Como fã que sou do personagem criado por Sir Arthur Conan eu preferia não ter visto esse filme, porém acabei vendo. Pra mim o que tem de melhor nele, na verdade, a única coisa que presta são as atuações de Robert Downey Jr e Jude Law - que eu confesso são ótimas! De resto tem um roteiro confuso, chato e preguiçoso que desperta de última hora só para dar uma desculpa de ser um gran finale. Eu tentei entender que se trata de uma adaptação, gostei da climatização, dos figurinos, cenografia, mas foi só. Na expectativa que a continuação seja um pouco melhor...
A Festa da Menina Morta é sim um filme muito ruim, mas não é lá de se jogar fora. Mostra uma cultura que o cinema nacional normalmente ignora sem causar aquela estranheza desagradável. O roteiro é bom, mas poderia ter sido muito melhor desenvolvido. Talvez culpar a direção seja o caminho mais fácil, porém algo de muito errado aconteceu com esse filme. As atuações são forçadas e bestas, planos que não acrescentam em nada e o filme se alonga desnecessariamente. Basicamente vemos 1h30 de preparação para a festa da menina esperando que alguma revelação mude algo - e esse 'algo' não é nada satisfatório. Não recomendaria a não ser pra quem quer se aventurar pelos caminhos mais tortuosos do cinema.
Eu tinha duas não-recomendações para O Vestido, mas gostei. Confesso que só queria ver como fã do Drummond e por ter gostado de um outro filme deste mesmo diretor. O filme em si é muito bem-produzido, dirigido e interpretado, porém é teatral e forçado demais. Os acontecimentos não são nada naturais, as falas parecem de novela passada na zona sul do rio - o que já o torna bem cansativo, mas é bom, mesmo.
Bato na tecla da fotografia pra comentar sobre esse filme. É excelente, não deve em beleza à nenhum sci-fi ou avatar da vida. Mas a história não é nada superior ao que seu público está acostumado, a não ser que chegue bem cru aqui esse é um filme que vai cansar. Pense numa combinação de The Happening com aqueles animes clássicos e rpgs - Não surpreende. Vale pela sequência de abertura - tão maravilhosa que já revi várias vezes!
Country Roads, take me Home... to the Place, I belong
Adorei Sussurros do Coração, porém esperava mais. Já vi tantos filmes ótimos e melhores dentro do próprio estúdio Ghibli. Faltou identificação, carisma, faltou principalmente o toque mágico do Miyazaki na direção. A história me comove, porém é batidinha. Vale muito pelo Barão, pelo violino, mas só.
The Smiths? Eu amo The Smiths. Ah, (500) Days of Summer... é um filme que está acima do bom, do muito bom. Uma comédia romântica dramática? Pois é, né? Tão natural, tão bem conduzido em sua modernidade. Tão indefinidamente bom!
Me ganhou nas paródias de Persona, o sétimo selo e com o final - que se fosse outro eu confesso que marcava favorito do mesmo jeito, porém nunca teria ficado tão bem como ficou. Maravilhoso!
To die by your side is such a heavenly way to die - eu os amo.
Um filme abaixo do mediano que foca num clímax inesperado para deslumbrar, pra mim. Zabriskie Point faz isso muito bem. As cenas de amor na areia do local do nome do título é muito bonita, o final maravilhoso, destaco também a sequência bem North by Northwest parecendo uma tourada. É claro, tem todas essas ótimas músicas, atuações interessantes. Deixa a impressão de ser um bom filme depois de visto, mas é uma aventura que deve ser vivida intensamente só na primeira vez assim como os próprios personagens o fazem.
Gosto muito de Policarpo Quaresma - Que pena que nem em ano de copa se encontre um brasileiro assim. O filme é muito bom, é fiel ao livro, embora não tenha gostado tanto da condução desse roteiro. As atuações em geral são um pouco fracas, mas agradam. Divertem. Só me é estranho essas falas que parecem bastante artificiais... Recomendo pra quem não leu o livro ou gosta muito do mesmo.
Se me perguntarem qual o melhor filme de 2010 eu digo Kick-ass! Pelo menos até agora. Nem vou comentar da parte técnica, é insuperável. Todos os clichêsinhos do filme são tão agradáveis e bem-vindos. Tu sabe que será um favorito desde o início.
Tirando as referências óbvias aos filmes de herói adorei as de Táxi Driver - you talking to me? - Kill Bill com a violência gráfica e membros decepados. Ah Tarantino! Tem espaço até pra clássica Não Quero Morrer Sem Saber o Fim de Lost! Mas o melhor é a Hit Girl, ah, a Hit Girl... 'Acho que estou apaixonado por ela, cara... ela parece que tem 11 anos, mas posso esperar não me vejo vivendo sem ela!' Resumindo, vejam!
