Se você vai copiar cada beat do original, pra que fazer sequência? Teria se beneficiado de mais originalidade, em vez de ficar se prendendo à fórmula clássica por obrigação.
O original despende os primeiros dez ou quinze minutos estabelecendo o ambiente, o mito e os riscos da jornada. Este passa os primeiros dez ou quinze minutos justificando uma gimmick que não se sustenta. No primeiro filme, a câmera passa de um acessório a uma necessidade; este, apesar de um twist inteligente no fim, passa a maior parte dispensando inteiramente o uso de câmeras, o que torna a situação progressivamente mais absurda e irritante pro espectador.
expansão da lore, ferimento misterioso, reinterpretação do loop espaço-temporal, uso prático dos totens, o controle da bruxa sobre as pessoas...
Mas isso tem pouquíssimo tempo de tela, e o filme foca nos mesmos horrores que assombraram a primeira equipe. Gostaria que tivesse se dedicado mais a ser ele mesmo, em vez de tentar TANTO repetir a fórmula de 99.
Poderia ter sido excelente. Acabou sendo um filme só "legal" pra quem não viu o primeiro.
4/10 pela falta de originalidade, se pá vale ver com os amigos
Não ia comentar. O filme entrega o que propõe com muita competência, é o melhor filme que você poderia querer assistir pelo que pagou. Emocionante, bem produzido, bem dirigido, boa música, performances espetaculares, roteiro sólido (embora romântico/fantasioso demais, mas quem não quer isso?). Mas me senti compelido a comentar porque vi um monte de gente reclamando do final, e não entendi. O final não é decepcionante.
É "decepcionante" só porque elas não ficam juntas? Eu também tava torcendo pra elas ficarem, mas a vida é mais complicada que isso. A Ronit queria, mas no fim não foi a decisão da Esti. Vale lembrar que ela NÃO ficou com o marido, também. Eles terminam o filme separados. Talvez não compreendamos as razões dela, mas foi o que aconteceu. A gente precisa parar de julgar o filme de acordo com nossas expectativas.
Also não tem nada a ver com o filme ser dirigido por um homem (???) já que é baseado num livro escrito por uma mulher.
A mistura de horror sobrenatural com tradições asiáticas e comédia situacional pode ser um pouco demais pra algumas audiências ocidentais ainda, mas a construção cuidadosa do mistério de O Lamento é inquietante e te deixa montando as peças literalmente até o último minuto. Nada é seguro e ninguém é confiável quando o desconhecido é inexplicável e a fé está acima da razão.
A direção é primorosa, mas às vezes erra a mão; a atmosfera acaba se dispersando, mas permanece intrigante e desconfortável.
8/10 uma coisa é certa: entretenimento do início ao fim
Filme estranho. Apressado, a direção me pareceu descabida. Design de produção fantástico e uma performance sólida para a Marricat. Permanece bastante fiel ao livro, mas falha de um jeito incompreensível em capturar a atmosfera sombria e soturna da história. Also, a música não faz nenhum sentido.
Tudo nesse filme parece tão fora de lugar que eu me pergunto se esse não era o ponto (?)
6/10 vale a pena pra conhecer o clássico, caso não tenha interesse no livro
Uma aula de como escolhas de direção e fotografia podem prejudicar seu filme de terror. Velha história: premissa boa, filme mal executado. Algumas performances salvam, mas no geral é chato e pouco original. Aposto que o material-base era curto demais pra ser bem aproveitado, mas deve valer mais a pena que a adaptação.
Lembro de sempre ver esse filme nas locadoras. Não tinha ideia de que era tão bonito. Fico feliz de não tê-lo assistido na adolescência. Jamais entenderia.
Não é de forma alguma um filme perfeito - pelo contrário, tem um problema de tom que o fez envelhecer mal -, mas os méritos técnicos e temáticos pesam a seu favor. Daria um ótimo double feature com Um Estranho no Ninho, que cobre os aspectos necessários que Garota, Interrompida acaricia; mas a abordagem pessoal deste em relação aos distúrbios mentais o torna uma peça distinta em Hollywood, até mesmo hoje.
If anything, vale nem que seja só pra ver Winona Ryder e Angelina Jolie contracenando aos seus vinte e poucos.
Aliás, foi um pet project da Winona, e que ela brigou pra conseguir o diretor que queria (James Mangold, vejam só, o mesmo de Logan e Ford v Ferrari). Tornei-me realmente interessado no livro (memória autobiográfica da autora).
