
10 - Abaixo de Zero, de Marek Kanievska (1987)
Em atuação fantástica, Robert Downey Jr. interpreta Julian, um jovem de Beverly Hills que tem de tudo, boa aparência, charme, inteligência, pai rico, e um vicio: drogas. Seu amigo e sua namorada (Andrew McCarthy e Jami Gertz) estão tentando ajudá-lo, mas o mundo de Julian está desmoronando tão rapidamente que eles podem afundar junto com ele. O resultado disso tudo é a história impressionante e marcante de três jovens que começam com tudo e que estão a ponto de ficar Abaixo de Zero.
9 - Chaplin, de Richard Attenborough (1992)
A vida de um dos maiores gênios do cinema é retratada desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. O filme foca também suas várias ligações amorosas e os problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos. Também no elenco: Anthony Hopkins, Milla Jovovich e Dan Aykroyd.
8 - Morrendo e Aprendendo, de Ron Underwood (1993)
São Francisco, 1959. Um distraído motorista de ônibus, Hal (David Paymer), provoca um acidente no qual ele morre e mais quatro passageiros: Harrison (Charles Grodin), Penny (Alfre Woodard), Julia (Kyra Sedgwick) e Milo (Tom Sizemore). Hal imediatamente vai para o Céu mas os outros não, pois no mesmo momento nasce uma criança, Thomas (Robert Downey Jr.), em um carro perto do local do acidente. m razão disto as almas dos quatro passageiros ficam ligadas à criança, que é a única pessoa que pode vê-los.
7 - Assassinos por Natureza, de Oliver Stone (1994)
Eles não ganharam um Prêmio Nobel, nem bateram algum recorde esportivo ou sequer trilharam algum caminho aceitável a fama. O que o casal fugitivo Mickey (Woody Harrelson) e Mallory (Juliette Lewis) fizeram foi matar pessoas. Muitas pessoas. A mídia se encarregou do resto.
6 - A Pele, de Steven Shainberg (2006)
Diane Arbus (Nicole Kidman) é considerada por muitos como sendo uma das melhores fotógrafas do século XX. Ao longo de sua carreira Diane voltou sua atenção para o bizarro, o inusitado e o diferente em suas fotos. Um de seus trabalhos foi com Lionel Sweeney (Robert Downey Jr.), que era portador de hipertricose, uma disfunção caracterizada pelo excesso de pêlos em todo o corpo.
5 - Beijos e Tiros, de Shane Black (2005)
Ao fugir da polícia Harry Lockhart (Robert Downey Jr.), um ladrão fracassado, invade um teste para atores e acaba sendo enviado para Hollywood para trabalhar. Lá ele participa de um "laboratório" com um detetive particular para um papel e se vê em meio a uma complicada trama que envolve um assassinato. É quando Lockhart acaba se relacionando com uma antiga paixão dos tempos de escola.
4 - Zodíaco, de David Fincher (2007)
1º de agosto de 1969. Três cartas diferentes chegam aos jornais San Francisco Chronicle, San Francisco Examiner e Vallejo Times-Herald, enviadas pelo mesmo remetente. A carta enviada ao Chronicle trazia a confissão de um assassino e as três juntas formavam um código que supostamente revelaria a identidade do criminoso. O assassino exigia que as cartas fossem publicadas, caso contrário mais pessoas morreriam. Um casal de Salinas consegue decodificar a mensagem, mas é Robert Graysmith (Jake Gyllenhaal), um tímido cartunista, quem descobre sua intenção oculta: uma referência ao filme "Zaroff, o Caçador de Vidas" (1932). Os assassinatos e as cartas se sucedem, provocando pânico na população de San Francisco.
3 - Homem de Ferro, de Jon Favreau (2008)
Robert Downey Jr que transformou Tony Stark num dos personagens mais divertidos e carismáticos do universo Marvel no cinema. Assim como as sequências de Iron Man 2 e Iron Man 3; e Os Vingadores - The Avengers e Vingadores: Era de Ultron comprovam isso.
2 - Sherlock Holmes, de Guy Ritchie (2009)
O Sherlock de Guy Ritchie caiu como uma luva para Downey Jr. Jude Law é Dr. John Watson e a química entre os dois é muito boa. Revelando habilidades de luta tão letais quanto seu lendário intelecto, Holmes irá combater como nunca para derrotar um novo inimigo e desmascarar um plano mortal que pode destruir o país.
1 - O Juiz, de David Dobkin (2014)
Advogado de muito sucesso, Hank Palmer (Robert Downey Jr.) volta à cidade em que cresceu para o velório de sua mãe, que há muito não via. É recebido de forma hostil pela família e resolve ficar um pouco mais quando seu pai, veterano juiz, é apontado pela polícia como responsável pela morte de um homem que condenou há vinte anos. Mesmo não se entendendo com o pai, Hank debruça-se sobre o caso, mas os dois não conseguem conviver amigavelmente e a possibilidade de condenação aumenta a cada revelação.
*A ordem dos filmes está por ano de lançamento.