Depois de anos de resistência por ter o filme associado a ideia do ''olhar estereotipado do estrangeiro'', decidi vê-lo. E pra mim, seu final já está num dos mais bonitos da história do cinema. O filme vale a pena já pelo registo do carnaval do Rio de Janeiro, da paisagem. Pouco me incomodou, no final, sua alegria exacerbada, que em alguns momentos beira o caricato. Não tive contato com a peça Orfeu da Conceição (do qual o filme foi baseado), mas o êxtase e o onírico caminharam de uma forma muito bonita. A representação da morte e o contato com raízes africanas naquela última parte (arrebatador), na poesia da busca de Orfeu por Eurídice, e no trágico do fim contrastado a paisagem hipnotizante do Rio são pontos altos. Particularmente eu não teria coragem de apenas criticá-lo, vale muito a pena ser visto.
Também somos irmãos foi considerado o melhor filme de 1949 pela Abraccine, porém o insucesso à epoca corresponde, entre outras coisas à seguinte questão: ''os brancos se sentiam inconfortavelmente atingidos com a denúncia e os negros não se encontravam suficientemente politizados para alcançar a mensagem''. O filme mostra de uma forma escancarada o racismo, na linguagem, no tratamento, sem sequer metaforizar, é como uma denúncia, mesmo que limitada. Ao mesmo tempo vemos,e é impossível esquecer, a presença atemporal de Grande Otelo, que oscila com maestria entre a comédia e momentos de maior dramaticidade.
Ver Bowie no auge da sua bela excentricidade na tela do cinema é pra zerar a vida. O filme é longo e diria que um pouco confuso em relação ao roteiro. Mas a mensagem que pude tirar, depois daquele final melancólico é compensatório.
Um filme que influenciou posteriormente os idealizadores do cinema novo, retrata a realidade que vai além do Rio de Janeiro, a pobreza, o preconceito, a burguesia que despreza o negro e o pobre, a burguesia da política, a realidade da mulher em diversos segmentos, tudo em um leque de personagens que tornam o filme tão coerente. Pena ser pouquíssimo lembrado.
Um bom filme, embora tenha tido impressão de que a homossexualidade dele foi tratada de uma forma mais sutil. O peso de certas situações, pareciam mais leves do que realmente são ou na verdade nem são.
Estou in love por esse filme. A abordagem psicológica é feita de uma maneira inteligente e extremamente criativa, mas nem por isso perde a acessibilidade para o público infantil, afinal foi feito para eles também. E para os adultos refletirem!.
Esse filme é pra quem conheceu a história do trabalho do Steve Jobs. Num dos raros momentos nos filmes do filmow a sinopse é adequada como sinopse, então se baseie nela.
Não há uma preocupação em aprofundar os personagens, é tudo muito prático. Nunca parei pra ler o livro então não posso opinar nessa área. A trilha sonora me incomodou, soa clichê demais. Num adendo destaco a atuação de Saoirse Ronan.
Honestamente eu não sei o que seria/foi pior na prática, se por acaso ela terminasse com o cara da Irlanda ou a forma que acabou quando ela voltou para o marido.
Que trilha sonora. Passei o filme elogiando. Ao contrário de muita gente eu esperava menos. Achei os diálogos muito bons e de certa forma sustentou o filme até o final. Não fiquei com a sensação de ser longo e arrastado, simplesmente acabou. Destaque também pra a fotografia e o elenco excelentes.
Esse final ACABOU comigo.Verhoeven mostra uma habilidade em conduzir o filme e o leva a algo comovente mas nem de longe pretencioso. A "loucura" e certo despudor dos personagens é de um e exotismo cativante.
Não consegui tirar algo de tão extraordinário do filme. As atuações foram muito boas, figurinos e cenários impecáveis. Mas a abordagem da história não me "cativou" tanto.
Confesso que coloquei bastante expectativa no filme, se tratando de Pasolini. A caracterização merece destaque, sem dúvidas. Mas o roteiro fraco e uma análise superficial dele, pouquíssimo aproveitada, me deixou frustrada. O final foi bem interessante, porém.
Tipo de documentário que vale o dia, cada fotografia emana uma força absurda, o retrato do ser humano, a miséria e a morte, mas também a vida e esperança compartilhada no trabalho dele... excelente.
O trabalho com as cores foi bem inteligente, mise-en-scène incrível. Michael Gambon num dos personagens mais insuportáveis-cômicos do cinema. Sobre o final:
Orfeu do Carnaval
3.7 123 Assista AgoraDepois de anos de resistência por ter o filme associado a ideia do ''olhar estereotipado do estrangeiro'', decidi vê-lo. E pra mim, seu final já está num dos mais bonitos da história do cinema. O filme vale a pena já pelo registo do carnaval do Rio de Janeiro, da paisagem. Pouco me incomodou, no final, sua alegria exacerbada, que em alguns momentos beira o caricato. Não tive contato com a peça Orfeu da Conceição (do qual o filme foi baseado), mas o êxtase e o onírico caminharam de uma forma muito bonita. A representação da morte e o contato com raízes africanas naquela última parte (arrebatador), na poesia da busca de Orfeu por Eurídice, e no trágico do fim contrastado a paisagem hipnotizante do Rio são pontos altos. Particularmente eu não teria coragem de apenas criticá-lo, vale muito a pena ser visto.
