Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Diego Luna

Diego Luna

Nomes Alternativos: Diego Luna Alexander

648Número de Fãs

Nascimento: 29 de Dezembro de 1979 (37 years)

Cidade do México, Distrito Federal - México

Diego Luna Alexander (Cidade do México, 29 de dezembro de 1979) é um ator, produtor, realizador e argumentista mexicano. É conhecido pelos seus papéis em filmes como Y tu mamá también (onde contracena com o seu amigo de infância, Gael García Bernal), Dirty Dancing: Havana Nights, Elysium e Rogue One: A Star Wars Story.

Diego Luna nasceu na Cidade do México, filho de Fiona Alexander, uma figurinista inglesa e de Alejandro Luna, um cenógrafo mexicano que é um dos mais aclamados designers do teatro e cinema estabelecido no México. Sua mãe morreu em um acidente de carro quando Diego tinha dois anos de idade. Ela trabalhava na indústria cinematográfica e tinha certeza que esta era a vida que Diego escolheria. Seu pai também reforçou a importância do teatro e das artes em sua vida. A juventude o faria se aproximar cada vez mais dos sets, despertando nele todos os diferentes aspectos de sua arte, promovendo o seu desejo de se tornar um ator e defender uma tradição familiar.

Diego casou-se com a atriz mexicana Camila Sodi em fevereiro de 2008 e o casal tem um filho chamado Jerónimo (n. agosto de 2008).e uma filha chamada Fiona (n. julho de 2010), que recebeu o nome em honra da mãe de Diego. No dia 21 de abril de 2013, Diego e Camila anunciaram a separação após 5 anos de casamento.

Em conjunto com o seu amigo de infância, Gael García Bernal, Diego fundou a Ambulante A.C., uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo exibir documentários em locais onde estes raramente chegam. Em 2011, a organização recebeu o prémio de Direitos Humanos da Washington Office on Latin America (WOLA).

Iniciou sua carreira no cinema aos seis anos, estrelando em uma peça chamada De Filme. Seu primeiro papel em telonas foi aos onze anos, quando estrelou na curta-metragem, El Ultimo Fin de Año. No ano seguinte participou de sua primeira telenovela, Vovô e Eu, Gael García Bernal interpretou o papel título. Depois de Vovô e Eu, Diego começou a receber mais e mais convites para trabalhar em peças de teatro, cinema e TV. Alternando cinema e televisão na década de 90, sua grande oportunidade veio em 2001 quando foi aclamado no filme Y tu mamá también, que se tornou um sucesso mundial. Diego estrelou mais uma vez ao lado Gael García Bernal, interpretando “Tenoch Iturbide”. Em 2002, veio o premiado Frida, com Salma Hayek. Estrelou ao lado de Bon Jovi em Vampires: Los Muertos. Filmou também o western Open Range, em seguida Dirty Dancing: Havana Nights, bem como The Terminal com Tom Hanks, e 171 com John C. Reilly. Em 2008, ele apareceu em Milk, filme baseado na vida do político e ativista gay Harvey Milk, Luna interpretou o extravagante, mas emocionalmente instável amante “Jack Lira”. Em 2011 participou do clipe da cantora Katy Perry, The One That Got Away como seu amor da juventude.
Em 2012, interpretou o papel de Raul em Casa de mi padre, uma comédia norte-americana falada em espanhol e protagonizada por Will Ferrell. No ano seguinte, foi Julio no filme de ficção científica Elysium, protagonizado por Matt Damon e Jodie Foster. Em 2015, interpretou o papel de Giacomo Casanova no piloto do que seria uma série do serviço de streaming Amazon Video, no entanto a série não chegou a ser encomendada. No mesmo ano, desempenhou um papel de destaque no filme Blood Father, protagonizado por Mel Gibson.

2016 foi um dos anos de maior sucesso da sua carreira. Para além de ter sido convidado para fazer parte do júri da competição Un Certain Regard do Festival de Cannes, estreou o filme Rogue One: A Star Wars Story, o primeiro spin-off cinematográfico da saga Star Wars do qual é um dos protagonistas. No filme, Diego desempenha o papel de Cassian Andor, um soldado da Aliança Rebelde que desempenha um papel fulcral na descoberta dos planos de construção da Estrela da Morte e na sua consequente destruição.Em 2017, desempenha o papel de Ray no remake do filme de 1990, Flatliners.