Burgueses e fanáticos religiosos. Foi só o que vi. Um tema excelente desperdiçado com a romantização dos ricos apoiadores do regime pró-ocidental que tanto "batalharam" para chegar onde chegaram.
Essa experiência tratada no filme foi responsável pela origem da chamada educação especial, quando a medicina percebe que não dá conta de resolver todos os casos das chamadas "pessoas com necessidades especiais" (seja lá o quão abrangente seja esse termo). É interessante o questionamento se teria sido melhor, do ponto de vista ético, que o menino permanecesse "selvagem" ou se o melhor fosse de fato ele ser "agraciado" com a vida em sociedade.
Já tendo assistido Botão de Pérola, não esperava por um documentário tão cru quanto Nostalgia da Luz. Simplesmente incrível. Patricio Guzmán é um gênio desse nosso continente.
vendendo bandeiras na manifestação dos coxinhas e a menina fala "Ahora nos vamos a una marcha de verdad, niñito" já pegando as bandeiras vermelhas
me arrepiou muito. Bah, uma galera saindo às ruas clamando pelo socialismo e defendendo um dos raros presidentes que realmente governou para quem mais precisa me causa um sentimento indescritível. ¡El que no salta es momio!
É um filme que não me entreteve e me desgastou um pouco por ter outra proposta de execução. Mas é muito interessante ver a rotina daquelas pessoas mudando sutilmente enquanto que imagens de grandes revolucionários apareciam esporadicamente em uma cena. Foi pesquisando depois de assistir esse filme que descobri que a China é o maior produtor e consumidor de cigarros do planeta, porque são poucas as cenas em que não tenha alguém fumando.
Afinal, o que era a tal praga? Entendi que tratava-se de um vírus, mas, se o fosse, seria impossível visualizá-lo no microscópio óptico e eles não recebem a denominação de "bacilo" (termo para bactérias). Na parte em que ele faz uma transfusão de sangue para aquela mulher, eu fiquei tipo "wtf, como tu sabe que é o mesmo tipo sanguíneo?", sem falar que ele enfiou uma agulha no braço dela e ela nem percebeu. Além disso, eu preferia que o filme nem explicasse porque ele era imune à tal praga do que fizesse aquela suposição aleatória de mordida de um morcego. O final, apesar de mal executado, é muito interessante pela perspectiva de uma nova sociedade humana já nascendo corrompida.
A atuação Vincent Price é bastante teatral, me agradou muito. Os olhos de espanto dele são incríveis haha
Achei esse filme incrível pois fez algo que muitos têm dificuldade (e talvez por isso causou tédio em tantas pessoas): se aproximou muito da vida real. Cenas como
a porta do carro que não abre, esquecer onde estacionou o carro, a maca que gera dificuldade em colocá-la na ambulância
, etc., criaram um ambiente muito realista. As atuações são ótimas, todo aquele clima melancólico é passado ao espectador. E o final apresenta umaa sensação de que não há um verdadeiro final, a vida segue e aquela foi mais uma etapa que não necessariamente teve uma conclusão perfeita em que todos saíram satisfeitos.