7/10 me fez pensar em como eu poderia ter sido trancado num "hospital psiquiátrico" também, se tivesse nascido uns anos antes
O ponto alto do primeiro filme foi o Jack Black interpretando a Bethany. Aqui, eles decidiram dobrar o conceito, com Kevin Hart e The Rock interpretando os veteranos Danny Glover e Danny DeVito, resultando nas melhores dinâmicas do filme.
Pipocão bobo e previsível, um pouco longo demais e saturado de efeitos, mas entrega o que promete. Awkwafina cereja do bolo.
6/10 os diálogos são melhores que as cenas de ação
Filme gostosin demais. Nada de fantástico, mas uma boa comédia que vai a uns lugares bem obscuros às vezes. O grande destaque é o elenco, que é muito satisfatório de ver em ação.
7/10 ótima comédia descompromissada com algumas surpresas divertidas
Passei anos pra assistir porque pensei que fosse uma comédia besta, mas enquanto é divertido e cativante desde o começo, ele logo constrói uma diversidade de narrativas interessantes com personagens complexos, tudo sem perder o passo e o charme.
Lidando com as diferenças culturais e de classe entre uma professora de economia da NYU (que já deve ser considerada altamente bem-sucedida no nosso senso comum) e o real poder semi-aristocrático dos Young, uma família tradicional de capitalistas que escapou da Revolução Cultural e estabeleceu um império em Singapura, o filme navega seus temas com um pé na crítica social e outro no absurdismo, sem se distanciar da fórmula familiar da comédia romântica.
Mas apesar dos clichês, os personagens são tão bem trabalhados que cada decisão que eles tomam é uma surpresa genuína. A tensão de acompanhar a odisseia social de Rachel contra Eleanor é tão enervante quanto uma batalha com um dragão.
Okay, é um drama palaciano com feels de conto de fadas. Não se propõe a ser profundo, mas acaba sendo surpreendentemente dinâmico e versátil pelo que é.
Felizmente Awkwafina rouba a cena no papel da amiga chinesa-que-virou-nova-iorquina, e eu vivi pra ver essa princesa contracenando com Ken Jeong.
Pra não falar da Michelle Yeoh como a vilanesca Eleanor Young. É sempre um deleite reencontrá-la na tela, mas é a primeira vez que é tão fácil odiá-la num filme. Nunca imaginei que pudesse ser tão convincente.
Mas a grande surpresa pra mim foi Gemma Chan como Astrid, uma das personagens mais interessantes e conflituosas da história. Não conhecia a atriz, mas eis um nome pra prestar atenção no futuro.
10/10 por favor me digam o defeito deste filme, sério
Conceitualmente interessante (principalmente a criatura), funciona bem como filme de terror tipo slasher tradicional + presos no Espaço, sem precisar distorcer absurdamente a lógica da Física. Bastante criativo e bem filmado. Dito isso, acaba sendo bem mais ou menos, by the books, nada de especial.
6/10 não é um mau filme de forma alguma, mas eu também não recomendaria
Biopic musical fantástica que revela um veio inesperado de Taron Egerton, contando com a participação ativa do próprio artista retratado, ao mesmo tempo em que não segura os socos que tem que distribuir para ele, sua família e seus empresários. Difícil esperar mais que isso da cinebiografia de um rockstar. Colorido, vibrante e maravilhoso como Elton no palco. Não tem muito o que dizer, apenas sentir.
Assistindo com dois anos de atraso, mas é um filme que vale a pena. Mais contemplativo que seu predecessor, que tem mais ares de noir, é um filme que sabe o que quer e o que apresentar. Estilisticamente fantástico, com sequências longas e lânguidas, mas não tediosas, este é muito claramente um filme de Denis Villeneuve. Papel ideal para o inexpressivo Ryan Gosling, e mesmo a presença de Jared Leto não danifica. O universo original é expandido de forma crível e relevante, trabalhando sobre os temas e contradições da saga de Deckard, que eu fiquei impressionado em ver o quão pouco exploraram aqui (e isso é uma coisa positiva). É um filme excelente por si só, além de uma sequência fantástica em todos os sentidos.
Algo sobre submissão emocional, abuso de poder, abuso parental e polícia sádica. É provavelmente o filme mais fraco do Refn, mas ainda visualmente deslumbrante. O estilo do diretor transborda, mas às vezes exige muito mais paciência do público do que seus títulos anteriores, e não tenho certeza se tem muito a dizer. Also é dedicado ao Jodorowsky, por algum motivo.
