Um documentário duro, que mostra a realidade por trás do emprego do amianto em telhas e caixas d'água e os danos que o pó do produto, quando inalado, causa ao ser humano. Recomendado.
O segundo filme de Woody Allen na direção é uma boa comédia, com ótimas gags, mas sem a genialidade de suas obras-primas, claro. Creio que o ritmo podia ter sido mais intenso. Confesso que próximo ao final cansei um pouco. Mas a experiência valeu a pena.
Uma comédia romântica francesa - aliás, é só o que a França produz atualmente -, com roteiro, direção e atuações medianas. E a música de Joe Dassin que fica impregnada na mente. É o que posso atestar sobre 'Enfim viúva'. E se tu n'existais pas...
Excelente documentário com incríveis imagens de arquivo da cidade de Hamburgo ao tempo da Segunda Guerra. A entrevista de Rosa para a TV alemã também considero um primor, além dos depoimentos dos judeus salvos por Rosa e Aracy. Estupendo! Parabéns à dupla de realizadoras.
Um bom filme, com um roteiro mediano, direção eficiente e uma ótima atuação de Wagner Moura. A Mariana Lima também está muito bem. Não obstante algumas situações forçadas, o filme até que prende o espectador.
'Poderosa Afrodite' é mais um filmaço do gênio Woody Allen que revi neste fim de semana. Os diálogos afiados são a marca registrada do cineasta, e no filme em questão fazem toda a diferença, principalmente entre os personagens Lenny (Allen) e Linda (Mira Sorvino). O coro grego foi outra sacada do mestre. Por fim, Allen sempre se renova para o bem do cinema.
Gostei da fotografia e da direção. O roteiro deixou alguns furos, mas não comprometeu tanto. Uma vida tão rica como a do maestro João Carlos Martins não dá para ser contada em duas horas. A atuação de todos os 'joões' do filme é de boa para ótima. Em suma, valeu a experiência.
Ótimo noir de Samuel Fuller. Trama bem engendrada e boas atuações, principalmente a de Thelma Ritter (Moe), indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas não levou. A direção também é segura e a fotografia salta aos olhos.
Delícia de filme. A naturalidade dos diálogos é impressionante. Por isso, 'Pauline na praia' tem um frescor de fim de tarde à beira-mar. Ao mesmo tempo, é simples e complexo. Os personagens tentam passar uma imagem que não corresponde à personalidade deles. Iludem-se com eles próprios e com os outros. Aí lembro da célebre frase de Nelson Rodrigues: "Só os profetas enxergam o óbvio".
Um documentário que se confunde com a história do cinema brasileiro contemporâneo, por meio da análise dos filmes nos quais o ator e personagem Paulo César Pereio participa. Funciona até certo ponto, depois fica cansativo por ter apenas um personagem, no caso, o próprio Pereio.
O filme se sustenta no bom desempenho dos atores, especialmente Greta Garbo, Joan Crawford, John Barrymore e Lionel Barrymore. Confusa no início, a história melhora bastante do meio para o fim. E palmas para a direção de Edmund Goulding.
Diane Lane está bem no papel da protagonista Frances, a fotografia é belíssima, a direção é boa, mas o roteiro não ajuda, como ocorre a toda comédia romântica. não não tive criatividade.
Revi hoje o filme e, na minha opinião, o mesmo não passou no teste do tempo. Vale pelas atuações de Mickey Rourke e Kim Basinger, que está estonteante, além da boa fotografia.
Ótimo filme, com uma narrativa interessante, bom roteiro e ótima direção, além das atuações convincentes de Louis Garrel e Stacy Martin. Um retrato fidedigno do esquerdopata Jean-Luc Godard e da situação política da França no final dos anos 1960. Retrato de uma época.
Despido de qualquer preconceito, 'Uma mulher fantástica' é um filme fraquíssimo, com péssimo roteiro, mal dirigido e atuações canhestras. O tema é interessante, mas a execução foi horrível. Não merecia a estatueta.
Filme estupendo, do roteiro à trilha sonora, passando pela olímpica fotografia e a direção precisa de Clooney, além das atuações brilhantes, especialmente de David Strathairn. Sou fã dessa obra-prima.
De certa forma, o filme retoma a estética marginal dos anos 1970, levada a efeito pelos grandes Rogério Sganzerla, Julio Bressane e quejandos. A direção de Cláudio Assis, a fotografia de Walter Carvalho e a narrativa são os grandes destaques da Febre do Rato, além das atuações memoráveis de Irandhir Santos, Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele. Em suma, filme estupendo.
Extasiado com Roda Gigante. Aula de cinema. Roteiro, diálogos, direção, narrativa, fotografia (assinada pelo "mago da luz", o italiano Vittorio Storaro, de 77 anos) e as atuações do casal protagonista Ginny (Kate Winslet) e Humpty (Jim Belushi) me passaram a sensação de obra-prima, lugar-comum na filmografia de W. Allen. E que final. Estupendo!
