Tratando o racismo de uma forma picareta, Histórias Cruzadas é um filme moralista e pretensioso. Repleto de personagens odiosos, o diretor Tate Taylor não poupa o telespectador de puro maniqueísmo, nunca convencendo que seus personagens realmente são "reais". As atitudes de Celia ou Hilly são tão inverossímeis que pairam ao ridículo - e omesmo pode se dizer de todas as outras mulheres do Clube.
Nem mesmo as boas atuações - apenas corretas, diga-se de passagem - salvam o longa da medíocridade. É uma espécie de "filho" de A Cor Púrpura, mas nunca conseguindo a mesma intensidade que aquele longa dirigido por Spielberg. Taylor usa todos os truques para nos emocionarmos com os personagens e odiá-los, inclusive mostrar uma garotinha apanhando da mãe apenas para sustentar um argumento - que NÃO precisava ser sustentado, já entendemos no primeiro minuto do filme.
Histórias Cruzadas torna-se aquele filme formulaico que quer, a todo custo, emocionar. E usa dos truques mais baratos para atrair o público. E funciona, mas não do ponto cinematográfico. Pois como filme, Histórias Cruzadas fica devendo -e muito.
Assumindo uma narrativa não-linear, O Espião Que Sabia Demais não só consegue contar uma boa história de espião, como ainda contrói seus personagens de maneira exemplar. Claro que George Smiley é o centro do filme e, graças à performance genial de Gary Oldman, somos apresentados a um dos melhores personages de 2011. O dfilme empolga ainda mais por nos trazer a um cenário da guerra fria onde a Inglaterra, mera coadjuvante de uma luta entre os EEstados Unidos e a União Soviética, acaba virando protagonista em um quebra-cabeça de espionagem como há algum tempo não viamos.
O Espião Que Sabi Demais conta ainda com um elenco de apoio de respeito - Colin Firth, Tom Hardy, Benedict Cumberbatch, Toby Jones e David Dencik são só alguns dos nomes que compõe a galeria de personagens. Para completar ainda tem Mark Strong em uma surpreendente atuação e John Hurt brilha em todos os momentos que aparece.
O espião Que Sabia Demais provavelmente não vai empolgar opúblico aocstumado a ver correrias e reviravoltas, mas tratando um tema como guerra fria, o filme acertou no tom e merece o título de um dos melhores filmes do ano passado.
É extremamente clichê, extremamente previsível e, surpreendente, extremamente divertido. Simpático, bom elenco e ótimas cenas de ação, Gigantes de Aço é um dos melhores blockbusters de 2011 (muito melhor que muito filme de super-herói por aí...). Merece ser visto e revisto, um filme com (sim!) coração!
Além da ótima atuação de Joseph Gordon-Levitt, o filme conta com um ótimo elenco de apoio - mesmo que Rogen esteja cada vez mais irritante, mas são dele algumas das melhores frases do filme. Com um roteiro bem escrito - tropeça ao tentar utilizar algumas piadas fáceis, como mostrar Adam dopado logo após uma sessão de quimioterapia. No entanto, é um longa que consegue unir a comédia e o drama de uma maneira equilibrada, sem maniqueismo ou algo do gênero. Merece ser conferido.
Ótima atuação de Brad Pitt, O Homem Que Mudou o Jogo é um filme que conta com uns tropeços aqui e ali, mas a dinâmica é tão boa, a fotografia é ótima e conta com um elenco de qualidade irrepreensível. Aliás, um dos mais sinceros e eficientes filmes de esportes dos últimos anos.
O filme sofre de uma série de problemas em seu roteiro - história mal desenvolvida, personagens não tão bem explorados como deveriam (como Clu, por exemplo) e uma estrutura falha. Porém, a interpretação de Jeff Bridges, a trilha de Daft Punk, Michael Sheen enlouquecido e uma parte técnica excelente fazem de Tron - O Legado uma sequencia apenas interessante.
