Alguns falam que começou em 1964, outros dizem 1965 ou 1967 (prefiro esse ano)... de qualquer forma, é fato que a Nova Hollywood foi o período com os filmes mais ousados, originais, inventivos e criativos do cinema norte-americano, onde o cinema era feito por artistas autorais, e não engravatados que só pensam em bilheteria, lucro e produto (a tal da franquia).
Ps: lista em ordem cronológica, por lançamento. Somente com filmes que já assisti.
Nesse texto coloco um ranking pessoal com meus 20 filmes preferidos do período, em ordem de preferência (tarefa difícil, aliás):
1. Um Tiro na Noite (1981)
2. O Show deve Continuar (1979)
3. Noite de Estreia (1977)
4. A Conversação (1974)
5. Apocalypse Now (1979 - ainda que eu prefira a versão "Redux", lançada em 2001)
6. O Portal do Paraíso (1980)
7. Um dia de Cão (1975)
8. Barry Lyndon (1975)
9. Comboio do Medo (1977)
10. Três Mulheres (1977)
11. Taxi Driver (1976)
12. O Poderoso Chefão / O Poderoso Chefão - Parte II (1972 - 1974)
13. Touro Indomável (1980)
14. Os Maridos (1970)
15. Meu Ódio será tua Herança (1969)
16. Assalto à 13ª DP (1976)
17. Uma Mulher sob Influência (1974)
18. Chinatown (1974)
19. Lua de Papel (1973)
20. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)