As ótimas atuações de Annette Bening e Jodie Foster é o que faz valer a pena assistir Nyad. De resto é apenas mais uma dessa cinebiografias que tem todo ano. A dupla de diretores que faz sua estreia em um filme de ficção é boa em alguns momentos mas é prejudicada pela montagem quando tem aqueles flashbacks com a protagonista jovem. Filme mediano que vale pela atuação da dupla principal.
Tem uma ideia bacana, mas infelizmente não é um bom filme. Demora um pouco pra engrenar, e não é muito engraçado, ainda que tenha seus momentos divertidos. Podia ser bem melhor mas também não é um ruim. Scarlett Johansson e Kate McKinnon são os destaques.
Na década de 1920, os índigenas Osage encontram petróleo na sua reserva em Olkahoma e depois passam a serem assassinados. Vai bem além disso, mas é partir disso e no livro homônimo escrito por David Grann que o novo filme de Martin Scorsese é sobre. Leonardo DiCaprio e Robert De Niro finalmente trabalhando juntos com o diretor, tem novamente excelentes atuações. Lily Gladstone já tinha ouvido falar dela, mas é o primeiro filme que vejo com ela. E que atuação, por mais que a partir de um determinado momento ela não apareça tanto. O resto do elenco está bem, ainda que tenha menos tempo de tela, como por exemplo, Jesse Plemons, John Lithgow, Scott Shepherd dentre outros. Mas fiquei um pouco decepciona com a participação do Brendan Fraser, ele aparece só lá pro final e aparece por pouco tempo.
A direção de Scorsese é mais uma vez brilhante. A cada filme que assisto dele vai se tornando ainda mais um dos meus diretores favoritos. Gostei muito do roteiro escrito pelo próprio diretor junto com Eric Roth (Forrest Gump, Munique) porque pra mim eles foram muito respeitosos com os Osage. E também porque mostra os responsáveis pelas mortes sem floreios. E os personagens são muito bem desenvolvidos. DiCaprio e De Niro são mostrados como realmente são, inclusive o segundo é um vilão daqueles de agente ficar com muito ódio. Gladstone como eu disse anteriormente, apesar de em um momento não aparecer tanto, ainda continua lá e mostra o quão forte ela é.
Tecnicamente é um filme perfeito. A montagem de Thelma Schoonmaker é mais uma não menos do que genial. A duração de quase 3h30 não é sentida em nenhum momento. Apesar de que acho quando o FBI entre em cena que é mais ou menos faltando 1h pro filme acabar, acho que dá uma acelerada. Ao menos pra mim a parte do julgamento foi um pouco rápida demais. Mas não é algo que compromete o filme. Fotografia de Rodrigo Pietro (que ano passado também fez um ótimo trabalho em Barbie) é novamente incrível. Assim como figurino, direção de arte, é tudo excelente. E tem também a grande trilha de Robbie Robertson que faleceu no ano passado.
Assassinos da Lua das Flores é mais um excelente filme de um dos melhores diretores em atividade e da história do cinema. É tudo excelente. Não considero seu melhor filme, mas é um dos melhores. Vi algumas reclamações sobre o roteiro que ele não prioriza a investigação do FBI que estava em seus primórdios. Discordo disso porque gostei muito da abordagem que foi feita. Inclusive a primeira abordagem seria feita mas o próprio Scorsese mudo quando as filmagens tiveram que ser paralisadas por causa da pandemia. Filmes baseados em história real sempre terminam do mesmo jeito, com alguns letreiros dizendo o que aconteceu depois. Mas aqui o diretor fez algo diferente e adorei. Não tem o que dizer mais sobre esse não ser mais uma coisa: obra-prima.
Mais um ótimo filme do Alexander Payne. O trio principal é o grande destaque. Paul Giamatti em mais uma excelente atuação. Ainda tenho muitos filmes da temporada de premiações pra ver, mas dá pra ver o porque da Da’Vine Joy Randolph está ganhando vários prêmios, ela tem uma ótima atuação. Dominic Sessa foi uma baita revelação, ótima atuação e espero que tenha uma grande futuro. Apesar de ser um filme bem melancólico, seja pelas circunstâncias, ou pelos personagens, é um filme bem agradável de se ver. Não é aquela comédia de gargalhar, mas tem vários momentos bem engraçados, assim como quando vai pro drama acerta muito.
Talvez pelo roteiro não ser escrito pelo Payne e sim, por David Hemingson, que faz sua estreia nos cinemas, ele podia ter sido melhor. Ainda assim é muito bom, principalmente pelo desenvolvimento do trio principal. Giamatti e Sessa são melhor desenvolvidos, já Joy Randolph não tanto, mas tem ótimos momentos. A direção de arte é o destaque na parte técnica, com uma ótima reconstrução de época. A direção de Payne é mais uma vez muito boa. O filme demora um pouco pra engatar, mas depois de determinado momento, impossível não querer acompanhar até o final. Os Rejeitados é mais um belo filme de Payne que consegue unir muito bem comédia
Baseado no livro American Prometheus, escrito por Kai Bird e Martin Jay Sherwin é mais um ótimo filme dirigido e escrito por Christopher Nolan, ainda que não seja do seus melhores filmes. Em uma cinebiografia que se passa em mais uma de linha temporal, Nolan junto com a ótima montagem consegue fazer uma filme de três mal vê o tempo passa e também não ser confuso. Cillian Murphy está excelente, sua melhor atuação até aqui. Assim como também Robert Downey Jr. tem uma grande atuação. Já o resto do elenco não tem muito o que falar. Gosto das participações de Matt Damon, Josh Hartnett, Benny Safdie, Jason Clarke, dentre outros. Emily Blunt não está ruim, mas longe de suas melhores atuações, pra mim não seria indicada ao Oscar. Mas também o roteiro não colabora, já que sua personagem não é bem desenvolvida. E pior ainda é a Florence Pugh com sua personagem bem mais mal utilizada, em duas das piores cenas de sexo que eu já vi.
