Para apreciar os filmes V/H/S/ você já tem que ir com a expectativa baixa, aqui não há nada de muito impressionante, mas eu me mantido entretido o tempo todo, e aprecio muito o que fizeram aqui esteticamente para emular vhs do anos 80, e também gostei da ideia dos dois curtas interligados.
Não é um filme com grandes reviravoltas, é uma historia pequena e fechada em si, outro ponto bastante positivo aqui é que ele é bem calcado na realidade, a protagonista na maioria das vezes toma atitudes coerente com a situação. A direção feminina deu o tom correto entre o misto de ansiedade, angustia, medo e paranoia que a personagem principal vive em relação a figura masculina, digo figura masculina pq demorou muito tempo para ele ter um rosto e um nome, o que é ainda mais assustador, a possibilidade de ser qualquer um, esse é um sentimento que nos homens nunca vamos entender. Gosto muito da atuação de Maika Monroe, sutil mas eficiente. Dito isso, não gosto da cena final, se tivesse terminado literalmente na cena que dá o desfecho a vizinha, o filme teria mantido a linha da dualidade e da incerteza que vinha sendo construída até então e nós os observadores que chegássemos a uma conclusão. A reviravolta final joga no ralo todo o clima de apego a realidade construído até então, do ponto de vista físico foi um Deus ex machina que me impediu de dar uma nota maior.
Beira a perfeição, e dá uma surra em 99% das obras do genero vindas de Hollywood, aliás esse aqui está muito mais interessado no horror do que no terror em si, é nojento, e é perturbador, e pega como principal elemento de choque um grupo de personagens mirins que raramente vimos ser tratados com tamanho nível de violência antes.. As atuações, fotografia tmb são pontos fortes, junto com excelente uso de elementos práticos, ao invés da escolha óbvia por efeitos digitais. O final não precisava ser tão longo e acaba perdendo a chance de se encerrar em seu ápice, o roteiro evita cliché dos gêneros mas não fica imune em repetir certas fórmulas já usadas a exaustão. Enfim, impossível passar indiferente por esse aqui, não é para iniciantes.
Assim como em Bela Vingança, tem algo no cinema da Emerald Fennell que não ressoa muito em mim, não é ruim, mas não vai muito além do puro entretimento, vi várias associações com o Talentoso Ripley que é um filme que me marcou demais então não estava esperando um filme com aprofundamento de personagens quase nulo. Dito isso, a diretora filme com esmero, frames belíssimos, e para mim é onde ele realmente se destaca, a montagem menos obvia também é um acerto, outro ponto a favor é que é um filme corajoso, com algumas cenas controvérsias e isso sempre é bom. Gosto muito do Barry Keoghan mas acho que ele funciona melhor em papeis menores, e confesso que concordo com as criticas, que ele esteja um pouco maduro demais para o personagem interpretado aqui, mas achei divertido a forma que ele se entregou ao papel até mesmo na divulgação do filme.
Muito acima da média, não esperava que fosse tão bom quando comecei a assistir. Muito bonito esteticamente, e o terror/ desconforto que o filme causa não é nada obvio. Filme de estreia da diretora, Michelle Garza Cervera nome para se ficar atento.
Não sou fã de épicos, nem de mitogias em geral, dito isso sou fã de cinema e de Robert Eggers que adiciona outro grande titulo ao seu currículo, as mais de 2 horas passaram voando e não tem nada que tenha me desagradado. Acredito que se tivesse visto no cinema a experiência teria sido ainda mais imersiva. Mas a Bruxa, e O Farol ressoaram muito mais em mim.
Se você tem seus 30 e pouco e tem vontade de olhar para seus pais e dizer: Eu não entendia antes, mas eu entendo agora.. Esse filme vai fazer muito sentido para você.
Bem atuado e bem filmado, mas seus pontos positivos não elevam o filme além do mediano, apesar das boas subversões de personagens, o ponto fraco do filme é mesmo o roteiro, que é completamente inverossímil e cheio de facilidades que tiram bastante do clima de realidade que o diretor tentou imprimir. Nas duas cenas com recurso digital relacionada a uma grande violência corporal, o efeito é completamente artificial. É um bom filme mas não vai além do básico.