como nunca haver testemunhas na rua ou aquele policial surgir do nada em algumas cenas
) e, não sei se a intenção dos roteiristas era suscitar reflexões ou apenas achar um pressuposto para rolar sangue no filme. Mesmo assim, o que eu mais curti foi a representação da perda de confiança das mulheres em um Estado machista e a reação violenta do oprimido contra o opressor através de uma ação direta (nesse caso, oprimida*). Pode-se analisar também, em contrapartida, as consequências psicológicas do ato de "fazer justiça com as próprias mãos". As reflexões feitas pela personagem interpretada pela Jennifer Landon são muito interessantes,
Filme maravilhoso, lindo, provocativo, e eu diria até poético. Apenas o trabalho de base pode fazer uma revolução permanente e a tomada de consciência do povo. Demonstra claramente o como a burocratização da URSS pelo stalinismo foi tão desfavorável à verdadeira revolução mundial. Achei lindíssima a cena da assembleia, onde o verdadeiro trabalho de base é feito, todos são argumentos são ouvidos e contra-argumentados e o coletivo em questão toma a decisão que mais agrada à todos, sem uma hierarquia institucionalizada. "- El dolor que sentimos ahora es muy profundo. es verdad, pero no deve paralizarnos. Los compañeros no han muerto inútilmente, Josefina, Sebastián, Teresa… Todos vosotros, estáis y estamos luchando por lo mismo, por lo que ellos querían ¡y no nos van a parar! Que es lo que ellos querían. Están aquí con nosotros, luchando por lo mismo. - Vamos a dejarlos en la Tierra, pero esta tierra ahora nos pertenece, compañeros y de aquí tenemos que sacar la fuerza para seguir luchando, porque la batalla es larga y son muchos, pero nosotros somos muchos más ¡siempre seremos muchos más! ¡El mañana es nuestro, compañeros! - La lucha continúa. - No pasarán. - ¡Nosotros pasaremos!" ☭
É o terceiro filme do Pasolini que assisto e posso dizer que é o primeiro que realmente gostei. É interessante ver um retrato da burguesia enlouquecendo ao se dar conta de toda a futilidade em que está imersa. E o personagem do visitante foi muito bem construído, impossível não sentir certa atração por ele. O filme me conquistou muito mais ou menos até a metade
e depois perdeu força e se tornou um pouco entediante. Não conheço exatamente todas as características das obras de Pasolini, mas se eu pudesse voltar no tempo e dar uma dica à ele eu diria para tomar mais cuidado com as dublagens, que acabam ficando muito deslocadas em algumas cenas e sem a entonação necessária.
Bela tentativa de fazer uma crítica ao consumismo que acabou se perdendo em toda a sua busca pela excentricidade. Mas mesmo assim, filmes com tendências marxistas sempre são válidos.
Encontrei esse filme passando na televisão numa madrugada aleatória e curti muito. Em termos técnicos ele é bem amador, mas a história me segurou até a última cena que achei muito simbólica
Decepcionou-me muito. A premissa de reunir pessoas em uma casa aparentemente mal-assombrada abre caminho para um grande leque de possibilidades e reviravoltas, porém o desenvolvimento escolhido para este filme me decepcionou bastante.
Muito lindo esse filme. A história é bem interessante, mas os aspectos do mundo criado me chamaram mais a atenção. A criação de um mundo de certo modo apocalíptico, com povos distintos, insetos e outros seres únicos e uma relação da humanidade com a natureza que começa a se restabelecer após muito desentendimento. Um filme para esquecer dos problemas e mergulhar em outra dimensão por alguns momentos.
Achei muito chato e, por isso, interminável. Diálogos caricatos, repetitivos e com mensagens vazias que parecem uma reciclagem de outras tantas que já ouvimos. O final foi o pior trecho,
como pode ele pegar trem, andar pela cidade, sentar na praça, fazer um monte de coisas e aquele áudio simplesmente não terminar? Deduzi que ele ouviu várias vezes, mas isso não fica explícito.
Boto fé em apoiarmos o cinema nacional e valorizarmos o que é feito aqui, porém a falta de originalidade desse filme só me traz críticas ruins à cabeça.
A premissa do filme é bacana e curti bastante as explicações "científico-fantasiosas" para o caso da Adeline, que, apesar de ser um pouco viajado, não soa absurdo. Irritei-me com os clichês do filme e com as expressões de galãs que todos os homens faziam, às vezes soavam muito caricatas. Mas, em resumo, é um ótimo filme para aquele sábado preguiçoso.
Setembro em Shiraz
3.4 39 Assista AgoraBurgueses e fanáticos religiosos. Foi só o que vi. Um tema excelente desperdiçado com a romantização dos ricos apoiadores do regime pró-ocidental que tanto "batalharam" para chegar onde chegaram.
O Garoto Selvagem
3.8 89Essa experiência tratada no filme foi responsável pela origem da chamada educação especial, quando a medicina percebe que não dá conta de resolver todos os casos das chamadas "pessoas com necessidades especiais" (seja lá o quão abrangente seja esse termo). É interessante o questionamento se teria sido melhor, do ponto de vista ético, que o menino permanecesse "selvagem" ou se o melhor fosse de fato ele ser "agraciado" com a vida em sociedade.