O roteiro apesar desses deslizes com as personagens femininas, no geral é muito bom. Oppenheimer é muito bem desenvolvido. Toda a sua ambiguidade é muito bem feita. Também gostei de Strauss, personagem de Downey Jr., com exceção de algo que acontece no terceiro ato. Gosto de como se dá a parte política, principalmente se o Oppenheimer é comunista ou não. Vi algumas pessoas reclamando que não mostraram jogando as bombas em Hiroshima e Nagazaki. Mas discordo dessa reclamação porque não era um dos objetivos do filme. Mas a cena deles escolhendo quais possíveis cidade podem ser bombardeadas é bem interessante.
Nolan mais uma vez tem uma ótima direção. Não acho que seja seu melhor trabalho nesse quesito, mas é mais uma prova de seu talento. Tecnicamente, Oppenheimer é excelente. A montagem é muito boa. Fazer um filme de três horas de duração e com mais de uma linha de tempo sem ser cansativo e/ou confuso é bem difícil. E por causa disso de ter mais de uma linha temporal, me lembrei um pouco de A Rede Social. Apesar disso, pra mim o filme só engata de vez mesmo quando eles começam a fazer mesmo o Projeto Manhathan. E também acho a última hora um pouco chata. Hoyte van Hoytema em mais uma parceria com o diretor faz mais uma excelente fotografia. A cena da explosão, por exemplo, é espetacular. Mas não gostei das passagens em preto e branco. É bem feito, mas não entendi o porque.
Por mais que seja mais uma excelente trilha de Ludwig Göransson, achei ela em alguns momentos intrusiva até demais. Ela tá praticamente presente durante o filme todo. O som também é algo pra se elogiar, principalmente a mixagem. Direção de arte é muito boa. Ainda que o filme se passe em sua maioria em lugares fechados, eles são fáceis de se distinguirem. Destaco também a contrução da cidade de Loas Alamos. Já figurino e maquiagem estão muito bem mas não se destacam muito. É um grande filme em todos os sentidos. Tem seus defeitos, mas é mais um ótimo trabalho do Nolan. Se todas ou uma boa parte das cinebiografias fossem tão boas assim.
Visualmente é muito boa como toas as animações da Pixar. Mas de resto não é um bom filme, principalmente por causa do fraco roteiro. O problema não é história ser cheia de clichês e e previsível, mas como é feita. O humor não é bom e também não me emocionou como nos outros filmes do estúdio. A ideia é bacana mas não tem bom desenvolvimento. Gosto de alguns temas que tratam como por exemplo a imigração mas poderia ter sido bem melhor. Tem seus bons momentos, mas é um dos mais fracos da Pixar.
Desde quando foi anunciado, não sabia o que esperar de Barbie, mesmo com uma diretora bem interessante. Ainda que tenha seus problemas, é um ótimo filme. O roteiro escrito por Greta Gerwig e Noah Baumbach é muito bom. A maioria das referências funciona e também consegue tratar muito bem os temas propostos, ainda que em um momento ou outro talvez sejam tratados de uma forma muito óbvia. É um filme muito engraçado, com a maioria das piadas funciona. Só não gosto mesmo quando envolve a Mattel, acho tudo muito sem graça.
Margot Robbie e Ryan Goslin estão ótimos. Gosto do Will Ferrell, mas não gostei dele aqui, como falei antes, tudo envolvendo a Mattel foi bem fraco. Não vou ficar falando todo mundo porque é muita gente, mas dentre as outras Barbie gostei principalmente da Kate McKinnon já do outro lado gostei do Simu Liu, aliás o número musical dos Ken´s é uma das melhores cena do filme. Michael Cera como Allan poderia ter aparecido mais. Greta Gerwig mais uma vez entrega uma ótima direção.
Quando o filme está na Barbielândia é onde ele funciona melhor. Além de tecnicamente perfeita, com uma excelente direção de arte. Aliás, tecnicamente, Barbie é um filme que não tem do que reclamar. Não é melhor filme da diretora, mas é um ótimo filme. É muito divertido, emociona em alguns momentos, tecnicamente muito bom e duas ótimas atuações.
Estreia bacana do Nolan em longas. Já em Following o diretor mostrava suas marcas, principalmente a narrativa não linear. As atuações não são muito boas. O roteiro é bom mas as várias reviravoltas não gostei muito. É um começo interessante, mas o diretor faria filmes muito melhores depois.
Sideways é apenas o segundo filme que vejo do Alexander Payne (o outro foi o maravilhoso Os Descendentes) e mais uma vez ele consegue muito bem unir comédia e drama. Paul Giamatti em mais uma excelente atuação. Thomas Haden Church e Virginia Madsen também tem ótimas atuações. Já Sandra Oh está um pouco abaixo até porque sua personagem é a com menos desenvolvimento dos quatro. Direção e roteiro de Payne são ótimos. Se o filme tem problemas é no ritmo que torna o filme um pouco cansativo e também não tem uma trilha marcante. Mesmo com esses problemas é um ótimo e divertido filme.