Ari Aster já tem dois futuros clássicos na filmografia, mas Beau is Afraid, infelizmente é um ponto fora da curva. A duração é excessiva, e a qualidade irregular, a primeira hora é arrebatadora, com uma genial e caótica representação da ansiedade, síndrome do pânico e derivados (é a melhor parte do filme), a segunda hora o ritmo cai abruptamente e mesmo sendo um pouco arrastado e monótono, ainda nos entretém pela qualidade técnica visual, a terceira hora já satura bastante e se torna mais um teste de paciência, não tem simbolismo, tese freudiana, teatro do absurdo que justifique cenas pastelonas como a do sexo (que por um momento temi que fosse algo do tipo 'Todo mundo em Pânico 1', ou a cena fálica no sótão, chega um ponto que mesmo com todo o apreço e respeito ao diretor não dá mais para levar o filme a serio. Dito isso, ainda é uma experiência interessante, com subtextos complexos, mas que erra no tom, soando megalomaníaco por vaidade artística e não por necessidade do roteiro.
Estava com a expectativa bem baixa, devido ao péssimo filme anterior Tempo - 2021, mas aqui temos um outro acerto de Shyamalan, bem dirigido, bem atuado e um roteiro que mesmo que não saia muito do lugar, consegue manter o interesse e a tensão até o final, e tem todo um subtexto que vai te atingir conmforma seu grau de identificação, se você e gay, ateu ou tem um filho por ex.. Acredito que se esse mesmo filme fosse lançado por um diretor desconhecido e pela A24, teria tido uma recepção muito mais positiva.
Só não dou 5 estrelas pq o final é decepcionante, não está na mesmo nível do que vinha sido trabalhado antes na questão da violência, e pq é excessivamente longo. Do resto, muito bom.
Reconheço os valores do filme, excelente direção, fotografia, trilha sonora impecável, boas atuações. Muitos simbolismos e metáforas, que para mim foram sutis demais para reverberar a ponto de eu conseguir criar uma conexão com o filme.. no fim acabei achando um pouco entediante e excessivamente longo, ao contrário das obras seguintes do diretor.
Martin McDonagh entrega outra obra incrível após 3 anúncios para um crime, o filme começa leve com aquele típico humor britânico, mas no decorrer é impossível não ficar completamente engatilhado, pois o filme toca em pontos bastante profundos da natureza humana no caráter individual e nas nossas interações com o outro. Eu me identifiquei mais do que gostaria, e que prazer é ver a atuação de Colin Farell, merece o Oscar até mesmo pelo conjunto da sua obra.
Muito bom, como sátira funciona perfeitamente, (quando eles citam diretamente Chef's Table da netflix eu gargalhei), Ralph Fiennes tá gigante em uma atuação minimalista e controlada. Caso alguém queria continuar na temática gastronômica, fica a indicação de O Chef (Boiling Point) de 2021, esse bem mais realista, mas tenso na mesma medida.
Terminar a obra focado em Bolsonaro em seu ápice egomaniaco, é de embrulhar o estomago. Não tenho conhecimento profundo em politica, mas para mim o doc não soou tendencioso ou partidário, mas sim como uma aula de nossa historia recente.
Uma estreia sólida da diretora Beth de Araújo, boa direção ainda que em alguns momentos se torne frenética demais a ponto de incomodar, as atuações são convincentes, mas por muito pouco não beiram a caricatura. O ponto mais fraco para mim é o terço final, a questão de ser um tempo real é um grande limitador de narrativa, eu gostaria de ver alguns desdobramentos, apesar de gostar da cena final. Uma boa dobradinha com esse filme é o também incômodo Speak no Evil.
Única coisa realmente memorável nesse filme é seu vilão, uma pena o personagem ter sido tão pouco explorado. Tirando um palavrão ou outro, uma blasfêmia de leve, e uma única cena bastante gráfica e efetiva de terrorzão mesmo, o filme se enquadra bem naquele gênero - terror de shopping -. Bem dirigido, boa fotografia e boas atuações, mas que nunca atinge o potencial que os elementos envolvidos na narrativa poderia render.
Kim Jee Woon é um diretor muito talentoso, Medo é visualmente deslumbrante, tanto na fotografia quanto no jogo de câmeras, a construção do suspense e tensão é efetiva, a duração de quase 2 horas não é um problema pois a trama segura o interesse, a única falha aqui é o roteiro (que também é de Kim Woon), principalmente no terço final, o filme se torna desnecessariamente complexo, beirando ao caótico, não é ruim, mas faltou edição. Ainda assim um filme bastante acima de media.