O filme ia muito bem, mas pecou no final com a cena da morte do Padre Julián (Ricardo Darín), que troca tiros com a polícia, para proteger um menor delinquente. Poupe-me, Pablo Trapero. Interessante é que o personagem de Darín tinha criticado no início do filme a condição de mártir ou de herói, numa conversa com o padre Nicolás (Jérémie Renier). Puta contradição do roteiro, que não é lá essas coisas. Decepção.
O Grande Golpe antecipa o gênio Stanley Kubrick, mais conhecido pelos clássicos 2001: Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica. Na minha opinião, o filme tem seus méritos no roteiro, direção, fotografia, atuações e na narrativa não linear. Com tantos predicados não podia dar errado. Só não gosto muito da cena da mala, que foi trancada de chave, e quando caiu esparramou a dinheirama. A meu ver, muito forçada. O restante é genial.
Lady bird é daqueles filmes despretensiosos que, aos poucos, vai conquistando o espectador. A simplicidade da obra fílmica nos leva a várias reflexões sobre a condição humana. E a personagem Lady bird (Saoirse Ronan) é o máximo. A direção é competente, mas o roteiro deixa a desejar. Muitos furos. É o que penso.
Achei o filme apenas mediano. A escura fotografia de Lula Carvalho não me agradou. A direção é apenas boa. E o final deixou muito a desejar. O que salvou o filme foi a atuação de Vladimir Brichta e de Leandra Leal.
Filme que vamos degustando aos pucos como a um vinho de ótima cepa. Roteiro, diálogos e direção primorosos. Temos, ainda, um Paul Giamatti iluminado. E o final é simplesmente espetacular.
Não Respire - Contém Amianto
3.8 4Um documentário duro, que mostra a realidade por trás do emprego do amianto em telhas e caixas d'água e os danos que o pó do produto, quando inalado, causa ao ser humano. Recomendado.
Um Assaltante Bem Trapalhão
3.7 93O segundo filme de Woody Allen na direção é uma boa comédia, com ótimas gags, mas sem a genialidade de suas obras-primas, claro. Creio que o ritmo podia ter sido mais intenso. Confesso que próximo ao final cansei um pouco. Mas a experiência valeu a pena.
Enfim Viúva
3.2 43Uma comédia romântica francesa - aliás, é só o que a França produz atualmente -, com roteiro, direção e atuações medianas. E a música de Joe Dassin que fica impregnada na mente. É o que posso atestar sobre 'Enfim viúva'. E se tu n'existais pas...
Outro Sertão
4.1 9Excelente documentário com incríveis imagens de arquivo da cidade de Hamburgo ao tempo da Segunda Guerra. A entrevista de Rosa para a TV alemã também considero um primor, além dos depoimentos dos judeus salvos por Rosa e Aracy. Estupendo! Parabéns à dupla de realizadoras.
A Busca
3.4 714 Assista AgoraUm bom filme, com um roteiro mediano, direção eficiente e uma ótima atuação de Wagner Moura. A Mariana Lima também está muito bem. Não obstante algumas situações forçadas, o filme até que prende o espectador.
Poderosa Afrodite
3.7 235 Assista Agora'Poderosa Afrodite' é mais um filmaço do gênio Woody Allen que revi neste fim de semana. Os diálogos afiados são a marca registrada do cineasta, e no filme em questão fazem toda a diferença, principalmente entre os personagens Lenny (Allen) e Linda (Mira Sorvino). O coro grego foi outra sacada do mestre. Por fim, Allen sempre se renova para o bem do cinema.
João, O Maestro
3.4 43 Assista AgoraGostei da fotografia e da direção. O roteiro deixou alguns furos, mas não comprometeu tanto. Uma vida tão rica como a do maestro João Carlos Martins não dá para ser contada em duas horas. A atuação de todos os 'joões' do filme é de boa para ótima. Em suma, valeu a experiência.
Anjo do Mal
3.9 61 Assista AgoraÓtimo noir de Samuel Fuller. Trama bem engendrada e boas atuações, principalmente a de Thelma Ritter (Moe), indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, mas não levou. A direção também é segura e a fotografia salta aos olhos.
Pauline na Praia
3.9 64Delícia de filme. A naturalidade dos diálogos é impressionante. Por isso, 'Pauline na praia' tem um frescor de fim de tarde à beira-mar. Ao mesmo tempo, é simples e complexo. Os personagens tentam passar uma imagem que não corresponde à personalidade deles. Iludem-se com eles próprios e com os outros. Aí lembro da célebre frase de Nelson Rodrigues: "Só os profetas enxergam o óbvio".
10 Centavos Para o Número da Besta
3.7 1Um documentário que se confunde com a história do cinema brasileiro contemporâneo, por meio da análise dos filmes nos quais o ator e personagem Paulo César Pereio participa. Funciona até certo ponto, depois fica cansativo por ter apenas um personagem, no caso, o próprio Pereio.