Mesmo com poucos filmes, Gareth Edwards é um diretor que gosto. Seu Godzilla tem seus defeitos mas gosta muito e Roque One é um dos melhores Star Wars. Resistência, seu novo filme, é que eu menos gostei, mas pelo menos visualmente, mostra que Edwards é um um bom diretor. O roteiro lembra vários outros filmes de ficção científica, mas ainda assim traz algumas coisas bem interessantes. Guerra entre humanos e IA não é algo novo, mas gostei de uns conceitos, uma pena que a história em alguns momentos seja um pouco previsível.
John David Washington tem boa atuação, mas é Madeleine Yuna Voyles quem rouba a cena. Já o resto do elenco não tem o que falar, atuações fracas. A direção é boa, principalmente nas boas cenas de ação, ainda que em alguns momentos o ritmo deixe o filme um pouco cansativo. Se o roteiro tem seus problemas, o mesmo não pode ser dito da parte técnica. Visualmente é um dos melhores filmes de 2023. Efeitos visuais incríveis, levando em conta o orçamento que não é tão grande quanto os blockbusters. Som e design de produção também merecem destaque. E mais uma ótima trilha sonora de Hanz Zimmer. Resistência não é nenhum filmaço, mas é uma boa ficção científica que mesmo eu não esperando muita coisa e lembrando vários outros filmes do gênero, vale a pena assistir.
A excelente atuação de Zezé Motta é o maior destaque do filme. O maior problema dele é que trata um tema muito pesado de um forma muito leve, ainda que tenha uns bons momentos de comédia. É um bom filme, mas esperava mais.
Não é tão bom quanto Longe do Paraíso e Carol, os outros filmes que vi do Todd Haynes, mas Sem Fôlego é um bom filme do diretor. Baseado em um livro escrito por Brian Selznick (que também escreveu o livro que A Invenção de Hugo Cabret se baseou) o filme se passa em suas épocas diferentes e ficam se revezando. O ritmo é lento e em alguns momentos fica cansativo. Oakes Fegley e Millicent Simmonds tem boas atuações. Já o elenco veterano, com destaque pra Michelle Williams e Julianne Moore que tem pouco tempo de tela, ainda que a segunda tenha um tempo um pouco maior mas não é muito bem aproveitada. Tecnicamente é um filme muito bom. O destaque aqui vai pra fotografia e mais uma ótima trilha de Carter Burwell. Sem Fôlego é um pouco decepcionante, mas não deixa de ser um bom filme. Apesar da técnica excelente faltou ser mais emocionante. De qualquer forma é um bom exemplar na filmografia do diretor.
A ótima atuação de Daisy Edgar-Jones é o que Um Lugar Bem Longe Daqui tem de melhor. Não li o livro, então não sei dizer o quanto o filme é fiel. Independentemente disso, o roteiro é fraco. É um filme basicamente que se divide em dois: um drama/romance com um de tribunal sem saber desenvolver muito bem os dois. Não é um filme ruim, mas é mediano. O final não gostei muito muito, podia ter sido melhor desenvolvido.
Ótimo filme de zumbi que consegue ser assustador, eletrizante com muita tensão e ainda emocionar. Tem uma direção muito boa, principalmente quando as coisas começam de fato. O roteiro tem os seus clichês, mas desenvolve bem seus personagens. É um pouco melodramático demais, principalmente no final, mas Invasão Zumbi é dos melhores filmes do gênero que eu vi.
Acho que por saber que tem um plot twist e eu ficar pensando em qual seria e ele ser tão qualquer coisa foi uma das coisas que me fez não gostar muito de Boa Noite Mamãe. Apesar de alguns bons momentos da direção é um filme chatíssimo e seu desenvolvimento é lento demais. Não tenho problemas com filmes que tenham ritmo mais lento, mas aqui apesar de não ter uma duração muito grande parece que tem umas três horas. O suspense criado é muito fraco. O roteiro também não é dos melhores. O plot twist é bem fraco e seu desenvolvimento é mais ainda. Não é pior ainda por causa de alguns bons momentos e atuações ainda que não sejam excelentes até que são boas. O final é bem ruim. Muito decepcionante.
Longe de ser tão bom quanto o primeiro, mas este A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy é um boa continuação. Não gosto muito da mudança em relação ao anterior ao não colocar o Freddy matando suas vítimas nos seus sonhos. Mas tem seus bons momentos, como a cena da festa. O roteiro é bem interessante. Toda a questão do subtexto com a homossexualidade do protagonista é bem trabalhada. Pelo menos até o final, que se não estraga totalmente fica um pouco ruim.
A direção de Jack Sholder mesmo não sendo tão boa quanto a de Wes Craven é boa. Além da cena da festa tem várias outras muito boas. Mark Patton tem boa atuação, mas só isso. Já o resto do elenco não tem nenhuma atuação que destaque. Pra um filme com menos de 90 minutos de duração achei ele bem arrastado. O final é um pouco apressado.
Efeitos visuais e maquiagem estão muito bons. Tecnicamente no geral o filme é bem feito. O gore é bom com boas mortes. A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy não é tão bom quanto o primeiro, mas é uma continuação digna.