Me sinto ambíguo em relação a esse filme, ao mesmo tempo que tive muita dificuldade para chegar ao final, achando-o bastante maçante, também reconheço que a trama desperta a curiosidade. Ao mesmo tempo que 80% seja filmado de forma quadrada do tipo - filme feito para a tv, também há cenas com excelente enquadramentos, como a cena subaquática envolvendo corpos por exemplo. Gosto que o filme não é ultraexplicado, mas um pouco de referência para preencher as lacunas de interpretação seria bem vindo. Atuado de forma irritante, indo de total apatia, a explosões comportamentais caricatas. Emfim mediano.
Atuação insuportável do Chris Rock, impossível se importar com qualquer personagem, não parece jogos mortais, e a revelação de quem estava por trás é obvia desde a metade do filme, não deviam ter reativado a franquia para isso. A fotografia do filme é competente, e até gostei das armadilhas (ainda que nada cíveis e tecnológicas de mais) de resto um grande erro.
Obra interessante, de desenvolvimento lento, carregada de simbolismo e bastante desconfortável. Uma visão bastante obscura e crua do ocultismo e bruxaria, ou até mesmo de perda de sanidade se você interpretar por esse viés. Esteticamente é belíssimo. Como filme de atmosfera, ele cumpre seu papel. Já como entretenimento é um filme difícil pois exige muita imersão.
Memorável, particularmente acho que o final não é forte como o restante desse filme, ainda que óbvia, acho que uma cena da mulher dançando na boate com a roupa que ele fez, e cortando para a cena final dele com os bois, seria mais simbólica e até mais coerente com a narrativa do personagem.
1 estrela pelo título maravilhoso, e outra pelo incrível trabalho estético, e trilha sonora que conseguiram ser sensorial o suficiente para causar uma reação positiva. O restante beira ao insuportável.
V/H/S/85
2.4 67Para apreciar os filmes V/H/S/ você já tem que ir com a expectativa baixa, aqui não há nada de muito impressionante, mas eu me mantido entretido o tempo todo, e aprecio muito o que fizeram aqui esteticamente para emular vhs do anos 80, e também gostei da ideia dos dois curtas interligados.
Observador
3.4 280 Assista AgoraNão é um filme com grandes reviravoltas, é uma historia pequena e fechada em si, outro ponto bastante positivo aqui é que ele é bem calcado na realidade, a protagonista na maioria das vezes toma atitudes coerente com a situação. A direção feminina deu o tom correto entre o misto de ansiedade, angustia, medo e paranoia que a personagem principal vive em relação a figura masculina, digo figura masculina pq demorou muito tempo para ele ter um rosto e um nome, o que é ainda mais assustador, a possibilidade de ser qualquer um, esse é um sentimento que nos homens nunca vamos entender. Gosto muito da atuação de Maika Monroe, sutil mas eficiente. Dito isso, não gosto da cena final, se tivesse terminado literalmente na cena que dá o desfecho a vizinha, o filme teria mantido a linha da dualidade e da incerteza que vinha sendo construída até então e nós os observadores que chegássemos a uma conclusão. A reviravolta final joga no ralo todo o clima de apego a realidade construído até então, do ponto de vista físico foi um Deus ex machina que me impediu de dar uma nota maior.
O Mal Que Nos Habita
3.6 512 Assista AgoraBeira a perfeição, e dá uma surra em 99% das obras do genero vindas de Hollywood, aliás esse aqui está muito mais interessado no horror do que no terror em si, é nojento, e é perturbador, e pega como principal elemento de choque um grupo de personagens mirins que raramente vimos ser tratados com tamanho nível de violência antes.. As atuações, fotografia tmb são pontos fortes, junto com excelente uso de elementos práticos, ao invés da escolha óbvia por efeitos digitais. O final não precisava ser tão longo e acaba perdendo a chance de se encerrar em seu ápice, o roteiro evita cliché dos gêneros mas não fica imune em repetir certas fórmulas já usadas a exaustão. Enfim, impossível passar indiferente por esse aqui, não é para iniciantes.
Saltburn
3.5 843Assim como em Bela Vingança, tem algo no cinema da Emerald Fennell que não ressoa muito em mim, não é ruim, mas não vai muito além do puro entretimento, vi várias associações com o Talentoso Ripley que é um filme que me marcou demais então não estava esperando um filme com aprofundamento de personagens quase nulo. Dito isso, a diretora filme com esmero, frames belíssimos, e para mim é onde ele realmente se destaca, a montagem menos obvia também é um acerto, outro ponto a favor é que é um filme corajoso, com algumas cenas controvérsias e isso sempre é bom. Gosto muito do Barry Keoghan mas acho que ele funciona melhor em papeis menores, e confesso que concordo com as criticas, que ele esteja um pouco maduro demais para o personagem interpretado aqui, mas achei divertido a forma que ele se entregou ao papel até mesmo na divulgação do filme.