A primeira metade do filme é realmente bem promissora, com destaque para Paul Dano que praticamente rouba a cena. Porém, a partir do segundo ato o filme é traído pelo desenrolar da história - as motivações dos alienígenas para atacar a Terra são um pouco, digamos, ridículas, mas ok... O fato é que Jon Favreau é um bom diretor, talvez o que impeça de o filme ser um desastre. E obviamente do próprio elenco que encarna com vigor seus personagens - Ford claramente se divertindo no papel e Craig com seus trejeitos usuais.
Uma grata surpresa esta pequena obra dirigida por John Michael McDonagh - seu longa de estreia. Brendan Gleeson naquela que é, provavelmente, sua melhor atuação (rivaliza de perto com aquela vista em Na Mira do Chefe, dirigido pelo irmão de Michael McDonagh). Ágil e bem afiado, o filme com apenas uma hora e trinta minutos coloca muito longa do gênero no chinelo. Destaque para as ítimas participações de Don Cheadle e Mark Strong. Mais um McDonagh com futuro.
Rever esta maravilhosa obra-prima só me fez gostar ainda mais do filme, o melhor de Steven Spielberg e uma das grandes realizações da História do Cinema. A música de John Williams, as atuações, a direção, tudo em perfeita harmonia.
Acaba divertindo mais pelo entusiasmo que o diretor dá a franquia e pelo elenco, diferente do que ele fez nos anteriores (os fraquíssimos Velozes 4 e Desafio em Tóquio). No fim, Velozes 5 acaba sendo um bom passatempo - principalmente para qem aprecia filmes do gênero.
P.S.: Creio que o filme diverte mais pela vsão e pelos cenários que a equipe de produção tem do Brasil, como o trem no meio da fronteira mexic... opa, era aqui no Brasil mesmo... Uma sequencia bem realizada, no entanto - não comentarei também dos atores falando português de portugal portugal pois já até me acostumei a ver isso em produções hollywoodianas.
Uma das poucas coisas realmente proveitosas do filme reside na atuação das crianças e em certo ponto de Jennifer Aniston. Mas o resto é tudo mais uma bobagem de Adam Sandler.
Fé, brutalidade e religião. Os assuntos tratados em Homens e Deuses, extremamentes relevantes, são abordados de forma sutil por Xavier Beauvois. Ao longo das duas horas de projeção, somos obrigados a acompanhar a trajetória de oito monges franceses, cada um com sua personalidade e suas motivações. O confronto dos monges com o grupo islâmico é um embate entre humanidade e religião. São dois extremos, equilibrados por uma espécie de balança, onde as motivações e os atos são guiados cegamente pela fé de cada um.
É acertadíssimo que o roteiro de Comar e Beauvois não apela, em nenhum momento, para nenhum dos dois lados da religião nem para a moral. O interesse é apenas nos personagens (tanto os monges que certamente ganham um destaque maior no filme) quanto do grupo islâmico.
A única coisa boa da franquia Transformers é que ele é exatamente aquilo que você espera. Porém, isso pode se tornar um problema, já que ele é tão ruim quanto seus antecessores. Michael Bay extrapola os limites ainda mais com este seu novo exemplar. Michael Bay cria sequencias longas e demoradas, sempre com aquela câmera frenética - e tirando a luta decisiva do longa, o resto é tudo uma grande perda de tempo. Na realidade, a única coisa boa que O Lado Oculto da Lua tem é não dar importância maior para os pais dos personagens, como fez no segundo filme. Fora isso, os efeitos visuais continuam impressionantes e a parte técnica competente - o que deve valor a única estrelinha para o longa.
Apesar da direção pouco eficiente e de um roteiro que compromete a própria ideia do longa, é um filme divertido, muito graças às boas atuações de Nicolas Cage e Ron Pearlman, ambos claramente se divertindo em seus papeis. Também promove uma certa discussão logo no início, mas logo ela é deixada de lado na metade, mas não chega a comprometer demais nem ofender o espectador.