Tem um começo bem interessante, mas depois de um tempo se perde. Direção e roteiro são muito fracos. A ideia é bacana mas não é bem desenvolvida. Vale mais por ver James Marsden e James Marsden em início de carreira do que qualquer outra coisa. Tinha muito potencial mas é um filme fraquíssimo.
Belo drama em que a ótima atuação de Michelle Williams é o maior destaque do filme. A direção de Sarah Polley também é ótima, assim como o roteiro é muito bom. Ótimo filme.
Remake de Um Homem Chamado Ove (2015) e também baseado em um livro, O Pior Vizinho do Mundo é um bom filme. Não vi o filme original e também não li o livro. Mas gostei desse filme. E isso principalmente se dá por mais uma ótima atuação de Tom Hanks. Ainda que em alguns momentos o roteiro seja previsível ele consegue muito bem unir drama e comédia. A direção de Marc Foster mesmo que não seja de suas melhores, é boa. Mariana Treviño foi uma grata surpresa, não a conhecia e tem uma ótima atuação. E sua interação com Tom Hanks é ótima. Tem seus problemas, mas é um filme divertido que conseguiu unir bem comédia e drama.
Não está entre os melhores da franquia, mas este Transformers: O Despertar das Feras é um bom filme. Depois de Bumblebee tinha boas expectativas pra esse filme já que o último filme dirigido por Michael Bay foi fraquíssimo e é o único que eu não gosto. Steven Caple Jr. pode não ser um excelente diretor mas tem boa direção, principalmente nas ótimas cenas de ação. O roteiro do filme, escrito por cinco pessoas, é oa coisa mais fraca. Ele em si não é ruim, mas é bem expositivo em vários momentos e a história não é muito diferente de alguns outros filmes da franquia.
Anthony Ramos e Dominique Fishback não tem excelentes atuações mas estão bem o suficiente. E também o roteiro até que os desenvolve minimamente bem. Tecnicamente mantém o ótimo padrão da franquia. Com destaque pra efeitos visuais e som (tanto edição como mixagem) e destaco também a boa montagem, dando pra vermos o que está acontecendo nas cenas de ação. Transformers: O Despertar das Feras está longe de inovar a franquia, mas é uma boa diversão.
Apenas mais um filme de ação estrelado por Gerard Butler. As cenas de ação são boas mas longe de serem marcantes. A história também não é das melhores. Tem bons momentos mas não é um bom filme. Mas ainda assim também não é um filme, apenas mediano.
Gostei muito da ideia, de ser quase que como se fosse John Wick mas no lugar uma mulher e coreana. A parte que explica o submundo dos assassinos até que é interessante. Mas é um filme muito cansativo, não conseguiu muito bem unir drama e ação. As cenas de ação, principalmente no restaurante são muito boas, mas a história em si é um pouco chata e não muito bem desenvolvida. É um tanto decepcionante, mas ainda assim vale a pena assistir.
Depois de serem montadores do filmaço Buscando... (2018) a dupla Nicholas D. Johnson e Will Merrick fazem a sua estreia como roteiristas e diretores neste ótimo Desaparecida. O estilo é o mesmo do filme dirigido por Aneesh Chaganty. Quando sua mãe Grace (Nia Long) e seu novo namorado Kevin (Ken Leung) desaparecem durante férias na Colômbia, June (Storm Reid) passa a investigar o desaparecimento por ela mesma. É uma filme muito envolvente do começo ao fim. E isso se dá por algumas coisas. Storm Reid está muito bem com uma ótima atuação. A direção também é muito boa, o uso das telas é muito bem feito. E o roteiro ainda que tenha seus defeitos é muito bom.
É um filme que tem muitas reviravoltas. Ao mesmo tempo em que mantém o interesse no filme, em alguns momentos pode torná-lo confuso. As reviravoltas no geral são muito boas e bem feitas. São no geral realmente surpreendentes, principalmente no terceiro ato. Desaparecida pode não ser do mesmo nível de Buscando... mas é ótimo filme. Tenso, envolvente e mal dá pra notar as quase duas horas de duração. Storm Reid é o grande destaque do filme. Que venham mais filmes nesse estilo.
Tinha pouquíssimas expectativas, e apesar de vários defeitos, é um filme que até dá pra passar o tempo. A ideia é ótima, mas tanto a direção como o roteiro podiam ter sido melhores. Adam Driver mesmo longe de suas melhores atuações está bem. Também gostei da Ariana Greenblatt. E a relação entre os dois, ainda que tenha seus clichês é bem feita. Mesmo com um orçamento não muito grande, é um filme bem feito, principalmente os bons efeitos visuais. As cenas de ação ainda que longe de serem marcantes são boas e divertidas. Não é um bom filme, mas levando em conta as minhas expectativas, mas é em partes divertido.
NYAD
3.7 153As ótimas atuações de Annette Bening e Jodie Foster é o que faz valer a pena assistir Nyad. De resto é apenas mais uma dessa cinebiografias que tem todo ano. A dupla de diretores que faz sua estreia em um filme de ficção é boa em alguns momentos mas é prejudicada pela montagem quando tem aqueles flashbacks com a protagonista jovem. Filme mediano que vale pela atuação da dupla principal.
A Noite É Delas
2.8 313 Assista AgoraTem uma ideia bacana, mas infelizmente não é um bom filme. Demora um pouco pra engrenar, e não é muito engraçado, ainda que tenha seus momentos divertidos. Podia ser bem melhor mas também não é um ruim. Scarlett Johansson e Kate McKinnon são os destaques.