Huesera
3.0 59 Assista AgoraMuito acima da média, não esperava que fosse tão bom quando comecei a assistir. Muito bonito esteticamente, e o terror/ desconforto que o filme causa não é nada obvio. Filme de estreia da diretora, Michelle Garza Cervera nome para se ficar atento.
O Homem do Norte
3.7 931 Assista AgoraNão sou fã de épicos, nem de mitogias em geral, dito isso sou fã de cinema e de Robert Eggers que adiciona outro grande titulo ao seu currículo, as mais de 2 horas passaram voando e não tem nada que tenha me desagradado. Acredito que se tivesse visto no cinema a experiência teria sido ainda mais imersiva. Mas a Bruxa, e O Farol ressoaram muito mais em mim.
Aftersun
4.1 694Se você tem seus 30 e pouco e tem vontade de olhar para seus pais e dizer: Eu não entendia antes, mas eu entendo agora.. Esse filme vai fazer muito sentido para você.
Frio nos Ossos
3.0 235 Assista AgoraBem atuado e bem filmado, mas seus pontos positivos não elevam o filme além do mediano, apesar das boas subversões de personagens, o ponto fraco do filme é mesmo o roteiro, que é completamente inverossímil e cheio de facilidades que tiram bastante do clima de realidade que o diretor tentou imprimir. Nas duas cenas com recurso digital relacionada a uma grande violência corporal, o efeito é completamente artificial. É um bom filme mas não vai além do básico.
Beau Tem Medo
3.2 401 Assista AgoraAri Aster já tem dois futuros clássicos na filmografia, mas Beau is Afraid, infelizmente é um ponto fora da curva. A duração é excessiva, e a qualidade irregular, a primeira hora é arrebatadora, com uma genial e caótica representação da ansiedade, síndrome do pânico e derivados (é a melhor parte do filme), a segunda hora o ritmo cai abruptamente e mesmo sendo um pouco arrastado e monótono, ainda nos entretém pela qualidade técnica visual, a terceira hora já satura bastante e se torna mais um teste de paciência, não tem simbolismo, tese freudiana, teatro do absurdo que justifique cenas pastelonas como a do sexo (que por um momento temi que fosse algo do tipo 'Todo mundo em Pânico 1', ou a cena fálica no sótão, chega um ponto que mesmo com todo o apreço e respeito ao diretor não dá mais para levar o filme a serio. Dito isso, ainda é uma experiência interessante, com subtextos complexos, mas que erra no tom, soando megalomaníaco por vaidade artística e não por necessidade do roteiro.
Batem à Porta
3.1 560 Assista AgoraEstava com a expectativa bem baixa, devido ao péssimo filme anterior Tempo - 2021, mas aqui temos um outro acerto de Shyamalan, bem dirigido, bem atuado e um roteiro que mesmo que não saia muito do lugar, consegue manter o interesse e a tensão até o final, e tem todo um subtexto que vai te atingir conmforma seu grau de identificação, se você e gay, ateu ou tem um filho por ex.. Acredito que se esse mesmo filme fosse lançado por um diretor desconhecido e pela A24, teria tido uma recepção muito mais positiva.
Aterrorizante 2
2.9 418 Assista AgoraSó não dou 5 estrelas pq o final é decepcionante, não está na mesmo nível do que vinha sido trabalhado antes na questão da violência, e pq é excessivamente longo. Do resto, muito bom.
Força Maior
3.6 240Reconheço os valores do filme, excelente direção, fotografia, trilha sonora impecável, boas atuações. Muitos simbolismos e metáforas, que para mim foram sutis demais para reverberar a ponto de eu conseguir criar uma conexão com o filme.. no fim acabei achando um pouco entediante e excessivamente longo, ao contrário das obras seguintes do diretor.
Os Banshees de Inisherin
3.9 566 Assista AgoraMartin McDonagh entrega outra obra incrível após 3 anúncios para um crime, o filme começa leve com aquele típico humor britânico, mas no decorrer é impossível não ficar completamente engatilhado, pois o filme toca em pontos bastante profundos da natureza humana no caráter individual e nas nossas interações com o outro. Eu me identifiquei mais do que gostaria, e que prazer é ver a atuação de Colin Farell, merece o Oscar até mesmo pelo conjunto da sua obra.
