Filme amargo que conjuga um apaixonado e dialético empenho civil com uma certa ternura em relação aos sentimentos e uma incursão no território do sobrenatural. Quando lançado foi atacado pela igreja por motivos éticos e pelo governo e oposição por razões políticas.
O branco e preto das aldeias cobertas de neve, a umidade que transpira nos porões da prisão são utilizados com o máximo da intensidade dramática, construindo um clima dostoievskyano de violência insuportável.
A contemplação desconsolada do fracasso da civilização ocidental, mas com a esperança de que ainda se pode salvar alguma coisa. Pessimista, não resignado.
J'accuse é um filme escrito e dirigido por Abel Gance em 1919 enquanto o sangue dos combatentes das batalhas ainda estava quente e o povo francês se perguntava qual o sentido daquela carnificina que havia sepultado a humanidade. Gance narra uma história que não perde a poesia devido a uma guerra feita por uma humanidade traída por si mesma. Um grande discurso sobre a Grande Guerra, com uma clareza extraordinária, opondo o brilho do mar e o sol da Provença ao sangrento cinza de de Verdun. Gance sabia que a guerra traía a poesia, e como dostoiévskiano, sabia que só a beleza poderia salvar o mundo, pois a guerra não é poesia. Poesia é a fuga da guerra, e quando esta se cala ouve-se somente os gritos de uma humanidade perdida.
Luchino Visconti consegue conciliar uma visão crítica da história com melodrama, mas com muita clareza racional e ainda se valendo de Il trovatore, do Verdi. Sem contar essa vocação para expor a decadência e os ideais progressistas.
Em Mekong Hotel, o diretor Apichatpong Weerasethakul compõe uma balada melancólica nas margens do rio que atravessa a história de dois países em conflito. O filme tem o som melancólico de uma melodia sussurrada com delicadeza por um violão que com o tempo perdeu algumas notas. É emocionante em sua implacabilidade, ao confrontar-se com a dimensão "real", com a História e com o presente em um complexo imaginário.
Discurso muito coerente sobre a intolerância, a discriminação, a ignorância e a superstição. Dreyer domina a complexa estrutura narrativa estendendo-a pra uma reflexão "Kierkegaardiana" sobre a condição existencial do ser humano.
Cruel, deliberadamente chocante e magnificamente fotografado, Häxan tem um poder incrível em termos de comparação no dias de hoje. Se crenças e crendices medievais atualmente parecem tão fora da nossa realidade, como serão vistas as nossas em seiscentos anos?
Ao som de do primeiro ato de La Traviata, de Giuseppe Verdi, a morte nunca soou tão atroz e sublime como no filme de estreia do diretor italiano Marco Bellocchio. Uma obra que, apresar de flertar com as nouvelles vagues européia e americana do período, concentra toda sua eficácia nas novidades das escolhas estilísticas do diretor, capazes de enterrar o passado com uma mise-en-scène desvinculada dos dogmas cinematográficos e através da veemência com que o diretor trata de temas “delicados” como relações familiares e doença física e mental.
Obra prima pouco conhecida do cinema mudo, este filme de 1926, nasceu da convergência de importantes personalidades artísticas da época. A primeira delas é o diretor Teinosuke Kinugasa, com seu passado de ator de teatro. Nos anos vinte, Teinosuke decidiu então passar para trás das câmeras, fundando uma produtora independente e tornando-se assim o primeiro cineasta japonês de avant-garde.
Jia Zhangke é hoje um dos nomes mais importantes e respeitados do novo cinema asiático, em atividade desde 1997, ano de estreia de seu primeiro longa metragem bressoniano Xiao Wu. Com Sanxia haoren (Still Life em inglês e Em Busca da Vida em português), o cineasta conseguiu, enfim, o reconhecimento internacional. Em concurso no Festival de Veneza em 2006, muitos o esnobaram e as exibições do filme ficaram com o horário de menos prestígio, às vinte e três horas. Mas felizmente não pelos jurados, que sabiamente o premiaram com o Leão de Ouro e Sanxia haoren, até então pouco comentado, se tornou a grande surpresa do festival.
Sem Fim
3.8 12 Assista AgoraFilme amargo que conjuga um apaixonado e dialético empenho civil com uma certa ternura em relação aos sentimentos e uma incursão no território do sobrenatural. Quando lançado foi atacado pela igreja por motivos éticos e pelo governo e oposição por razões políticas.
O Trovador Kerib
4.2 11Enquadramentos, movimentos, objetos e pessoas fazem parte de enormes telas de pintura que se transformam em cinema.
Cobra Verde
3.8 20Imagens potentes com traços de academicismo.
A Ascensão
4.3 61O branco e preto das aldeias cobertas de neve, a umidade que transpira nos porões da prisão são utilizados com o máximo da intensidade dramática, construindo um clima dostoievskyano de violência insuportável.
Onde Sonham as Formigas Verdes
4.0 13A contemplação desconsolada do fracasso da civilização ocidental, mas com a esperança de que ainda se pode salvar alguma coisa. Pessimista, não resignado.
A Luz
3.7 24Uma estória baseada em um mito africano sem meditações psicológicas, em termos de emoções e sensações, com uma linguagem arcaica e muito refinada.