Também Somos Irmãos
3.7 9Também somos irmãos foi considerado o melhor filme de 1949 pela Abraccine, porém o insucesso à epoca corresponde, entre outras coisas à seguinte questão: ''os brancos se sentiam inconfortavelmente atingidos com a denúncia e os negros não se encontravam suficientemente politizados para alcançar a mensagem''. O filme mostra de uma forma escancarada o racismo, na linguagem, no tratamento, sem sequer metaforizar, é como uma denúncia, mesmo que limitada. Ao mesmo tempo vemos,e é impossível esquecer, a presença atemporal de Grande Otelo, que oscila com maestria entre a comédia e momentos de maior dramaticidade.
O Homem Que Caiu Na Terra
3.3 132Ver Bowie no auge da sua bela excentricidade na tela do cinema é pra zerar a vida. O filme é longo e diria que um pouco confuso em relação ao roteiro. Mas a mensagem que pude tirar, depois daquele final melancólico é compensatório.
Rio, 40 Graus
3.9 86 Assista AgoraUm filme que influenciou posteriormente os idealizadores do cinema novo, retrata a realidade que vai além do Rio de Janeiro, a pobreza, o preconceito, a burguesia que despreza o negro e o pobre, a burguesia da política, a realidade da mulher em diversos segmentos, tudo em um leque de personagens que tornam o filme tão coerente. Pena ser pouquíssimo lembrado.
Moonlight: Sob a Luz do Luar
4.1 2,4K Assista AgoraUm bom filme, embora tenha tido impressão de que a homossexualidade dele foi tratada de uma forma mais sutil. O peso de certas situações, pareciam mais leves do que realmente são ou na verdade nem são.
São Paulo Sociedade Anônima
4.2 172Grande filme, o cinema brasileiro tem sido uma grata surpresa pra mim nos últimos tempos. A temática e realidade do filme, transcende a época.
Noites de Lua Cheia
4.0 35Se existe um diretor no qual me identifico nos diálogos e personagens é o Rohmer!
Divertida Mente
4.3 3,2K Assista AgoraEstou in love por esse filme. A abordagem psicológica é feita de uma maneira inteligente e extremamente criativa, mas nem por isso perde a acessibilidade para o público infantil, afinal foi feito para eles também. E para os adultos refletirem!.
Steve Jobs
3.5 591 Assista AgoraEsse filme é pra quem conheceu a história do trabalho do Steve Jobs. Num dos raros momentos nos filmes do filmow a sinopse é adequada como sinopse, então se baseie nela.
Brooklin
3.8 1,1KNão há uma preocupação em aprofundar os personagens, é tudo muito prático. Nunca parei pra ler o livro então não posso opinar nessa área. A trilha sonora me incomodou, soa clichê demais. Num adendo destaco a atuação de Saoirse Ronan.
Honestamente eu não sei o que seria/foi pior na prática, se por acaso ela terminasse com o cara da Irlanda ou a forma que acabou quando ela voltou para o marido.
O Quarto de Jack
4.4 3,3K Assista AgoraA força cênica desse guri é brilhante. Uma sensibilidade incrível de encarar a realidade do personagem. Filme que vale muito a pena.
Um Dia de Cão
4.2 733 Assista AgoraRevendo o filme pela terceira vez. Como não amar Al Pacino?
Os Oito Odiados
4.1 2,4K Assista AgoraQue trilha sonora. Passei o filme elogiando. Ao contrário de muita gente eu esperava menos. Achei os diálogos muito bons e de certa forma sustentou o filme até o final. Não fiquei com a sensação de ser longo e arrastado, simplesmente acabou. Destaque também pra a fotografia e o elenco excelentes.
São Bernardo
4.1 66Achei bem interessante a inclusão dos diálogos do livro no filme. Othon Bastos representou brilhantemente o personagem.
Louca Paixão
3.9 66Esse final ACABOU comigo.Verhoeven mostra uma habilidade em conduzir o filme e o leva a algo comovente mas nem de longe pretencioso. A "loucura" e certo despudor dos personagens é de um e exotismo cativante.
Carol
3.9 1,5K Assista AgoraNão consegui tirar algo de tão extraordinário do filme. As atuações foram muito boas, figurinos e cenários impecáveis. Mas a abordagem da história não me "cativou" tanto.
A Pele de Vênus
4.0 218 Assista AgoraÓtima mise en scene. O filme mesmo resumido a um único cenário consegue manter uma força muito envolvente, graças também a atuação de ambos.
Rainha do Mundo
3.2 90 Assista AgoraEm dado momento a Catherine me fez lembrar da Rommy Schneider em ''O importante é amar''.
A Verdade sobre Marlon Brando
4.4 71 Assista AgoraDocumentário muito bem feito. Não conhecia esse Marlon Brando com tamanha sabedoria.
Pasolini
3.2 37 Assista AgoraConfesso que coloquei bastante expectativa no filme, se tratando de Pasolini. A caracterização merece destaque, sem dúvidas. Mas o roteiro fraco e uma análise superficial dele, pouquíssimo aproveitada, me deixou frustrada. O final foi bem interessante, porém.
Corrente do Mal
3.2 1,8K Assista AgoraRoteiro ruim, a história poderia ter sido aproveitada melhor pra o filme não ser uma perda de tempo.
A História da Eternidade
4.3 448O que falar da cena vide capa do filme? O que falar de quase todas as cenas exalando poesia na sua simplicidade e profundidade? Filme lindo, todo.
O Sal da Terra
4.6 450 Assista AgoraTipo de documentário que vale o dia, cada fotografia emana uma força absurda, o retrato do ser humano, a miséria e a morte, mas também a vida e esperança compartilhada no trabalho dele... excelente.
O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e o Amante
4.1 155O trabalho com as cores foi bem inteligente, mise-en-scène incrível. Michael Gambon num dos personagens mais insuportáveis-cômicos do cinema.
Sobre o final:
monumental!!