Eu não gosto de algumas decisões da direção, e a representação da cor às vezes não funcionou bem (mas também, né, dado o material que estão adaptando); fora isso, filme foda. Terror cósmico e psicológico conseguem capturar bem o feel lovecraftiano em alguns momentos. O orçamento não é Disney, mas souberam dosar bem as limitações. O design de produção é fantástico.
7/10 não deve estar no meu top 10 do ano mas recomendo
Filme competente, tecnicamente excelente, com performances fantásticas. No entanto, o enredo é meio whatever. Sólido debut diretorial, mas acho que dá pra esperar mais do cara que trabalhou em V/H/S e The Signal.
Diferente de "O Grito: O Início do Fim" e "O Chamado 3", este filme pelo menos é engraçado. Alguns plot points são hilariantemente sem sentido, e do jeito que é mostrado parece que o poço da Sadako fica no quintal da casa da Kayako. A cinematografia é whatever e a direção não tem nenhuma inspiração, mas algumas performances são genuinamente boas (Suzuka), tem umas personagens excêntricas e divertidas, o final é conceitualmente interessante, e – mais que qualquer coisa – vale assistir pela premissa absurda.
Nada que envolve a Tamao faz sentido. Porque o cara pediu pra ela "perder a consciência" no poço? Eu tô coçando minha cabeça até agora. Mas whatever, dupla icônica.
Silêncio
3.8 576Após assistir a esse filme, eu só queria que o Scorsese fosse o responsável pelo filme de O Gigante Enterrado.
9/10 o único "pecado" deste filme é ser um pouco mais longo do que deveria (mas só um pouco), e ainda assim consegue nunca ser chato
Edit: meu favorito do Scorsese com certeza absoluta
Bruxa de Blair
2.4 1,0K Assista AgoraSe você vai copiar cada beat do original, pra que fazer sequência? Teria se beneficiado de mais originalidade, em vez de ficar se prendendo à fórmula clássica por obrigação.
O original despende os primeiros dez ou quinze minutos estabelecendo o ambiente, o mito e os riscos da jornada. Este passa os primeiros dez ou quinze minutos justificando uma gimmick que não se sustenta. No primeiro filme, a câmera passa de um acessório a uma necessidade; este, apesar de um twist inteligente no fim, passa a maior parte dispensando inteiramente o uso de câmeras, o que torna a situação progressivamente mais absurda e irritante pro espectador.
E eu gostei das coisas novas que tentaram fazer:
expansão da lore, ferimento misterioso, reinterpretação do loop espaço-temporal, uso prático dos totens, o controle da bruxa sobre as pessoas...
Poderia ter sido excelente. Acabou sendo um filme só "legal" pra quem não viu o primeiro.
4/10 pela falta de originalidade, se pá vale ver com os amigos
Desobediência
3.7 720 Assista AgoraNão ia comentar. O filme entrega o que propõe com muita competência, é o melhor filme que você poderia querer assistir pelo que pagou. Emocionante, bem produzido, bem dirigido, boa música, performances espetaculares, roteiro sólido (embora romântico/fantasioso demais, mas quem não quer isso?). Mas me senti compelido a comentar porque vi um monte de gente reclamando do final, e não entendi. O final não é decepcionante.
É "decepcionante" só porque elas não ficam juntas? Eu também tava torcendo pra elas ficarem, mas a vida é mais complicada que isso. A Ronit queria, mas no fim não foi a decisão da Esti. Vale lembrar que ela NÃO ficou com o marido, também. Eles terminam o filme separados. Talvez não compreendamos as razões dela, mas foi o que aconteceu. A gente precisa parar de julgar o filme de acordo com nossas expectativas.
Also não tem nada a ver com o filme ser dirigido por um homem (???) já que é baseado num livro escrito por uma mulher.
O Lamento
3.9 431 Assista AgoraA mistura de horror sobrenatural com tradições asiáticas e comédia situacional pode ser um pouco demais pra algumas audiências ocidentais ainda, mas a construção cuidadosa do mistério de O Lamento é inquietante e te deixa montando as peças literalmente até o último minuto. Nada é seguro e ninguém é confiável quando o desconhecido é inexplicável e a fé está acima da razão.
A direção é primorosa, mas às vezes erra a mão; a atmosfera acaba se dispersando, mas permanece intrigante e desconfortável.
8/10 uma coisa é certa: entretenimento do início ao fim
Os Segredos do Castelo
2.6 56 Assista AgoraFilme estranho. Apressado, a direção me pareceu descabida. Design de produção fantástico e uma performance sólida para a Marricat. Permanece bastante fiel ao livro, mas falha de um jeito incompreensível em capturar a atmosfera sombria e soturna da história. Also, a música não faz nenhum sentido.