Ponyo é o 6º Miyazaki que vejo - um dos vários da Ghibli. Todos 5 estrelas, favorito. Como se um filme como esse pudesse ser ruim. Qual o problema da playarte, hein?
Uma história simples que todos já conhecem com repaginação em aquarela, com uma perfeição incrível e com esse lirismo de dizer que 'nunca antes vi um filme assim'. Ponyo não será tua animação favorita, não é o melhor da Ghibli, nem do Miyazaki, porém ainda assim fica muito acima de certos filmes em circuito, muito acima dos da Pixar, equivalente aos clássicos Disney, com certeza.
"Tem vários valores nos filmes, mas eu não faço filmes como mensagens. (...) Me inspiro na minha vida cotidiana." [Hayao Miyazaki]
Um Estranho no Ninho é algo tão fantástico que nem precisa de comentários, mas vem um certo desejo de dizer que adorei ;D Todos os personagens e as atuações são maravilhosas, adoro esse roteiro, as músicas, tudo. Até simpatizei com a Sra. Ratched, considero a postura dela bastante correta, apesar de tudo.
Não digo que é o melhor nacional, nem o melhor do Furtado, mas é sim muito bom. O Homem que Copiava dá ideias... Destaco as atuações de todos, é uma felicidade também o Paulo José tá ali fazendo ponta. Só mudaria um pouco algumas coisas do roteiro que não convencem - spoilers demais pra comentar em sua forma Deus ex machina. O filme conta com citações de Shakespeare, Kafka, trilha com Creedence, homenagem à Hitchcock, entre outros e é sim bem divertido. Como não gostar?
8 1/2 foi minha segunda tentativa com o cinema de Fellini - após ter detestado A Doce Vida. Nesse filme não, ele não erra. Depois de suportar o início tedioso o filme vai ficando realmente muito bom, as cenas finais são maravilhosas, destacando a parte do 'háren', o fim poético e inesperado. O que odiei em Otto e Mezzo, principalmente no início, é essa cacofonia que o roteiro força. Guido tenta, porém não consegue ter paz. Sempre tem dezenas de pessoas a importunar e encher à tela. Esperava algo mais romântico, triste, existencialista, esperava encontrar aqui um favorito, embora tenha gostado do que vi. Fiquei curioso para saber o que Truffaut ou Godart fariam com esse mesmo roteiro. Bem, o primeiro teve sua chance.
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento". Pierrot Le Fou pra mim é essa célebre frase da Clarice - ou como muitas outras.
Iniciando com o descontentamento com a tediosa vida burguesa, com a crítica do americano que ensina ao francês 'o que é cinema', passando por diversos roubos e assassinatos sem muita explicação, chegando à uma praia, talvez o paraíso, e depois voltando ao nosso pequeno filme de gângster para mais roubo de carros. Sem muita explicação, novamente, é um filme para ser reverenciado.
Ao mesmo tempo um dos filmes mais interessantes que já vi e um dos mais cansativos, isso é Stalker. Queria um pouco mais nele, mais movimento, mais exploração na Zona.
Antes desse filme só curtia um pouco o The Doors, agora talvez possa me considerar um fã da banda, mas principalmente do Jim Morrison. O filme é um verdadeiro show com a desculpa de ser biográfico, embora quem leia a página na Wikipédia da banda terá acesso a todas essas informações. Faltou um pouco mais de bastidores. Ainda assim, claro, é um filme perfeito. A personalidade do Jim Morrison através do Val Kilmer carrega tudo para um ar existencialista quase surrealista que hipnotiza.
"If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite"
Um Tarantino, com certeza! Tinha raiva desse filme por causa do furo no festival do rio ahaha ;P É muito bom, não digo que é o melhor, porém é o filme mais maduro e inteligente do Tarantino. Só não supera Kill Bill (1) e Death Proof. Divertidíssimo e simpático aos olhos.
Maravilhoso, mesmo. Atuações e fotografia cativantes. Destaco o roteiro simples que fez um filme curto se tornar marcante. Nunca tinha visto um nacional tão antigo, década de 60.
Dizem que o pior do cinema nacional é o som direto - nesse filme verás que é uma verdade triste. Tirando os aspectos técnicos e tentando avaliar o roteiro eu diria que gostei e que é um filme muito bom. O debate existencialista e as críticas sociais são atuais e passam de uma forma prazerosa, porém vai se enfraquecendo e se dissipam no final que eu achei péssimo.