Nostalgia da Luz
4.3 61Já tendo assistido Botão de Pérola, não esperava por um documentário tão cru quanto Nostalgia da Luz. Simplesmente incrível. Patricio Guzmán é um gênio desse nosso continente.
Machuca
4.3 281Assista esse filme. Assista a Batalha do Chile. Assista O Botão de Pérola. Não importa a ordem.
A cena em que eles estão
vendendo bandeiras na manifestação dos coxinhas e a menina fala "Ahora nos vamos a una marcha de verdad, niñito" já pegando as bandeiras vermelhas
me arrepiou muito. Bah, uma galera saindo às ruas clamando pelo socialismo e defendendo um dos raros presidentes que realmente governou para quem mais precisa me causa um sentimento indescritível.
¡El que no salta es momio!
Plataforma
4.0 11É um filme que não me entreteve e me desgastou um pouco por ter outra proposta de execução. Mas é muito interessante ver a rotina daquelas pessoas mudando sutilmente enquanto que imagens de grandes revolucionários apareciam esporadicamente em uma cena. Foi pesquisando depois de assistir esse filme que descobri que a China é o maior produtor e consumidor de cigarros do planeta, porque são poucas as cenas em que não tenha alguém fumando.
É Apenas o Fim do Mundo
3.5 302 Assista AgoraDe "Home is where it hurts" à
"Festa no apê"
Satan Rides the Media
3.5 25Documentário bastante simples, mas interessante por mostrar o sensacionalismo da mídia. Decepcionou-me o fato de mal tocar músicas de black metal.
O Sacrifício
4.3 146Filme com fotografia lindíssima que privilegia a contemplação e diálogos complexos.
A cena do incêndio simplesmente não sai da minha cabeça, tamanho o impacto que me causou
Prelúdio Para Matar
4.0 255 Assista AgoraEdição foda, trilha sonora foda,
luva do assassino foda, espelho foda.
Mortos que Matam
3.8 96 Assista AgoraO filme tem uma ideia interessante que creio que na época deve ter sido sensação. Porém, tem alguns furos que me agoniaram um pouco.
Afinal, o que era a tal praga? Entendi que tratava-se de um vírus, mas, se o fosse, seria impossível visualizá-lo no microscópio óptico e eles não recebem a denominação de "bacilo" (termo para bactérias). Na parte em que ele faz uma transfusão de sangue para aquela mulher, eu fiquei tipo "wtf, como tu sabe que é o mesmo tipo sanguíneo?", sem falar que ele enfiou uma agulha no braço dela e ela nem percebeu. Além disso, eu preferia que o filme nem explicasse porque ele era imune à tal praga do que fizesse aquela suposição aleatória de mordida de um morcego. O final, apesar de mal executado, é muito interessante pela perspectiva de uma nova sociedade humana já nascendo corrompida.
Manchester à Beira-Mar
3.8 1,4K Assista AgoraAchei esse filme incrível pois fez algo que muitos têm dificuldade (e talvez por isso causou tédio em tantas pessoas): se aproximou muito da vida real. Cenas como
a porta do carro que não abre, esquecer onde estacionou o carro, a maca que gera dificuldade em colocá-la na ambulância
Doce Vingança 3: A Vingança é Minha
2.7 391Contra todas as minhas expectativas, eu gostei muito desse filme. Óbvio que há vários furos (
como nunca haver testemunhas na rua ou aquele policial surgir do nada em algumas cenas
queria que ela tivesse "durado" mais no filme
Terra e Liberdade
4.1 45Filme maravilhoso, lindo, provocativo, e eu diria até poético. Apenas o trabalho de base pode fazer uma revolução permanente e a tomada de consciência do povo. Demonstra claramente o como a burocratização da URSS pelo stalinismo foi tão desfavorável à verdadeira revolução mundial. Achei lindíssima a cena da assembleia, onde o verdadeiro trabalho de base é feito, todos são argumentos são ouvidos e contra-argumentados e o coletivo em questão toma a decisão que mais agrada à todos, sem uma hierarquia institucionalizada.
