundo nas entrelinhas do cotidiano.
ps: estou apaixonado naquela mulher
Hálito Azul
3.1 5 Assista AgoraNarrativa assustadoramente espontânea. Existe um jogo teatral em cena que achei muito interessante. É um tipo de filme bastante não-convencional e intrigante. A fotografia é linda e a poesia é cheia de mar, e vice versa.
Mapa de Sonhos Latinoamericanos
3.7 5Lindo e forte. Essa é a América Latina. Esse é o nosso povo afogado em injustiças. Toda força do mundo pro acordar da nossa gente. Que um dia sejamos livres e prósperos. Pão, terra e poesia!
Conto da Primavera
3.7 26Muito ruim. Falta emoção e poesia
Teorema
4.0 198Pasolini numa narrativa que é realmente um teorema mostra personagens conhecendo uma nova percepção da vida: uma vida não-maniqueísta; subjetiva; colorida e toda angústia e inquietação que isso traz (que só por você estar assistindo Pasolini, presumo que saiba como é, rs). A família burguesa e a empregada tomam consciência do mundo real numa narrativa que flerta com o surrealismo, o que faz todo sentido do mundo, afinal, o mundo real é um surrealismo; imperceptível e irreconhecível aos olhos de quem tá no "mundo sensível" (ou dentro da caverna, rs).