Tudo nesse filme parece tão fora de lugar que eu me pergunto se esse não era o ponto (?)
6/10 vale a pena pra conhecer o clássico, caso não tenha interesse no livro
Campo do Medo
2.7 731 Assista Agorameh
Uma aula de como escolhas de direção e fotografia podem prejudicar seu filme de terror. Velha história: premissa boa, filme mal executado. Algumas performances salvam, mas no geral é chato e pouco original. Aposto que o material-base era curto demais pra ser bem aproveitado, mas deve valer mais a pena que a adaptação.
4/10 pelo menos o final ficou bem amarrado
Garota, Interrompida
4.1 1,9K Assista AgoraLembro de sempre ver esse filme nas locadoras. Não tinha ideia de que era tão bonito. Fico feliz de não tê-lo assistido na adolescência. Jamais entenderia.
Não é de forma alguma um filme perfeito - pelo contrário, tem um problema de tom que o fez envelhecer mal -, mas os méritos técnicos e temáticos pesam a seu favor. Daria um ótimo double feature com Um Estranho no Ninho, que cobre os aspectos necessários que Garota, Interrompida acaricia; mas a abordagem pessoal deste em relação aos distúrbios mentais o torna uma peça distinta em Hollywood, até mesmo hoje.
If anything, vale nem que seja só pra ver Winona Ryder e Angelina Jolie contracenando aos seus vinte e poucos.
Aliás, foi um pet project da Winona, e que ela brigou pra conseguir o diretor que queria (James Mangold, vejam só, o mesmo de Logan e Ford v Ferrari). Tornei-me realmente interessado no livro (memória autobiográfica da autora).
7/10 me fez pensar em como eu poderia ter sido trancado num "hospital psiquiátrico" também, se tivesse nascido uns anos antes
Luta Por Justiça
4.2 250 Assista Agora"O oposto de pobreza não é riqueza. O oposto de pobreza é justiça."
Filme praticamente perfeito. Nada mais precisa ser dito.
Star Wars, Episódio IX: A Ascensão Skywalker
3.2 1,3K Assista AgoraFanfic vibes
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraImpel Down: o filme
Bleach
3.4 189Bem adaptado com efeitos competentes
2 estrelas pelo fanservice
Jumanji: Próxima Fase
3.3 442 Assista AgoraO ponto alto do primeiro filme foi o Jack Black interpretando a Bethany. Aqui, eles decidiram dobrar o conceito, com Kevin Hart e The Rock interpretando os veteranos Danny Glover e Danny DeVito, resultando nas melhores dinâmicas do filme.
Pipocão bobo e previsível, um pouco longo demais e saturado de efeitos, mas entrega o que promete. Awkwafina cereja do bolo.
6/10 os diálogos são melhores que as cenas de ação
A Comédia dos Pecados
2.9 128 Assista AgoraFilme gostosin demais. Nada de fantástico, mas uma boa comédia que vai a uns lugares bem obscuros às vezes. O grande destaque é o elenco, que é muito satisfatório de ver em ação.
7/10 ótima comédia descompromissada com algumas surpresas divertidas
O Duplo
3.5 518 Assista AgoraEste foi o filme mais estranho que eu vi este ano. Preciso pensar um pouco a respeito.
Podres de Ricos
3.5 507 Assista AgoraNossa, eu subestimei demais esse filme.
Passei anos pra assistir porque pensei que fosse uma comédia besta, mas enquanto é divertido e cativante desde o começo, ele logo constrói uma diversidade de narrativas interessantes com personagens complexos, tudo sem perder o passo e o charme.
Lidando com as diferenças culturais e de classe entre uma professora de economia da NYU (que já deve ser considerada altamente bem-sucedida no nosso senso comum) e o real poder semi-aristocrático dos Young, uma família tradicional de capitalistas que escapou da Revolução Cultural e estabeleceu um império em Singapura, o filme navega seus temas com um pé na crítica social e outro no absurdismo, sem se distanciar da fórmula familiar da comédia romântica.
Mas apesar dos clichês, os personagens são tão bem trabalhados que cada decisão que eles tomam é uma surpresa genuína. A tensão de acompanhar a odisseia social de Rachel contra Eleanor é tão enervante quanto uma batalha com um dragão.
Okay, é um drama palaciano com feels de conto de fadas. Não se propõe a ser profundo, mas acaba sendo surpreendentemente dinâmico e versátil pelo que é.