Um Assunto de Mulheres
4.2 77Uma análise impiedosa da França de Philippe Pétain.
Eu Acuso!
4.3 4J'accuse é um filme escrito e dirigido por Abel Gance em 1919 enquanto o sangue dos combatentes das batalhas ainda estava quente e o povo francês se perguntava qual o sentido daquela carnificina que havia sepultado a humanidade. Gance narra uma história que não perde a poesia devido a uma guerra feita por uma humanidade traída por si mesma. Um grande discurso sobre a Grande Guerra, com uma clareza extraordinária, opondo o brilho do mar e o sol da Provença ao sangrento cinza de de Verdun. Gance sabia que a guerra traía a poesia, e como dostoiévskiano, sabia que só a beleza poderia salvar o mundo, pois a guerra não é poesia. Poesia é a fuga da guerra, e quando esta se cala ouve-se somente os gritos de uma humanidade perdida.
Sedução da Carne
3.9 22Luchino Visconti consegue conciliar uma visão crítica da história com melodrama, mas com muita clareza racional e ainda se valendo de Il trovatore, do Verdi. Sem contar essa vocação para expor a decadência e os ideais progressistas.
Anjo
4.2 20A mais dramática e dolorida das comédias sofisticadas do Lubitsch que já assisti. Talvez a mais melancólica...
Mekong Hotel
3.3 22Em Mekong Hotel, o diretor Apichatpong Weerasethakul compõe uma balada melancólica nas margens do rio que atravessa a história de dois países em conflito. O filme tem o som melancólico de uma melodia sussurrada com delicadeza por um violão que com o tempo perdeu algumas notas. É emocionante em sua implacabilidade, ao confrontar-se com a dimensão "real", com a História e com o presente em um complexo imaginário.
O Contrato do Amor
3.6 10Um excelente ensaio crítico sobre o direito de propriedade como motor da vida social. Congruência das partes com o todo extremamente bem calculada.
Os Estigmatizados/ Amai-vos uns aos Outros
3.2 7Discurso muito coerente sobre a intolerância, a discriminação, a ignorância e a superstição. Dreyer domina a complexa estrutura narrativa estendendo-a pra uma reflexão "Kierkegaardiana" sobre a condição existencial do ser humano.
Haxan: A Feitiçaria Através dos Tempos
4.2 183 Assista AgoraCruel, deliberadamente chocante e magnificamente fotografado, Häxan tem um poder incrível em termos de comparação no dias de hoje. Se crenças e crendices medievais atualmente parecem tão fora da nossa realidade, como serão vistas as nossas em seiscentos anos?
Vítimas da Tormenta
4.4 47A questão social não parte de uma fator ideológico, mas humano.
Golias e o Dragão
2.9 6 Assista AgoraVale pelo urso mais fake da história do cinema.
Páginas do Livro de Satã
3.6 8Dreyer deu uma deslizadinha no episódio da Revolução Francesa, mas nada que estrague a obra.
De Punhos Cerrados
4.1 33 Assista AgoraAo som de do primeiro ato de La Traviata, de Giuseppe Verdi, a morte nunca soou tão atroz e sublime como no filme de estreia do diretor italiano Marco Bellocchio. Uma obra que, apresar de flertar com as nouvelles vagues européia e americana do período, concentra toda sua eficácia nas novidades das escolhas estilísticas do diretor, capazes de enterrar o passado com uma mise-en-scène desvinculada dos dogmas cinematográficos e através da veemência com que o diretor trata de temas “delicados” como relações familiares e doença física e mental.
Obsessão
3.9 32 Assista AgoraUma das estreias mais estrondosas e autorais de um diretor na história do cinema italiano.
A Revolução Dos Bichos
3.8 111Que final porco...
Uma Página de Loucura
4.1 46 Assista AgoraObra prima pouco conhecida do cinema mudo, este filme de 1926, nasceu da convergência de importantes personalidades artísticas da época. A primeira delas é o diretor Teinosuke Kinugasa, com seu passado de ator de teatro. Nos anos vinte, Teinosuke decidiu então passar para trás das câmeras, fundando uma produtora independente e tornando-se assim o primeiro cineasta japonês de avant-garde.
Em Busca da Vida
3.9 34Jia Zhangke é hoje um dos nomes mais importantes e respeitados do novo cinema asiático, em atividade desde 1997, ano de estreia de seu primeiro longa metragem bressoniano Xiao Wu. Com Sanxia haoren (Still Life em inglês e Em Busca da Vida em português), o cineasta conseguiu, enfim, o reconhecimento internacional. Em concurso no Festival de Veneza em 2006, muitos o esnobaram e as exibições do filme ficaram com o horário de menos prestígio, às vinte e três horas. Mas felizmente não pelos jurados, que sabiamente o premiaram com o Leão de Ouro e Sanxia haoren, até então pouco comentado, se tornou a grande surpresa do festival.
A Turba
4.3 24The Crowd se destaca muito do cinema hollywoodiano do período, principalmente pela influência do cinema europeu, em especial o do Murnau.
Flor Seca
4.0 15Uso memorável de música do Purcell durante a cena do assassinato, quase sublima a corporalidade crua das imagens.