Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Helena Ramos
105Número de Fãs

Nascimento: 10 de Março de 1953 (63 years)

Cerqueira César, São Paulo - Brasil

Benedita Helena Ramos é uma atriz brasileira.
É considerada a “rainha da pornochanchada” e uma das atrizes mais requisitadas, com 42 filmes no currículo, apesar de sua carreira só ter durado 11 anos (1974 – 1984). Colecionou grandes sucessos como, por exemplo, Mulher, Mulher (1979), ''Iracema – A Virgem dos Lábios de Mel'' (1979), ''A Mulher Sensual ''(1980) e principalmente ''Mulher Objeto'' (1981) de Sílvio de Abreu que, em seguida a essa produção convidou-a para sua novela ''Guerra dos Sexos'', já na Rede Globo, em 1983. Na carreira de Helena Ramos há uma curiosidade: Embora não fosse a única atriz a ser intitulada de musa da Boca do Lixo, Helena Ramos foi a única eleita oficialmente pela crítica.
Sucesso garantido de bilheteria, Helena virou especialista em personagens cheias de conflito.
Telemoça - Helena começou a trabalhar aos 12 anos. Primeiro como balconista de farmácia; depois numa fábrica de vidro; em seguida como bilheteira de cinema. Até que Silvio Santos mudou seu destino: “Ele falou o nome da minha mãe no rádio e fomos até o programa dele participar do Carnê da Felicidade. Silvio me chamou para ser garota-propaganda. Aí virei telemoça”.
A estreia - Aos 19 anos, veio o primeiro convite para o cinema, feito pelo diretor Roberto Mauro. “Ele me achou fotogênica. Recusei quando descobri que tinha cena de nudez”. Helena acabou sendo convencida logo depois, quando veio o segundo convite, e estreou em “As cangaceiras eróticas”: “Tinha vergonha de ficar nua, mas me dei conta de que não estava pecando”.
Preconceito -Mesmo no auge do sucesso, na metade dos anos 70, ela não era reconhecida nas ruas. “Acabava de gravar, lavava o rosto, botava meu agasalho e saía. Ninguém associava aquela figura a uma estrela de cinema. Quando acontecia, era sempre uma aproximação respeitosa. O preconceito vinha da imprensa da época, nunca do público”.