Um dos piores filmes do ano, sem dúvidas. Piadas prontas, forçadas, roteiro completamente medíocre. O centro da narrativa já é, por si só, vergonhoso e a cada momento mais piadas e menos risos na tela. Talvez a única coisa aproveitosa seja a participação de Dani Calabreza com seu programa de televisão ,uma mistura de qualquer coisa que Luciana Gimenez apresenta com um programa no estilo Casos de Família. Já Bruno Mzzeo, como protagonista, mostra que ainda tem muito o que aprender com o grande Chico Anísio. Até agora, o pior filme brasileiro do ano.
Melhor em todos os aspectos que o fraqco primeiro filme, dá mais liberdade a alguns coadjuvantes (como a Tigresa), ainda falta um pouco mas já pode se dizer que tem chances de render uma boa fraqnuia para DreamWorkds.
Tão ruim quanto seu antecessor, essa sequencia desnecessária e mal elaborada do ótimo primeiro filme não justifica a sua existência nem mesmo em sua história. É uma pena que um elenco que conta com nomes como Robert DeNiro, Ben Stiller, Dustin Hoffmann, Owen Wilson e Barbra Streissand é desperdiçado e mal utilizado em todas as cenas em uma hora e trinta minutos de projeção.
Carros 2 tem um roteiro tão ingênuo e fraco que mais parece um filme da Dreamworks, passando longe da criatividade sem limites da Pixar. Entretando, a empresa continua forte no que diz respeito à animação, caprichando nas sequencias de ação e no design dos personagens e cenários. Se o primeiro Carros já não passava damédia, o segundo nem conseguiu chegar lá.
Ao escolher dar importância aos macacos, o diretor Rupert Wyatt acerta não apenas em evolução da história quanto o próprio estudo de Cesar, uma das composições mais tocantes e humanas - sim, humanas - do ano. Apoiado pelos ótimos efeitos visuais da Weta, Andy Serkins traz uma complexidadade ao personagem de fazer inveja à grande maioria dos atores apenas nesse ano. Claro que o roteiro não compartilha a evolução de Cesar com os personagens humanos do filme, sempre rodeados por boas intepretações (Franco e Lithgow, em particular, são os que mais se beneficiam), porém Planeta dos Macacos - A Origem é um ótimo longa e não deixa de ser uma grata surpresa de 2011.
É uma pena que o talento que Snyder utiliza para compor belos planos e imagens não seja o suficiente para criar uma narrativa forte e segura. Ao invés disso, o fio que une os dois mundos parece ser tão ou mais frágil quanto o próprio roteiro. Ainda assim, é uma ótima experiência para se assistir - pena que nem tanto para apreciar como filme.
Mesmo que a estrutura narrativa seja idêntica ao primeiro filme, a continuação possui alguns momentos inspirados e consegue ainda assim provocar algumas risadas - principalmente vindas de Zach Galifianakis. Ainda assim,é difícil encontrar fôlego para futuras continuações, se continuar desse jeito.
Com um roteiro fraquíssimo, o que salva mesmo é Sigourney Weaver como a Tenente Ripley e alguns momentos inspirados da direção segura de David Fincher.
Ágil e divertido, Máquina Mortífera explora bem seus personagems e a dupla protagonista - Gibson e Glover com uma ótima química e ótimos em seus papeis, o do irresponsável policial e o chefe de família, respectivamente.
Histórias Cruzadas
4.4 3,8K Assista AgoraTratando o racismo de uma forma picareta, Histórias Cruzadas é um filme moralista e pretensioso. Repleto de personagens odiosos, o diretor Tate Taylor não poupa o telespectador de puro maniqueísmo, nunca convencendo que seus personagens realmente são "reais". As atitudes de Celia ou Hilly são tão inverossímeis que pairam ao ridículo - e omesmo pode se dizer de todas as outras mulheres do Clube.
Nem mesmo as boas atuações - apenas corretas, diga-se de passagem - salvam o longa da medíocridade. É uma espécie de "filho" de A Cor Púrpura, mas nunca conseguindo a mesma intensidade que aquele longa dirigido por Spielberg. Taylor usa todos os truques para nos emocionarmos com os personagens e odiá-los, inclusive mostrar uma garotinha apanhando da mãe apenas para sustentar um argumento - que NÃO precisava ser sustentado, já entendemos no primeiro minuto do filme.
