Você está em
  1. > Home
  2. > Listas
  3. > Film Noir: The Essential List.
Lista criada por Tony Sarkis tonysarkis
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em avaliações em comum

Film Noir: The Essential List.

Film noir é um estilo de filme primariamente associado a filmes policiais, que retrata seus personagens principais num mundo cínico e inóspito. O film noir é derivado dos romances de suspense da época da Grande Depressão (muitos filmes noir foram adaptados de romances policiais do período), e do estilo visual dos filmes de terror da década de 1930. Os primeiros films noirs apareceram no começo da década de 1940. Os "Noirs" foram historicamente filmados em P&B e eram caracterizados pelo alto contraste, com raízes na cinematografia característica do expressionismo alemão.

O termo film noir (do francês, "filme negro") foi atribuído pela primeira vez a um filme pelo crítico francês Nino Frank em 1946. O termo era desconhecido dos diretores e atores enquanto eles criavam os films noirs clássicos. A expressão foi definida posteriormente por historiadores do cinema e críticos. Muitos dos criadores de film noir revelaram mais tarde que não sabiam, naquela época, que haviam criado um tipo distinto de filme. Film noir é resultado de uma combinação de estilos e gêneros, com origem na pintura, assim como no cinema. De acordo com James Monaco, em American Film Now, film noir não é um gênero em si, mas um estilo visual. Outros críticos tratam o film noir como um "modo" ou "ciclo".

A estética do film noir é fortemente influenciada pelo Expressionismo alemão. Sob o jugo do Nazismo, muitos diretores importantes foram forçados a emigrar (incluindo Fritz Lang, Billy Wilder e Robert Siodmak). Eles levaram em sua bagagem técnicas que desenvolveram (sobretudo a iluminação sombreada e o ponto-de-vista subjetivo e psicológico) e fizeram alguns dos mais famosos films noirs nos Estados Unidos.
Outras influências importantes vieram do realismo poético francês, com seus temas de fatalismo, injustiça e heróis arruinados, e do neo-realismo italiano, com ênfase na autenticidade. Muitos films noirs posteriores, como "Night and the City" (1950) e "Panic in the Streets" (1950), adotaram uma abordagem neo-realista, utilizando fotografia in loco e extras não-profissionais. Além disso, alguns films noirs se esforçaram em retratar pessoas comuns e oprimidas com vidas ordinárias de uma maneira similar aos filmes neo-realistas, como "In a Lonely Place".

Nos Estados Unidos, a principal influência literária do film noir veio da escola de ficção policial e de detetives, que abrange escritores como Dashiell Hammett, Raymond Chandler e James M. Cain, popularizado em revistas baratas como "Black Mask". Apesar de não ser considerado um film noir, Cidadão Kane (1941) de Orson Welles teve uma forte influência no desenvolvimento do estilo deste gênero, particularmente por seus visuais barrocos e a complexa estrutura narrativa conduzida por sobreposição narrativa. As décadas de 1940 e 1950 foram o "período clássico" do film noir. Alguns historiadores do cinema consideram "Stranger on the Third Floor" (1940) como o primeiro film noir genuíno. "Touch of Evil" (1958), de Orson Welles é comumente citado como o último filme do período clássico.
Alguns acadêmicos acreditam que o film noir nunca acabou realmente, mas apenas declinou em popularidade para, mais tarde, ser revivido de uma maneira um pouco diferente. Outros críticos - talvez a maioria - não consideram autênticos os filmes feitos fora do período clássico. Estes críticos consideram o genuíno film noir como pertencente a um ciclo ou período, e crêem que os filmes subsequentes que tentaram reviver os filmes clássicos são diferentes, pois os criadores são conscientes do estilo "noir", de maneira que os diretores dos film noirs originais talvez não fossem.