Assassinos da Lua das Flores
4.1 607 Assista AgoraNa década de 1920, os índigenas Osage encontram petróleo na sua reserva em Olkahoma e depois passam a serem assassinados. Vai bem além disso, mas é partir disso e no livro homônimo escrito por David Grann que o novo filme de Martin Scorsese é sobre. Leonardo DiCaprio e Robert De Niro finalmente trabalhando juntos com o diretor, tem novamente excelentes atuações. Lily Gladstone já tinha ouvido falar dela, mas é o primeiro filme que vejo com ela. E que atuação, por mais que a partir de um determinado momento ela não apareça tanto. O resto do elenco está bem, ainda que tenha menos tempo de tela, como por exemplo, Jesse Plemons, John Lithgow, Scott Shepherd dentre outros. Mas fiquei um pouco decepciona com a participação do Brendan Fraser, ele aparece só lá pro final e aparece por pouco tempo.
A direção de Scorsese é mais uma vez brilhante. A cada filme que assisto dele vai se tornando ainda mais um dos meus diretores favoritos. Gostei muito do roteiro escrito pelo próprio diretor junto com Eric Roth (Forrest Gump, Munique) porque pra mim eles foram muito respeitosos com os Osage. E também porque mostra os responsáveis pelas mortes sem floreios. E os personagens são muito bem desenvolvidos. DiCaprio e De Niro são mostrados como realmente são, inclusive o segundo é um vilão daqueles de agente ficar com muito ódio. Gladstone como eu disse anteriormente, apesar de em um momento não aparecer tanto, ainda continua lá e mostra o quão forte ela é.
Tecnicamente é um filme perfeito. A montagem de Thelma Schoonmaker é mais uma não menos do que genial. A duração de quase 3h30 não é sentida em nenhum momento. Apesar de que acho quando o FBI entre em cena que é mais ou menos faltando 1h pro filme acabar, acho que dá uma acelerada. Ao menos pra mim a parte do julgamento foi um pouco rápida demais. Mas não é algo que compromete o filme. Fotografia de Rodrigo Pietro (que ano passado também fez um ótimo trabalho em Barbie) é novamente incrível. Assim como figurino, direção de arte, é tudo excelente. E tem também a grande trilha de Robbie Robertson que faleceu no ano passado.
Assassinos da Lua das Flores é mais um excelente filme de um dos melhores diretores em atividade e da história do cinema. É tudo excelente. Não considero seu melhor filme, mas é um dos melhores. Vi algumas reclamações sobre o roteiro que ele não prioriza a investigação do FBI que estava em seus primórdios. Discordo disso porque gostei muito da abordagem que foi feita. Inclusive a primeira abordagem seria feita mas o próprio Scorsese mudo quando as filmagens tiveram que ser paralisadas por causa da pandemia. Filmes baseados em história real sempre terminam do mesmo jeito, com alguns letreiros dizendo o que aconteceu depois. Mas aqui o diretor fez algo diferente e adorei. Não tem o que dizer mais sobre esse não ser mais uma coisa: obra-prima.
Os Rejeitados
4.0 317Mais um ótimo filme do Alexander Payne. O trio principal é o grande destaque. Paul Giamatti em mais uma excelente atuação. Ainda tenho muitos filmes da temporada de premiações pra ver, mas dá pra ver o porque da Da’Vine Joy Randolph está ganhando vários prêmios, ela tem uma ótima atuação. Dominic Sessa foi uma baita revelação, ótima atuação e espero que tenha uma grande futuro. Apesar de ser um filme bem melancólico, seja pelas circunstâncias, ou pelos personagens, é um filme bem agradável de se ver. Não é aquela comédia de gargalhar, mas tem vários momentos bem engraçados, assim como quando vai pro drama acerta muito.
Talvez pelo roteiro não ser escrito pelo Payne e sim, por David Hemingson, que faz sua estreia nos cinemas, ele podia ter sido melhor. Ainda assim é muito bom, principalmente pelo desenvolvimento do trio principal. Giamatti e Sessa são melhor desenvolvidos, já Joy Randolph não tanto, mas tem ótimos momentos. A direção de arte é o destaque na parte técnica, com uma ótima reconstrução de época. A direção de Payne é mais uma vez muito boa. O filme demora um pouco pra engatar, mas depois de determinado momento, impossível não querer acompanhar até o final. Os Rejeitados é mais um belo filme de Payne que consegue unir muito bem comédia
Oppenheimer
4.0 1,1KBaseado no livro American Prometheus, escrito por Kai Bird e Martin Jay Sherwin é mais um ótimo filme dirigido e escrito por Christopher Nolan, ainda que não seja do seus melhores filmes. Em uma cinebiografia que se passa em mais uma de linha temporal, Nolan junto com a ótima montagem consegue fazer uma filme de três mal vê o tempo passa e também não ser confuso. Cillian Murphy está excelente, sua melhor atuação até aqui. Assim como também Robert Downey Jr. tem uma grande atuação. Já o resto do elenco não tem muito o que falar. Gosto das participações de Matt Damon, Josh Hartnett, Benny Safdie, Jason Clarke, dentre outros. Emily Blunt não está ruim, mas longe de suas melhores atuações, pra mim não seria indicada ao Oscar. Mas também o roteiro não colabora, já que sua personagem não é bem desenvolvida. E pior ainda é a Florence Pugh com sua personagem bem mais mal utilizada, em duas das piores cenas de sexo que eu já vi.