Histórias Cruzadas torna-se aquele filme formulaico que quer, a todo custo, emocionar. E usa dos truques mais baratos para atrair o público. E funciona, mas não do ponto cinematográfico. Pois como filme, Histórias Cruzadas fica devendo -e muito.
O Espião que Sabia Demais
3.4 744 Assista AgoraAssumindo uma narrativa não-linear, O Espião Que Sabia Demais não só consegue contar uma boa história de espião, como ainda contrói seus personagens de maneira exemplar. Claro que George Smiley é o centro do filme e, graças à performance genial de Gary Oldman, somos apresentados a um dos melhores personages de 2011. O dfilme empolga ainda mais por nos trazer a um cenário da guerra fria onde a Inglaterra, mera coadjuvante de uma luta entre os EEstados Unidos e a União Soviética, acaba virando protagonista em um quebra-cabeça de espionagem como há algum tempo não viamos.
O Espião Que Sabi Demais conta ainda com um elenco de apoio de respeito - Colin Firth, Tom Hardy, Benedict Cumberbatch, Toby Jones e David Dencik são só alguns dos nomes que compõe a galeria de personagens. Para completar ainda tem Mark Strong em uma surpreendente atuação e John Hurt brilha em todos os momentos que aparece.
O espião Que Sabia Demais provavelmente não vai empolgar opúblico aocstumado a ver correrias e reviravoltas, mas tratando um tema como guerra fria, o filme acertou no tom e merece o título de um dos melhores filmes do ano passado.
Gigantes de Aço
3.7 2,5KÉ extremamente clichê, extremamente previsível e, surpreendente, extremamente divertido. Simpático, bom elenco e ótimas cenas de ação, Gigantes de Aço é um dos melhores blockbusters de 2011 (muito melhor que muito filme de super-herói por aí...). Merece ser visto e revisto, um filme com (sim!) coração!
50%
3.9 2,2K Assista AgoraAlém da ótima atuação de Joseph Gordon-Levitt, o filme conta com um ótimo elenco de apoio - mesmo que Rogen esteja cada vez mais irritante, mas são dele algumas das melhores frases do filme. Com um roteiro bem escrito - tropeça ao tentar utilizar algumas piadas fáceis, como mostrar Adam dopado logo após uma sessão de quimioterapia. No entanto, é um longa que consegue unir a comédia e o drama de uma maneira equilibrada, sem maniqueismo ou algo do gênero. Merece ser conferido.
Apocalypse Now
4.3 1,2K Assista AgoraMasterpiece!
O Homem que Mudou o Jogo
3.7 931 Assista AgoraÓtima atuação de Brad Pitt, O Homem Que Mudou o Jogo é um filme que conta com uns tropeços aqui e ali, mas a dinâmica é tão boa, a fotografia é ótima e conta com um elenco de qualidade irrepreensível. Aliás, um dos mais sinceros e eficientes filmes de esportes dos últimos anos.
Tron: O Legado
3.2 1,8K Assista AgoraO filme sofre de uma série de problemas em seu roteiro - história mal desenvolvida, personagens não tão bem explorados como deveriam (como Clu, por exemplo) e uma estrutura falha. Porém, a interpretação de Jeff Bridges, a trilha de Daft Punk, Michael Sheen enlouquecido e uma parte técnica excelente fazem de Tron - O Legado uma sequencia apenas interessante.
Cowboys & Aliens
2.8 1,4K Assista AgoraA primeira metade do filme é realmente bem promissora, com destaque para Paul Dano que praticamente rouba a cena. Porém, a partir do segundo ato o filme é traído pelo desenrolar da história - as motivações dos alienígenas para atacar a Terra são um pouco, digamos, ridículas, mas ok... O fato é que Jon Favreau é um bom diretor, talvez o que impeça de o filme ser um desastre. E obviamente do próprio elenco que encarna com vigor seus personagens - Ford claramente se divertindo no papel e Craig com seus trejeitos usuais.