Johnny Mad Dog não é um filme essencial, porém digo que vale à pena. Quem gosta do estilo Cidade de Deus, embora sejam completamente diferentes em seus objetivos, deve gostar. O filme é sim bem violento, choca quem não tá acostumado, não se preocupa em buscar redenção, mas tem tempo para mostrar solidão, insatisfação com o mundo ao seu redor - típico da adolescência. E também inocência com o protagonista demonstrando achar ser 'à prova de balas', pois usa um colar que acredita ter essa função. Tem aspectos técnicos ótimos, contudo no geral é mais do mesmo. O bom é que cria uma identificação forte com o típico cinema nacional.
Kevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia, De Niro. Esses nomes REALMENTE definem o filme. Conhecia Os Intocáveis pela cena do tiroteio na estação de trem homenageando O Encouraçado Potemkin com o carrinho de bebê descendo - incrivelmente sem ser atingido e com uma música calma ao fundo. Vendo o filme completo essa cena traz uma lembrança ainda melhor, e o filme como um todo funciona muito bem - as atuações e o roteiro são impecáveis, porém demorei a me acostumar com o estilo peculiar da direção do De Palma nesse filme específico. Destaque para o final, que é ótimo!
Sherlock Holmes
3.8 2,2K Assista AgoraComo fã que sou do personagem criado por Sir Arthur Conan eu preferia não ter visto esse filme, porém acabei vendo.
Pra mim o que tem de melhor nele, na verdade, a única coisa que presta são as atuações de Robert Downey Jr e Jude Law - que eu confesso são ótimas!
De resto tem um roteiro confuso, chato e preguiçoso que desperta de última hora só para dar uma desculpa de ser um gran finale. Eu tentei entender que se trata de uma adaptação, gostei da climatização, dos figurinos, cenografia, mas foi só.
Na expectativa que a continuação seja um pouco melhor...
A Festa da Menina Morta
3.3 233A Festa da Menina Morta é sim um filme muito ruim, mas não é lá de se jogar fora. Mostra uma cultura que o cinema nacional normalmente ignora sem causar aquela estranheza desagradável.
O roteiro é bom, mas poderia ter sido muito melhor desenvolvido. Talvez culpar a direção seja o caminho mais fácil, porém algo de muito errado aconteceu com esse filme. As atuações são forçadas e bestas, planos que não acrescentam em nada e o filme se alonga desnecessariamente. Basicamente vemos 1h30 de preparação para a festa da menina esperando que alguma revelação mude algo - e esse 'algo' não é nada satisfatório. Não recomendaria a não ser pra quem quer se aventurar pelos caminhos mais tortuosos do cinema.
O Vestido
3.0 40Eu tinha duas não-recomendações para O Vestido, mas gostei. Confesso que só queria ver como fã do Drummond e por ter gostado de um outro filme deste mesmo diretor.
O filme em si é muito bem-produzido, dirigido e interpretado, porém é teatral e forçado demais. Os acontecimentos não são nada naturais, as falas parecem de novela passada na zona sul do rio - o que já o torna bem cansativo, mas é bom, mesmo.
Origem: Espíritos do Passado
3.3 43 Assista AgoraBato na tecla da fotografia pra comentar sobre esse filme. É excelente, não deve em beleza à nenhum sci-fi ou avatar da vida.
Mas a história não é nada superior ao que seu público está acostumado, a não ser que chegue bem cru aqui esse é um filme que vai cansar. Pense numa combinação de The Happening com aqueles animes clássicos e rpgs - Não surpreende.
Vale pela sequência de abertura - tão maravilhosa que já revi várias vezes!
Sussurros do Coração
4.3 481 Assista AgoraCountry Roads, take me Home... to the Place, I belong
Adorei Sussurros do Coração, porém esperava mais. Já vi tantos filmes ótimos e melhores dentro do próprio estúdio Ghibli. Faltou identificação, carisma, faltou principalmente o toque mágico do Miyazaki na direção.
A história me comove, porém é batidinha. Vale muito pelo Barão, pelo violino, mas só.
(500) Dias com Ela
4.0 5,7K Assista AgoraThe Smiths? Eu amo The Smiths.
Ah, (500) Days of Summer... é um filme que está acima do bom, do muito bom. Uma comédia romântica dramática? Pois é, né? Tão natural, tão bem conduzido em sua modernidade. Tão indefinidamente bom!
