Um documentário de Richard LaGravenese e Ted Demme. Os anos 70 foram uma época extraordinária de rebeldia e contestação das ideias vigentes em que se reinventaram os padrões culturais e sociais. Enquanto o activismo político contra a guerra do Vietname, a revolução sexual e musical, o movimento feminista e o movimento dos direitos civis contribuíam para despertar inquietações sociais um pouco por todo o país, o cinema americano assistia ao aparecimento de uma nova geração de cineastas.
Influenciados por figuras como Godard, Kurosawa, Fellini, Bergman ou Truffaut e encorajados por uma nova liberdade de expressão, nomes como Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Robert Altman, William Friedkin e Roger Corman inventaram um novo estilo de cinema, mais pessoal, e começaram a criar para um novo público, filmando histórias que reflectiam a realidade volátil do seu tempo e a sua própria experiência, recusando as fórmulas gastas dos grandes estúdios. Neste documentário, nomes que mudaram a história do cinema falam sobre os filmes, o tempo em que foram feitos e sobre os seus pares partilhando a sua experiência enquanto revemos excertos de clássicos como Sem Destino, Taxi Driver e O Poderoso Chefão. O resultado é uma devida homenagem à geração que marcou indelevelmente o cinema e identidade americanos.
Sem anúncios
Aproveite o melhor do Filmow sem interrupções
Esse tipo de documentário sempre funciona comigo: gosto muito a oportuna seleção de cenas e achei os depoimentos ótimos. Quando eu estava preparando-me para reclamar da falta de alguns cineastas (fala-se muito pouco sobre a 'blaxploitation', por exemplo, e não aparecem mulheres diretoras, apesar de o nome de Elaine May aparecer rapidamente num cartaz), o emocionante crédito final transfere esta responsabilidade complementadora para o espectador, além de o comentário emocionado do Francis Ford Coppola sobre o falecimento iminente do co-diretor Ted Demme ser mui assertivo. A pesquisa monográfica aqui apresentada é esplêndida. Tanto que, malgrado documentar uma década específica (a de 1970), inicia as suas observações no final dos anos 1960. E abandona o assunto quando ele próprio anula-se, por volta de 1977. Documentalmente precioso, uma verdadeira aula, tanto para quem é leigo quanto para quem já é amante das obras demonstradas. Mal terminou a sessão e já quero revê-lo - devidamente acompanhado, obviamente! (WPC>)
Fiz uma listinha com todos os filmes citados no documentário: https://filmow.com/listas/a-decada-que-mudou-o-cinema-filmes-l28546/
Pra quem leu o livro Easy Riders, Ranging Bulls (Como a geração sexo, drogas e rock n' roll salvou Hollywood) a lista dos filmes do livro
http://filmow.com/listas/easy-riders-raging-bulls-l42063/
Muito bacana pra conhecer mais sobre a época e fazer uma lista imensa desses filmes da "Nova Hollywood". Só pra não deixar batido: ninguém mais sentiu falta do Kubrick não?
A geração sexo, drogas e rock n roll filmado. Puta livro.