O roteiro apesar desses deslizes com as personagens femininas, no geral é muito bom. Oppenheimer é muito bem desenvolvido. Toda a sua ambiguidade é muito bem feita. Também gostei de Strauss, personagem de Downey Jr., com exceção de algo que acontece no terceiro ato. Gosto de como se dá a parte política, principalmente se o Oppenheimer é comunista ou não. Vi algumas pessoas reclamando que não mostraram jogando as bombas em Hiroshima e Nagazaki. Mas discordo dessa reclamação porque não era um dos objetivos do filme. Mas a cena deles escolhendo quais possíveis cidade podem ser bombardeadas é bem interessante.
Nolan mais uma vez tem uma ótima direção. Não acho que seja seu melhor trabalho nesse quesito, mas é mais uma prova de seu talento. Tecnicamente, Oppenheimer é excelente. A montagem é muito boa. Fazer um filme de três horas de duração e com mais de uma linha de tempo sem ser cansativo e/ou confuso é bem difícil. E por causa disso de ter mais de uma linha temporal, me lembrei um pouco de A Rede Social. Apesar disso, pra mim o filme só engata de vez mesmo quando eles começam a fazer mesmo o Projeto Manhathan. E também acho a última hora um pouco chata. Hoyte van Hoytema em mais uma parceria com o diretor faz mais uma excelente fotografia. A cena da explosão, por exemplo, é espetacular. Mas não gostei das passagens em preto e branco. É bem feito, mas não entendi o porque.
Por mais que seja mais uma excelente trilha de Ludwig Göransson, achei ela em alguns momentos intrusiva até demais. Ela tá praticamente presente durante o filme todo. O som também é algo pra se elogiar, principalmente a mixagem. Direção de arte é muito boa. Ainda que o filme se passe em sua maioria em lugares fechados, eles são fáceis de se distinguirem. Destaco também a contrução da cidade de Loas Alamos. Já figurino e maquiagem estão muito bem mas não se destacam muito. É um grande filme em todos os sentidos. Tem seus defeitos, mas é mais um ótimo trabalho do Nolan. Se todas ou uma boa parte das cinebiografias fossem tão boas assim.
Elementos
3.7 467Visualmente é muito boa como toas as animações da Pixar. Mas de resto não é um bom filme, principalmente por causa do fraco roteiro. O problema não é história ser cheia de clichês e e previsível, mas como é feita. O humor não é bom e também não me emocionou como nos outros filmes do estúdio. A ideia é bacana mas não tem bom desenvolvimento. Gosto de alguns temas que tratam como por exemplo a imigração mas poderia ter sido bem melhor. Tem seus bons momentos, mas é um dos mais fracos da Pixar.
Barbie
3.9 1,6K Assista AgoraDesde quando foi anunciado, não sabia o que esperar de Barbie, mesmo com uma diretora bem interessante. Ainda que tenha seus problemas, é um ótimo filme. O roteiro escrito por Greta Gerwig e Noah Baumbach é muito bom. A maioria das referências funciona e também consegue tratar muito bem os temas propostos, ainda que em um momento ou outro talvez sejam tratados de uma forma muito óbvia. É um filme muito engraçado, com a maioria das piadas funciona. Só não gosto mesmo quando envolve a Mattel, acho tudo muito sem graça.
Margot Robbie e Ryan Goslin estão ótimos. Gosto do Will Ferrell, mas não gostei dele aqui, como falei antes, tudo envolvendo a Mattel foi bem fraco. Não vou ficar falando todo mundo porque é muita gente, mas dentre as outras Barbie gostei principalmente da Kate McKinnon já do outro lado gostei do Simu Liu, aliás o número musical dos Ken´s é uma das melhores cena do filme. Michael Cera como Allan poderia ter aparecido mais. Greta Gerwig mais uma vez entrega uma ótima direção.
Quando o filme está na Barbielândia é onde ele funciona melhor. Além de tecnicamente perfeita, com uma excelente direção de arte. Aliás, tecnicamente, Barbie é um filme que não tem do que reclamar. Não é melhor filme da diretora, mas é um ótimo filme. É muito divertido, emociona em alguns momentos, tecnicamente muito bom e duas ótimas atuações.
Following
4.0 302 Assista AgoraEstreia bacana do Nolan em longas. Já em Following o diretor mostrava suas marcas, principalmente a narrativa não linear. As atuações não são muito boas. O roteiro é bom mas as várias reviravoltas não gostei muito. É um começo interessante, mas o diretor faria filmes muito melhores depois.
Sideways - Entre Umas e Outras
3.6 261 Assista AgoraSideways é apenas o segundo filme que vejo do Alexander Payne (o outro foi o maravilhoso Os Descendentes) e mais uma vez ele consegue muito bem unir comédia e drama. Paul Giamatti em mais uma excelente atuação. Thomas Haden Church e Virginia Madsen também tem ótimas atuações. Já Sandra Oh está um pouco abaixo até porque sua personagem é a com menos desenvolvimento dos quatro. Direção e roteiro de Payne são ótimos. Se o filme tem problemas é no ritmo que torna o filme um pouco cansativo e também não tem uma trilha marcante. Mesmo com esses problemas é um ótimo e divertido filme.