Muitos dos filmes deste gênero eram produções de baixo orçamento, sem atores de grande porte e alguns diretores e roteiristas perseguidos pelas políticas dos tempos da guerra fria que se acharam, de certa maneira, livres das regras das grandes produções. Muitos dos mais populares exemplos de film noir giram em torno de uma mulher de virtudes questionáveis, e eram também conhecidos por bad girl movies. Os filmes dos grandes estúdios demandavam mensagens mais positivas. Personagens fracos e moralmente ambíguos foram interpretados por astros do cinema, enquanto os personagens secundários raramente possuíam alguma profundidade ou autonomia. Era regra nos filmes "A" o uso de iluminação sofisticada, interiores luxuosos e sets de filmagens externas ricamente elaborados. O film noir ficou conhecido por estas características, criando dramas inteligentes e austeros permeados por niilismo, desconfiança, paranóia e cinismo, em ambientes realistas urbanos e utilizando-se de técnicas como narração confessional ou movimentos de câmera com o ponto-de-vista do herói. O estilo noir gradativamente influenciou o senso-comum - mesmo fora de Hollywood.

Lista editada há 1 ano

73 0

0%
Você já viu 0 dos 73 filmes desta lista.
  1. Dentro da Noite (They Drive by Night)

    Dentro da Noite

    3.7 3
  2. O Homem de Olhos Esbugalhados (Stranger on the Third Floor)

    O Homem de Olhos Esbugalhados

    3.9 9
  3. Tensão em Shangai  (The Shanghai Gesture)

    Tensão em Shangai

    3.6 2
  4. Estrada Proibida (Johnny Eager)

    Estrada Proibida

    4.2 1
  5. Quando a Noite Cai (Out of the Fog)

    Quando a Noite Cai

    4.0 1
  6. Quem Matou Vicki? (I Wake Up Screaming)

    Quem Matou Vicki?

    3.7 3
  7. O Falcão Maltês (The Maltese Falcon)

    O Falcão Maltês

    4.0 118
  8. Seu Último Refúgio (High Sierra)

    Seu Último Refúgio

    4.0 17
  9. Alma Torturada (This Gun for Hire)

    Alma Torturada

    3.8 13
  10. Brumas (Moontide)

    Brumas

    4.0 2
  11. A Chave de Vidro (The Glass Key)

    A Chave de Vidro

    3.8 2
  12. Vida Contra Vida (Street of Chance)

    Vida Contra Vida

    3.8 0
  13. Jornada do Pavor (Journey Into Fear)

    Jornada do Pavor

    3.4 4
  14. A Sombra de uma Dúvida (Shadow of a Doubt)

    A Sombra de uma Dúvida

    4.0 114
  15. Barba Azul (Bluebeard)

    Barba Azul

    3.9 2
  16. Férias de Natal (Christmas Holiday)

    Férias de Natal

    3.8 5
  17. Pacto de Sangue (Double Indemnity)

    Pacto de Sangue

    4.3 137
  18. A Hipócrita (Guest In The House)

    A Hipócrita

    3.5 4
  19. Idílio Perigoso (Experiment Perilous)

    Idílio Perigoso

    4.1 1
  20. Laura (Laura)

    Laura

    4.1 85
  21. Quando Desceram As Trevas (Ministry of Fear)

    Quando Desceram As Trevas

    3.6 9
  22. Até a Vista, Querida (Murder, My Sweet)

    Até a Vista, Querida

    3.9 6
  23. A Dama Fantasma (Phantom Lady)

    A Dama Fantasma

    4.0 7
  24. Dúvida (The Suspect)

    Dúvida

    4.2 3
  25. Uma Estranha Aventura (When Strangers Marry)

    Uma Estranha Aventura

    4.3 0
  26. Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window)

    Um Retrato de Mulher

    4.1 58
  27. Acossado (Cornered)

    Acossado

    3.8 0
  28. Alma em Suplício (Mildred Pierce)

    Alma em Suplício

    4.2 64
  29. Almas Perversas (Scarlet Street)

    Almas Perversas

    4.3 32
  30. Amar Foi Minha Ruína (Leave Her to Heaven)

    Amar Foi Minha Ruína

    4.1 68
  31. Anjo ou Demônio? (Fallen Angel)

    Anjo ou Demônio?

    3.9 5
  32. A Casa da Rua 92 (The House on 92nd Street)

    A Casa da Rua 92

    3.4 7
  33. Conflitos D'Alma (Conflict)

    Conflitos D'Alma

    4.3 4
  34. Rancor (Crossfire)

    Rancor

    3.7 5
  35. Fuga do Passado (Out of the Past)

    Fuga do Passado

    4.1 37
  36. O 3º Homem (The Third Man)

    O 3º Homem

    4.2 100

Comentar: