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Nascimento: 28 de Janeiro de 1953 (71 years)

Madrid - Espanha

É um cineasta, roteirista e produtor de cinema espanhol.

Licenciado em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Junto com Javier López Blanco, fundou a produtora Tornasol Filmes em 1987; Desde então, financiou diversos documentários para a TVE, além de 50 longas-metragens de ficção.

Sua primeira obra produzida foi La boca del lobo de Francisco J. Lombardi. O primeiro sucesso de crítica e público foi obtido com Guantanamera (1995), de Tomás Gutiérrez Alea e Juan Carlos Tabío, uma comédia rodada em Cuba sobre uma família que deve percorrer a ilha inteira para enterrar sua tia recém-falecida em sua cidade natal. Estreou na direção com Malena es un nombre de tango (1996), baseado em romance de Almudena Grandes. Em 1997, ele filmou Comanche Territory, uma história dura de três correspondentes de guerra em Sarajevoque arriscam suas vidas em meio aos horrores do conflito na Bósnia, baseado no romance de Arturo Perez-Reverte. Também baseado em um romance, desta vez A Conquista do Ar de Belén Gopegui, em 2000 dirigiu o filme As Razões dos Meus Amigos.

Em maio de 2014, começam as filmagens de La playa de los ahogados, filme baseado no best-seller homônimo de Domingo Villar. O casting é composto por Carmelo Gómes, Antonio Garrido, Carlos Blanco, Marta Larralde e Célia Freijeiro, entre outros.

Herrero defende a colaboração cinematográfica entre a Espanha e a América Latina, como escreveu em 2001: «Os cineastas do meio de língua espanhola devem pensar que não fazemos filmes apenas para o nosso país de origem. Por termos a sorte de falar uma língua comum, temos que conceber projetos que possam ser desenvolvidos de forma colaborativa, para que possam ir além das fronteiras nacionais.

O resultado dessa colaboração são trabalhos como Martín (Hache) (1997), de Adolfo Aristarain ; O coronel não tem quem escrever (1999), de Arturo Ripstein ; Burnt Silver (2000), de Marcelo Piñeyro ; O filho da noiva (2001), de Juan José Campanella. Com capital hispano-argentino, Herrero dirigiu Frontera sur (1998), El lugar Donde fue el Paraíso (2001), baseado no romance do chileno Carlos Franz, ou Lugares Comuns (2002) de Adolfo Aristarain.

Em 1994, ele presidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha ; É membro fundador da Escola de Cinema Comunitária de Madrid e promotor do Programa Ibermedia, um fundo de desenvolvimento da indústria audiovisual ibero-americana. Entre 1997 e 1999 foi presidente da Federação da Associação de Produtores Audiovisuais Espanhóis e até 2001 Secretário Geral da Federação Ibero-Americana de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais.

É claramente a favor da Lei da Economia Sustentável, uma de suas seções particulares é conhecida como a “ Lei Sinde ”, expressando sua opinião ao jornal ABC que os internautas opinam sobre a liberdade na Internet e debatem a Lei Sinde: “Álex tem perdi minha cabeça com o Twitter. Uma síndrome de Estocolmo atingiu ele com os usuários da Internet. É como se o Ministério da Saúde negociasse com os traficantes de cocaína como fazer uma lei e se a coca deveria ser de melhor qualidade e o assunto fosse discutido com quem tem problemas ”.

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