Resistência
3.3 263 Assista AgoraMesmo com poucos filmes, Gareth Edwards é um diretor que gosto. Seu Godzilla tem seus defeitos mas gosta muito e Roque One é um dos melhores Star Wars. Resistência, seu novo filme, é que eu menos gostei, mas pelo menos visualmente, mostra que Edwards é um um bom diretor. O roteiro lembra vários outros filmes de ficção científica, mas ainda assim traz algumas coisas bem interessantes. Guerra entre humanos e IA não é algo novo, mas gostei de uns conceitos, uma pena que a história em alguns momentos seja um pouco previsível.
John David Washington tem boa atuação, mas é Madeleine Yuna Voyles quem rouba a cena. Já o resto do elenco não tem o que falar, atuações fracas. A direção é boa, principalmente nas boas cenas de ação, ainda que em alguns momentos o ritmo deixe o filme um pouco cansativo. Se o roteiro tem seus problemas, o mesmo não pode ser dito da parte técnica. Visualmente é um dos melhores filmes de 2023. Efeitos visuais incríveis, levando em conta o orçamento que não é tão grande quanto os blockbusters. Som e design de produção também merecem destaque. E mais uma ótima trilha sonora de Hanz Zimmer. Resistência não é nenhum filmaço, mas é uma boa ficção científica que mesmo eu não esperando muita coisa e lembrando vários outros filmes do gênero, vale a pena assistir.
Xica da Silva
3.5 44A excelente atuação de Zezé Motta é o maior destaque do filme. O maior problema dele é que trata um tema muito pesado de um forma muito leve, ainda que tenha uns bons momentos de comédia. É um bom filme, mas esperava mais.
Sem Fôlego
3.0 76 Assista AgoraNão é tão bom quanto Longe do Paraíso e Carol, os outros filmes que vi do Todd Haynes, mas Sem Fôlego é um bom filme do diretor. Baseado em um livro escrito por Brian Selznick (que também escreveu o livro que A Invenção de Hugo Cabret se baseou) o filme se passa em suas épocas diferentes e ficam se revezando. O ritmo é lento e em alguns momentos fica cansativo. Oakes Fegley e Millicent Simmonds tem boas atuações. Já o elenco veterano, com destaque pra Michelle Williams e Julianne Moore que tem pouco tempo de tela, ainda que a segunda tenha um tempo um pouco maior mas não é muito bem aproveitada. Tecnicamente é um filme muito bom. O destaque aqui vai pra fotografia e mais uma ótima trilha de Carter Burwell. Sem Fôlego é um pouco decepcionante, mas não deixa de ser um bom filme. Apesar da técnica excelente faltou ser mais emocionante. De qualquer forma é um bom exemplar na filmografia do diretor.
Um Lugar Bem Longe Daqui
3.7 336 Assista AgoraA ótima atuação de Daisy Edgar-Jones é o que Um Lugar Bem Longe Daqui tem de melhor. Não li o livro, então não sei dizer o quanto o filme é fiel. Independentemente disso, o roteiro é fraco. É um filme basicamente que se divide em dois: um drama/romance com um de tribunal sem saber desenvolver muito bem os dois. Não é um filme ruim, mas é mediano. O final não gostei muito muito, podia ter sido melhor desenvolvido.
Invasão Zumbi
4.0 2,0K Assista AgoraÓtimo filme de zumbi que consegue ser assustador, eletrizante com muita tensão e ainda emocionar. Tem uma direção muito boa, principalmente quando as coisas começam de fato. O roteiro tem os seus clichês, mas desenvolve bem seus personagens. É um pouco melodramático demais, principalmente no final, mas Invasão Zumbi é dos melhores filmes do gênero que eu vi.
Boa Noite, Mamãe
3.5 1,5K Assista AgoraAcho que por saber que tem um plot twist e eu ficar pensando em qual seria e ele ser tão qualquer coisa foi uma das coisas que me fez não gostar muito de Boa Noite Mamãe. Apesar de alguns bons momentos da direção é um filme chatíssimo e seu desenvolvimento é lento demais. Não tenho problemas com filmes que tenham ritmo mais lento, mas aqui apesar de não ter uma duração muito grande parece que tem umas três horas. O suspense criado é muito fraco. O roteiro também não é dos melhores. O plot twist é bem fraco e seu desenvolvimento é mais ainda. Não é pior ainda por causa de alguns bons momentos e atuações ainda que não sejam excelentes até que são boas. O final é bem ruim. Muito decepcionante.
A Hora do Pesadelo 2: A Vingança de Freddy
3.1 478 Assista AgoraLonge de ser tão bom quanto o primeiro, mas este A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy é um boa continuação. Não gosto muito da mudança em relação ao anterior ao não colocar o Freddy matando suas vítimas nos seus sonhos. Mas tem seus bons momentos, como a cena da festa. O roteiro é bem interessante. Toda a questão do subtexto com a homossexualidade do protagonista é bem trabalhada. Pelo menos até o final, que se não estraga totalmente fica um pouco ruim.
A direção de Jack Sholder mesmo não sendo tão boa quanto a de Wes Craven é boa. Além da cena da festa tem várias outras muito boas. Mark Patton tem boa atuação, mas só isso. Já o resto do elenco não tem nenhuma atuação que destaque. Pra um filme com menos de 90 minutos de duração achei ele bem arrastado. O final é um pouco apressado.