O Guarda
3.6 92 Assista AgoraUma grata surpresa esta pequena obra dirigida por John Michael McDonagh - seu longa de estreia. Brendan Gleeson naquela que é, provavelmente, sua melhor atuação (rivaliza de perto com aquela vista em Na Mira do Chefe, dirigido pelo irmão de Michael McDonagh). Ágil e bem afiado, o filme com apenas uma hora e trinta minutos coloca muito longa do gênero no chinelo. Destaque para as ítimas participações de Don Cheadle e Mark Strong. Mais um McDonagh com futuro.
Contatos Imediatos do Terceiro Grau
3.7 579 Assista AgoraRever esta maravilhosa obra-prima só me fez gostar ainda mais do filme, o melhor de Steven Spielberg e uma das grandes realizações da História do Cinema. A música de John Williams, as atuações, a direção, tudo em perfeita harmonia.
Velozes & Furiosos 5: Operação Rio
3.4 1,7K Assista AgoraAcaba divertindo mais pelo entusiasmo que o diretor dá a franquia e pelo elenco, diferente do que ele fez nos anteriores (os fraquíssimos Velozes 4 e Desafio em Tóquio). No fim, Velozes 5 acaba sendo um bom passatempo - principalmente para qem aprecia filmes do gênero.
P.S.: Creio que o filme diverte mais pela vsão e pelos cenários que a equipe de produção tem do Brasil, como o trem no meio da fronteira mexic... opa, era aqui no Brasil mesmo... Uma sequencia bem realizada, no entanto - não comentarei também dos atores falando português de portugal portugal pois já até me acostumei a ver isso em produções hollywoodianas.
Esposa de Mentirinha
3.4 2,4K Assista AgoraUma das poucas coisas realmente proveitosas do filme reside na atuação das crianças e em certo ponto de Jennifer Aniston. Mas o resto é tudo mais uma bobagem de Adam Sandler.
Homens e Deuses
3.8 124Fé, brutalidade e religião. Os assuntos tratados em Homens e Deuses, extremamentes relevantes, são abordados de forma sutil por Xavier Beauvois. Ao longo das duas horas de projeção, somos obrigados a acompanhar a trajetória de oito monges franceses, cada um com sua personalidade e suas motivações. O confronto dos monges com o grupo islâmico é um embate entre humanidade e religião. São dois extremos, equilibrados por uma espécie de balança, onde as motivações e os atos são guiados cegamente pela fé de cada um.
É acertadíssimo que o roteiro de Comar e Beauvois não apela, em nenhum momento, para nenhum dos dois lados da religião nem para a moral. O interesse é apenas nos personagens (tanto os monges que certamente ganham um destaque maior no filme) quanto do grupo islâmico.
Transformers: O Lado Oculto da Lua
3.2 1,9K Assista AgoraA única coisa boa da franquia Transformers é que ele é exatamente aquilo que você espera. Porém, isso pode se tornar um problema, já que ele é tão ruim quanto seus antecessores. Michael Bay extrapola os limites ainda mais com este seu novo exemplar. Michael Bay cria sequencias longas e demoradas, sempre com aquela câmera frenética - e tirando a luta decisiva do longa, o resto é tudo uma grande perda de tempo. Na realidade, a única coisa boa que O Lado Oculto da Lua tem é não dar importância maior para os pais dos personagens, como fez no segundo filme. Fora isso, os efeitos visuais continuam impressionantes e a parte técnica competente - o que deve valor a única estrelinha para o longa.
Caça às Bruxas
2.7 1,8K Assista AgoraApesar da direção pouco eficiente e de um roteiro que compromete a própria ideia do longa, é um filme divertido, muito graças às boas atuações de Nicolas Cage e Ron Pearlman, ambos claramente se divertindo em seus papeis. Também promove uma certa discussão logo no início, mas logo ela é deixada de lado na metade, mas não chega a comprometer demais nem ofender o espectador.