Grande Hotel
3.8 118 Assista AgoraO filme se sustenta no bom desempenho dos atores, especialmente Greta Garbo, Joan Crawford, John Barrymore e Lionel Barrymore. Confusa no início, a história melhora bastante do meio para o fim. E palmas para a direção de Edmund Goulding.
Sob o Sol da Toscana
3.7 476 Assista AgoraDiane Lane está bem no papel da protagonista Frances, a fotografia é belíssima, a direção é boa, mas o roteiro não ajuda, como ocorre a toda comédia romântica. não não tive criatividade.
9 1/2 Semanas de Amor
3.2 277 Assista AgoraRevi hoje o filme e, na minha opinião, o mesmo não passou no teste do tempo. Vale pelas atuações de Mickey Rourke e Kim Basinger, que está estonteante, além da boa fotografia.
O Formidável
3.7 66 Assista AgoraÓtimo filme, com uma narrativa interessante, bom roteiro e ótima direção, além das atuações convincentes de Louis Garrel e Stacy Martin. Um retrato fidedigno do esquerdopata Jean-Luc Godard e da situação política da França no final dos anos 1960. Retrato de uma época.
Uma Mulher Fantástica
4.1 422 Assista AgoraDespido de qualquer preconceito, 'Uma mulher fantástica' é um filme fraquíssimo, com péssimo roteiro, mal dirigido e atuações canhestras. O tema é interessante, mas a execução foi horrível. Não merecia a estatueta.
Boa Noite e Boa Sorte
3.7 138Filme estupendo, do roteiro à trilha sonora, passando pela olímpica fotografia e a direção precisa de Clooney, além das atuações brilhantes, especialmente de David Strathairn. Sou fã dessa obra-prima.
Febre do Rato
4.0 657De certa forma, o filme retoma a estética marginal dos anos 1970, levada a efeito pelos grandes Rogério Sganzerla, Julio Bressane e quejandos. A direção de Cláudio Assis, a fotografia de Walter Carvalho e a narrativa são os grandes destaques da Febre do Rato, além das atuações memoráveis de Irandhir Santos, Juliano Cazarré e Matheus Nachtergaele. Em suma, filme estupendo.
Roda Gigante
3.3 309Extasiado com Roda Gigante. Aula de cinema. Roteiro, diálogos, direção, narrativa, fotografia (assinada pelo "mago da luz", o italiano Vittorio Storaro, de 77 anos) e as atuações do casal protagonista Ginny (Kate Winslet) e Humpty (Jim Belushi) me passaram a sensação de obra-prima, lugar-comum na filmografia de W. Allen. E que final. Estupendo!
Elefante Branco
3.5 196O filme ia muito bem, mas pecou no final com a cena da morte do Padre Julián (Ricardo Darín), que troca tiros com a polícia, para proteger um menor delinquente. Poupe-me, Pablo Trapero. Interessante é que o personagem de Darín tinha criticado no início do filme a condição de mártir ou de herói, numa conversa com o padre Nicolás (Jérémie Renier). Puta contradição do roteiro, que não é lá essas coisas. Decepção.
O Grande Golpe
4.1 236 Assista AgoraO Grande Golpe antecipa o gênio Stanley Kubrick, mais conhecido pelos clássicos 2001: Uma Odisseia no Espaço e Laranja Mecânica. Na minha opinião, o filme tem seus méritos no roteiro, direção, fotografia, atuações e na narrativa não linear. Com tantos predicados não podia dar errado. Só não gosto muito da cena da mala, que foi trancada de chave, e quando caiu esparramou a dinheirama. A meu ver, muito forçada. O restante é genial.
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraLady bird é daqueles filmes despretensiosos que, aos poucos, vai conquistando o espectador. A simplicidade da obra fílmica nos leva a várias reflexões sobre a condição humana. E a personagem Lady bird (Saoirse Ronan) é o máximo. A direção é competente, mas o roteiro deixa a desejar. Muitos furos. É o que penso.
Bingo - O Rei das Manhãs
4.1 1,1K Assista AgoraAchei o filme apenas mediano. A escura fotografia de Lula Carvalho não me agradou. A direção é apenas boa. E o final deixou muito a desejar. O que salvou o filme foi a atuação de Vladimir Brichta e de Leandra Leal.
Touro Indomável
4.2 708 Assista AgoraFilme impressionante sobre o mundo do boxe. Direção, fotografia e atuações estupendas de De Niro e Joe Pesci. Dois monstros. Obra-prima! Sem mais.
Sideways - Entre Umas e Outras
3.6 261 Assista AgoraFilme que vamos degustando aos pucos como a um vinho de ótima cepa. Roteiro, diálogos e direção primorosos. Temos, ainda, um Paul Giamatti iluminado. E o final é simplesmente espetacular.