Efeitos visuais e maquiagem estão muito bons. Tecnicamente no geral o filme é bem feito. O gore é bom com boas mortes. A Hora do Pesadelo 2 - A Vingança de Freddy não é tão bom quanto o primeiro, mas é uma continuação digna.
Comportamento Suspeito
2.7 99 Assista AgoraTem um começo bem interessante, mas depois de um tempo se perde. Direção e roteiro são muito fracos. A ideia é bacana mas não é bem desenvolvida. Vale mais por ver James Marsden e James Marsden em início de carreira do que qualquer outra coisa. Tinha muito potencial mas é um filme fraquíssimo.
Entre o Amor e a Paixão
3.6 427Belo drama em que a ótima atuação de Michelle Williams é o maior destaque do filme. A direção de Sarah Polley também é ótima, assim como o roteiro é muito bom. Ótimo filme.
O Pior Vizinho do Mundo
4.0 493 Assista AgoraRemake de Um Homem Chamado Ove (2015) e também baseado em um livro, O Pior Vizinho do Mundo é um bom filme. Não vi o filme original e também não li o livro. Mas gostei desse filme. E isso principalmente se dá por mais uma ótima atuação de Tom Hanks. Ainda que em alguns momentos o roteiro seja previsível ele consegue muito bem unir drama e comédia. A direção de Marc Foster mesmo que não seja de suas melhores, é boa. Mariana Treviño foi uma grata surpresa, não a conhecia e tem uma ótima atuação. E sua interação com Tom Hanks é ótima. Tem seus problemas, mas é um filme divertido que conseguiu unir bem comédia e drama.
Transformers: O Despertar das Feras
3.1 197 Assista AgoraNão está entre os melhores da franquia, mas este Transformers: O Despertar das Feras é um bom filme. Depois de Bumblebee tinha boas expectativas pra esse filme já que o último filme dirigido por Michael Bay foi fraquíssimo e é o único que eu não gosto. Steven Caple Jr. pode não ser um excelente diretor mas tem boa direção, principalmente nas ótimas cenas de ação. O roteiro do filme, escrito por cinco pessoas, é oa coisa mais fraca. Ele em si não é ruim, mas é bem expositivo em vários momentos e a história não é muito diferente de alguns outros filmes da franquia.
Anthony Ramos e Dominique Fishback não tem excelentes atuações mas estão bem o suficiente. E também o roteiro até que os desenvolve minimamente bem. Tecnicamente mantém o ótimo padrão da franquia. Com destaque pra efeitos visuais e som (tanto edição como mixagem) e destaco também a boa montagem, dando pra vermos o que está acontecendo nas cenas de ação. Transformers: O Despertar das Feras está longe de inovar a franquia, mas é uma boa diversão.
Missão de Sobrevivência
3.0 55Apenas mais um filme de ação estrelado por Gerard Butler. As cenas de ação são boas mas longe de serem marcantes. A história também não é das melhores. Tem bons momentos mas não é um bom filme. Mas ainda assim também não é um filme, apenas mediano.
Kill Boksoon
3.6 56 Assista AgoraGostei muito da ideia, de ser quase que como se fosse John Wick mas no lugar uma mulher e coreana. A parte que explica o submundo dos assassinos até que é interessante. Mas é um filme muito cansativo, não conseguiu muito bem unir drama e ação. As cenas de ação, principalmente no restaurante são muito boas, mas a história em si é um pouco chata e não muito bem desenvolvida. É um tanto decepcionante, mas ainda assim vale a pena assistir.
Desaparecida
3.7 286 Assista AgoraDepois de serem montadores do filmaço Buscando... (2018) a dupla Nicholas D. Johnson e Will Merrick fazem a sua estreia como roteiristas e diretores neste ótimo Desaparecida. O estilo é o mesmo do filme dirigido por Aneesh Chaganty. Quando sua mãe Grace (Nia Long) e seu novo namorado Kevin (Ken Leung) desaparecem durante férias na Colômbia, June (Storm Reid) passa a investigar o desaparecimento por ela mesma. É uma filme muito envolvente do começo ao fim. E isso se dá por algumas coisas. Storm Reid está muito bem com uma ótima atuação. A direção também é muito boa, o uso das telas é muito bem feito. E o roteiro ainda que tenha seus defeitos é muito bom.
É um filme que tem muitas reviravoltas. Ao mesmo tempo em que mantém o interesse no filme, em alguns momentos pode torná-lo confuso. As reviravoltas no geral são muito boas e bem feitas. São no geral realmente surpreendentes, principalmente no terceiro ato. Desaparecida pode não ser do mesmo nível de Buscando... mas é ótimo filme. Tenso, envolvente e mal dá pra notar as quase duas horas de duração. Storm Reid é o grande destaque do filme. Que venham mais filmes nesse estilo.
65: Ameaça Pré-Histórica
2.4 296 Assista AgoraTinha pouquíssimas expectativas, e apesar de vários defeitos, é um filme que até dá pra passar o tempo. A ideia é ótima, mas tanto a direção como o roteiro podiam ter sido melhores. Adam Driver mesmo longe de suas melhores atuações está bem. Também gostei da Ariana Greenblatt. E a relação entre os dois, ainda que tenha seus clichês é bem feita. Mesmo com um orçamento não muito grande, é um filme bem feito, principalmente os bons efeitos visuais. As cenas de ação ainda que longe de serem marcantes são boas e divertidas. Não é um bom filme, mas levando em conta as minhas expectativas, mas é em partes divertido.