Cilada.com
2.5 1,8KUm dos piores filmes do ano, sem dúvidas. Piadas prontas, forçadas, roteiro completamente medíocre. O centro da narrativa já é, por si só, vergonhoso e a cada momento mais piadas e menos risos na tela. Talvez a única coisa aproveitosa seja a participação de Dani Calabreza com seu programa de televisão ,uma mistura de qualquer coisa que Luciana Gimenez apresenta com um programa no estilo Casos de Família. Já Bruno Mzzeo, como protagonista, mostra que ainda tem muito o que aprender com o grande Chico Anísio. Até agora, o pior filme brasileiro do ano.
Kung Fu Panda 2
3.5 836 Assista AgoraMelhor em todos os aspectos que o fraqco primeiro filme, dá mais liberdade a alguns coadjuvantes (como a Tigresa), ainda falta um pouco mas já pode se dizer que tem chances de render uma boa fraqnuia para DreamWorkds.
Entrando Numa Fria Maior Ainda Com a Família
2.9 676 Assista AgoraTão ruim quanto seu antecessor, essa sequencia desnecessária e mal elaborada do ótimo primeiro filme não justifica a sua existência nem mesmo em sua história. É uma pena que um elenco que conta com nomes como Robert DeNiro, Ben Stiller, Dustin Hoffmann, Owen Wilson e Barbra Streissand é desperdiçado e mal utilizado em todas as cenas em uma hora e trinta minutos de projeção.
Carros 2
3.1 858 Assista AgoraCarros 2 tem um roteiro tão ingênuo e fraco que mais parece um filme da Dreamworks, passando longe da criatividade sem limites da Pixar. Entretando, a empresa continua forte no que diz respeito à animação, caprichando nas sequencias de ação e no design dos personagens e cenários. Se o primeiro Carros já não passava damédia, o segundo nem conseguiu chegar lá.
Planeta dos Macacos: A Origem
3.8 3,2K Assista AgoraAo escolher dar importância aos macacos, o diretor Rupert Wyatt acerta não apenas em evolução da história quanto o próprio estudo de Cesar, uma das composições mais tocantes e humanas - sim, humanas - do ano. Apoiado pelos ótimos efeitos visuais da Weta, Andy Serkins traz uma complexidadade ao personagem de fazer inveja à grande maioria dos atores apenas nesse ano. Claro que o roteiro não compartilha a evolução de Cesar com os personagens humanos do filme, sempre rodeados por boas intepretações (Franco e Lithgow, em particular, são os que mais se beneficiam), porém Planeta dos Macacos - A Origem é um ótimo longa e não deixa de ser uma grata surpresa de 2011.
Sucker Punch: Mundo Surreal
3.4 3,1K Assista AgoraÉ uma pena que o talento que Snyder utiliza para compor belos planos e imagens não seja o suficiente para criar uma narrativa forte e segura. Ao invés disso, o fio que une os dois mundos parece ser tão ou mais frágil quanto o próprio roteiro. Ainda assim, é uma ótima experiência para se assistir - pena que nem tanto para apreciar como filme.
Se Beber, Não Case! Parte II
3.5 2,4K Assista AgoraMesmo que a estrutura narrativa seja idêntica ao primeiro filme, a continuação possui alguns momentos inspirados e consegue ainda assim provocar algumas risadas - principalmente vindas de Zach Galifianakis. Ainda assim,é difícil encontrar fôlego para futuras continuações, se continuar desse jeito.
Alien 3
3.2 541 Assista AgoraCom um roteiro fraquíssimo, o que salva mesmo é Sigourney Weaver como a Tenente Ripley e alguns momentos inspirados da direção segura de David Fincher.
Máquina Mortífera
3.7 327 Assista AgoraÁgil e divertido, Máquina Mortífera explora bem seus personagems e a dupla protagonista - Gibson e Glover com uma ótima química e ótimos em seus papeis, o do irresponsável policial e o chefe de família, respectivamente.