"- El dolor que sentimos ahora es muy profundo. es verdad, pero no deve paralizarnos. Los compañeros no han muerto inútilmente, Josefina, Sebastián, Teresa… Todos vosotros, estáis y estamos luchando por lo mismo, por lo que ellos querían ¡y no nos van a parar! Que es lo que ellos querían. Están aquí con nosotros, luchando por lo mismo.
- Vamos a dejarlos en la Tierra, pero esta tierra ahora nos pertenece, compañeros y de aquí tenemos que sacar la fuerza para seguir luchando, porque la batalla es larga y son muchos, pero nosotros somos muchos más ¡siempre seremos muchos más! ¡El mañana es nuestro, compañeros!
- La lucha continúa.
- No pasarán.
- ¡Nosotros pasaremos!"
☭
Imagens do Velho Mundo
4.6 12 Assista Agora"Só me ficaram os cigarros e o gato."
Teorema
4.0 197É o terceiro filme do Pasolini que assisto e posso dizer que é o primeiro que realmente gostei. É interessante ver um retrato da burguesia enlouquecendo ao se dar conta de toda a futilidade em que está imersa. E o personagem do visitante foi muito bem construído, impossível não sentir certa atração por ele. O filme me conquistou muito mais ou menos até a metade
(mais precisamente quando o visitante vai embora)
Pocilga
3.7 43Bela tentativa de fazer uma crítica ao consumismo que acabou se perdendo em toda a sua busca pela excentricidade. Mas mesmo assim, filmes com tendências marxistas sempre são válidos.
A Maldição da Sétima Lua
2.2 109Encontrei esse filme passando na televisão numa madrugada aleatória e curti muito. Em termos técnicos ele é bem amador, mas a história me segurou até a última cena que achei muito simbólica
(mas confesso que ela entrando naquela caverna e conseguindo sair com o surgimento repentino daquele velhinho foi forçar a barra).
A Casa dos Maus Espíritos
3.6 162 Assista AgoraDecepcionou-me muito. A premissa de reunir pessoas em uma casa aparentemente mal-assombrada abre caminho para um grande leque de possibilidades e reviravoltas, porém o desenvolvimento escolhido para este filme me decepcionou bastante.
Nausicaä do Vale do Vento
4.3 453 Assista AgoraMuito lindo esse filme. A história é bem interessante, mas os aspectos do mundo criado me chamaram mais a atenção. A criação de um mundo de certo modo apocalíptico, com povos distintos, insetos e outros seres únicos e uma relação da humanidade com a natureza que começa a se restabelecer após muito desentendimento. Um filme para esquecer dos problemas e mergulhar em outra dimensão por alguns momentos.
Galera do Mal
3.2 257 Assista AgoraTorci para todo mundo virar ateu no final.
Eles Se Atreveram - A Revolução Russa de 1917
4.2 20Poderia ser mais dinâmico, mas ainda assim é um baita documentário, muito informativo. Me fez relembrar que não suporto o stalinismo.
De Onde eu te Vejo
3.8 138Achei muito chato e, por isso, interminável. Diálogos caricatos, repetitivos e com mensagens vazias que parecem uma reciclagem de outras tantas que já ouvimos. O final foi o pior trecho,
como pode ele pegar trem, andar pela cidade, sentar na praça, fazer um monte de coisas e aquele áudio simplesmente não terminar? Deduzi que ele ouviu várias vezes, mas isso não fica explícito.
A Incrível História de Adaline
3.7 1,5K Assista AgoraA premissa do filme é bacana e curti bastante as explicações "científico-fantasiosas" para o caso da Adeline, que, apesar de ser um pouco viajado, não soa absurdo. Irritei-me com os clichês do filme e com as expressões de galãs que todos os homens faziam, às vezes soavam muito caricatas. Mas, em resumo, é um ótimo filme para aquele sábado preguiçoso.
O Ciúme
3.2 76Uma história dramática tratada de forma pacífica com atuações bastante naturais. A filha do Louis é muito fofa.
Já a cena em que ele tenta se matar é o ponto mais negativo do filme.