Me ganhou nas paródias de Persona, o sétimo selo e com o final - que se fosse outro eu confesso que marcava favorito do mesmo jeito, porém nunca teria ficado tão bem como ficou. Maravilhoso!
To die by your side is such a heavenly way to die - eu os amo.
Zabriskie Point
3.9 110Um filme abaixo do mediano que foca num clímax inesperado para deslumbrar, pra mim. Zabriskie Point faz isso muito bem. As cenas de amor na areia do local do nome do título é muito bonita, o final maravilhoso, destaco também a sequência bem North by Northwest parecendo uma tourada.
É claro, tem todas essas ótimas músicas, atuações interessantes. Deixa a impressão de ser um bom filme depois de visto, mas é uma aventura que deve ser vivida intensamente só na primeira vez assim como os próprios personagens o fazem.
Policarpo Quaresma, Herói do Brasil
3.0 56Gosto muito de Policarpo Quaresma - Que pena que nem em ano de copa se encontre um brasileiro assim.
O filme é muito bom, é fiel ao livro, embora não tenha gostado tanto da condução desse roteiro. As atuações em geral são um pouco fracas, mas agradam. Divertem.
Só me é estranho essas falas que parecem bastante artificiais... Recomendo pra quem não leu o livro ou gosta muito do mesmo.
Kick-Ass: Quebrando Tudo
3.9 2,8K Assista AgoraSe me perguntarem qual o melhor filme de 2010 eu digo Kick-ass! Pelo menos até agora. Nem vou comentar da parte técnica, é insuperável. Todos os clichêsinhos do filme são tão agradáveis e bem-vindos. Tu sabe que será um favorito desde o início.
Tirando as referências óbvias aos filmes de herói adorei as de Táxi Driver - you talking to me? - Kill Bill com a violência gráfica e membros decepados. Ah Tarantino! Tem espaço até pra clássica Não Quero Morrer Sem Saber o Fim de Lost!
Mas o melhor é a Hit Girl, ah, a Hit Girl... 'Acho que estou apaixonado por ela, cara... ela parece que tem 11 anos, mas posso esperar não me vejo vivendo sem ela!'
Resumindo, vejam!
Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar
4.2 993 Assista AgoraPonyo é o 6º Miyazaki que vejo - um dos vários da Ghibli. Todos 5 estrelas, favorito. Como se um filme como esse pudesse ser ruim. Qual o problema da playarte, hein?
Uma história simples que todos já conhecem com repaginação em aquarela, com uma perfeição incrível e com esse lirismo de dizer que 'nunca antes vi um filme assim'. Ponyo não será tua animação favorita, não é o melhor da Ghibli, nem do Miyazaki, porém ainda assim fica muito acima de certos filmes em circuito, muito acima dos da Pixar, equivalente aos clássicos Disney, com certeza.
"Tem vários valores nos filmes, mas eu não faço filmes como mensagens. (...)
Me inspiro na minha vida cotidiana." [Hayao Miyazaki]
Um Estranho no Ninho
4.4 1,8K Assista AgoraUm Estranho no Ninho é algo tão fantástico que nem precisa de comentários, mas vem um certo desejo de dizer que adorei ;D Todos os personagens e as atuações são maravilhosas, adoro esse roteiro, as músicas, tudo.
Até simpatizei com a Sra. Ratched, considero a postura dela bastante correta, apesar de tudo.
O Homem Que Copiava
3.5 902 Assista AgoraNão digo que é o melhor nacional, nem o melhor do Furtado, mas é sim muito bom.
O Homem que Copiava dá ideias... Destaco as atuações de todos, é uma felicidade também o Paulo José tá ali fazendo ponta.
Só mudaria um pouco algumas coisas do roteiro que não convencem - spoilers demais pra comentar em sua forma Deus ex machina.
O filme conta com citações de Shakespeare, Kafka, trilha com Creedence, homenagem à Hitchcock, entre outros e é sim bem divertido. Como não gostar?
8½
4.3 409 Assista Agora8 1/2 foi minha segunda tentativa com o cinema de Fellini - após ter detestado A Doce Vida. Nesse filme não, ele não erra.
Depois de suportar o início tedioso o filme vai ficando realmente muito bom, as cenas finais são maravilhosas, destacando a parte do 'háren', o fim poético e inesperado. O que odiei em Otto e Mezzo, principalmente no início, é essa cacofonia que o roteiro força. Guido tenta, porém não consegue ter paz. Sempre tem dezenas de pessoas a importunar e encher à tela.