O Menu
3.6 1,0K Assista AgoraMuito bom, como sátira funciona perfeitamente, (quando eles citam diretamente Chef's Table da netflix eu gargalhei), Ralph Fiennes tá gigante em uma atuação minimalista e controlada. Caso alguém queria continuar na temática gastronômica, fica a indicação de O Chef (Boiling Point) de 2021, esse bem mais realista, mas tenso na mesma medida.
8 Presidentes 1 Juramento: A História de um Tempo Presente
3.8 20Terminar a obra focado em Bolsonaro em seu ápice egomaniaco, é de embrulhar o estomago. Não tenho conhecimento profundo em politica, mas para mim o doc não soou tendencioso ou partidário, mas sim como uma aula de nossa historia recente.
Soft & Quiet
3.5 241Uma estreia sólida da diretora Beth de Araújo, boa direção ainda que em alguns momentos se torne frenética demais a ponto de incomodar, as atuações são convincentes, mas por muito pouco não beiram a caricatura. O ponto mais fraco para mim é o terço final, a questão de ser um tempo real é um grande limitador de narrativa, eu gostaria de ver alguns desdobramentos, apesar de gostar da cena final. Uma boa dobradinha com esse filme é o também incômodo Speak no Evil.
O Telefone Preto
3.5 1,0K Assista AgoraÚnica coisa realmente memorável nesse filme é seu vilão, uma pena o personagem ter sido tão pouco explorado. Tirando um palavrão ou outro, uma blasfêmia de leve, e uma única cena bastante gráfica e efetiva de terrorzão mesmo, o filme se enquadra bem naquele gênero - terror de shopping -. Bem dirigido, boa fotografia e boas atuações, mas que nunca atinge o potencial que os elementos envolvidos na narrativa poderia render.
Medo
3.5 421 Assista AgoraKim Jee Woon é um diretor muito talentoso, Medo é visualmente deslumbrante, tanto na fotografia quanto no jogo de câmeras, a construção do suspense e tensão é efetiva, a duração de quase 2 horas não é um problema pois a trama segura o interesse, a única falha aqui é o roteiro (que também é de Kim Woon), principalmente no terço final, o filme se torna desnecessariamente complexo, beirando ao caótico, não é ruim, mas faltou edição. Ainda assim um filme bastante acima de media.
Borgman
3.5 133Me sinto ambíguo em relação a esse filme, ao mesmo tempo que tive muita dificuldade para chegar ao final, achando-o bastante maçante, também reconheço que a trama desperta a curiosidade. Ao mesmo tempo que 80% seja filmado de forma quadrada do tipo - filme feito para a tv, também há cenas com excelente enquadramentos, como a cena subaquática envolvendo corpos por exemplo. Gosto que o filme não é ultraexplicado, mas um pouco de referência para preencher as lacunas de interpretação seria bem vindo. Atuado de forma irritante, indo de total apatia, a explosões comportamentais caricatas. Emfim mediano.
Espiral: O Legado de Jogos Mortais
2.2 526 Assista AgoraAtuação insuportável do Chris Rock, impossível se importar com qualquer personagem, não parece jogos mortais, e a revelação de quem estava por trás é obvia desde a metade do filme, não deviam ter reativado a franquia para isso. A fotografia do filme é competente, e até gostei das armadilhas (ainda que nada cíveis e tecnológicas de mais) de resto um grande erro.
A Maldição da Bruxa
3.2 172 Assista AgoraObra interessante, de desenvolvimento lento, carregada de simbolismo e bastante desconfortável. Uma visão bastante obscura e crua do ocultismo e bruxaria, ou até mesmo de perda de sanidade se você interpretar por esse viés. Esteticamente é belíssimo. Como filme de atmosfera, ele cumpre seu papel. Já como entretenimento é um filme difícil pois exige muita imersão.
Boi Neon
3.6 459 Assista AgoraMemorável, particularmente acho que o final não é forte como o restante desse filme, ainda que óbvia, acho que uma cena da mulher dançando na boate com a roupa que ele fez, e cortando para a cena final dele com os bois, seria mais simbólica e até mais coerente com a narrativa do personagem.
Somos o Que Somos
2.8 380 Assista AgoraNão sei como uma obra prima dessa pode ter uma nota tão baixa aqui. Visceral e bastante simbólico.
Além do Arco-Íris Negro
3.0 911 estrela pelo título maravilhoso, e outra pelo incrível trabalho estético, e trilha sonora que conseguiram ser sensorial o suficiente para causar uma reação positiva. O restante beira ao insuportável.