Felizmente Awkwafina rouba a cena no papel da amiga chinesa-que-virou-nova-iorquina, e eu vivi pra ver essa princesa contracenando com Ken Jeong.
Pra não falar da Michelle Yeoh como a vilanesca Eleanor Young. É sempre um deleite reencontrá-la na tela, mas é a primeira vez que é tão fácil odiá-la num filme. Nunca imaginei que pudesse ser tão convincente.
Mas a grande surpresa pra mim foi Gemma Chan como Astrid, uma das personagens mais interessantes e conflituosas da história. Não conhecia a atriz, mas eis um nome pra prestar atenção no futuro.
10/10 por favor me digam o defeito deste filme, sério
Drácula 3000: Escuridão Infinita
1.3 147É uma merda em todos os sentidos possíveis.
Vida
3.4 1,2K Assista AgoraConceitualmente interessante (principalmente a criatura), funciona bem como filme de terror tipo slasher tradicional + presos no Espaço, sem precisar distorcer absurdamente a lógica da Física. Bastante criativo e bem filmado. Dito isso, acaba sendo bem mais ou menos, by the books, nada de especial.
6/10 não é um mau filme de forma alguma, mas eu também não recomendaria
Rocketman
4.0 922 Assista AgoraBiopic musical fantástica que revela um veio inesperado de Taron Egerton, contando com a participação ativa do próprio artista retratado, ao mesmo tempo em que não segura os socos que tem que distribuir para ele, sua família e seus empresários. Difícil esperar mais que isso da cinebiografia de um rockstar. Colorido, vibrante e maravilhoso como Elton no palco. Não tem muito o que dizer, apenas sentir.
9/10 filme quase perfeito
Blade Runner 2049
4.0 1,7K Assista AgoraAssistindo com dois anos de atraso, mas é um filme que vale a pena. Mais contemplativo que seu predecessor, que tem mais ares de noir, é um filme que sabe o que quer e o que apresentar. Estilisticamente fantástico, com sequências longas e lânguidas, mas não tediosas, este é muito claramente um filme de Denis Villeneuve. Papel ideal para o inexpressivo Ryan Gosling, e mesmo a presença de Jared Leto não danifica. O universo original é expandido de forma crível e relevante, trabalhando sobre os temas e contradições da saga de Deckard, que eu fiquei impressionado em ver o quão pouco exploraram aqui (e isso é uma coisa positiva). É um filme excelente por si só, além de uma sequência fantástica em todos os sentidos.
8/10 muito recomendado para fãs
Apenas Deus Perdoa
3.0 630 Assista AgoraAlgo sobre submissão emocional, abuso de poder, abuso parental e polícia sádica. É provavelmente o filme mais fraco do Refn, mas ainda visualmente deslumbrante. O estilo do diretor transborda, mas às vezes exige muito mais paciência do público do que seus títulos anteriores, e não tenho certeza se tem muito a dizer. Also é dedicado ao Jodorowsky, por algum motivo.
5/10 porque é bonito
A Cor que Caiu do Espaço
3.1 347Eu não gosto de algumas decisões da direção, e a representação da cor às vezes não funcionou bem (mas também, né, dado o material que estão adaptando); fora isso, filme foda. Terror cósmico e psicológico conseguem capturar bem o feel lovecraftiano em alguns momentos. O orçamento não é Disney, mas souberam dosar bem as limitações. O design de produção é fantástico.
7/10 não deve estar no meu top 10 do ano mas recomendo
O Ritual
3.2 475 Assista AgoraFilme competente, tecnicamente excelente, com performances fantásticas. No entanto, o enredo é meio whatever. Sólido debut diretorial, mas acho que dá pra esperar mais do cara que trabalhou em V/H/S e The Signal.
O Chamado vs. O Grito
2.2 147Diferente de "O Grito: O Início do Fim" e "O Chamado 3", este filme pelo menos é engraçado. Alguns plot points são hilariantemente sem sentido, e do jeito que é mostrado parece que o poço da Sadako fica no quintal da casa da Kayako. A cinematografia é whatever e a direção não tem nenhuma inspiração, mas algumas performances são genuinamente boas (Suzuka), tem umas personagens excêntricas e divertidas, o final é conceitualmente interessante, e – mais que qualquer coisa – vale assistir pela premissa absurda.
Gostei pelo que é, 5/10
Nada que envolve a Tamao faz sentido. Porque o cara pediu pra ela "perder a consciência" no poço? Eu tô coçando minha cabeça até agora. Mas whatever, dupla icônica.
V/H/S
3.0 748 Assista AgoraDuas estrelas pelo filme da harpia