Esperava algo mais romântico, triste, existencialista, esperava encontrar aqui um favorito, embora tenha gostado do que vi.
Fiquei curioso para saber o que Truffaut ou Godart fariam com esse mesmo roteiro. Bem, o primeiro teve sua chance.
O Demônio das Onze Horas
4.2 431 Assista Agora"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei.
Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento".
Pierrot Le Fou pra mim é essa célebre frase da Clarice - ou como muitas outras.
Iniciando com o descontentamento com a tediosa vida burguesa, com a crítica do americano que ensina ao francês 'o que é cinema', passando por diversos roubos e assassinatos sem muita explicação, chegando à uma praia, talvez o paraíso, e depois voltando ao nosso pequeno filme de gângster para mais roubo de carros.
Sem muita explicação, novamente, é um filme para ser reverenciado.
Clube da Luta
4.5 4,9K Assista AgoraNão comente sobre o Clube da Luta. Nunca, jamais, comente sobre o clube da luta :)
Stalker
4.3 505 Assista AgoraAo mesmo tempo um dos filmes mais interessantes que já vi e um dos mais cansativos, isso é Stalker. Queria um pouco mais nele, mais movimento, mais exploração na Zona.
The Doors
4.0 505 Assista AgoraAntes desse filme só curtia um pouco o The Doors, agora talvez possa me considerar um fã da banda, mas principalmente do Jim Morrison.
O filme é um verdadeiro show com a desculpa de ser biográfico, embora quem leia a página na Wikipédia da banda terá acesso a todas essas informações.
Faltou um pouco mais de bastidores. Ainda assim, claro, é um filme perfeito.
A personalidade do Jim Morrison através do Val Kilmer carrega tudo para um ar existencialista quase surrealista que hipnotiza.
"If the doors of perception were cleansed, every thing would appear to man as it is: infinite"
Bastardos Inglórios
4.4 4,9K Assista AgoraUm Tarantino, com certeza!
Tinha raiva desse filme por causa do furo no festival do rio ahaha ;P É muito bom, não digo que é o melhor, porém é o filme mais maduro e inteligente do Tarantino. Só não supera Kill Bill (1) e Death Proof.
Divertidíssimo e simpático aos olhos.
O Padre e a Moça
3.9 51Maravilhoso, mesmo. Atuações e fotografia cativantes.
Destaco o roteiro simples que fez um filme curto se tornar marcante. Nunca tinha visto um nacional tão antigo, década de 60.
O Poeta do Castelo
4.3 33Saudosista, diria. Lindo.
Pra um formato de curta ficou muito bom.
As Amorosas
3.9 27Dizem que o pior do cinema nacional é o som direto - nesse filme verás que é uma verdade triste. Tirando os aspectos técnicos e tentando avaliar o roteiro eu diria que gostei e que é um filme muito bom.
O debate existencialista e as críticas sociais são atuais e passam de uma forma prazerosa, porém vai se enfraquecendo e se dissipam no final que eu achei péssimo.
Mistérios e Paixões
3.8 312 Assista AgoraNão sei o que dizer sobre Naked Lunch! ahaha
Muita, mas muita droga na cabeça. A viagem é legal, engraçada e não esperem mais ;P
Johnny Mad Dog
3.9 25Johnny Mad Dog não é um filme essencial, porém digo que vale à pena.
Quem gosta do estilo Cidade de Deus, embora sejam completamente diferentes em seus objetivos, deve gostar. O filme é sim bem violento, choca quem não tá acostumado, não se preocupa em buscar redenção, mas tem tempo para mostrar solidão, insatisfação com o mundo ao seu redor - típico da adolescência.
E também inocência com o protagonista demonstrando achar ser 'à prova de balas', pois usa um colar que acredita ter essa função.
Tem aspectos técnicos ótimos, contudo no geral é mais do mesmo. O bom é que cria uma identificação forte com o típico cinema nacional.
Os Intocáveis
4.2 841 Assista AgoraKevin Costner, Sean Connery, Andy Garcia, De Niro.
Esses nomes REALMENTE definem o filme. Conhecia Os Intocáveis pela cena do tiroteio na estação de trem homenageando O Encouraçado Potemkin com o carrinho de bebê descendo - incrivelmente sem ser atingido e com uma música calma ao fundo.
Vendo o filme completo essa cena traz uma lembrança ainda melhor, e o filme como um todo funciona muito bem - as atuações e o roteiro são impecáveis, porém demorei a me acostumar com o estilo peculiar da direção do De Palma nesse filme específico.
Destaque para o final, que é ótimo!